No items found.

Análise & Opinião

Análise & Opinião

Vamos falar um pouco mais sobre Bruno: uma análise da música de Encanto

27/2/2022

Grande música do momento para a Disney, "Não Falamos do Bruno" apresenta uma visão interessante sobre o tema da toxicidade familiar e como esse comportamento repercute ao longo das gerações de uma família.

escrito por
Luis Henrique Franco

Grande música do momento para a Disney, "Não Falamos do Bruno" apresenta uma visão interessante sobre o tema da toxicidade familiar e como esse comportamento repercute ao longo das gerações de uma família.

escrito por
Luis Henrique Franco
27/2/2022

Recentemente, a música "We Don't Talk About Bruno" (na versão em português, "Não falamos do Bruno") atingiu o marco de hit número 1 das paradas internacionais, ultrapassando "Let It Go" como a música da Disney mais ouvida de todos os tempos. Isso colocou Encanto em um patamar de destaque e atraiu mais pessoas para acompanharem a saga da Família Madrigal.

Cheio de personagens marcantes e músicas muito bem escritas e interpretadas, Encanto é uma animação bastante reflexiva quando analisamos sua mensagem a respeito de toxicidade familiar, síndrome de impostor, o processo de cura de relações e muito mais. Cada uma de suas canções traz o ponto de vista de um de seus principais personagens a respeito das suas dificuldades e problemas que escancaram como a vida levada dentro da vila está longe de ser perfeita. "Não Falamos do Bruno", curiosamente, é a única dessas canções que não é cantada pelo seu personagem central. Bruno é o tema central, mas todos os versos são cantados por outras pessoas da família. Por conta dessa dinâmica, a música reflete sobre um tema importante: o abandono de relações entre familiares e o término súbito de contato entre pessoas. Mais do que isso, ela mostra ao público como essa atitude pode ser nociva a longo prazo e afetar diversas gerações de maneiras diferentes.

Usando dessa mesma divisão que a música, vamos analisar um pouco mais as entranhas de "We Don't Talk About Bruno" e perceber a visão de cada membro da família a respeito desse tio desaparecido, e como essa visão foi alterada e distorcida com o passar das gerações.

PEPA

Personagem Pepa com a sua nuvem em cima da cabeça

A música inicia com os versos cantados por Pepa e Félix, os tios de Mirabel e aqueles que mantiveram contato com Bruno por mais tempo. Logo de cara, somos levados pela descrição de Pepa a imaginar Bruno como o provável vilão do filme. Sua narrativa fala dele chegando ao casamento dos dois com um olhar maligno, com más intenções e pronto para arruinar o casamento da irmã, provocando-a até que ela fizesse chover.

Depois que somos oficialmente apresentados a Bruno, percebemos que não foi exatamente isso o que aconteceu, e ao final do filme ele inclusive se desculpa e explica o que ocorreu. A visão negativa de Pepa sobre ele, no entanto, é facilmente explicada pela forma como a abuela Alma havia construído ambos os seus filhos de acordo com seus dons. De um lado, temos Bruno, que o tempo todo tenta ajudar a sua família com suas previsões, mas que sempre é visto como alguém que atrai problemas. Do outro, temos Pepa, que passou a vida sendo educada a controlar seu humor e manter "céus limpos" pelo bem da família.

Somando os dois fatores, podemos entender porque Pepa é a única presente na canção com "motivo" para desgostar de Bruno. Na sua visão, ela precisaria controlar seu humor no dia do seu casamento para tudo ser perfeito. Bruno, no entanto, percebeu o quão estressada ela estava de verdade e a incentivou a liberar suas emoções no intuito de ajudá-la. Como resultado, Pepa deixou suas emoções transbordarem e provocou uma tempestade em meio ao seu casamento, culpando Bruno por tê-la tirado de seu controle.

Esse é um fator que se repete muito nas previsões de Bruno. Suas visões do futuro não são sempre catastróficas e funcionam mais como avisos do que como tragédias. Mas como tanto os membros da família Madrigal como os cidadãos da vila são educados a ver e fazer as coisas de uma determinada maneira, o clamor de Bruno para a necessidade de uma mudança em algum aspecto é visto como algo negativo, o anúncio de uma tragédia.

DOLORES

Dolores, filha mais velha de Pepa, segura uma taça de vinho e luta para não espalhar um segredo

Como já foi dito, Pepa e Félix são os únicos participantes da canção que tiveram um contato grande com Bruno, sendo que apenas dois de seus três filhos também conviveram com tio. Desses dois, Dolores, a mais velha, é quem teve o maior contato e a que melhor se lembra dele. Mesmo assim, o que ela descreve nos seus versos não são casos em que Bruno anunciou uma tragédia, mas histórias que ela ouviu sobre ele.

