No items found.

Artigo em Lista

Artigo em Lista

Natal na TV: os melhores episódios natalinos de séries

24/12/2020

O Natal está chegando. Essa é a época da esperança, da amizade, dos presentes, e também dos episódios especiais de algumas das séries mais adoradas da tv. Confira!

escrito por
Luis Henrique Franco

O Natal está chegando. Essa é a época da esperança, da amizade, dos presentes, e também dos episódios especiais de algumas das séries mais adoradas da tv. Confira!

escrito por
Luis Henrique Franco
24/12/2020

O Natal chegou! É a hora de celebrar ao lado de família e amigos essa data tão festiva, marcada pela amizade, a esperança e os presentes. Mas além disso, essa também é uma data para se assistir aos episódios especiais das suas séries favoritas!

Episódios especiais são algo extremamente comum nas séries, principalmente nas sitcoms e nas produções extremamente populares. É uma forma de colocar as séries em sintonia com seu público, celebrando a mesma data que eles a partir de tramas que trazem aspectos muito comuns da respectiva data. Entre os principais episódios especiais existentes, estão os de Halloween, Ação de Graças (nos Estados Unidos) e, principalmente, o Natal.

Para essa data tão festiva, selecionamos alguns episódios de séries que se tornaram marcantes e que são divertidos de revisitar nessa época do ano. Confira!

"THE ONE WITH THE HOLIDAY ARMADILLO" - FRIENDS

Friends foi, e ainda é até hoje, uma das séries de comédia mais populares de todos os tempos. Ao longo de suas 10 temporadas, era comum que, em determinadas datas, fossem feitos episódios especiais como uma forma de celebração. No episódio 10 da sétima temporada, ocorreu a celebração do Natal daquele ano, que abordou a tentativa de Ross (David Schwimmer) de introduzir seu filho Ben (Cole Sprouse) à celebração do Hanukkah.

Achando que o tempo que seu filho passa com sua ex-mulher Carol (Jane Sibbett) o faz se afastar de algumas tradições que ele segue, Ross pretende usar o Natal, dia em que ele tem o direito de ficar com Ben, para ensinar a seu filho sobre o Hanukkah. Para isso, ele busca uma fantasia de Papai Noel, para que o ensinamento possa ser mais receptivo para seu filho. No entanto, todas as fantasias de Noel já foram compradas ou alugadas, o que força Ross a improvisar com uma vestimenta de tatu.

O episódio é engraçado principalmente pelo fato de que, mais uma vez, Ross está levando seu desejo a extremos ridículos e, mais uma vez, seus esforços rendem poucos frutos. Seja pelo pouco interesse de Ben no Hanukkah ou pela presença de Chandler (Matthew Perry) vestido de Papai Noel, todas as suas tentativas parecem dar errado, resultando em uma boa dose de frustração cômica do personagem. esse episódio, no entanto, é também uma visão interessante sobre a existência de diferentes formas de celebração em culturas diferentes e sobre a introdução de crianças a determinados seguimentos religiosos.

"SYMPHONY OF ILLUMINATION" - HOW I MET YOUR MOTHER

Como a maioria das sitcoms, How I Met Your Mother possui especiais de Natal regulares em quase todas as temporadas, com alguns se destacando mais do que outros. Esse caso específico, porém, parece deixar a comédia um pouco de lado e tratar de um aspecto mais emotivo, trabalhando esperança e consolo como sua mensagem principal.

"Symphony of Illumination" é o 12° episódio da sétima temporada, e retoma o momento de suspense do capítulo anterior, quando Robin (Cobie Smulders), anuncia a Barney (Neil Patrick Harris) que ela acha que está grávida. O episódio começa com uma narração de Robin para seus dois filhos (que imita a abertura usual com a narração feita por Ted), contando como foi a revelação dessa notícia para os dois. Conforme o episódio avança, descobrimos que não só Robin não está grávida, como ela também nunca poderá ter filhos. A partir desse momento é que o caráter cômico do episódio é deixado de lado em favor de um mais dramático.

How I Met Your Mother não é estranha a trocar o cômico pelo sério e até mesmo pelo melancólico. Esses episódio de Natal causa um choque bastante forte no público, mas também estabelece um desfecho agradável quando Ted (Josh Radnor), ao perceber que Robin está aflita com alguma coisa, enfeita todo o apartamento dela para tentar animá-la. Mais do que alguma mensagem totalmente voltada apenas para as festividades natalinas, esse episódio trata de amizade, de dar consolo a aqueles que necessitam e de manter aqueles que lhe são queridos juntos de si.

"A VERY SUPERNATURAL CHRISTMAS" - SUPERNATURAL

A celebração do Natal não é algo que apenas as Sitcoms podem fazer. Séries de mistério e terror também podem entrar na brincadeira, oferecendo uma visão um pouco mais assustadora dessa data tão festiva. E que série de mistério e terror foi mais bem sucedida do que Supernatural, a saga dos irmãos Winchester.

