No items found.

Análise & Opinião

Análise & Opinião

As Personagens Mágicas da Disney

25/11/2021

De encantos de transformação maravilhosos à manipulação do gelo, são inúmeros os personagens da Disney que nos conquistaram com seus poderes mágicos incríveis. Relembre alguns dos personagens mais encantadores da Disney e seus melhores momentos.

escrito por
Luis Henrique Franco

De encantos de transformação maravilhosos à manipulação do gelo, são inúmeros os personagens da Disney que nos conquistaram com seus poderes mágicos incríveis. Relembre alguns dos personagens mais encantadores da Disney e seus melhores momentos.

escrito por
Luis Henrique Franco
25/11/2021

Desde o princípio do cinema, a magia foi um elemento presente principalmente no gênero de fantasia, de aventura e em diversas animações. Constituindo um mundo não-real onde a introdução de elementos fantásticos é mais facilmente aceita, as animações se tornaram uma casa segura para a exploração de magias e poderes especiais por diversos personagens. E como um dos principais estúdios por trás de desenhos animados do último século, a Disney foi a principal responsável por trazer vários dos personagens mágicos mais icônicos que já vimos no cinema.

Com o propósito de maravilhar um público jovem e despertar a imaginação de crianças, esses personagens possuíam vastos poderes que divertiam e encantavam, ou aterrorizavam a audiência. E agora, a Disney se prepara para dar boas-vindas à sua nova família de pessoas com dons mágicos, a família Madrigal, de Encanto, na qual todos os seus membros (exceto Mirabel), possuem algum dom especial. Para receber essa nova família, vamos relembrar alguns dos personagens mágicos mais amados da Disney, assim como alguns momentos em que seus poderes foram usados de forma mais espantosa.

MICKEY (FANTASIA)

Isso pode parecer um pouco como trapaça. No geral, Mickey não é um personagem mágico da Disney. Entretanto, o rato mais famoso do entretenimento teve o seu momento de glória no clássico Fantasia, que interpretou obras musicais famosas na forma de animações únicas do estúdio. E em uma delas, que retrata a história da obra "O Aprendiz de Feiticeiro", Mickey teve acesso a grandes poderes mágicos, mesmo que tenha se esquecido das enormes responsabilidades.

A verdade é que todos nós gostaríamos de simplesmente vestir um chapéu de bruxo e usar nossos dons para dar vida a objetos inanimados e colocá-los para trabalhar. Por que usar eu a vassoura se eu posso fazer dela minha serviçal? Magia definitivamente facilitaria muito nossas vidas, mas é importante não cedermos à soberba. Mickey deixou-se levar pelas possibilidades de seus vastos poderes, mas se esqueceu de que não tinha controle sobre as magias que estava lançando, o resultado foi que a vassoura nunca parou de encher o poço de água, causando uma enorme enchente dentro da casa do bruxo.

FADA MADRINHA

Vamos começar com uma personagem clássica e já muito conhecida. Presente en vários dos contos que inspiraram os filmes da Disney, a Fada Madrinha é uma figura mística que surge na vida de algumas personagens e lhes concede qualquer desejo que tal pessoa tenha. É bastante útil em casos de urgência, mas algumas de suas magias apresentam algumas imposições estranhas. Tomando como exemplo a principal representante desse grupo, a Fada Madrinha de Cinderella.

É inegável que seus poderes sejam algo que toda pessoa deseje. Imagine poder transformar qualquer coisa em algo que você deseje, criar um lindo vestido para si próprio, transformar animais pequenos em corcéis elegantes e abóboras em carruagens maravilhosas. Existe, porém, aquele pequeno probleminha de que, à meia-noite, tudo isso volta à sua forma original. Um inconveniente, sem dúvida, mas convenhamos que, quando você tem o poder de criar magicamente tudo aquilo que deseja, um limite de tempo parece um preço justo a se pagar pela magia.

PETER PAN

Outro grande personagem mitológico que a Disney trouxe para seus filmes foi o Peter Pan. São inúmeras as fábulas do garoto voador que mora na Terra do Nunca ao lado de fadas e crianças perdidas. Da mesma forma, são inúmeros os seus poderes mágicos, incluindo sua capacidade de voar e de usar o pó de fada para fazer com que outras pessoas também consigam voar, sua grande imaginação para travessuras, sua sombra que se desprende de seu corpo e, é claro, a capacidade de nunca envelhecer.