A questão é que, por ter o dom de ouvir qualquer coisa a quilômetros de distância, Dolores assumiu na família a posição de uma garota de recados, repassando para a família exatamente aquilo que ouve. Considerando que, quando Bruno desapareceu, ela teria 11 anos, não é muito tempo para que ele tivesse feito alguma previsão medonha para ela, mas é tempo suficiente para que ela ouvisse o que se dizia a respeito dele. Quando a família deixou de falar sobre Bruno por completo, Dolores manteve essas conversas ouvidas na mente e, durante a canção, se resigna em um primeiro momento ao seu papel de "mensageira" e narra a Mirabel o que ela ouvia.

Em um segundo momento, porém, temos a revelação de que Bruno de fato fez uma previsão para ela, envolvendo seu amor por Mariano. Essa previsão mostra novamente o problema que assola a família e a vila, a ideia de manutenção de uma falsa utopia que os mantém na estagnação. O que Bruno fala para sua sobrinha é que "o homem que ela ama seria PROMETIDO a outra". Não há a referência a uma impossibilidade de amor e nem que a situação do prometido não poderia ser revertido, mas como Dolores está presa tanto a essa estagnação para manter as coisas "perfeitas" de acordo com a abuela quanto à ideia de que tudo o que Bruno fala é ruim, a sua interpretação da visão imediatamente vai para o pior cenário possível.

CAMILO

Camilo com um prato de comida na mão

Interrompendo a sua irmã, Camilo inicia sua parte da canção apresentando Bruno como um monstro, literalmente. Suas palavras falam de uma abominação de muitos metros, com ratos andando pelas costas e que assombra os sonhos das pessoas. Um completo e notável exagero do personagem, causado por dois motivos. O primeiro deles é que Camilo é uma personagem extremamente caótica que se diverte em exagerar coisas ao nível do absurdo. Mas o segundo motivo é que a convivência dele com Bruno foi quase inexistente e, durante a maior parte de sua vida, as pessoas nem sequer falavam sobre o tio.

Tendo praticamente a mesma idade que Mirabel, Camilo tinha apenas cinco anos quando seu tio Bruno desapareceu. Cinco anos que ele provavelmente passou ouvindo apenas coisas ruins, até que mesmo essas deixaram de ser faladas, e Bruno se tornou apenas um assunto que todos evitavam. Com a sua imaginação enorme, o garoto logo começou a criar cenários mirabolantes para Bruno, essa criatura tão assustadora e mirabolante que todos até evitam falar sobre.

Aqui, já começamos a ver os efeitos do contínuo afastamento familiar. Dolores ainda tinha ouvido muita coisa sobre Bruno e, quando mais velha, até recebeu uma previsão do tio, o que lhe dá justificativa para aquilo que diz na canção. Camilo não teve nenhuma convivência com ele, e tudo o que fala são os exageros de sua própria mente para justificar o motivo de ninguém falar sobre seu tio. Para ele, que não tem motivo algum para repudiar Bruno, é tudo uma brincadeira, o que reforça o problema de esse afastamento se perpetuar por tanto tempo que as pessoas até esquecem o porquê de ele ser praticado, e o continuam por uma questão de hábito.

HABITANTES DA VILA

A parte da música cantada por habitantes da vila é extremamente cômica. O intuito é mostrar a Mirabel diversos exemplos de previsões ruins que Bruno fez ao longo dos anos, indo da morte do peixe de uma moça até o crescimento da barriga de um homem e a calvície do padre. Mas, quando paramos e pensamos um pouco, nenhuma dessas previsões são catástrofes, como todos afirmam. Algumas são ruins, mas todas são acontecimentos naturais ou evitáveis, que em outras circunstâncias não seriam colocadas em tamanha importância. Contudo, elas foram previsões feitas pelo Bruno.

Pode-se presumir que o vidente dos Madrigal fez a sua má fama ao longo de muitos anos, e suas visões problemáticas sempre provocaram um rebuliço na "utopia" criada por Alma, principalmente aquelas que alertavam sobre perigos e coisas que precisavam mudar. Apesar de serem transmitidos como um alerta, em uma tentativa de Bruno de ser útil à família, essas visões eram vistas apenas como um estorvo e, quando se realizavam, Bruno levava a má fama de ter causado aquilo.

ANTONIO

Antonio ao lado de seus companheiros animais

Ao longo da canção, todos os membros da família de Pepa participam e fornecem as suas visões sobre Bruno, com exceção de um: o caçula, Antonio. E o motivo para isso é bastante simples. Antonio nunca teve contato com Bruno antes dele desaparecer. Além disso, pela própria política da família, ele provavelmente nunca nem sequer ouviu falar de seu tio Bruno para além de alguma menção acidental por alguém da família.

A ausência de Antonio é gritante para expor o grande problema dessa afastamento de um familiar. Bruno ainda sobrevive nas memórias de Dolores e Camilo, mesmo que de forma negativa. Mas para o caçula, ele não é nada além que um nome proibido, um fantasma que não chega a ser nem mesmo uma lembrança ruim. Caso esse comportamento da família tivesse persistido para gerações futuras, Bruno seria rapidamente esquecido para sempre.