No episódio 8 da terceira temporada, Dean Winchester (Jensen Ackles) procura alguma forma de celebrar o Natal ao lado de seu irmão Sam (Jared Padalecki), visto que este será o último Natal que ele passará enquanto vivo. Enquanto discutem sobre a possibilidade de celebrar a data e as memórias de ambos sobre os Natais vividos enquanto crianças, os irmãos Winchester investigam uma série de desaparecimentos em que pessoas são puxadas pelas chaminés de suas casas. Logo, os dois descobrem que os responsáveis por esses feitos são um casal de deuses pagãos, que tentam retomar os sacrifícios rituais que eram feitos em sua homenagem na data há mais de dois mil anos atrás.

O capítulo é divertido por misturar a tradição natalina a um conto de suspense e horror, além de reviver o passado pagão da data festiva e apresentar como a data era festejada em outras culturas antes do Cristianismo. Mas além disso, o episódio possui um clima bastante melancólico devido à situação de Dean, e faz um bom trabalho em explorar a conexão dos dois irmãos e o amor do público por eles para criar um momento dramático em que o final é bastante agridoce.

"CAN'T FIX CRAZY" - ORANGE IS THE NEW BLACK

Embora não tenha se tornado algo recorrente na série, Orange Is The New Black possui um episódio passado no Natal. Pode não ser um episódio propriamente natalino, mas o último capítulo da primeira temporada certamente apresenta temas relevantes e mostra a celebração ocorrida dentro do presídio de Lichtfiled.

Como já disse, a trama não é bem natalina. O foco, na realidade, é a tentativa de Piper (Taylor Schilling) de se manter viva após ser ameaçada por Pensatucky (Taryn Manning). Sem um lugar para se esconder e completamente sozinha após tanto o seu marido (Jason Biggs) quanto sua ex-amante Alex (Laure Prepon) a abandonarem, ela precisa se valer de todos os meios possíveis para proteger a sua vida contra a fúria do radicalismo religioso de Pensatucky.

Certamente não é o enredo mais natalino possível. Contudo, em paralelo a essa história principal, corre também a história do ensaio das presidiárias para se apresentarem no Natal. Cada uma delas apresenta um número que será levado a uma adaptação do Nascimento de Cristo, e o destaque principal seria dado Suzanne (Uzo Aduba), que deveria cantar na apresentação principal. A timidez dela, no entanto, a leva a travar diante do palco, forçando Norma (Annie Golden) a assumir o seu lugar.

Como eu disse, não é exatamente um episódio especial de Natal, apenas um capítulo que se passa no Natal. No entanto, é divertido ver as detentas planejando toda uma apresentação para celebrar a data, uma das muitas coisas que elas tentam criar para esquecerem um pouco as condições em que se encontram.

"YIPPIE KAYAK" - BROOKLYN NINE-NINE

Quando você mistura natal com uma boa ação policial, o resultado é o filme Duro de Matar, ou então uma homenagem a esse longa. E é exatamente isso o que acontece no episódio 10 da terceira temporada de Brooklyn Nine-Nine. Misturando elementos do filme de 1988 com a comédia escrachada da série e o fascínio de Jake Peralta (Andy Samberg) pelas aventura de Bruce Willis.

Na trama, Jake, Charles (Joe Lo Truglio) e Gina (Chelsea Peretti) correm para uma loja para fazer compras desesperadas na véspera de Natal, quando são surpreendidos por uma tentativa de roubo que faz todos os outros clientes de reféns. Reconhecendo uma situação semelhante à do seu filme favorito, Jake começa a se animar com a possibilidade de se tornar um verdadeiro John McClaine.

A discussão de se Duro de Matar é ou não um filme natalino já se tornou uma polêmica recorrente, e o fato de o episódio fazer graça dessa discussão é um dos principais pontos cômicos da trama. Além das histórias paralelas dos outros personagens, porém, os fatores mais engraçados são a tentativa de Jake de viver o enredo do filme e suas decepções quando a situação não ocorre como no longa de ação, a forma como Charles não consegue dizer corretamente as frases do filme e a excitação quase infantil de Jake diante de uma situação que deveria ser séria. Só mesmo Brooklyn Nine-Nine para transformar uma das narrativas mais tensas do cinema dos anos 80 em um show de comédia.

"A MIDWINTER'S TALE" - O MUNDO SOMBRIO DE SABRINA

Para a maioria de nós, 25 de dezembro é o Dia de Natal. Para as bruxas de Greendale, no entanto, essa data é a celebração do Solstício de Inverno, uma data extremamente importante para bruxas no mundo todo. E, para as Bruxas do Clã Spellman, é mais chance para se meterem em confusões assustadoras e de grandes consequências para todos envolvidos com ela.

No especial de Natal da série da Netflix O Mundo Sombrio de Sabrina, temos a protagonista (Kiernan Shipka) realizando um ritual contatar sua mãe no limbo. Contudo, a cerimônia acaba trazendo espíritos travessos que colocam em risco a vida dos Spellmann e os colocam em choque com a perigosa bruxa Gryla (Heather Doerksen). Enquanto isso, Susan (Lachlan Watson) é raptada por um perigoso demônio de Yule, que sequestra crianças para aprisionar suas almas em cera.