Agora, se você acompanha outros filmes além da Disney, é provável que a capacidade de nunca envelhecer não pareça algo tão atrativo. Imortalidade pode ser um grande fardo após séculos e séculos de vida (ao menos é isso que outros filmes demonstraram). Mas quem não gostaria de voar e de levar seus amigos em aventuras engraçadas e alucinantes, visitar terras encantadas e se divertir com outros seres mágicos que se acreditava viverem apenas na nossa imaginação. Além disso, a ideia de ter em sua própria sombra um companheiro constante, capaz de tantas travessuras quanto você, é bastante interessante também.

MALÉVOLA

Não são apenas os mocinhos da Disney que possuem grandes poderes mágicos. Vários de seus vilões mais icônicos também são dotados de capacidades surpreendentes, que chocam e aterrorizam o público. Malévola é uma dessas, e seus dons lhe conquistaram um lugar entre as vilãs mais icônicas da Disney. Uma bruxa poderosíssima, Malévola é capaz de tecer grandes maldições que, apesar de todos os esforços, se concretizam no final. Ela também possui uma série de poderes das trevas, incluindo a capacidade de se transformar em seres sombrios.

Como vilã, ela atraiu um grande número de fãs que, apesar de amá-la, provavelmente (assim espero) não desejam ser como ela. Sim, seus poderes são extraordinários, mas lançar maldições de morte sobre bebês recém-nascidos não é algo que (assim espero) a maioria das pessoas deseje fazer. Os poderes de transformação, por outro lado, são algo que quase todo mundo iria desejar ter. Quer dizer, a mulher consegue se transformar em um enorme dragão negro. Quem não iria querer ter esse poder?

GÊNIO

O personagem mágico clássico dos anos noventa, o Gênio é talvez um dos seres mais poderosos no panteão da Disney. Isso porque seus poderes são praticamente ilimitados, salvo algumas regras mínimas que, na prática, não limitam tanto assim as possibilidades. O maior empecilho para o personagem é que, por estar acorrentado à lâmpada mágica, ele deve cumprir com aquilo que seu amo ordenar, ao invés de fazer o que bem entender com seus poderes.

Ainda assim, considerando que o Gênio pode fazer alguém ser rico da noite pro dia, se tornar um gigante destruidor e ajudar alguém a escapar de situações bastante arriscadas, seus poderes são extremamente fenomenais. Ele pode, inclusive, transferir seus poderes para outra pessoa, tornando-a tão poderosa quanto ele. Com todas as oportunidades listadas, o Gênio sem dúvida é um amigo como nenhum outro.

HADES

Deuses também contam como criaturas dotadas de poderes mágicos. Nesse caso, vamos incluir nessa lista o deus da Disney que mais pessoas amam: Hades, o vilão do filme Hércules. E na verdade, é até uma grande escolha, visto que os poderes de Hades são vastos, conferindo-lhe a capacidade de comandar os mortos, criar grandes labaredas de fogo por todo o seu corpo, libertar titãs de sua prisão e sugar os poderes de semideuses através de um simples acordo entre partes. Tudo isso confere a ele capacidades extremamente dignas para o deus dos mortos.

Mas vamos confessar. As pessoas que amam Hades não o adoram apenas por seus poderes, mas também por causa de seu carisma e sarcasmo ácido. Para além de seus grandes poderes, Hades possui também uma enorme lábia, capaz de convencer pessoas a fazerem acordos com ele e, logo em seguida, rir da cara delas por aceitarem tais ofertas. Seus métodos de enganação são extremamente bem planejados e seus comentários irônicos são sempre bem-vindos.

DR. FACILIER

O Homem das Sombras de Nova Orleans é uma das personagens mais sombrias dessa lista, dotado de vários dons que, sejamos justos, pertencem mais os seus "amigos do outro lado" do que a ele mesmo. Ainda assim, Facilier é um mestre do vodu, com poderes que vão desde a ilusão e a transformação até o controle de sombras e seres das trevas para exercer a sua vontade, fazendo dele um vilão perigoso de se lidar.

O único problema com os poderes do Dr. Facilier é que, pelo fato de que eles vem dos espíritos do outro lado, é preciso ter cuidado com os abusos que se pode cometer quando os estiver usando. Espíritos são um tipo de ser que não gosta de ser enganado, e quando eles te oferecem algum dom especial, eles esperam alguma coisa em troca. Para o seu bem, é melhor que você consiga entregar o que prometeu a eles.

ELSA

Sim, eu vou fazer vocês se lembrarem de "Let It Go". Peço o perdão de todos, mas é necessário para falarmos de uma personagem mágica da Disney que, nos últimos anos, conquistou uma posição de imenso destaque entre as personagens femininas do estúdio. Elsa é realmente uma princesa única dentro da Disney por seu caráter mais independente, mas também por seus poderes de criar e manipular o gelo e a neve. Poderes que, a princípio causam enormes problemas para o seu reino.

