Artigo em Lista

Artigo em Lista

Para além do Melhor Filme: 12 filmes menos conhecidos para assistir nesse Oscar

21/4/2021

A premiação do Oscar sempre chama a atenção do público para uma grande coletânea de filmes, mas nem todos recebem a mesma atenção. Listamos abaixo alguns grandes filmes concorrendo fora da principal categoria esse ano e que merecem mais apreciação.

escrito por
Luis Henrique Franco

A premiação do Oscar sempre chama a atenção do público para uma grande coletânea de filmes, mas nem todos recebem a mesma atenção. Listamos abaixo alguns grandes filmes concorrendo fora da principal categoria esse ano e que merecem mais apreciação.

escrito por
Luis Henrique Franco
21/4/2021

Estamos nos aproximando de mais uma edição do Oscar. Essa premiação, por mais que esteja recheada de polêmicas, consegue colocar inúmeros filmes em evidência e fazer com que os interessados descubram filmes que, em outra ocasião, poderiam passar despercebidos, mesmo sendo extremamente bons. Não há dúvidas desse poder do Oscar em atrair atenção, mas muitas vezes a maior parte dessa atenção é voltada para os indicados a Melhor Filme e alguns favoritos em outras categorias, deixando boa parte dos concorrentes sem muita atenção.

Listados abaixo, estão alguns filmes que concorrem ao Oscar desse ano, mas que não estão incluídos na indicação de Melhor Filme, mesmo que sejam favoritos para ganhar alguma outra categoria. Todos esses longas possuem enorme potencial e são extremamente bem realizados, de forma que vale muito a pena conferi-los junto dos concorrentes a Melhor Filme.

DESTACAMENTO BLOOD

Onde assistir esse filme →

Décadas após o fim da Guerra do Vietnã, um grupo de veteranos negros retorna para o país onde travaram inúmeras batalhas. Sua missão é recuperar os restos de seu comandante, abatido em uma de suas últimas missões, bem como um valioso tesouro em barras de ouro. Ao chegarem ao local, porém, cada um deles começa a lidar com seus próprios traumas e com a desconfiança entre si quando reaverem o ouro. Em meio a esse clima tenso, revelações são feitas entre cada um, mostrando que eles não são mais o grupo unido que lutou junto no Vietnã tantos anos atrás, e algumas cicatrizes são difíceis de fechar.

Talvez um dos filmes mais esnobados no Oscar de 2021, Destacamento Blood concorre apenas ao Oscar de Melhor Trilha Sonora, mas merecia muito mais. Spike Lee reúne um elenco de peso, liderado por Delroy Lindo, e expõe uma obra fantástica sobre os traumas da guerra, a vida dos soldados negros no confronto, as dificuldades de se seguir em frente após tamanho trauma e a necessidade de se manter a união, principalmente em tempos difíceis como os atuais. Sua análise é profunda e apresenta momentos de crítica satírica alternados com episódios de reflexão dolorosa. Para saber mais, clique aqui.

UMA NOITE EM MIAMI

Onde assistir esse filme →

Em meados dos anos 60, o lutador Cassius Clay, depois conhecido como Muhamad Ali (Eli Goree), o cantor Sam Cooke (Leslie Odom Jr.), o jogador de futebol Jim Brown (Aldis Hodge) e o pastor e defensor do movimento negro Malcolm X (Kingsley Ben-Adir) se reúnem em um quarto de hotel e passam uma noite discutindo sobre suas vidas e decisões. Entre diversas discussões, contradições, brigas e argumentos, eles definem melhor o papel de cada um no crescente movimento negro dos Estados Unidos e como cada um deles poderia contribuir no futuro com aluta por direitos sociais.

Baseado em uma peça teatral, Uma Noite em Miami apresenta uma discussão bastante longa e extremamente relevante sobre o papel de quatro grandes personalidades ao longo dos anos e imagina o que cada uma delas diria para a outra em uma reunião daquele tipo. Para além do debate e da exposição de questões sociais, o filme também apresenta fortes atuações e uma química extremamente presente entre seus quatro personagens. Para saber mais, clique aqui.