Seguindo uma tradição da série, o especial de Natal de Sabrina apresenta algumas coisas bem macabras e uma aventura extremamente arrepiante. Mais do que isso, faz um bom trabalho em continuar a construir o mundo das bruxas e suas tradições particulares. O especial, entretanto, não foge das tramas traçadas pela série e continua muitos dos principais arcos da primeira temporada, como o destino da bebê Letícia e a relação de Sabrina com Harvey (Ross Lynch), apresentando alguns dos principais fatores a serem trabalhados na segunda temporada.

"A VERY GLEE CHRISTMAS" - GLEE

Muito além dos presentes e de Papai Noel, o Natal é uma época de compaixão e de ajudar aqueles que precisam. No episódio 10 da segunda temporada, Glee tratou de lembrar a todos os seus fãs sobre isso.

O episódio especial apresenta vários segmentos com tramas próprias. Enquanto o professor Schue (Matthew Morrison) e Finn (Cory Monteith) tentam dar ao Grupo Glee um pouco de espírito natalino e convencê-los a cantar para as salas como uma tentativa de arrecadar dinheiro para a caridade, o grupo fica pasmo ao descobrir que Brittany (Heather Morris) ainda acredita em Papai Noel e se unem ao seu namorado, Artie (Kevin McHale), para tentar manter a magia do Natal viva para ela mais um pouco. O episódio também conta com uma homenagem à história do Grynch, com Sue Sylvester (Jane Lynch) encarnando o papel do espírito anti-natalino.

Cheio de músicas clássicas de Natal e recheado de momentos cômicos e dramáticos, o episódio tem uma boa trama que fala sobre o espírito do Natal e a esperança na magia e no milagre natalino. É também um grande lembrete sobre perdoar e ajudar o próximo nessa época do ano.

"CHRISTMAS PARTY" - THE OFFICE

No episódio 10 da segunda temporada de The Office, acompanhamos a realização de uma festa de Natal na empresa Dunder-Mifflin. Seguindo o formato mockumentary pelo qual a série ficou extremamente conhecida, o episódio mostra desde a preparação da festa a partir do comitê de organização até o evento em si, com a realização de um amigo secreto que logo dá completamente errado e a tentativa de se manter o controle e o espírito elevado em meio a uma festividade fracassada.

The Office tem fama de colocar seus personagens em momentos embaraçosos. No caso desse episódio, acompanhamos o chefe, Michael Scott (Steve Carrell) exagerar por completo devido à culpa por ter demitido um de seus funcionários e recebido um bônus de pagamento. São as ações e as reações exageradas de Michael que acabam estragando a festividade, como extrapolar o preço limite do amigo secreto e comprar um IPod, para logo depois ficar frustrado com o presente que Phyllis (Phyllis Smith) lhe dá e propor que a brincadeira mude para uma de troca de presentes. No fim, a celebração só é "salva" quando ele compra inúmeras garrafas de bebidas alcoólicas, passando por cima da organização feita por Angela (Angela Kinsey).

No geral, é um episódio divertido, que explora ao máximo o nosso embaraço e mesmo a nossa raiva diante de Michael. Não é exatamente correto dizer que é um episódio que termina feliz para todos, apesar de as bebidas certamente animarem a festa. Certamente é um capítulo que mostra os problemas de se tentar super compensar alguma coisa devido a um sentimento de culpa. No final, contudo, nos ajuda bastante a ficar frustrados e irritados com Michael.

No items found.
botão de dar play no vídeo
No items found.

Direção: 
Criação:
Roteirista 1
Roteirista 2
Roteirista 3
Diretor 1
Diretor 2
Diretor 3
Elenco Principal:
Ator 1
Ator 2
Ator 3
saiba mais sobre o filme
saiba mais sobre a série

O Natal está chegando. Essa é a época da esperança, da amizade, dos presentes, e também dos episódios especiais de algumas das séries mais adoradas da tv. Confira!

crítica por
Luis Henrique Franco
24/12/2020

O Natal chegou! É a hora de celebrar ao lado de família e amigos essa data tão festiva, marcada pela amizade, a esperança e os presentes. Mas além disso, essa também é uma data para se assistir aos episódios especiais das suas séries favoritas!

Episódios especiais são algo extremamente comum nas séries, principalmente nas sitcoms e nas produções extremamente populares. É uma forma de colocar as séries em sintonia com seu público, celebrando a mesma data que eles a partir de tramas que trazem aspectos muito comuns da respectiva data. Entre os principais episódios especiais existentes, estão os de Halloween, Ação de Graças (nos Estados Unidos) e, principalmente, o Natal.

Para essa data tão festiva, selecionamos alguns episódios de séries que se tornaram marcantes e que são divertidos de revisitar nessa época do ano. Confira!

"THE ONE WITH THE HOLIDAY ARMADILLO" - FRIENDS

Friends foi, e ainda é até hoje, uma das séries de comédia mais populares de todos os tempos. Ao longo de suas 10 temporadas, era comum que, em determinadas datas, fossem feitos episódios especiais como uma forma de celebração. No episódio 10 da sétima temporada, ocorreu a celebração do Natal daquele ano, que abordou a tentativa de Ross (David Schwimmer) de introduzir seu filho Ben (Cole Sprouse) à celebração do Hanukkah.