Frozen é bastante eficaz em nos lembrar que é preciso ter responsabilidade sobre seus poderes. Ao mesmo tempo, é um filme que nos maravilha com as inúmeras possibilidades que tais poderes podem oferecer. Desde momentos de pura diversão até a criação de instrumentos de defesa, a manipulação do gelo é fantástica para uma série de coisas, desde que você saiba como controlar esses poderes de forma que eles não criem um inverno permanente em seu reino. Mas tudo vale a pena, se você tiver a possibilidade de cantar uma canção que as pessoas vão ficar repetindo por anos após o seu lançamento.

MAUI

Mais uma entidade divina a entrar para a nossa lista. Maui é um poderoso semideus dos povos da Polinésia que, de acordo com a história de Moana, teria removido o coração de Tefiti de seu local de descanso para dar seus poderes aos humanos, gerando assim uma série de eventos que despertou Te Ka e provocou o cataclismo das ilhas. Para se redimir, Maui se une a Moana e usa seus incríveis poderes de transformação para enfrentar esse mal e devolver a joia.

Além de uma enorme força e grande capacidade de luta, Maui também conta com esses fantásticos poderes de transformação, que o permitem assumir a forma de qualquer animal que desejar, seja um tubarão, um beija-flor, um peixinho, uma águia ou mesmo uma baleia. Adaptando seus interesses à situação, ele é capaz de enfrentar até o maior dos vilões, mesmo que seu controle sobre suas transformações muitas vezes precisem de um novo treinamento para ficarem em dia.

SISU

A última entidade mágica da Disney na nossa lista é a dragão Sisu, de Raya e o Último Dragão. Nas lendas de Kumandra, é dito que cada dragão possui uma habilidade única, sendo o poder de Sisu o controle sobre a água. Ao juntar os fragmentos da gema que seus irmãos lhe confiaram, no entanto, ela é capaz de usar os dons deles também, combinando poderes que vão da transformação em humana até o domínio de uma poderosa névoa que esconde seus amigos do perigo.

Os poderes de Sisu são belos, criando momentos magníficos com o seu domínio sobre as águas e garantindo que mesmo alguém inseguro como ela consiga atravessar a perigosa jornada através de Kumandra para resgatar os fragmentos da Gema. Mas Sisu também possui outro poder que a ajuda a prosseguir em sua missão: sua enorme confiança e positivismo, que em vários momentos a coloca em situações perigosas e confusões no mundo humano, mas que acaba afetando os humanos que a acompanham e cria laços duradouros entre pessoas de regiões extremamente diferentes do reino.

Esses são algumas das grandes personagens mágicas da Disney. Ao longo de séculos, o estúdio conseguiu trabalhar a magia de uma forma a sempre encantar e surpreender o seu público, seja ela usada por heróis ou por vilões. Encanto deve trazer uma grande quantidade de novos personagens a essa galeria, e seus feitos devem, como os outros personagens acima, maravilhar os espectadores e nos fazer desejar que pudéssemos ter essas habilidades para nós mesmos.

No items found.
botão de dar play no vídeo
No items found.

Direção: 
Criação:
Roteirista 1
Roteirista 2
Roteirista 3
Diretor 1
Diretor 2
Diretor 3
Elenco Principal:
Ator 1
Ator 2
Ator 3
saiba mais sobre o filme
saiba mais sobre a série

De encantos de transformação maravilhosos à manipulação do gelo, são inúmeros os personagens da Disney que nos conquistaram com seus poderes mágicos incríveis. Relembre alguns dos personagens mais encantadores da Disney e seus melhores momentos.

crítica por
Luis Henrique Franco
25/11/2021

Desde o princípio do cinema, a magia foi um elemento presente principalmente no gênero de fantasia, de aventura e em diversas animações. Constituindo um mundo não-real onde a introdução de elementos fantásticos é mais facilmente aceita, as animações se tornaram uma casa segura para a exploração de magias e poderes especiais por diversos personagens. E como um dos principais estúdios por trás de desenhos animados do último século, a Disney foi a principal responsável por trazer vários dos personagens mágicos mais icônicos que já vimos no cinema.

Com o propósito de maravilhar um público jovem e despertar a imaginação de crianças, esses personagens possuíam vastos poderes que divertiam e encantavam, ou aterrorizavam a audiência. E agora, a Disney se prepara para dar boas-vindas à sua nova família de pessoas com dons mágicos, a família Madrigal, de Encanto, na qual todos os seus membros (exceto Mirabel), possuem algum dom especial. Para receber essa nova família, vamos relembrar alguns dos personagens mágicos mais amados da Disney, assim como alguns momentos em que seus poderes foram usados de forma mais espantosa.