WOLFWALKERS

Onde assistir esse filme →

Em um vilarejo da Irlanda, Robyn, uma jovem garotinha filha de um renomado caçador, desenvolve uma amizade especial com uma menina selvagem capaz de assumir a forma de um lobo. Ao lado dessa nova companhia, ela aprende a respeitar a floresta e seus animais e a compreender o lado daqueles que, anteriormente, ela considerava como feras selvagens. Agora, ela precisa se unir aos animais selvagens e proteger seu santuário do Lorde Protetor da cidade, preservando o habitat dos lobos e buscando uma convivência equilibrada entre feras e homens.

Wolfwalkers apresenta uma animação única e uma história extremamente bela. O desenho é simples, mas as cenas fluem com uma perfeição maravilhosa de se olhar. Para além disso, a trama é extremamente bem pensada, com arcos bastante complexos, reais e satisfatórios para seus personagens principais, o que contribui para que a história gere expectativa, tensão e felicidade para o público. Para saber mais, clique aqui.

DRUK - MAIS UMA RODADA

Onde assistir esse filme →

Quatro professores descobrem uma teoria de que o corpo humano possui uma ausência de 0,05% de álcool, e decidem testar a teoria, ingerindo diariamente álcool para suprir esse déficit. Enquanto realizam seu experimento, eles descobrem como o álcool os deixa muito mais livres para aproveitar a vida, mas logo começam a enfrentar problemas devido ao consumo cada vez maior de bebidas e as consequências de sua bebedeira desenfreada.

Druk é um filme extremamente divertido, mas também muito reflexivo. Sua mensagem sobre o consumo de álcool é bastante forte e alerta para os perigos de um consumo desenfreado. Ao mesmo tempo, é um filme que não condena uma bebida de vez em quando, em ocasiões especiais. Sua mensagem principal é sobre aproveitar a vida da melhor forma possível, e sua conclusão é extremamente satisfatória para o público. Para saber mais, clique aqui.

PROFESSOR POLVO

Onde assistir esse filme →

Um cineasta em um período sabático mergulha nos mares próximos à sua casa, onde descobre uma criatura extraordinária: uma fêmea de polvo que faz seu lar na floresta subaquática próxima. Mergulhando diariamente, o homem desenvolve uma amizade muito profunda e um interesse genuíno na vida da criatura, e conforme vai passando tempo com o animal, ele descobre mais sobre sua enorme inteligência e pensamento quase racional, enquanto questiona sua própria relação com a natureza.

Um documentário extremamente consciente, Professor Polvo fala sobre a relação de todos nós com o mundo ao nosso redor e com as demais criaturas que o habitam. Uma jornada extremamente reflexiva e profunda, que nos convence da real amizade entre o homem e o polvo e nos faz abraçar suas tentativas de mantê-la segura e entender seu mundo. Certamente uma história que colocará todos questionando suas visões sobre o resto das criaturas vivas do planeta. Para saber mais, clique aqui.

A VOZ SUPREMA DO BLUES

Onde assistir esse filme →

Na Chicago de 1927, a lendária rainha do soul, Ma Rainey (Viola Davis), chega a uma gravadora para lançar seu novo álbum, reunindo alguns de seus velhos companheiros de banda e um astuto e ambicioso tocador de trompete. Contudo, a gravação começa a dar problemas quando o temperamento de Ma se choca com o do trompetista Levee (Chadwick Boseman), que deseja uma carreira de sucesso para si próprio, e com os desejos dos donos da gravadora, que esperam controlar os direitos de gravação das músicas da cantora.