Achando que o tempo que seu filho passa com sua ex-mulher Carol (Jane Sibbett) o faz se afastar de algumas tradições que ele segue, Ross pretende usar o Natal, dia em que ele tem o direito de ficar com Ben, para ensinar a seu filho sobre o Hanukkah. Para isso, ele busca uma fantasia de Papai Noel, para que o ensinamento possa ser mais receptivo para seu filho. No entanto, todas as fantasias de Noel já foram compradas ou alugadas, o que força Ross a improvisar com uma vestimenta de tatu.

O episódio é engraçado principalmente pelo fato de que, mais uma vez, Ross está levando seu desejo a extremos ridículos e, mais uma vez, seus esforços rendem poucos frutos. Seja pelo pouco interesse de Ben no Hanukkah ou pela presença de Chandler (Matthew Perry) vestido de Papai Noel, todas as suas tentativas parecem dar errado, resultando em uma boa dose de frustração cômica do personagem. esse episódio, no entanto, é também uma visão interessante sobre a existência de diferentes formas de celebração em culturas diferentes e sobre a introdução de crianças a determinados seguimentos religiosos.

"SYMPHONY OF ILLUMINATION" - HOW I MET YOUR MOTHER

Como a maioria das sitcoms, How I Met Your Mother possui especiais de Natal regulares em quase todas as temporadas, com alguns se destacando mais do que outros. Esse caso específico, porém, parece deixar a comédia um pouco de lado e tratar de um aspecto mais emotivo, trabalhando esperança e consolo como sua mensagem principal.

"Symphony of Illumination" é o 12° episódio da sétima temporada, e retoma o momento de suspense do capítulo anterior, quando Robin (Cobie Smulders), anuncia a Barney (Neil Patrick Harris) que ela acha que está grávida. O episódio começa com uma narração de Robin para seus dois filhos (que imita a abertura usual com a narração feita por Ted), contando como foi a revelação dessa notícia para os dois. Conforme o episódio avança, descobrimos que não só Robin não está grávida, como ela também nunca poderá ter filhos. A partir desse momento é que o caráter cômico do episódio é deixado de lado em favor de um mais dramático.

How I Met Your Mother não é estranha a trocar o cômico pelo sério e até mesmo pelo melancólico. Esses episódio de Natal causa um choque bastante forte no público, mas também estabelece um desfecho agradável quando Ted (Josh Radnor), ao perceber que Robin está aflita com alguma coisa, enfeita todo o apartamento dela para tentar animá-la. Mais do que alguma mensagem totalmente voltada apenas para as festividades natalinas, esse episódio trata de amizade, de dar consolo a aqueles que necessitam e de manter aqueles que lhe são queridos juntos de si.

"A VERY SUPERNATURAL CHRISTMAS" - SUPERNATURAL

A celebração do Natal não é algo que apenas as Sitcoms podem fazer. Séries de mistério e terror também podem entrar na brincadeira, oferecendo uma visão um pouco mais assustadora dessa data tão festiva. E que série de mistério e terror foi mais bem sucedida do que Supernatural, a saga dos irmãos Winchester.

No episódio 8 da terceira temporada, Dean Winchester (Jensen Ackles) procura alguma forma de celebrar o Natal ao lado de seu irmão Sam (Jared Padalecki), visto que este será o último Natal que ele passará enquanto vivo. Enquanto discutem sobre a possibilidade de celebrar a data e as memórias de ambos sobre os Natais vividos enquanto crianças, os irmãos Winchester investigam uma série de desaparecimentos em que pessoas são puxadas pelas chaminés de suas casas. Logo, os dois descobrem que os responsáveis por esses feitos são um casal de deuses pagãos, que tentam retomar os sacrifícios rituais que eram feitos em sua homenagem na data há mais de dois mil anos atrás.

O capítulo é divertido por misturar a tradição natalina a um conto de suspense e horror, além de reviver o passado pagão da data festiva e apresentar como a data era festejada em outras culturas antes do Cristianismo. Mas além disso, o episódio possui um clima bastante melancólico devido à situação de Dean, e faz um bom trabalho em explorar a conexão dos dois irmãos e o amor do público por eles para criar um momento dramático em que o final é bastante agridoce.

"CAN'T FIX CRAZY" - ORANGE IS THE NEW BLACK

Embora não tenha se tornado algo recorrente na série, Orange Is The New Black possui um episódio passado no Natal. Pode não ser um episódio propriamente natalino, mas o último capítulo da primeira temporada certamente apresenta temas relevantes e mostra a celebração ocorrida dentro do presídio de Lichtfiled.

Como já disse, a trama não é bem natalina. O foco, na realidade, é a tentativa de Piper (Taylor Schilling) de se manter viva após ser ameaçada por Pensatucky (Taryn Manning). Sem um lugar para se esconder e completamente sozinha após tanto o seu marido (Jason Biggs) quanto sua ex-amante Alex (Laure Prepon) a abandonarem, ela precisa se valer de todos os meios possíveis para proteger a sua vida contra a fúria do radicalismo religioso de Pensatucky.