MICKEY (FANTASIA)

Isso pode parecer um pouco como trapaça. No geral, Mickey não é um personagem mágico da Disney. Entretanto, o rato mais famoso do entretenimento teve o seu momento de glória no clássico Fantasia, que interpretou obras musicais famosas na forma de animações únicas do estúdio. E em uma delas, que retrata a história da obra "O Aprendiz de Feiticeiro", Mickey teve acesso a grandes poderes mágicos, mesmo que tenha se esquecido das enormes responsabilidades.

A verdade é que todos nós gostaríamos de simplesmente vestir um chapéu de bruxo e usar nossos dons para dar vida a objetos inanimados e colocá-los para trabalhar. Por que usar eu a vassoura se eu posso fazer dela minha serviçal? Magia definitivamente facilitaria muito nossas vidas, mas é importante não cedermos à soberba. Mickey deixou-se levar pelas possibilidades de seus vastos poderes, mas se esqueceu de que não tinha controle sobre as magias que estava lançando, o resultado foi que a vassoura nunca parou de encher o poço de água, causando uma enorme enchente dentro da casa do bruxo.

FADA MADRINHA

Vamos começar com uma personagem clássica e já muito conhecida. Presente en vários dos contos que inspiraram os filmes da Disney, a Fada Madrinha é uma figura mística que surge na vida de algumas personagens e lhes concede qualquer desejo que tal pessoa tenha. É bastante útil em casos de urgência, mas algumas de suas magias apresentam algumas imposições estranhas. Tomando como exemplo a principal representante desse grupo, a Fada Madrinha de Cinderella.

É inegável que seus poderes sejam algo que toda pessoa deseje. Imagine poder transformar qualquer coisa em algo que você deseje, criar um lindo vestido para si próprio, transformar animais pequenos em corcéis elegantes e abóboras em carruagens maravilhosas. Existe, porém, aquele pequeno probleminha de que, à meia-noite, tudo isso volta à sua forma original. Um inconveniente, sem dúvida, mas convenhamos que, quando você tem o poder de criar magicamente tudo aquilo que deseja, um limite de tempo parece um preço justo a se pagar pela magia.

PETER PAN

Outro grande personagem mitológico que a Disney trouxe para seus filmes foi o Peter Pan. São inúmeras as fábulas do garoto voador que mora na Terra do Nunca ao lado de fadas e crianças perdidas. Da mesma forma, são inúmeros os seus poderes mágicos, incluindo sua capacidade de voar e de usar o pó de fada para fazer com que outras pessoas também consigam voar, sua grande imaginação para travessuras, sua sombra que se desprende de seu corpo e, é claro, a capacidade de nunca envelhecer.

Agora, se você acompanha outros filmes além da Disney, é provável que a capacidade de nunca envelhecer não pareça algo tão atrativo. Imortalidade pode ser um grande fardo após séculos e séculos de vida (ao menos é isso que outros filmes demonstraram). Mas quem não gostaria de voar e de levar seus amigos em aventuras engraçadas e alucinantes, visitar terras encantadas e se divertir com outros seres mágicos que se acreditava viverem apenas na nossa imaginação. Além disso, a ideia de ter em sua própria sombra um companheiro constante, capaz de tantas travessuras quanto você, é bastante interessante também.

MALÉVOLA

Não são apenas os mocinhos da Disney que possuem grandes poderes mágicos. Vários de seus vilões mais icônicos também são dotados de capacidades surpreendentes, que chocam e aterrorizam o público. Malévola é uma dessas, e seus dons lhe conquistaram um lugar entre as vilãs mais icônicas da Disney. Uma bruxa poderosíssima, Malévola é capaz de tecer grandes maldições que, apesar de todos os esforços, se concretizam no final. Ela também possui uma série de poderes das trevas, incluindo a capacidade de se transformar em seres sombrios.

Como vilã, ela atraiu um grande número de fãs que, apesar de amá-la, provavelmente (assim espero) não desejam ser como ela. Sim, seus poderes são extraordinários, mas lançar maldições de morte sobre bebês recém-nascidos não é algo que (assim espero) a maioria das pessoas deseje fazer. Os poderes de transformação, por outro lado, são algo que quase todo mundo iria desejar ter. Quer dizer, a mulher consegue se transformar em um enorme dragão negro. Quem não iria querer ter esse poder?