Brigas em família são comuns, e também é comum que familiares passem um tempo sem se falar ou sem entrar em contato. Mas é preciso atenção para como esse comportamento afeta as gerações mais jovens, pois a ausência de contato acaba fragmentando toda a família ao longo do tempo, ao ponto de, com o passar do tempo, uma nova geração nem sequer reconhecer mais um familiar afastado.

MIRABEL

A protagonista Mirabel acena para a Casita

Por último, é importante falarmos da relação de Mirabel com Bruno. É a curiosidade dela a respeito do tio que inicia a música, na qual é fornecida a visão da família sobre o parente perdido. Quando ela conhece Bruno pessoalmente, no entanto, percebe que essa visão sobre o tio está errada, e tudo o que ele quer é voltar para a família e ajudá-la de verdade.

Essa tendência a não aceitar as coisas da maneira como são ditas e buscar conhecer a verdade definitiva é o que leva Mirabel a causar a reviravolta maior da história: de acordo com o que o próprio Bruno afirma, a visão que ele teve sobre a sobrinha era a única que mudava dependendo de como ele via. Isso porque Mirabel não estava presa à ideia imutável da utopia da avó, sendo sempre mantida como excluída da família e tentando fazer de tudo para se provar digna. Mas é justamente por estar fora dessa situação que Mirabel consegue ver a casa e os seus problemas pelo que realmente são.

Sua relação com Bruno é a de pessoas passando pelos mesmos problemas. Ambos conseguem perceber que há algo de errado na casa e lutam para serem ouvidos a esse respeito e consertarem tudo, mas sua fama dentro da família acaba colocando-os como excluídos que os outros apenas toleram, ou nem isso. E é por essa proximidade que Mirabel consegue entender Bruno e está disposta a dar-lhe mais uma chance, algo que ninguém nunca lhe deu.

POR FAVOR, FALEM SOBRE O BRUNO O COM O BRUNO

Mirabel e Bruno juntos

Encanto é uma animação muito forte para falar sobre os vários traços da toxicidade no ambiente familiar, e a música "We Don't Talk About Bruno" reflete sobre um dos mais visíveis e claros desses aspectos: o afastamento de familiares considerados por todos como problemáticos. E é preciso deixar claro que nem todos os parentes são apenas mal compreendidos. Alguns são apenas ruis mesmo. Mas para aqueles que cometem erros sem a intenção de prejudicar ninguém, ou aqueles que apenas não são o que toda a família esperava que eles fossem, é importante incluí-los e permitir que eles se sintam acolhidos.

Bruno representa um tipo de pessoa que luta desesperadamente para se adequar ao lugar e ao grupo em que vive, cometendo deslizes no meio do caminho. Como grupo, podemos aceitar esse tipo de pessoa e ajudá-la a evitar esses deslizes no futuro, ou ignorá-las por completo e evitar até falar o seu nome, excluindo-as do grupo. Mas essa exclusão, principalmente em um ambiente familiar, acaba gerando toda uma cultura nociva, como notamos pela maneira como, a cada geração dos Madrigal, Bruno se torna uma incógnita cada vez maior, até desaparecer por completo.

Depende de nós se essas pessoas vão se unir ao grupo ou desaparecer por completo. Eles estão sempre querendo fazer parte do que temos, mas somos nós que escolhemos perdoá-los e aceitá-los como são ou afastá-los para sempre.

No items found.
botão de dar play no vídeo
No items found.
Encanto

Encanto

Direção: 
Criação:
Roteirista 1
Roteirista 2
Roteirista 3
Diretor 1
Diretor 2
Diretor 3
Elenco Principal:
Ator 1
Ator 2
Ator 3
saiba mais sobre o filme
saiba mais sobre a série

Grande música do momento para a Disney, "Não Falamos do Bruno" apresenta uma visão interessante sobre o tema da toxicidade familiar e como esse comportamento repercute ao longo das gerações de uma família.

crítica por
Luis Henrique Franco
27/2/2022

Recentemente, a música "We Don't Talk About Bruno" (na versão em português, "Não falamos do Bruno") atingiu o marco de hit número 1 das paradas internacionais, ultrapassando "Let It Go" como a música da Disney mais ouvida de todos os tempos. Isso colocou Encanto em um patamar de destaque e atraiu mais pessoas para acompanharem a saga da Família Madrigal.

Cheio de personagens marcantes e músicas muito bem escritas e interpretadas, Encanto é uma animação bastante reflexiva quando analisamos sua mensagem a respeito de toxicidade familiar, síndrome de impostor, o processo de cura de relações e muito mais. Cada uma de suas canções traz o ponto de vista de um de seus principais personagens a respeito das suas dificuldades e problemas que escancaram como a vida levada dentro da vila está longe de ser perfeita. "Não Falamos do Bruno", curiosamente, é a única dessas canções que não é cantada pelo seu personagem central. Bruno é o tema central, mas todos os versos são cantados por outras pessoas da família. Por conta dessa dinâmica, a música reflete sobre um tema importante: o abandono de relações entre familiares e o término súbito de contato entre pessoas. Mais do que isso, ela mostra ao público como essa atitude pode ser nociva a longo prazo e afetar diversas gerações de maneiras diferentes.

