Separamos 15 dicas importantes para garantir que você continue vivo durante o halloween!
Mais um Dia das Bruxas está chegando. Chegou a hora de todos os monstros, bruxas e fantasmas saírem de suas covas, a época dos sustos e das fantasias horripilantes. Um dia perfeito para relembrar alguns grandes filmes de terror que marcaram o cinema. Mas, diante da quantidade gigantesca de pessoas que já foram mortas nesses filmes, deixamos aqui o nosso aviso de cautela.
Com tantos monstros de terror já criados, selecionamos algumas dicas para que todos vocês consigam sobreviver sem preocupação durante essa noite de terror. Recomendamos que essas dicas sejam seguidas. Como dissemos, muitas pessoas foram pegas por esses monstros e tiveram destinos terríveis, mas muitas dessas vítimas teriam sobrevivido se, simplesmente, seguissem essas regras.
1. EVITE ESPAÇOS MUITO FECHADOS
Tenha sempre em mente que qualquer monstro, mesmo aqueles que claramente são maiores do que você, podem ter maior facilidade para se meterem em locais de difícil locomoção. Por isso, corredores apertados, espaços onde você não consiga ficar de pé, locais com muitas esquinas e viradas devem ficar fora dos seus planos de passeio. Prefira um campo aberto, uma sala espaçosa, locais onde, pelo menos, você consiga correr e se esconder.
Entrar em dutos de ventilação é a pior coisa que você pode fazer. Não há espaço para locomoção rápida ou manobras de defesa, e você fica à mercê da escuridão lá dentro, sem conseguir ver direito o que está se passando e sendo facilmente encurralado. Nosso amigo, Capitão Dallas, mostra os problemas de se meter em um espaço muito apertado.
2. NÃO É SÓ UM LIVRO
Sabe aquela famosa curiosidade humana de mexer em coisas, ler o que está escrito nelas? Então... Não ceda a ela. Mantenha-se longe de artefatos antigos, cubos, esferas, caixas velhas e, principalmente, livros antigos. Quanto mais antigo o livro, mais longe dele você deve ficar. Vai saber o tipo de coisa que foi escrito nele.
Essa dica é extremamente válida para objetos que venham de regiões famosas por suas mitologias e maldições. Geralmente, nesses locais, os livros possuem alguns encantamentos que, para o bem de todos nós, meros mortais, não deveriam nunca ser lidos.
Caso você ainda esteja se perguntando “o que pode ocorrer se lermos um simples livro antigo?”, temos aqui o caso da nossa amiga Evelyn, que decidiu ler algumas coisinhas vindas do Antigo Egito e... bom, vejam por si mesmos.
3. FIQUE COM SEUS AMIGOS
Não dá para entender o motivo disso, mas, em face a um perigo iminente, as pessoas costumam se afastarem umas das outras. Isso é um grande erro, muito grande. “Ah, mas eu quero investigar...”. Sua vida não vale isso. “Ah, mas eu não gosto de fulano”. Você gosta da sua vida, não é? Então, fiquem juntos apenas até o perigo passar. Pensem bem: já não é difícil para os monstros e os assassinos pegarem suas vítimas quando elas estão juntas, e vocês vão facilitar o trabalho deles se separando e deixando eles pegarem um por um?
Separação sempre resulta em morte. Em contrapartida, é muito difícil ver alguém sendo morto em filmes de terror quando todos estão juntos (embora às vezes aconteça). Para que dar chances ao azar? Fique sempre perto dos seus companheiros. Hawkins não seguiu esse conselho, saiu correndo no meio da mata, se afastou de todo mundo, e se deu mal...
4. NUNCA TENTE LUTAR COM O MONSTRO
Vamos admitir a verdade: criaturas de filmes de terror são sempre maiores e mais fortes do que vocês e, quando não o são, geralmente não jogam limpo na hora de lutar. Por isso, não é uma boa ideia tentar armar uma luta contra esses caras, especialmente uma luta corpo a corpo. Se você não tiver nenhuma arma consigo, então essa ideia nem deveria passar pela sua cabeça! Esqueça a questão da força maior, e apenas pense: essas criaturas são especializadas na arte de matar.
A opção sempre será fugir diante desses seres. Brigar com eles é exatamente o que muitos deles esperam, e a maior probabilidade de você se dar mal. Se ao menos alguém tivesse dito isso para o Julius...