Certamente não é o enredo mais natalino possível. Contudo, em paralelo a essa história principal, corre também a história do ensaio das presidiárias para se apresentarem no Natal. Cada uma delas apresenta um número que será levado a uma adaptação do Nascimento de Cristo, e o destaque principal seria dado Suzanne (Uzo Aduba), que deveria cantar na apresentação principal. A timidez dela, no entanto, a leva a travar diante do palco, forçando Norma (Annie Golden) a assumir o seu lugar.

Como eu disse, não é exatamente um episódio especial de Natal, apenas um capítulo que se passa no Natal. No entanto, é divertido ver as detentas planejando toda uma apresentação para celebrar a data, uma das muitas coisas que elas tentam criar para esquecerem um pouco as condições em que se encontram.

"YIPPIE KAYAK" - BROOKLYN NINE-NINE

Quando você mistura natal com uma boa ação policial, o resultado é o filme Duro de Matar, ou então uma homenagem a esse longa. E é exatamente isso o que acontece no episódio 10 da terceira temporada de Brooklyn Nine-Nine. Misturando elementos do filme de 1988 com a comédia escrachada da série e o fascínio de Jake Peralta (Andy Samberg) pelas aventura de Bruce Willis.

Na trama, Jake, Charles (Joe Lo Truglio) e Gina (Chelsea Peretti) correm para uma loja para fazer compras desesperadas na véspera de Natal, quando são surpreendidos por uma tentativa de roubo que faz todos os outros clientes de reféns. Reconhecendo uma situação semelhante à do seu filme favorito, Jake começa a se animar com a possibilidade de se tornar um verdadeiro John McClaine.

A discussão de se Duro de Matar é ou não um filme natalino já se tornou uma polêmica recorrente, e o fato de o episódio fazer graça dessa discussão é um dos principais pontos cômicos da trama. Além das histórias paralelas dos outros personagens, porém, os fatores mais engraçados são a tentativa de Jake de viver o enredo do filme e suas decepções quando a situação não ocorre como no longa de ação, a forma como Charles não consegue dizer corretamente as frases do filme e a excitação quase infantil de Jake diante de uma situação que deveria ser séria. Só mesmo Brooklyn Nine-Nine para transformar uma das narrativas mais tensas do cinema dos anos 80 em um show de comédia.

"A MIDWINTER'S TALE" - O MUNDO SOMBRIO DE SABRINA

Para a maioria de nós, 25 de dezembro é o Dia de Natal. Para as bruxas de Greendale, no entanto, essa data é a celebração do Solstício de Inverno, uma data extremamente importante para bruxas no mundo todo. E, para as Bruxas do Clã Spellman, é mais chance para se meterem em confusões assustadoras e de grandes consequências para todos envolvidos com ela.

No especial de Natal da série da Netflix O Mundo Sombrio de Sabrina, temos a protagonista (Kiernan Shipka) realizando um ritual contatar sua mãe no limbo. Contudo, a cerimônia acaba trazendo espíritos travessos que colocam em risco a vida dos Spellmann e os colocam em choque com a perigosa bruxa Gryla (Heather Doerksen). Enquanto isso, Susan (Lachlan Watson) é raptada por um perigoso demônio de Yule, que sequestra crianças para aprisionar suas almas em cera.

Seguindo uma tradição da série, o especial de Natal de Sabrina apresenta algumas coisas bem macabras e uma aventura extremamente arrepiante. Mais do que isso, faz um bom trabalho em continuar a construir o mundo das bruxas e suas tradições particulares. O especial, entretanto, não foge das tramas traçadas pela série e continua muitos dos principais arcos da primeira temporada, como o destino da bebê Letícia e a relação de Sabrina com Harvey (Ross Lynch), apresentando alguns dos principais fatores a serem trabalhados na segunda temporada.

"A VERY GLEE CHRISTMAS" - GLEE

Muito além dos presentes e de Papai Noel, o Natal é uma época de compaixão e de ajudar aqueles que precisam. No episódio 10 da segunda temporada, Glee tratou de lembrar a todos os seus fãs sobre isso.

O episódio especial apresenta vários segmentos com tramas próprias. Enquanto o professor Schue (Matthew Morrison) e Finn (Cory Monteith) tentam dar ao Grupo Glee um pouco de espírito natalino e convencê-los a cantar para as salas como uma tentativa de arrecadar dinheiro para a caridade, o grupo fica pasmo ao descobrir que Brittany (Heather Morris) ainda acredita em Papai Noel e se unem ao seu namorado, Artie (Kevin McHale), para tentar manter a magia do Natal viva para ela mais um pouco. O episódio também conta com uma homenagem à história do Grynch, com Sue Sylvester (Jane Lynch) encarnando o papel do espírito anti-natalino.

Cheio de músicas clássicas de Natal e recheado de momentos cômicos e dramáticos, o episódio tem uma boa trama que fala sobre o espírito do Natal e a esperança na magia e no milagre natalino. É também um grande lembrete sobre perdoar e ajudar o próximo nessa época do ano.