Usando dessa mesma divisão que a música, vamos analisar um pouco mais as entranhas de "We Don't Talk About Bruno" e perceber a visão de cada membro da família a respeito desse tio desaparecido, e como essa visão foi alterada e distorcida com o passar das gerações.

PEPA

Personagem Pepa com a sua nuvem em cima da cabeça

A música inicia com os versos cantados por Pepa e Félix, os tios de Mirabel e aqueles que mantiveram contato com Bruno por mais tempo. Logo de cara, somos levados pela descrição de Pepa a imaginar Bruno como o provável vilão do filme. Sua narrativa fala dele chegando ao casamento dos dois com um olhar maligno, com más intenções e pronto para arruinar o casamento da irmã, provocando-a até que ela fizesse chover.

Depois que somos oficialmente apresentados a Bruno, percebemos que não foi exatamente isso o que aconteceu, e ao final do filme ele inclusive se desculpa e explica o que ocorreu. A visão negativa de Pepa sobre ele, no entanto, é facilmente explicada pela forma como a abuela Alma havia construído ambos os seus filhos de acordo com seus dons. De um lado, temos Bruno, que o tempo todo tenta ajudar a sua família com suas previsões, mas que sempre é visto como alguém que atrai problemas. Do outro, temos Pepa, que passou a vida sendo educada a controlar seu humor e manter "céus limpos" pelo bem da família.

Somando os dois fatores, podemos entender porque Pepa é a única presente na canção com "motivo" para desgostar de Bruno. Na sua visão, ela precisaria controlar seu humor no dia do seu casamento para tudo ser perfeito. Bruno, no entanto, percebeu o quão estressada ela estava de verdade e a incentivou a liberar suas emoções no intuito de ajudá-la. Como resultado, Pepa deixou suas emoções transbordarem e provocou uma tempestade em meio ao seu casamento, culpando Bruno por tê-la tirado de seu controle.

Esse é um fator que se repete muito nas previsões de Bruno. Suas visões do futuro não são sempre catastróficas e funcionam mais como avisos do que como tragédias. Mas como tanto os membros da família Madrigal como os cidadãos da vila são educados a ver e fazer as coisas de uma determinada maneira, o clamor de Bruno para a necessidade de uma mudança em algum aspecto é visto como algo negativo, o anúncio de uma tragédia.

DOLORES

Dolores, filha mais velha de Pepa, segura uma taça de vinho e luta para não espalhar um segredo

Como já foi dito, Pepa e Félix são os únicos participantes da canção que tiveram um contato grande com Bruno, sendo que apenas dois de seus três filhos também conviveram com tio. Desses dois, Dolores, a mais velha, é quem teve o maior contato e a que melhor se lembra dele. Mesmo assim, o que ela descreve nos seus versos não são casos em que Bruno anunciou uma tragédia, mas histórias que ela ouviu sobre ele.

A questão é que, por ter o dom de ouvir qualquer coisa a quilômetros de distância, Dolores assumiu na família a posição de uma garota de recados, repassando para a família exatamente aquilo que ouve. Considerando que, quando Bruno desapareceu, ela teria 11 anos, não é muito tempo para que ele tivesse feito alguma previsão medonha para ela, mas é tempo suficiente para que ela ouvisse o que se dizia a respeito dele. Quando a família deixou de falar sobre Bruno por completo, Dolores manteve essas conversas ouvidas na mente e, durante a canção, se resigna em um primeiro momento ao seu papel de "mensageira" e narra a Mirabel o que ela ouvia.

Em um segundo momento, porém, temos a revelação de que Bruno de fato fez uma previsão para ela, envolvendo seu amor por Mariano. Essa previsão mostra novamente o problema que assola a família e a vila, a ideia de manutenção de uma falsa utopia que os mantém na estagnação. O que Bruno fala para sua sobrinha é que "o homem que ela ama seria PROMETIDO a outra". Não há a referência a uma impossibilidade de amor e nem que a situação do prometido não poderia ser revertido, mas como Dolores está presa tanto a essa estagnação para manter as coisas "perfeitas" de acordo com a abuela quanto à ideia de que tudo o que Bruno fala é ruim, a sua interpretação da visão imediatamente vai para o pior cenário possível.

CAMILO

Camilo com um prato de comida na mão

Interrompendo a sua irmã, Camilo inicia sua parte da canção apresentando Bruno como um monstro, literalmente. Suas palavras falam de uma abominação de muitos metros, com ratos andando pelas costas e que assombra os sonhos das pessoas. Um completo e notável exagero do personagem, causado por dois motivos. O primeiro deles é que Camilo é uma personagem extremamente caótica que se diverte em exagerar coisas ao nível do absurdo. Mas o segundo motivo é que a convivência dele com Bruno foi quase inexistente e, durante a maior parte de sua vida, as pessoas nem sequer falavam sobre o tio.