A Voz Suprema do Blues possui uma aura de tensão constante e explora ao máximo seus dois atores principais. Boseman e Davis dão performances extremamente profundas e poderosas, em uma discussão que explora os problemas da indústria musical do começo do século XX, as dificuldades dos artistas negros do período e a necessidade de luta para preservar o que era deles. É também uma obra bastante interessante sobre o caminho do sucesso e como a ambição pode destruir um homem quando este permite que ela a controle. Para saber mais, clique aqui.

AMOR E MONSTROS

Onde assistir esse filme →

Após a destruição de um asteroide lançar químicos na atmosfera que fazem criaturas de sangue-frio se tornarem predadores monstruosos, a humanidade enfrenta quase que a completa extinção. Nesse cenário apocalíptico, Joel (Dylan O'Brien), um jovem assustado e com poucos instintos, embarca em uma jornada para encontrar sua velha namorada Aimee (Jessica Henwick) em uma colônia distante. Sem muitas habilidades, ele precisa aprender a sobreviver na superfície infestada se quiser encontrar seu amor e retornar para casa.

Amor e Monstros é um filme descompromissado cuja intenção é divertir o público. Apesar disso, sua trama e a forma como sua jornada é trabalhada são profundas e mostram um arco bastante completo para seu protagonista, expondo todos os momentos de aprendizado duro pelo qual ele passa. O resultado é um longa surpreendente e que traz uma história bastante completa e uma mensagem extremamente eficaz. Para saber mais, clique aqui.

BORAT: FITA DE CINEMA SEGUINTE

Onde assistir esse filme →

Após envergonhar o seu país durante a sua primeira viagem aos Estados Unidos, o jornalista Borat (Sacha Baron-Cohen) cumpre uma longa pena de prisão, até que o ministro do Cazaquistão decide enviá-lo em uma missão diplomática para entregar um presente ao ex-vice-presidente estadunidense, Mike Pence. Durante aviagem, Borat é acompanhado pela sua filha, Tutra (Maria Bakalova), com quem ele desenvolve um intenso relacionamento à medida em que explora as mudanças nos Estados Unidos durante o governo Trump.

O sarcasmo e o humor pesado e baseado em pegadinhas do primeiro Borat retorna nessa icônica sequência. Dessa vez, com tudo, o roteiro e as cenas expõe uma visão muito mais crítica, apontando para alguns dos principais problemas do governo Trump e a mudança que ele provocou na forma como as pessoas reagem aos seus arredores. Cohen e Bakalova formam uma dupla extremamente engraçada, cujo humor ainda se baseia na ideia de vergonha alheia e em explorar a própria estupidez e a reação das pessoas. Para saber mais, clique aqui.

A CAMINHO DA LUA

Onde assistir esse filme →

Ainda de luto pela perda de sua mãe e incapaz de aceitar a nova namorada do seu pai, uma garotinha constrói um foguete para viajar para Lua e encontrar uma mulher das lendas que, segundo ela ouviu, detém o segredo para o amor eterno. Ao chegar lá com seu novo meio-irmão, contudo, ela descobre que o reino dessa mulher não é o que ela esperava, o que a leva a lutar para restaurar o equilíbrio local antes de voltar para casa.

A Caminho da Lua é uma animação muito bonita, mas também muito triste. Tocando profundamente no tema do luto, ela mostra que é comum sentir falta da pessoa amada e que seguir em frente após uma perda próxima é extremamente difícil. Sua mensagem é tocante e contada de uma forma extremamente intrigante e divertida, mesmo para crianças pequenas. É certamente uma surpresa maravilhosa desse Oscar, e uma animação que merece ser assistida. Para saber mais, clique aqui.

O TIGRE BRANCO

Onde assistir esse filme →

Um jovem indiano é contratado para ser motorista de uma das famílias mais ricas em sua região. Dentro do berço dos poderosos, ele lentamente vai aprendendo o caminho para obter sucesso a todo custo, enquanto também aprende as enormes diferenças sociais da Índia e como as camadas sociais são desprezadas por aqueles que estão no poder. Usando das informações que obtém e dos ensinamentos que recebe, ele vai trilhando o seu caminho através da corrupção e do poder, desafiando o estabelecimento social de seu país.