5. O MAR ESTÁ FORA DE COGITAÇÃO
Seres estranhos vivem no mar. Seres incrivelmente perigosos, muitos dos quais podem acabar com sua vida. Ainda assim, as pessoas, por algum motivo, curtem entrar no mar para se refrescar, sozinhas, à noite e sem a menor noção do que às espera.
Tudo bem. O mar é um local de diversão e relaxamento, principalmente no verão. É fácil entender porque algum jovem iria querer se aventurar nesse ambiente perigoso. o gosto por se divertir, se apaixonar, pode levar pessoas a isso. Ainda assim, cuidado com as águas onde vocês entram.
Chrissie deveria ter seguido esse conselho. Infelizmente, o pequeno namoro com um rapaz na praia não terminou muito bem...
6. NÃO ATENDA!
Se você estiver sozinho(a) em casa e o telefone tocar, aja com cautela. Ao primeiro sinal de que se trata de alguém que você não conhece, desligue, chame a polícia e se tranque em algum lugar seguro. Não fique de conversa com a pessoa, tentando descobrir quem ela é e o que ela quer.
A situação se complica se a pessoa que te liga começa a perguntar sobre seus filmes de terror, quais os seus preferidos e coisas afim. É sério. Não dê corda para esse tipo de conversa. Só acaba em problema. Quer um exemplo? Veja o que aconteceu com a coitada da Casey Becker.
7. NÃO FALE COM ESTRANHOS
Essa é uma regra de ouro, que vale tanto para a vida real quanto para o terror. Deve até ser meio óbvio que, em plena noite de Halloween, qualquer um que você não conheça, que você não sabe se é amigo de seus familiares ou algum antigo conhecido, mantenha-se distante dessa pessoa, especialmente se ela parecer um pouco... esquisita.
Pode não ser nada demais, mas quando o terror toma conta de tudo, todo o cuidado é pouco em relação àqueles com quem se anda. E, se essa pessoa se encontrar em um lugar completamente anormal (um bueiro, por exemplo), aí é que você corre mesmo. Lembrem-se sempre do que aconteceu ao pequeno Georgie.
8. DURMA BEM POUCO
Os monstros, fantasmas e assassinos sempre irão atacar quando você estiver mais vulnerável e menos atento. Por isso, é bom evitar dormir muito nesse Halloween. Esteja atento mesmo na hora de tirar um cochilo, e pronto para reagir ao menor sinal de que algo está estranho.
Lembre-se que fantasmas e criaturas das trevas nunca avisam quando vão chegar. Elas simplesmente chegam e te levam para um lugar pior. O fato de atacarem mais à noite só torna ainda mais importante que você não durma. Mantenha os olhos sempre bem abertos, ou pode acontecer com você o mesmo que aconteceu com a Kris.
9. NADA DE BONECOS!
Bonecos são assustadores por si próprio, isso é fato. Eles estão sempre olhando, observando silenciosamente cada passo que você dá, gerando um desconforto gigantesco. Mas, se estamos falando de filmes de terror, essa situação se torna muito mais complicada. Na moral, quem gostaria de conviver com um boneco dentro de um filme de terror?
E eu não sei se vocês já repararam, mas demônios e fantasmas têm uma atração muito grande por bonecos e adoram entrar em seus corpos sem vida e atormentarem cidadãos inocentes, ou mesmo matá-los. Um conselho para o Halloween? Se desfaça de seus bonecos, ou você pode acabar que nem o John.
10. DEIXE OS ANIMAIS MONSTRUOSOS EM PAZ
É impressionante como existem pessoas sem inteligência no mundo. Em um momento, é relatada a existência de algum ser monstruoso, capaz de devorar um humano facilmente, e qual é a primeira reação de algumas pessoas? Procurar e caçar o bicho para poder vendê-lo e obter fama com ele. É um absurdo gigantesco. Se o animal está vivendo no seu habitat natural, deixe-o viver lá! Não procure confusão onde não existe uma.
Por trás de tudo isso, existe sim um lado que vê a caça como algo errado e preza pela preservação dos animais. Mas também tem uma outra questão: Estamos falando de feras capazes de te devorar em um segundo. Por que se arriscar? Não caia na lábia de pessoas cheias de cobiça que tentam iludir com promessas de dinheiro. Gary foi seguir as dicas de um velho louco, e veja só no que deu...