Tendo praticamente a mesma idade que Mirabel, Camilo tinha apenas cinco anos quando seu tio Bruno desapareceu. Cinco anos que ele provavelmente passou ouvindo apenas coisas ruins, até que mesmo essas deixaram de ser faladas, e Bruno se tornou apenas um assunto que todos evitavam. Com a sua imaginação enorme, o garoto logo começou a criar cenários mirabolantes para Bruno, essa criatura tão assustadora e mirabolante que todos até evitam falar sobre.

Aqui, já começamos a ver os efeitos do contínuo afastamento familiar. Dolores ainda tinha ouvido muita coisa sobre Bruno e, quando mais velha, até recebeu uma previsão do tio, o que lhe dá justificativa para aquilo que diz na canção. Camilo não teve nenhuma convivência com ele, e tudo o que fala são os exageros de sua própria mente para justificar o motivo de ninguém falar sobre seu tio. Para ele, que não tem motivo algum para repudiar Bruno, é tudo uma brincadeira, o que reforça o problema de esse afastamento se perpetuar por tanto tempo que as pessoas até esquecem o porquê de ele ser praticado, e o continuam por uma questão de hábito.

HABITANTES DA VILA

A parte da música cantada por habitantes da vila é extremamente cômica. O intuito é mostrar a Mirabel diversos exemplos de previsões ruins que Bruno fez ao longo dos anos, indo da morte do peixe de uma moça até o crescimento da barriga de um homem e a calvície do padre. Mas, quando paramos e pensamos um pouco, nenhuma dessas previsões são catástrofes, como todos afirmam. Algumas são ruins, mas todas são acontecimentos naturais ou evitáveis, que em outras circunstâncias não seriam colocadas em tamanha importância. Contudo, elas foram previsões feitas pelo Bruno.

Pode-se presumir que o vidente dos Madrigal fez a sua má fama ao longo de muitos anos, e suas visões problemáticas sempre provocaram um rebuliço na "utopia" criada por Alma, principalmente aquelas que alertavam sobre perigos e coisas que precisavam mudar. Apesar de serem transmitidos como um alerta, em uma tentativa de Bruno de ser útil à família, essas visões eram vistas apenas como um estorvo e, quando se realizavam, Bruno levava a má fama de ter causado aquilo.

ANTONIO

Antonio ao lado de seus companheiros animais

Ao longo da canção, todos os membros da família de Pepa participam e fornecem as suas visões sobre Bruno, com exceção de um: o caçula, Antonio. E o motivo para isso é bastante simples. Antonio nunca teve contato com Bruno antes dele desaparecer. Além disso, pela própria política da família, ele provavelmente nunca nem sequer ouviu falar de seu tio Bruno para além de alguma menção acidental por alguém da família.

A ausência de Antonio é gritante para expor o grande problema dessa afastamento de um familiar. Bruno ainda sobrevive nas memórias de Dolores e Camilo, mesmo que de forma negativa. Mas para o caçula, ele não é nada além que um nome proibido, um fantasma que não chega a ser nem mesmo uma lembrança ruim. Caso esse comportamento da família tivesse persistido para gerações futuras, Bruno seria rapidamente esquecido para sempre.

Brigas em família são comuns, e também é comum que familiares passem um tempo sem se falar ou sem entrar em contato. Mas é preciso atenção para como esse comportamento afeta as gerações mais jovens, pois a ausência de contato acaba fragmentando toda a família ao longo do tempo, ao ponto de, com o passar do tempo, uma nova geração nem sequer reconhecer mais um familiar afastado.

MIRABEL

A protagonista Mirabel acena para a Casita

Por último, é importante falarmos da relação de Mirabel com Bruno. É a curiosidade dela a respeito do tio que inicia a música, na qual é fornecida a visão da família sobre o parente perdido. Quando ela conhece Bruno pessoalmente, no entanto, percebe que essa visão sobre o tio está errada, e tudo o que ele quer é voltar para a família e ajudá-la de verdade.

Essa tendência a não aceitar as coisas da maneira como são ditas e buscar conhecer a verdade definitiva é o que leva Mirabel a causar a reviravolta maior da história: de acordo com o que o próprio Bruno afirma, a visão que ele teve sobre a sobrinha era a única que mudava dependendo de como ele via. Isso porque Mirabel não estava presa à ideia imutável da utopia da avó, sendo sempre mantida como excluída da família e tentando fazer de tudo para se provar digna. Mas é justamente por estar fora dessa situação que Mirabel consegue ver a casa e os seus problemas pelo que realmente são.

Sua relação com Bruno é a de pessoas passando pelos mesmos problemas. Ambos conseguem perceber que há algo de errado na casa e lutam para serem ouvidos a esse respeito e consertarem tudo, mas sua fama dentro da família acaba colocando-os como excluídos que os outros apenas toleram, ou nem isso. E é por essa proximidade que Mirabel consegue entender Bruno e está disposta a dar-lhe mais uma chance, algo que ninguém nunca lhe deu.