"CHRISTMAS PARTY" - THE OFFICE

No episódio 10 da segunda temporada de The Office, acompanhamos a realização de uma festa de Natal na empresa Dunder-Mifflin. Seguindo o formato mockumentary pelo qual a série ficou extremamente conhecida, o episódio mostra desde a preparação da festa a partir do comitê de organização até o evento em si, com a realização de um amigo secreto que logo dá completamente errado e a tentativa de se manter o controle e o espírito elevado em meio a uma festividade fracassada.

The Office tem fama de colocar seus personagens em momentos embaraçosos. No caso desse episódio, acompanhamos o chefe, Michael Scott (Steve Carrell) exagerar por completo devido à culpa por ter demitido um de seus funcionários e recebido um bônus de pagamento. São as ações e as reações exageradas de Michael que acabam estragando a festividade, como extrapolar o preço limite do amigo secreto e comprar um IPod, para logo depois ficar frustrado com o presente que Phyllis (Phyllis Smith) lhe dá e propor que a brincadeira mude para uma de troca de presentes. No fim, a celebração só é "salva" quando ele compra inúmeras garrafas de bebidas alcoólicas, passando por cima da organização feita por Angela (Angela Kinsey).

No geral, é um episódio divertido, que explora ao máximo o nosso embaraço e mesmo a nossa raiva diante de Michael. Não é exatamente correto dizer que é um episódio que termina feliz para todos, apesar de as bebidas certamente animarem a festa. Certamente é um capítulo que mostra os problemas de se tentar super compensar alguma coisa devido a um sentimento de culpa. No final, contudo, nos ajuda bastante a ficar frustrados e irritados com Michael.

confira o trailer

Artigo em Lista

O Natal está chegando. Essa é a época da esperança, da amizade, dos presentes, e também dos episódios especiais de algumas das séries mais adoradas da tv. Confira!

escrito por
Luis Henrique Franco
24/12/2020
nascimento

O Natal está chegando. Essa é a época da esperança, da amizade, dos presentes, e também dos episódios especiais de algumas das séries mais adoradas da tv. Confira!

escrito por
Luis Henrique Franco
24/12/2020

O Natal chegou! É a hora de celebrar ao lado de família e amigos essa data tão festiva, marcada pela amizade, a esperança e os presentes. Mas além disso, essa também é uma data para se assistir aos episódios especiais das suas séries favoritas!

Episódios especiais são algo extremamente comum nas séries, principalmente nas sitcoms e nas produções extremamente populares. É uma forma de colocar as séries em sintonia com seu público, celebrando a mesma data que eles a partir de tramas que trazem aspectos muito comuns da respectiva data. Entre os principais episódios especiais existentes, estão os de Halloween, Ação de Graças (nos Estados Unidos) e, principalmente, o Natal.

Para essa data tão festiva, selecionamos alguns episódios de séries que se tornaram marcantes e que são divertidos de revisitar nessa época do ano. Confira!

"THE ONE WITH THE HOLIDAY ARMADILLO" - FRIENDS

Friends foi, e ainda é até hoje, uma das séries de comédia mais populares de todos os tempos. Ao longo de suas 10 temporadas, era comum que, em determinadas datas, fossem feitos episódios especiais como uma forma de celebração. No episódio 10 da sétima temporada, ocorreu a celebração do Natal daquele ano, que abordou a tentativa de Ross (David Schwimmer) de introduzir seu filho Ben (Cole Sprouse) à celebração do Hanukkah.

Achando que o tempo que seu filho passa com sua ex-mulher Carol (Jane Sibbett) o faz se afastar de algumas tradições que ele segue, Ross pretende usar o Natal, dia em que ele tem o direito de ficar com Ben, para ensinar a seu filho sobre o Hanukkah. Para isso, ele busca uma fantasia de Papai Noel, para que o ensinamento possa ser mais receptivo para seu filho. No entanto, todas as fantasias de Noel já foram compradas ou alugadas, o que força Ross a improvisar com uma vestimenta de tatu.

O episódio é engraçado principalmente pelo fato de que, mais uma vez, Ross está levando seu desejo a extremos ridículos e, mais uma vez, seus esforços rendem poucos frutos. Seja pelo pouco interesse de Ben no Hanukkah ou pela presença de Chandler (Matthew Perry) vestido de Papai Noel, todas as suas tentativas parecem dar errado, resultando em uma boa dose de frustração cômica do personagem. esse episódio, no entanto, é também uma visão interessante sobre a existência de diferentes formas de celebração em culturas diferentes e sobre a introdução de crianças a determinados seguimentos religiosos.

"SYMPHONY OF ILLUMINATION" - HOW I MET YOUR MOTHER

Como a maioria das sitcoms, How I Met Your Mother possui especiais de Natal regulares em quase todas as temporadas, com alguns se destacando mais do que outros. Esse caso específico, porém, parece deixar a comédia um pouco de lado e tratar de um aspecto mais emotivo, trabalhando esperança e consolo como sua mensagem principal.