GÊNIO

O personagem mágico clássico dos anos noventa, o Gênio é talvez um dos seres mais poderosos no panteão da Disney. Isso porque seus poderes são praticamente ilimitados, salvo algumas regras mínimas que, na prática, não limitam tanto assim as possibilidades. O maior empecilho para o personagem é que, por estar acorrentado à lâmpada mágica, ele deve cumprir com aquilo que seu amo ordenar, ao invés de fazer o que bem entender com seus poderes.

Ainda assim, considerando que o Gênio pode fazer alguém ser rico da noite pro dia, se tornar um gigante destruidor e ajudar alguém a escapar de situações bastante arriscadas, seus poderes são extremamente fenomenais. Ele pode, inclusive, transferir seus poderes para outra pessoa, tornando-a tão poderosa quanto ele. Com todas as oportunidades listadas, o Gênio sem dúvida é um amigo como nenhum outro.

HADES

Deuses também contam como criaturas dotadas de poderes mágicos. Nesse caso, vamos incluir nessa lista o deus da Disney que mais pessoas amam: Hades, o vilão do filme Hércules. E na verdade, é até uma grande escolha, visto que os poderes de Hades são vastos, conferindo-lhe a capacidade de comandar os mortos, criar grandes labaredas de fogo por todo o seu corpo, libertar titãs de sua prisão e sugar os poderes de semideuses através de um simples acordo entre partes. Tudo isso confere a ele capacidades extremamente dignas para o deus dos mortos.

Mas vamos confessar. As pessoas que amam Hades não o adoram apenas por seus poderes, mas também por causa de seu carisma e sarcasmo ácido. Para além de seus grandes poderes, Hades possui também uma enorme lábia, capaz de convencer pessoas a fazerem acordos com ele e, logo em seguida, rir da cara delas por aceitarem tais ofertas. Seus métodos de enganação são extremamente bem planejados e seus comentários irônicos são sempre bem-vindos.

DR. FACILIER

O Homem das Sombras de Nova Orleans é uma das personagens mais sombrias dessa lista, dotado de vários dons que, sejamos justos, pertencem mais os seus "amigos do outro lado" do que a ele mesmo. Ainda assim, Facilier é um mestre do vodu, com poderes que vão desde a ilusão e a transformação até o controle de sombras e seres das trevas para exercer a sua vontade, fazendo dele um vilão perigoso de se lidar.

O único problema com os poderes do Dr. Facilier é que, pelo fato de que eles vem dos espíritos do outro lado, é preciso ter cuidado com os abusos que se pode cometer quando os estiver usando. Espíritos são um tipo de ser que não gosta de ser enganado, e quando eles te oferecem algum dom especial, eles esperam alguma coisa em troca. Para o seu bem, é melhor que você consiga entregar o que prometeu a eles.

ELSA

Sim, eu vou fazer vocês se lembrarem de "Let It Go". Peço o perdão de todos, mas é necessário para falarmos de uma personagem mágica da Disney que, nos últimos anos, conquistou uma posição de imenso destaque entre as personagens femininas do estúdio. Elsa é realmente uma princesa única dentro da Disney por seu caráter mais independente, mas também por seus poderes de criar e manipular o gelo e a neve. Poderes que, a princípio causam enormes problemas para o seu reino.

Frozen é bastante eficaz em nos lembrar que é preciso ter responsabilidade sobre seus poderes. Ao mesmo tempo, é um filme que nos maravilha com as inúmeras possibilidades que tais poderes podem oferecer. Desde momentos de pura diversão até a criação de instrumentos de defesa, a manipulação do gelo é fantástica para uma série de coisas, desde que você saiba como controlar esses poderes de forma que eles não criem um inverno permanente em seu reino. Mas tudo vale a pena, se você tiver a possibilidade de cantar uma canção que as pessoas vão ficar repetindo por anos após o seu lançamento.

MAUI

Mais uma entidade divina a entrar para a nossa lista. Maui é um poderoso semideus dos povos da Polinésia que, de acordo com a história de Moana, teria removido o coração de Tefiti de seu local de descanso para dar seus poderes aos humanos, gerando assim uma série de eventos que despertou Te Ka e provocou o cataclismo das ilhas. Para se redimir, Maui se une a Moana e usa seus incríveis poderes de transformação para enfrentar esse mal e devolver a joia.

Além de uma enorme força e grande capacidade de luta, Maui também conta com esses fantásticos poderes de transformação, que o permitem assumir a forma de qualquer animal que desejar, seja um tubarão, um beija-flor, um peixinho, uma águia ou mesmo uma baleia. Adaptando seus interesses à situação, ele é capaz de enfrentar até o maior dos vilões, mesmo que seu controle sobre suas transformações muitas vezes precisem de um novo treinamento para ficarem em dia.