POR FAVOR, FALEM SOBRE O BRUNO O COM O BRUNO

Mirabel e Bruno juntos

Encanto é uma animação muito forte para falar sobre os vários traços da toxicidade no ambiente familiar, e a música "We Don't Talk About Bruno" reflete sobre um dos mais visíveis e claros desses aspectos: o afastamento de familiares considerados por todos como problemáticos. E é preciso deixar claro que nem todos os parentes são apenas mal compreendidos. Alguns são apenas ruis mesmo. Mas para aqueles que cometem erros sem a intenção de prejudicar ninguém, ou aqueles que apenas não são o que toda a família esperava que eles fossem, é importante incluí-los e permitir que eles se sintam acolhidos.

Bruno representa um tipo de pessoa que luta desesperadamente para se adequar ao lugar e ao grupo em que vive, cometendo deslizes no meio do caminho. Como grupo, podemos aceitar esse tipo de pessoa e ajudá-la a evitar esses deslizes no futuro, ou ignorá-las por completo e evitar até falar o seu nome, excluindo-as do grupo. Mas essa exclusão, principalmente em um ambiente familiar, acaba gerando toda uma cultura nociva, como notamos pela maneira como, a cada geração dos Madrigal, Bruno se torna uma incógnita cada vez maior, até desaparecer por completo.

Depende de nós se essas pessoas vão se unir ao grupo ou desaparecer por completo. Eles estão sempre querendo fazer parte do que temos, mas somos nós que escolhemos perdoá-los e aceitá-los como são ou afastá-los para sempre.

confira o trailer

Análise & Opinião

Grande música do momento para a Disney, "Não Falamos do Bruno" apresenta uma visão interessante sobre o tema da toxicidade familiar e como esse comportamento repercute ao longo das gerações de uma família.

escrito por
Luis Henrique Franco
27/2/2022
nascimento

Grande música do momento para a Disney, "Não Falamos do Bruno" apresenta uma visão interessante sobre o tema da toxicidade familiar e como esse comportamento repercute ao longo das gerações de uma família.

escrito por
Luis Henrique Franco
27/2/2022

Recentemente, a música "We Don't Talk About Bruno" (na versão em português, "Não falamos do Bruno") atingiu o marco de hit número 1 das paradas internacionais, ultrapassando "Let It Go" como a música da Disney mais ouvida de todos os tempos. Isso colocou Encanto em um patamar de destaque e atraiu mais pessoas para acompanharem a saga da Família Madrigal.

Cheio de personagens marcantes e músicas muito bem escritas e interpretadas, Encanto é uma animação bastante reflexiva quando analisamos sua mensagem a respeito de toxicidade familiar, síndrome de impostor, o processo de cura de relações e muito mais. Cada uma de suas canções traz o ponto de vista de um de seus principais personagens a respeito das suas dificuldades e problemas que escancaram como a vida levada dentro da vila está longe de ser perfeita. "Não Falamos do Bruno", curiosamente, é a única dessas canções que não é cantada pelo seu personagem central. Bruno é o tema central, mas todos os versos são cantados por outras pessoas da família. Por conta dessa dinâmica, a música reflete sobre um tema importante: o abandono de relações entre familiares e o término súbito de contato entre pessoas. Mais do que isso, ela mostra ao público como essa atitude pode ser nociva a longo prazo e afetar diversas gerações de maneiras diferentes.

Usando dessa mesma divisão que a música, vamos analisar um pouco mais as entranhas de "We Don't Talk About Bruno" e perceber a visão de cada membro da família a respeito desse tio desaparecido, e como essa visão foi alterada e distorcida com o passar das gerações.

PEPA

Personagem Pepa com a sua nuvem em cima da cabeça

A música inicia com os versos cantados por Pepa e Félix, os tios de Mirabel e aqueles que mantiveram contato com Bruno por mais tempo. Logo de cara, somos levados pela descrição de Pepa a imaginar Bruno como o provável vilão do filme. Sua narrativa fala dele chegando ao casamento dos dois com um olhar maligno, com más intenções e pronto para arruinar o casamento da irmã, provocando-a até que ela fizesse chover.

Depois que somos oficialmente apresentados a Bruno, percebemos que não foi exatamente isso o que aconteceu, e ao final do filme ele inclusive se desculpa e explica o que ocorreu. A visão negativa de Pepa sobre ele, no entanto, é facilmente explicada pela forma como a abuela Alma havia construído ambos os seus filhos de acordo com seus dons. De um lado, temos Bruno, que o tempo todo tenta ajudar a sua família com suas previsões, mas que sempre é visto como alguém que atrai problemas. Do outro, temos Pepa, que passou a vida sendo educada a controlar seu humor e manter "céus limpos" pelo bem da família.