"Symphony of Illumination" é o 12° episódio da sétima temporada, e retoma o momento de suspense do capítulo anterior, quando Robin (Cobie Smulders), anuncia a Barney (Neil Patrick Harris) que ela acha que está grávida. O episódio começa com uma narração de Robin para seus dois filhos (que imita a abertura usual com a narração feita por Ted), contando como foi a revelação dessa notícia para os dois. Conforme o episódio avança, descobrimos que não só Robin não está grávida, como ela também nunca poderá ter filhos. A partir desse momento é que o caráter cômico do episódio é deixado de lado em favor de um mais dramático.

How I Met Your Mother não é estranha a trocar o cômico pelo sério e até mesmo pelo melancólico. Esses episódio de Natal causa um choque bastante forte no público, mas também estabelece um desfecho agradável quando Ted (Josh Radnor), ao perceber que Robin está aflita com alguma coisa, enfeita todo o apartamento dela para tentar animá-la. Mais do que alguma mensagem totalmente voltada apenas para as festividades natalinas, esse episódio trata de amizade, de dar consolo a aqueles que necessitam e de manter aqueles que lhe são queridos juntos de si.

"A VERY SUPERNATURAL CHRISTMAS" - SUPERNATURAL

A celebração do Natal não é algo que apenas as Sitcoms podem fazer. Séries de mistério e terror também podem entrar na brincadeira, oferecendo uma visão um pouco mais assustadora dessa data tão festiva. E que série de mistério e terror foi mais bem sucedida do que Supernatural, a saga dos irmãos Winchester.

No episódio 8 da terceira temporada, Dean Winchester (Jensen Ackles) procura alguma forma de celebrar o Natal ao lado de seu irmão Sam (Jared Padalecki), visto que este será o último Natal que ele passará enquanto vivo. Enquanto discutem sobre a possibilidade de celebrar a data e as memórias de ambos sobre os Natais vividos enquanto crianças, os irmãos Winchester investigam uma série de desaparecimentos em que pessoas são puxadas pelas chaminés de suas casas. Logo, os dois descobrem que os responsáveis por esses feitos são um casal de deuses pagãos, que tentam retomar os sacrifícios rituais que eram feitos em sua homenagem na data há mais de dois mil anos atrás.

O capítulo é divertido por misturar a tradição natalina a um conto de suspense e horror, além de reviver o passado pagão da data festiva e apresentar como a data era festejada em outras culturas antes do Cristianismo. Mas além disso, o episódio possui um clima bastante melancólico devido à situação de Dean, e faz um bom trabalho em explorar a conexão dos dois irmãos e o amor do público por eles para criar um momento dramático em que o final é bastante agridoce.

"CAN'T FIX CRAZY" - ORANGE IS THE NEW BLACK

Embora não tenha se tornado algo recorrente na série, Orange Is The New Black possui um episódio passado no Natal. Pode não ser um episódio propriamente natalino, mas o último capítulo da primeira temporada certamente apresenta temas relevantes e mostra a celebração ocorrida dentro do presídio de Lichtfiled.

Como já disse, a trama não é bem natalina. O foco, na realidade, é a tentativa de Piper (Taylor Schilling) de se manter viva após ser ameaçada por Pensatucky (Taryn Manning). Sem um lugar para se esconder e completamente sozinha após tanto o seu marido (Jason Biggs) quanto sua ex-amante Alex (Laure Prepon) a abandonarem, ela precisa se valer de todos os meios possíveis para proteger a sua vida contra a fúria do radicalismo religioso de Pensatucky.

Certamente não é o enredo mais natalino possível. Contudo, em paralelo a essa história principal, corre também a história do ensaio das presidiárias para se apresentarem no Natal. Cada uma delas apresenta um número que será levado a uma adaptação do Nascimento de Cristo, e o destaque principal seria dado Suzanne (Uzo Aduba), que deveria cantar na apresentação principal. A timidez dela, no entanto, a leva a travar diante do palco, forçando Norma (Annie Golden) a assumir o seu lugar.

Como eu disse, não é exatamente um episódio especial de Natal, apenas um capítulo que se passa no Natal. No entanto, é divertido ver as detentas planejando toda uma apresentação para celebrar a data, uma das muitas coisas que elas tentam criar para esquecerem um pouco as condições em que se encontram.

"YIPPIE KAYAK" - BROOKLYN NINE-NINE

Quando você mistura natal com uma boa ação policial, o resultado é o filme Duro de Matar, ou então uma homenagem a esse longa. E é exatamente isso o que acontece no episódio 10 da terceira temporada de Brooklyn Nine-Nine. Misturando elementos do filme de 1988 com a comédia escrachada da série e o fascínio de Jake Peralta (Andy Samberg) pelas aventura de Bruce Willis.

Na trama, Jake, Charles (Joe Lo Truglio) e Gina (Chelsea Peretti) correm para uma loja para fazer compras desesperadas na véspera de Natal, quando são surpreendidos por uma tentativa de roubo que faz todos os outros clientes de reféns. Reconhecendo uma situação semelhante à do seu filme favorito, Jake começa a se animar com a possibilidade de se tornar um verdadeiro John McClaine.