O Tigre Branco é um excelente estudo sobre a ascensão ao poder e sobre o comportamento das diferentes camadas sociais. Trazendo uma mensagem bastante forte sobre ultrapassar as barreiras da tradição, ele também mostra como o poder acumulado intoxica as pessoas, e como mesmo bons padrões estão dispostos a sacrificar seus funcionários diante de uma situação problemática. Um verdadeiro soco no estômago que, ao mesmo tempo, é extremamente divertido de se assistir. Para saber mais, clique aqui.

EMMA

Onde assistir esse filme →

Emma Woodhouse (Anya Taylor-Joy) é uma mulher respeitada da alta sociedade de sua pequena cidade na Inglaterra. Sem interesse em se casar, ela passa o tempo tentando juntar seus amigos em casais duradouros, acreditando ter os sentidos mais apurados para ver o amor de um pelo outro. Mas a chegada de uma nova companheira e de um herdeiro afortunado, bem como seus próprios sentimentos por um de seus amigos mais queridos, começam a colocar suas certezas sobre avida em cheque e a levam aanalisar seu comportamento e suas decisões na sociedade em que vive.

Emma é uma bela adaptação do romance de Jane Austen. Sua fotografia, cenários, figurino e maquiagem são excelentes, como esperado de um filme de época, e Anya Taylor-Joy entrega uma atuação esplendorosa, ao mesmo tempo irritante e convidativa. Não é o filme mais profundo dessa temporada do Oscar, mas é certamente uma história agradável e divertida para se assistir sem comprometimento com toda a família. Para saber mais, Clique aqui.

TIME

Onde assistir esse filme →

Um documentário que acompanha a jornada de Fox Rich, uma defensora dos direitos civis e abolicionista que lutou por duas décadas para tirar o seu marido da cadeia, após os dois cometerem um crime desesperado e serem punidos por isso. Mãe de seis filhos, Fox se esforça todos os dias para que seu marido retorne para casa e possa ser, de fato, um pai para as suas crianças.

Uma grande produção que mostra a luta pelos direitos civis e a busca por liberdade, além de abordar os problemas do sistema carcerário americano e as dificuldades de se construir uma vida após um erro sentenciar a pessoa à cadeia. Time é uma história real e extremamente tocante, que constrói seus problemas de forma a provocar tensão e construir uma sensação de evolução do caso. Uma verdadeira trama de superação ao longo dos anos. Para saber mais, clique aqui.

Essa edição do Oscar possui inúmeras surpresas para além de seus principais filmes. Qual a sua favorita? Compartilhe conosco nos comentários um filme indicado que tenha te surpreendido!

botão de dar play no vídeo

Direção: 
Criação:
Roteirista 1
Roteirista 2
Roteirista 3
Diretor 1
Diretor 2
Diretor 3
Elenco Principal:
Ator 1
Ator 2
Ator 3
saiba mais sobre o filme
saiba mais sobre a série

A premiação do Oscar sempre chama a atenção do público para uma grande coletânea de filmes, mas nem todos recebem a mesma atenção. Listamos abaixo alguns grandes filmes concorrendo fora da principal categoria esse ano e que merecem mais apreciação.

crítica por
Luis Henrique Franco
21/4/2021

Estamos nos aproximando de mais uma edição do Oscar. Essa premiação, por mais que esteja recheada de polêmicas, consegue colocar inúmeros filmes em evidência e fazer com que os interessados descubram filmes que, em outra ocasião, poderiam passar despercebidos, mesmo sendo extremamente bons. Não há dúvidas desse poder do Oscar em atrair atenção, mas muitas vezes a maior parte dessa atenção é voltada para os indicados a Melhor Filme e alguns favoritos em outras categorias, deixando boa parte dos concorrentes sem muita atenção.