Somando os dois fatores, podemos entender porque Pepa é a única presente na canção com "motivo" para desgostar de Bruno. Na sua visão, ela precisaria controlar seu humor no dia do seu casamento para tudo ser perfeito. Bruno, no entanto, percebeu o quão estressada ela estava de verdade e a incentivou a liberar suas emoções no intuito de ajudá-la. Como resultado, Pepa deixou suas emoções transbordarem e provocou uma tempestade em meio ao seu casamento, culpando Bruno por tê-la tirado de seu controle.

Esse é um fator que se repete muito nas previsões de Bruno. Suas visões do futuro não são sempre catastróficas e funcionam mais como avisos do que como tragédias. Mas como tanto os membros da família Madrigal como os cidadãos da vila são educados a ver e fazer as coisas de uma determinada maneira, o clamor de Bruno para a necessidade de uma mudança em algum aspecto é visto como algo negativo, o anúncio de uma tragédia.

DOLORES

Dolores, filha mais velha de Pepa, segura uma taça de vinho e luta para não espalhar um segredo

Como já foi dito, Pepa e Félix são os únicos participantes da canção que tiveram um contato grande com Bruno, sendo que apenas dois de seus três filhos também conviveram com tio. Desses dois, Dolores, a mais velha, é quem teve o maior contato e a que melhor se lembra dele. Mesmo assim, o que ela descreve nos seus versos não são casos em que Bruno anunciou uma tragédia, mas histórias que ela ouviu sobre ele.

A questão é que, por ter o dom de ouvir qualquer coisa a quilômetros de distância, Dolores assumiu na família a posição de uma garota de recados, repassando para a família exatamente aquilo que ouve. Considerando que, quando Bruno desapareceu, ela teria 11 anos, não é muito tempo para que ele tivesse feito alguma previsão medonha para ela, mas é tempo suficiente para que ela ouvisse o que se dizia a respeito dele. Quando a família deixou de falar sobre Bruno por completo, Dolores manteve essas conversas ouvidas na mente e, durante a canção, se resigna em um primeiro momento ao seu papel de "mensageira" e narra a Mirabel o que ela ouvia.

Em um segundo momento, porém, temos a revelação de que Bruno de fato fez uma previsão para ela, envolvendo seu amor por Mariano. Essa previsão mostra novamente o problema que assola a família e a vila, a ideia de manutenção de uma falsa utopia que os mantém na estagnação. O que Bruno fala para sua sobrinha é que "o homem que ela ama seria PROMETIDO a outra". Não há a referência a uma impossibilidade de amor e nem que a situação do prometido não poderia ser revertido, mas como Dolores está presa tanto a essa estagnação para manter as coisas "perfeitas" de acordo com a abuela quanto à ideia de que tudo o que Bruno fala é ruim, a sua interpretação da visão imediatamente vai para o pior cenário possível.

CAMILO

Camilo com um prato de comida na mão

Interrompendo a sua irmã, Camilo inicia sua parte da canção apresentando Bruno como um monstro, literalmente. Suas palavras falam de uma abominação de muitos metros, com ratos andando pelas costas e que assombra os sonhos das pessoas. Um completo e notável exagero do personagem, causado por dois motivos. O primeiro deles é que Camilo é uma personagem extremamente caótica que se diverte em exagerar coisas ao nível do absurdo. Mas o segundo motivo é que a convivência dele com Bruno foi quase inexistente e, durante a maior parte de sua vida, as pessoas nem sequer falavam sobre o tio.

Tendo praticamente a mesma idade que Mirabel, Camilo tinha apenas cinco anos quando seu tio Bruno desapareceu. Cinco anos que ele provavelmente passou ouvindo apenas coisas ruins, até que mesmo essas deixaram de ser faladas, e Bruno se tornou apenas um assunto que todos evitavam. Com a sua imaginação enorme, o garoto logo começou a criar cenários mirabolantes para Bruno, essa criatura tão assustadora e mirabolante que todos até evitam falar sobre.

Aqui, já começamos a ver os efeitos do contínuo afastamento familiar. Dolores ainda tinha ouvido muita coisa sobre Bruno e, quando mais velha, até recebeu uma previsão do tio, o que lhe dá justificativa para aquilo que diz na canção. Camilo não teve nenhuma convivência com ele, e tudo o que fala são os exageros de sua própria mente para justificar o motivo de ninguém falar sobre seu tio. Para ele, que não tem motivo algum para repudiar Bruno, é tudo uma brincadeira, o que reforça o problema de esse afastamento se perpetuar por tanto tempo que as pessoas até esquecem o porquê de ele ser praticado, e o continuam por uma questão de hábito.

HABITANTES DA VILA

A parte da música cantada por habitantes da vila é extremamente cômica. O intuito é mostrar a Mirabel diversos exemplos de previsões ruins que Bruno fez ao longo dos anos, indo da morte do peixe de uma moça até o crescimento da barriga de um homem e a calvície do padre. Mas, quando paramos e pensamos um pouco, nenhuma dessas previsões são catástrofes, como todos afirmam. Algumas são ruins, mas todas são acontecimentos naturais ou evitáveis, que em outras circunstâncias não seriam colocadas em tamanha importância. Contudo, elas foram previsões feitas pelo Bruno.