11. FIQUE EM LOCAIS CLAROS
A escuridão é amiga dos espíritos e dos demônios. É o ambiente perfeito para eles, visto que nossos olhos nos enganam muito quando estamos diante de um local escuro. Portanto, esse é o local perfeito para uma emboscada, o que nos leva à questão: mantenha as luzes acesas.
E não tente bancar o esperto. Uma vela até ilumina, mas muito pouco. Não dá para se comparar a ter uma sala inteira bem iluminada. Qualquer ponto escuro é esconderijo para essas criaturas, e tanto velas quanto lanternas são instrumentos que acabam por deixar muitos locais mal iluminados. Por isso, se for entrar em um lugar muito escuro, certifique-se de que há uma luz que pode ser acendida, ou você pode acabar como a Carolyn Perron.
12. SE ALGUÉM TE DISSER QUE É UM MONSTRO, ACREDITE
Histórias de monstros podem ser ficções bobas depois que você já está crescido e é completamente besta acreditar que alguém possa ser uma criatura das trevas de verdade. Mas será mesmo?
A princípio, quando alguém te diz que é um monstro, você ri ou chama um psicólogo. Isso é uma reação natural, mas estamos falando de Halloween e de filmes de terror. Qualquer coisa pode acontecer.
Então, como evitar ser pego de surpresa por um possível monstro? É difícil de dizer, mas, se alguém te disser que é um monstro, não é muito recomendável que você o tranque em uma sala cheia de pessoas. Se ao menos esses renomados doutores tivessem nos dado ouvidos.
13. CRIANÇAS SÃO PROBLEMAS
Imagine você e sua família, passando uma maravilhosa temporada em um luxuoso hotel. Parece paradisíaco, mas aí seu filho começa a dizer que viu os fantasmas de duas meninas gêmeas. Sabemos bem que crianças gostam de criar histórias e que podem ser um pouco esquisitas. Mas estamos falando esse texto todo de fantasmas, e quando se trata do fantasma de crianças, aí a situação se complica mesmo.
Crianças fantasmagóricas são assustadoras. Não é natural ver fantasmas de pessoas tão jovens, o que significa que algo muito errado aconteceu com elas. Por isso, fique longe de lugares onde crianças macabras perambulam. E, se o seu filho disser que viu crianças estranhas perambulando pelo local, saia de lá. Não faça que nem a família Torrance.
14. É SÉRIO, CRIANÇA É UM PROBLEMA: TRANQUE SEU IRMÃO
O problema com crianças nos filmes de terror é que, quando elas não se metem em problemas que forçam você a arriscar sua vida, elas são o problema principal, geralmente se aliando a criaturas diabólicas, achando que fantasmas são seus novos amiguinhos imaginários ou simplesmente sendo meio loucas.
É algo natural nos filmes de terror: crianças vão causar problemas e colocar você em perigo. Algumas delas, porém, vão um pouco além e se tornam realmente perigosas, capazes inclusive de matar você e aqueles que estão próximos. Esse é justamente o caso do jovem Michael Myers.
Por isso, nosso conselho para esse Halloween é: fique de olho no seu irmão. Não deixe que ele pegue você desprevenido, principalmente se suas intenções foram fazer amor com seu namorado (isso também violaria um preceito básico dos filmes de terror, mas...). A irmã de Michael, Judith, não seguiu nossos conselhos.
15. E, ACIMA DE TUDO... SE FOR VÍTIMA DE UM ATAQUE, NÃO FIQUE NA MESMA CIDADE!
Vamos lá, sejam honestos! Quem gostaria de permanecer na mesma casa, na mesma rua ou na mesma cidade onde sua vida foi ameaçada. Não só pelas memórias, mas também pelo constante pressentimento de que algo ruim vai tornar a acontecer. Ninguém se sentiria bem morando em um lugar onde várias tragédias aconteceram.
Além disso, sempre tenha em mente aquele sentimento de que algo ruim vai acontecer, porque provavelmente vai. É sério, seus terrores do passado sempre saberão onde te encontrar na velha cidade, tanto metafórica quanto realmente.
Por isso, não fique esperando pelo azar. Assim que conseguir, mude-se. A menos que você seja a Laurie Strode, personagem principal da primeira versão de Halloween e que estará de volta na nova sequência da franquia, que trará tanto ela quanto Michael Myers se enfrentando anos após o seu primeiro encontro.
Espero que esse guia tenha ajudado. Lembrem-se de seguir essas regras e poderão fazer uma maratona de terror segura no Halloween. Existe alguma dica que esquecemos de mencionar? Deixe nos comentários!