Listados abaixo, estão alguns filmes que concorrem ao Oscar desse ano, mas que não estão incluídos na indicação de Melhor Filme, mesmo que sejam favoritos para ganhar alguma outra categoria. Todos esses longas possuem enorme potencial e são extremamente bem realizados, de forma que vale muito a pena conferi-los junto dos concorrentes a Melhor Filme.

DESTACAMENTO BLOOD

Onde assistir esse filme →

Décadas após o fim da Guerra do Vietnã, um grupo de veteranos negros retorna para o país onde travaram inúmeras batalhas. Sua missão é recuperar os restos de seu comandante, abatido em uma de suas últimas missões, bem como um valioso tesouro em barras de ouro. Ao chegarem ao local, porém, cada um deles começa a lidar com seus próprios traumas e com a desconfiança entre si quando reaverem o ouro. Em meio a esse clima tenso, revelações são feitas entre cada um, mostrando que eles não são mais o grupo unido que lutou junto no Vietnã tantos anos atrás, e algumas cicatrizes são difíceis de fechar.

Talvez um dos filmes mais esnobados no Oscar de 2021, Destacamento Blood concorre apenas ao Oscar de Melhor Trilha Sonora, mas merecia muito mais. Spike Lee reúne um elenco de peso, liderado por Delroy Lindo, e expõe uma obra fantástica sobre os traumas da guerra, a vida dos soldados negros no confronto, as dificuldades de se seguir em frente após tamanho trauma e a necessidade de se manter a união, principalmente em tempos difíceis como os atuais. Sua análise é profunda e apresenta momentos de crítica satírica alternados com episódios de reflexão dolorosa. Para saber mais, clique aqui.

UMA NOITE EM MIAMI

Onde assistir esse filme →

Em meados dos anos 60, o lutador Cassius Clay, depois conhecido como Muhamad Ali (Eli Goree), o cantor Sam Cooke (Leslie Odom Jr.), o jogador de futebol Jim Brown (Aldis Hodge) e o pastor e defensor do movimento negro Malcolm X (Kingsley Ben-Adir) se reúnem em um quarto de hotel e passam uma noite discutindo sobre suas vidas e decisões. Entre diversas discussões, contradições, brigas e argumentos, eles definem melhor o papel de cada um no crescente movimento negro dos Estados Unidos e como cada um deles poderia contribuir no futuro com aluta por direitos sociais.

Baseado em uma peça teatral, Uma Noite em Miami apresenta uma discussão bastante longa e extremamente relevante sobre o papel de quatro grandes personalidades ao longo dos anos e imagina o que cada uma delas diria para a outra em uma reunião daquele tipo. Para além do debate e da exposição de questões sociais, o filme também apresenta fortes atuações e uma química extremamente presente entre seus quatro personagens. Para saber mais, clique aqui.

WOLFWALKERS

Onde assistir esse filme →

Em um vilarejo da Irlanda, Robyn, uma jovem garotinha filha de um renomado caçador, desenvolve uma amizade especial com uma menina selvagem capaz de assumir a forma de um lobo. Ao lado dessa nova companhia, ela aprende a respeitar a floresta e seus animais e a compreender o lado daqueles que, anteriormente, ela considerava como feras selvagens. Agora, ela precisa se unir aos animais selvagens e proteger seu santuário do Lorde Protetor da cidade, preservando o habitat dos lobos e buscando uma convivência equilibrada entre feras e homens.

Wolfwalkers apresenta uma animação única e uma história extremamente bela. O desenho é simples, mas as cenas fluem com uma perfeição maravilhosa de se olhar. Para além disso, a trama é extremamente bem pensada, com arcos bastante complexos, reais e satisfatórios para seus personagens principais, o que contribui para que a história gere expectativa, tensão e felicidade para o público. Para saber mais, clique aqui.