Pode-se presumir que o vidente dos Madrigal fez a sua má fama ao longo de muitos anos, e suas visões problemáticas sempre provocaram um rebuliço na "utopia" criada por Alma, principalmente aquelas que alertavam sobre perigos e coisas que precisavam mudar. Apesar de serem transmitidos como um alerta, em uma tentativa de Bruno de ser útil à família, essas visões eram vistas apenas como um estorvo e, quando se realizavam, Bruno levava a má fama de ter causado aquilo.

ANTONIO

Antonio ao lado de seus companheiros animais

Ao longo da canção, todos os membros da família de Pepa participam e fornecem as suas visões sobre Bruno, com exceção de um: o caçula, Antonio. E o motivo para isso é bastante simples. Antonio nunca teve contato com Bruno antes dele desaparecer. Além disso, pela própria política da família, ele provavelmente nunca nem sequer ouviu falar de seu tio Bruno para além de alguma menção acidental por alguém da família.

A ausência de Antonio é gritante para expor o grande problema dessa afastamento de um familiar. Bruno ainda sobrevive nas memórias de Dolores e Camilo, mesmo que de forma negativa. Mas para o caçula, ele não é nada além que um nome proibido, um fantasma que não chega a ser nem mesmo uma lembrança ruim. Caso esse comportamento da família tivesse persistido para gerações futuras, Bruno seria rapidamente esquecido para sempre.

Brigas em família são comuns, e também é comum que familiares passem um tempo sem se falar ou sem entrar em contato. Mas é preciso atenção para como esse comportamento afeta as gerações mais jovens, pois a ausência de contato acaba fragmentando toda a família ao longo do tempo, ao ponto de, com o passar do tempo, uma nova geração nem sequer reconhecer mais um familiar afastado.

MIRABEL

A protagonista Mirabel acena para a Casita

Por último, é importante falarmos da relação de Mirabel com Bruno. É a curiosidade dela a respeito do tio que inicia a música, na qual é fornecida a visão da família sobre o parente perdido. Quando ela conhece Bruno pessoalmente, no entanto, percebe que essa visão sobre o tio está errada, e tudo o que ele quer é voltar para a família e ajudá-la de verdade.

Essa tendência a não aceitar as coisas da maneira como são ditas e buscar conhecer a verdade definitiva é o que leva Mirabel a causar a reviravolta maior da história: de acordo com o que o próprio Bruno afirma, a visão que ele teve sobre a sobrinha era a única que mudava dependendo de como ele via. Isso porque Mirabel não estava presa à ideia imutável da utopia da avó, sendo sempre mantida como excluída da família e tentando fazer de tudo para se provar digna. Mas é justamente por estar fora dessa situação que Mirabel consegue ver a casa e os seus problemas pelo que realmente são.

Sua relação com Bruno é a de pessoas passando pelos mesmos problemas. Ambos conseguem perceber que há algo de errado na casa e lutam para serem ouvidos a esse respeito e consertarem tudo, mas sua fama dentro da família acaba colocando-os como excluídos que os outros apenas toleram, ou nem isso. E é por essa proximidade que Mirabel consegue entender Bruno e está disposta a dar-lhe mais uma chance, algo que ninguém nunca lhe deu.

POR FAVOR, FALEM SOBRE O BRUNO O COM O BRUNO

Mirabel e Bruno juntos

Encanto é uma animação muito forte para falar sobre os vários traços da toxicidade no ambiente familiar, e a música "We Don't Talk About Bruno" reflete sobre um dos mais visíveis e claros desses aspectos: o afastamento de familiares considerados por todos como problemáticos. E é preciso deixar claro que nem todos os parentes são apenas mal compreendidos. Alguns são apenas ruis mesmo. Mas para aqueles que cometem erros sem a intenção de prejudicar ninguém, ou aqueles que apenas não são o que toda a família esperava que eles fossem, é importante incluí-los e permitir que eles se sintam acolhidos.

Bruno representa um tipo de pessoa que luta desesperadamente para se adequar ao lugar e ao grupo em que vive, cometendo deslizes no meio do caminho. Como grupo, podemos aceitar esse tipo de pessoa e ajudá-la a evitar esses deslizes no futuro, ou ignorá-las por completo e evitar até falar o seu nome, excluindo-as do grupo. Mas essa exclusão, principalmente em um ambiente familiar, acaba gerando toda uma cultura nociva, como notamos pela maneira como, a cada geração dos Madrigal, Bruno se torna uma incógnita cada vez maior, até desaparecer por completo.

Depende de nós se essas pessoas vão se unir ao grupo ou desaparecer por completo. Eles estão sempre querendo fazer parte do que temos, mas somos nós que escolhemos perdoá-los e aceitá-los como são ou afastá-los para sempre.

ARTIGOS relacionados

deixe seu comentário