A discussão de se Duro de Matar é ou não um filme natalino já se tornou uma polêmica recorrente, e o fato de o episódio fazer graça dessa discussão é um dos principais pontos cômicos da trama. Além das histórias paralelas dos outros personagens, porém, os fatores mais engraçados são a tentativa de Jake de viver o enredo do filme e suas decepções quando a situação não ocorre como no longa de ação, a forma como Charles não consegue dizer corretamente as frases do filme e a excitação quase infantil de Jake diante de uma situação que deveria ser séria. Só mesmo Brooklyn Nine-Nine para transformar uma das narrativas mais tensas do cinema dos anos 80 em um show de comédia.

"A MIDWINTER'S TALE" - O MUNDO SOMBRIO DE SABRINA

Para a maioria de nós, 25 de dezembro é o Dia de Natal. Para as bruxas de Greendale, no entanto, essa data é a celebração do Solstício de Inverno, uma data extremamente importante para bruxas no mundo todo. E, para as Bruxas do Clã Spellman, é mais chance para se meterem em confusões assustadoras e de grandes consequências para todos envolvidos com ela.

No especial de Natal da série da Netflix O Mundo Sombrio de Sabrina, temos a protagonista (Kiernan Shipka) realizando um ritual contatar sua mãe no limbo. Contudo, a cerimônia acaba trazendo espíritos travessos que colocam em risco a vida dos Spellmann e os colocam em choque com a perigosa bruxa Gryla (Heather Doerksen). Enquanto isso, Susan (Lachlan Watson) é raptada por um perigoso demônio de Yule, que sequestra crianças para aprisionar suas almas em cera.

Seguindo uma tradição da série, o especial de Natal de Sabrina apresenta algumas coisas bem macabras e uma aventura extremamente arrepiante. Mais do que isso, faz um bom trabalho em continuar a construir o mundo das bruxas e suas tradições particulares. O especial, entretanto, não foge das tramas traçadas pela série e continua muitos dos principais arcos da primeira temporada, como o destino da bebê Letícia e a relação de Sabrina com Harvey (Ross Lynch), apresentando alguns dos principais fatores a serem trabalhados na segunda temporada.

"A VERY GLEE CHRISTMAS" - GLEE

Muito além dos presentes e de Papai Noel, o Natal é uma época de compaixão e de ajudar aqueles que precisam. No episódio 10 da segunda temporada, Glee tratou de lembrar a todos os seus fãs sobre isso.

O episódio especial apresenta vários segmentos com tramas próprias. Enquanto o professor Schue (Matthew Morrison) e Finn (Cory Monteith) tentam dar ao Grupo Glee um pouco de espírito natalino e convencê-los a cantar para as salas como uma tentativa de arrecadar dinheiro para a caridade, o grupo fica pasmo ao descobrir que Brittany (Heather Morris) ainda acredita em Papai Noel e se unem ao seu namorado, Artie (Kevin McHale), para tentar manter a magia do Natal viva para ela mais um pouco. O episódio também conta com uma homenagem à história do Grynch, com Sue Sylvester (Jane Lynch) encarnando o papel do espírito anti-natalino.

Cheio de músicas clássicas de Natal e recheado de momentos cômicos e dramáticos, o episódio tem uma boa trama que fala sobre o espírito do Natal e a esperança na magia e no milagre natalino. É também um grande lembrete sobre perdoar e ajudar o próximo nessa época do ano.

"CHRISTMAS PARTY" - THE OFFICE

No episódio 10 da segunda temporada de The Office, acompanhamos a realização de uma festa de Natal na empresa Dunder-Mifflin. Seguindo o formato mockumentary pelo qual a série ficou extremamente conhecida, o episódio mostra desde a preparação da festa a partir do comitê de organização até o evento em si, com a realização de um amigo secreto que logo dá completamente errado e a tentativa de se manter o controle e o espírito elevado em meio a uma festividade fracassada.

The Office tem fama de colocar seus personagens em momentos embaraçosos. No caso desse episódio, acompanhamos o chefe, Michael Scott (Steve Carrell) exagerar por completo devido à culpa por ter demitido um de seus funcionários e recebido um bônus de pagamento. São as ações e as reações exageradas de Michael que acabam estragando a festividade, como extrapolar o preço limite do amigo secreto e comprar um IPod, para logo depois ficar frustrado com o presente que Phyllis (Phyllis Smith) lhe dá e propor que a brincadeira mude para uma de troca de presentes. No fim, a celebração só é "salva" quando ele compra inúmeras garrafas de bebidas alcoólicas, passando por cima da organização feita por Angela (Angela Kinsey).

No geral, é um episódio divertido, que explora ao máximo o nosso embaraço e mesmo a nossa raiva diante de Michael. Não é exatamente correto dizer que é um episódio que termina feliz para todos, apesar de as bebidas certamente animarem a festa. Certamente é um capítulo que mostra os problemas de se tentar super compensar alguma coisa devido a um sentimento de culpa. No final, contudo, nos ajuda bastante a ficar frustrados e irritados com Michael.

ARTIGOS relacionados

deixe seu comentário