DRUK - MAIS UMA RODADA

Onde assistir esse filme →

Quatro professores descobrem uma teoria de que o corpo humano possui uma ausência de 0,05% de álcool, e decidem testar a teoria, ingerindo diariamente álcool para suprir esse déficit. Enquanto realizam seu experimento, eles descobrem como o álcool os deixa muito mais livres para aproveitar a vida, mas logo começam a enfrentar problemas devido ao consumo cada vez maior de bebidas e as consequências de sua bebedeira desenfreada.

Druk é um filme extremamente divertido, mas também muito reflexivo. Sua mensagem sobre o consumo de álcool é bastante forte e alerta para os perigos de um consumo desenfreado. Ao mesmo tempo, é um filme que não condena uma bebida de vez em quando, em ocasiões especiais. Sua mensagem principal é sobre aproveitar a vida da melhor forma possível, e sua conclusão é extremamente satisfatória para o público. Para saber mais, clique aqui.

PROFESSOR POLVO

Onde assistir esse filme →

Um cineasta em um período sabático mergulha nos mares próximos à sua casa, onde descobre uma criatura extraordinária: uma fêmea de polvo que faz seu lar na floresta subaquática próxima. Mergulhando diariamente, o homem desenvolve uma amizade muito profunda e um interesse genuíno na vida da criatura, e conforme vai passando tempo com o animal, ele descobre mais sobre sua enorme inteligência e pensamento quase racional, enquanto questiona sua própria relação com a natureza.

Um documentário extremamente consciente, Professor Polvo fala sobre a relação de todos nós com o mundo ao nosso redor e com as demais criaturas que o habitam. Uma jornada extremamente reflexiva e profunda, que nos convence da real amizade entre o homem e o polvo e nos faz abraçar suas tentativas de mantê-la segura e entender seu mundo. Certamente uma história que colocará todos questionando suas visões sobre o resto das criaturas vivas do planeta. Para saber mais, clique aqui.

A VOZ SUPREMA DO BLUES

Onde assistir esse filme →

Na Chicago de 1927, a lendária rainha do soul, Ma Rainey (Viola Davis), chega a uma gravadora para lançar seu novo álbum, reunindo alguns de seus velhos companheiros de banda e um astuto e ambicioso tocador de trompete. Contudo, a gravação começa a dar problemas quando o temperamento de Ma se choca com o do trompetista Levee (Chadwick Boseman), que deseja uma carreira de sucesso para si próprio, e com os desejos dos donos da gravadora, que esperam controlar os direitos de gravação das músicas da cantora.

A Voz Suprema do Blues possui uma aura de tensão constante e explora ao máximo seus dois atores principais. Boseman e Davis dão performances extremamente profundas e poderosas, em uma discussão que explora os problemas da indústria musical do começo do século XX, as dificuldades dos artistas negros do período e a necessidade de luta para preservar o que era deles. É também uma obra bastante interessante sobre o caminho do sucesso e como a ambição pode destruir um homem quando este permite que ela a controle. Para saber mais, clique aqui.

AMOR E MONSTROS

Onde assistir esse filme →

Após a destruição de um asteroide lançar químicos na atmosfera que fazem criaturas de sangue-frio se tornarem predadores monstruosos, a humanidade enfrenta quase que a completa extinção. Nesse cenário apocalíptico, Joel (Dylan O'Brien), um jovem assustado e com poucos instintos, embarca em uma jornada para encontrar sua velha namorada Aimee (Jessica Henwick) em uma colônia distante. Sem muitas habilidades, ele precisa aprender a sobreviver na superfície infestada se quiser encontrar seu amor e retornar para casa.

Amor e Monstros é um filme descompromissado cuja intenção é divertir o público. Apesar disso, sua trama e a forma como sua jornada é trabalhada são profundas e mostram um arco bastante completo para seu protagonista, expondo todos os momentos de aprendizado duro pelo qual ele passa. O resultado é um longa surpreendente e que traz uma história bastante completa e uma mensagem extremamente eficaz. Para saber mais, clique aqui.