SISU

A última entidade mágica da Disney na nossa lista é a dragão Sisu, de Raya e o Último Dragão. Nas lendas de Kumandra, é dito que cada dragão possui uma habilidade única, sendo o poder de Sisu o controle sobre a água. Ao juntar os fragmentos da gema que seus irmãos lhe confiaram, no entanto, ela é capaz de usar os dons deles também, combinando poderes que vão da transformação em humana até o domínio de uma poderosa névoa que esconde seus amigos do perigo.

Os poderes de Sisu são belos, criando momentos magníficos com o seu domínio sobre as águas e garantindo que mesmo alguém inseguro como ela consiga atravessar a perigosa jornada através de Kumandra para resgatar os fragmentos da Gema. Mas Sisu também possui outro poder que a ajuda a prosseguir em sua missão: sua enorme confiança e positivismo, que em vários momentos a coloca em situações perigosas e confusões no mundo humano, mas que acaba afetando os humanos que a acompanham e cria laços duradouros entre pessoas de regiões extremamente diferentes do reino.

Esses são algumas das grandes personagens mágicas da Disney. Ao longo de séculos, o estúdio conseguiu trabalhar a magia de uma forma a sempre encantar e surpreender o seu público, seja ela usada por heróis ou por vilões. Encanto deve trazer uma grande quantidade de novos personagens a essa galeria, e seus feitos devem, como os outros personagens acima, maravilhar os espectadores e nos fazer desejar que pudéssemos ter essas habilidades para nós mesmos.

confira o trailer

Análise & Opinião

De encantos de transformação maravilhosos à manipulação do gelo, são inúmeros os personagens da Disney que nos conquistaram com seus poderes mágicos incríveis. Relembre alguns dos personagens mais encantadores da Disney e seus melhores momentos.

escrito por
Luis Henrique Franco
25/11/2021
nascimento

De encantos de transformação maravilhosos à manipulação do gelo, são inúmeros os personagens da Disney que nos conquistaram com seus poderes mágicos incríveis. Relembre alguns dos personagens mais encantadores da Disney e seus melhores momentos.

escrito por
Luis Henrique Franco
25/11/2021

Desde o princípio do cinema, a magia foi um elemento presente principalmente no gênero de fantasia, de aventura e em diversas animações. Constituindo um mundo não-real onde a introdução de elementos fantásticos é mais facilmente aceita, as animações se tornaram uma casa segura para a exploração de magias e poderes especiais por diversos personagens. E como um dos principais estúdios por trás de desenhos animados do último século, a Disney foi a principal responsável por trazer vários dos personagens mágicos mais icônicos que já vimos no cinema.

Com o propósito de maravilhar um público jovem e despertar a imaginação de crianças, esses personagens possuíam vastos poderes que divertiam e encantavam, ou aterrorizavam a audiência. E agora, a Disney se prepara para dar boas-vindas à sua nova família de pessoas com dons mágicos, a família Madrigal, de Encanto, na qual todos os seus membros (exceto Mirabel), possuem algum dom especial. Para receber essa nova família, vamos relembrar alguns dos personagens mágicos mais amados da Disney, assim como alguns momentos em que seus poderes foram usados de forma mais espantosa.

MICKEY (FANTASIA)

Isso pode parecer um pouco como trapaça. No geral, Mickey não é um personagem mágico da Disney. Entretanto, o rato mais famoso do entretenimento teve o seu momento de glória no clássico Fantasia, que interpretou obras musicais famosas na forma de animações únicas do estúdio. E em uma delas, que retrata a história da obra "O Aprendiz de Feiticeiro", Mickey teve acesso a grandes poderes mágicos, mesmo que tenha se esquecido das enormes responsabilidades.

A verdade é que todos nós gostaríamos de simplesmente vestir um chapéu de bruxo e usar nossos dons para dar vida a objetos inanimados e colocá-los para trabalhar. Por que usar eu a vassoura se eu posso fazer dela minha serviçal? Magia definitivamente facilitaria muito nossas vidas, mas é importante não cedermos à soberba. Mickey deixou-se levar pelas possibilidades de seus vastos poderes, mas se esqueceu de que não tinha controle sobre as magias que estava lançando, o resultado foi que a vassoura nunca parou de encher o poço de água, causando uma enorme enchente dentro da casa do bruxo.

FADA MADRINHA

Vamos começar com uma personagem clássica e já muito conhecida. Presente en vários dos contos que inspiraram os filmes da Disney, a Fada Madrinha é uma figura mística que surge na vida de algumas personagens e lhes concede qualquer desejo que tal pessoa tenha. É bastante útil em casos de urgência, mas algumas de suas magias apresentam algumas imposições estranhas. Tomando como exemplo a principal representante desse grupo, a Fada Madrinha de Cinderella.