BORAT: FITA DE CINEMA SEGUINTE

Onde assistir esse filme →

Após envergonhar o seu país durante a sua primeira viagem aos Estados Unidos, o jornalista Borat (Sacha Baron-Cohen) cumpre uma longa pena de prisão, até que o ministro do Cazaquistão decide enviá-lo em uma missão diplomática para entregar um presente ao ex-vice-presidente estadunidense, Mike Pence. Durante aviagem, Borat é acompanhado pela sua filha, Tutra (Maria Bakalova), com quem ele desenvolve um intenso relacionamento à medida em que explora as mudanças nos Estados Unidos durante o governo Trump.

O sarcasmo e o humor pesado e baseado em pegadinhas do primeiro Borat retorna nessa icônica sequência. Dessa vez, com tudo, o roteiro e as cenas expõe uma visão muito mais crítica, apontando para alguns dos principais problemas do governo Trump e a mudança que ele provocou na forma como as pessoas reagem aos seus arredores. Cohen e Bakalova formam uma dupla extremamente engraçada, cujo humor ainda se baseia na ideia de vergonha alheia e em explorar a própria estupidez e a reação das pessoas. Para saber mais, clique aqui.

A CAMINHO DA LUA

Onde assistir esse filme →

Ainda de luto pela perda de sua mãe e incapaz de aceitar a nova namorada do seu pai, uma garotinha constrói um foguete para viajar para Lua e encontrar uma mulher das lendas que, segundo ela ouviu, detém o segredo para o amor eterno. Ao chegar lá com seu novo meio-irmão, contudo, ela descobre que o reino dessa mulher não é o que ela esperava, o que a leva a lutar para restaurar o equilíbrio local antes de voltar para casa.

A Caminho da Lua é uma animação muito bonita, mas também muito triste. Tocando profundamente no tema do luto, ela mostra que é comum sentir falta da pessoa amada e que seguir em frente após uma perda próxima é extremamente difícil. Sua mensagem é tocante e contada de uma forma extremamente intrigante e divertida, mesmo para crianças pequenas. É certamente uma surpresa maravilhosa desse Oscar, e uma animação que merece ser assistida. Para saber mais, clique aqui.

O TIGRE BRANCO

Onde assistir esse filme →

Um jovem indiano é contratado para ser motorista de uma das famílias mais ricas em sua região. Dentro do berço dos poderosos, ele lentamente vai aprendendo o caminho para obter sucesso a todo custo, enquanto também aprende as enormes diferenças sociais da Índia e como as camadas sociais são desprezadas por aqueles que estão no poder. Usando das informações que obtém e dos ensinamentos que recebe, ele vai trilhando o seu caminho através da corrupção e do poder, desafiando o estabelecimento social de seu país.

O Tigre Branco é um excelente estudo sobre a ascensão ao poder e sobre o comportamento das diferentes camadas sociais. Trazendo uma mensagem bastante forte sobre ultrapassar as barreiras da tradição, ele também mostra como o poder acumulado intoxica as pessoas, e como mesmo bons padrões estão dispostos a sacrificar seus funcionários diante de uma situação problemática. Um verdadeiro soco no estômago que, ao mesmo tempo, é extremamente divertido de se assistir. Para saber mais, clique aqui.

EMMA

Onde assistir esse filme →

Emma Woodhouse (Anya Taylor-Joy) é uma mulher respeitada da alta sociedade de sua pequena cidade na Inglaterra. Sem interesse em se casar, ela passa o tempo tentando juntar seus amigos em casais duradouros, acreditando ter os sentidos mais apurados para ver o amor de um pelo outro. Mas a chegada de uma nova companheira e de um herdeiro afortunado, bem como seus próprios sentimentos por um de seus amigos mais queridos, começam a colocar suas certezas sobre avida em cheque e a levam aanalisar seu comportamento e suas decisões na sociedade em que vive.