É inegável que seus poderes sejam algo que toda pessoa deseje. Imagine poder transformar qualquer coisa em algo que você deseje, criar um lindo vestido para si próprio, transformar animais pequenos em corcéis elegantes e abóboras em carruagens maravilhosas. Existe, porém, aquele pequeno probleminha de que, à meia-noite, tudo isso volta à sua forma original. Um inconveniente, sem dúvida, mas convenhamos que, quando você tem o poder de criar magicamente tudo aquilo que deseja, um limite de tempo parece um preço justo a se pagar pela magia.

PETER PAN

Outro grande personagem mitológico que a Disney trouxe para seus filmes foi o Peter Pan. São inúmeras as fábulas do garoto voador que mora na Terra do Nunca ao lado de fadas e crianças perdidas. Da mesma forma, são inúmeros os seus poderes mágicos, incluindo sua capacidade de voar e de usar o pó de fada para fazer com que outras pessoas também consigam voar, sua grande imaginação para travessuras, sua sombra que se desprende de seu corpo e, é claro, a capacidade de nunca envelhecer.

Agora, se você acompanha outros filmes além da Disney, é provável que a capacidade de nunca envelhecer não pareça algo tão atrativo. Imortalidade pode ser um grande fardo após séculos e séculos de vida (ao menos é isso que outros filmes demonstraram). Mas quem não gostaria de voar e de levar seus amigos em aventuras engraçadas e alucinantes, visitar terras encantadas e se divertir com outros seres mágicos que se acreditava viverem apenas na nossa imaginação. Além disso, a ideia de ter em sua própria sombra um companheiro constante, capaz de tantas travessuras quanto você, é bastante interessante também.

MALÉVOLA

Não são apenas os mocinhos da Disney que possuem grandes poderes mágicos. Vários de seus vilões mais icônicos também são dotados de capacidades surpreendentes, que chocam e aterrorizam o público. Malévola é uma dessas, e seus dons lhe conquistaram um lugar entre as vilãs mais icônicas da Disney. Uma bruxa poderosíssima, Malévola é capaz de tecer grandes maldições que, apesar de todos os esforços, se concretizam no final. Ela também possui uma série de poderes das trevas, incluindo a capacidade de se transformar em seres sombrios.

Como vilã, ela atraiu um grande número de fãs que, apesar de amá-la, provavelmente (assim espero) não desejam ser como ela. Sim, seus poderes são extraordinários, mas lançar maldições de morte sobre bebês recém-nascidos não é algo que (assim espero) a maioria das pessoas deseje fazer. Os poderes de transformação, por outro lado, são algo que quase todo mundo iria desejar ter. Quer dizer, a mulher consegue se transformar em um enorme dragão negro. Quem não iria querer ter esse poder?

GÊNIO

O personagem mágico clássico dos anos noventa, o Gênio é talvez um dos seres mais poderosos no panteão da Disney. Isso porque seus poderes são praticamente ilimitados, salvo algumas regras mínimas que, na prática, não limitam tanto assim as possibilidades. O maior empecilho para o personagem é que, por estar acorrentado à lâmpada mágica, ele deve cumprir com aquilo que seu amo ordenar, ao invés de fazer o que bem entender com seus poderes.

Ainda assim, considerando que o Gênio pode fazer alguém ser rico da noite pro dia, se tornar um gigante destruidor e ajudar alguém a escapar de situações bastante arriscadas, seus poderes são extremamente fenomenais. Ele pode, inclusive, transferir seus poderes para outra pessoa, tornando-a tão poderosa quanto ele. Com todas as oportunidades listadas, o Gênio sem dúvida é um amigo como nenhum outro.

HADES

Deuses também contam como criaturas dotadas de poderes mágicos. Nesse caso, vamos incluir nessa lista o deus da Disney que mais pessoas amam: Hades, o vilão do filme Hércules. E na verdade, é até uma grande escolha, visto que os poderes de Hades são vastos, conferindo-lhe a capacidade de comandar os mortos, criar grandes labaredas de fogo por todo o seu corpo, libertar titãs de sua prisão e sugar os poderes de semideuses através de um simples acordo entre partes. Tudo isso confere a ele capacidades extremamente dignas para o deus dos mortos.

Mas vamos confessar. As pessoas que amam Hades não o adoram apenas por seus poderes, mas também por causa de seu carisma e sarcasmo ácido. Para além de seus grandes poderes, Hades possui também uma enorme lábia, capaz de convencer pessoas a fazerem acordos com ele e, logo em seguida, rir da cara delas por aceitarem tais ofertas. Seus métodos de enganação são extremamente bem planejados e seus comentários irônicos são sempre bem-vindos.

DR. FACILIER

O Homem das Sombras de Nova Orleans é uma das personagens mais sombrias dessa lista, dotado de vários dons que, sejamos justos, pertencem mais os seus "amigos do outro lado" do que a ele mesmo. Ainda assim, Facilier é um mestre do vodu, com poderes que vão desde a ilusão e a transformação até o controle de sombras e seres das trevas para exercer a sua vontade, fazendo dele um vilão perigoso de se lidar.

O único problema com os poderes do Dr. Facilier é que, pelo fato de que eles vem dos espíritos do outro lado, é preciso ter cuidado com os abusos que se pode cometer quando os estiver usando. Espíritos são um tipo de ser que não gosta de ser enganado, e quando eles te oferecem algum dom especial, eles esperam alguma coisa em troca. Para o seu bem, é melhor que você consiga entregar o que prometeu a eles.

ELSA

Sim, eu vou fazer vocês se lembrarem de "Let It Go". Peço o perdão de todos, mas é necessário para falarmos de uma personagem mágica da Disney que, nos últimos anos, conquistou uma posição de imenso destaque entre as personagens femininas do estúdio. Elsa é realmente uma princesa única dentro da Disney por seu caráter mais independente, mas também por seus poderes de criar e manipular o gelo e a neve. Poderes que, a princípio causam enormes problemas para o seu reino.

Frozen é bastante eficaz em nos lembrar que é preciso ter responsabilidade sobre seus poderes. Ao mesmo tempo, é um filme que nos maravilha com as inúmeras possibilidades que tais poderes podem oferecer. Desde momentos de pura diversão até a criação de instrumentos de defesa, a manipulação do gelo é fantástica para uma série de coisas, desde que você saiba como controlar esses poderes de forma que eles não criem um inverno permanente em seu reino. Mas tudo vale a pena, se você tiver a possibilidade de cantar uma canção que as pessoas vão ficar repetindo por anos após o seu lançamento.

MAUI

Mais uma entidade divina a entrar para a nossa lista. Maui é um poderoso semideus dos povos da Polinésia que, de acordo com a história de Moana, teria removido o coração de Tefiti de seu local de descanso para dar seus poderes aos humanos, gerando assim uma série de eventos que despertou Te Ka e provocou o cataclismo das ilhas. Para se redimir, Maui se une a Moana e usa seus incríveis poderes de transformação para enfrentar esse mal e devolver a joia.

Além de uma enorme força e grande capacidade de luta, Maui também conta com esses fantásticos poderes de transformação, que o permitem assumir a forma de qualquer animal que desejar, seja um tubarão, um beija-flor, um peixinho, uma águia ou mesmo uma baleia. Adaptando seus interesses à situação, ele é capaz de enfrentar até o maior dos vilões, mesmo que seu controle sobre suas transformações muitas vezes precisem de um novo treinamento para ficarem em dia.

SISU

A última entidade mágica da Disney na nossa lista é a dragão Sisu, de Raya e o Último Dragão. Nas lendas de Kumandra, é dito que cada dragão possui uma habilidade única, sendo o poder de Sisu o controle sobre a água. Ao juntar os fragmentos da gema que seus irmãos lhe confiaram, no entanto, ela é capaz de usar os dons deles também, combinando poderes que vão da transformação em humana até o domínio de uma poderosa névoa que esconde seus amigos do perigo.

Os poderes de Sisu são belos, criando momentos magníficos com o seu domínio sobre as águas e garantindo que mesmo alguém inseguro como ela consiga atravessar a perigosa jornada através de Kumandra para resgatar os fragmentos da Gema. Mas Sisu também possui outro poder que a ajuda a prosseguir em sua missão: sua enorme confiança e positivismo, que em vários momentos a coloca em situações perigosas e confusões no mundo humano, mas que acaba afetando os humanos que a acompanham e cria laços duradouros entre pessoas de regiões extremamente diferentes do reino.

Esses são algumas das grandes personagens mágicas da Disney. Ao longo de séculos, o estúdio conseguiu trabalhar a magia de uma forma a sempre encantar e surpreender o seu público, seja ela usada por heróis ou por vilões. Encanto deve trazer uma grande quantidade de novos personagens a essa galeria, e seus feitos devem, como os outros personagens acima, maravilhar os espectadores e nos fazer desejar que pudéssemos ter essas habilidades para nós mesmos.

ARTIGOS relacionados

deixe seu comentário