Emma é uma bela adaptação do romance de Jane Austen. Sua fotografia, cenários, figurino e maquiagem são excelentes, como esperado de um filme de época, e Anya Taylor-Joy entrega uma atuação esplendorosa, ao mesmo tempo irritante e convidativa. Não é o filme mais profundo dessa temporada do Oscar, mas é certamente uma história agradável e divertida para se assistir sem comprometimento com toda a família. Para saber mais, Clique aqui.

TIME

Onde assistir esse filme →

Um documentário que acompanha a jornada de Fox Rich, uma defensora dos direitos civis e abolicionista que lutou por duas décadas para tirar o seu marido da cadeia, após os dois cometerem um crime desesperado e serem punidos por isso. Mãe de seis filhos, Fox se esforça todos os dias para que seu marido retorne para casa e possa ser, de fato, um pai para as suas crianças.

Uma grande produção que mostra a luta pelos direitos civis e a busca por liberdade, além de abordar os problemas do sistema carcerário americano e as dificuldades de se construir uma vida após um erro sentenciar a pessoa à cadeia. Time é uma história real e extremamente tocante, que constrói seus problemas de forma a provocar tensão e construir uma sensação de evolução do caso. Uma verdadeira trama de superação ao longo dos anos. Para saber mais, clique aqui.

Essa edição do Oscar possui inúmeras surpresas para além de seus principais filmes. Qual a sua favorita? Compartilhe conosco nos comentários um filme indicado que tenha te surpreendido!

confira o trailer

Artigo em Lista

A premiação do Oscar sempre chama a atenção do público para uma grande coletânea de filmes, mas nem todos recebem a mesma atenção. Listamos abaixo alguns grandes filmes concorrendo fora da principal categoria esse ano e que merecem mais apreciação.

escrito por
Luis Henrique Franco
21/4/2021
nascimento

A premiação do Oscar sempre chama a atenção do público para uma grande coletânea de filmes, mas nem todos recebem a mesma atenção. Listamos abaixo alguns grandes filmes concorrendo fora da principal categoria esse ano e que merecem mais apreciação.

escrito por
Luis Henrique Franco
21/4/2021

Estamos nos aproximando de mais uma edição do Oscar. Essa premiação, por mais que esteja recheada de polêmicas, consegue colocar inúmeros filmes em evidência e fazer com que os interessados descubram filmes que, em outra ocasião, poderiam passar despercebidos, mesmo sendo extremamente bons. Não há dúvidas desse poder do Oscar em atrair atenção, mas muitas vezes a maior parte dessa atenção é voltada para os indicados a Melhor Filme e alguns favoritos em outras categorias, deixando boa parte dos concorrentes sem muita atenção.

Listados abaixo, estão alguns filmes que concorrem ao Oscar desse ano, mas que não estão incluídos na indicação de Melhor Filme, mesmo que sejam favoritos para ganhar alguma outra categoria. Todos esses longas possuem enorme potencial e são extremamente bem realizados, de forma que vale muito a pena conferi-los junto dos concorrentes a Melhor Filme.

DESTACAMENTO BLOOD

Onde assistir esse filme →

Décadas após o fim da Guerra do Vietnã, um grupo de veteranos negros retorna para o país onde travaram inúmeras batalhas. Sua missão é recuperar os restos de seu comandante, abatido em uma de suas últimas missões, bem como um valioso tesouro em barras de ouro. Ao chegarem ao local, porém, cada um deles começa a lidar com seus próprios traumas e com a desconfiança entre si quando reaverem o ouro. Em meio a esse clima tenso, revelações são feitas entre cada um, mostrando que eles não são mais o grupo unido que lutou junto no Vietnã tantos anos atrás, e algumas cicatrizes são difíceis de fechar.

Talvez um dos filmes mais esnobados no Oscar de 2021, Destacamento Blood concorre apenas ao Oscar de Melhor Trilha Sonora, mas merecia muito mais. Spike Lee reúne um elenco de peso, liderado por Delroy Lindo, e expõe uma obra fantástica sobre os traumas da guerra, a vida dos soldados negros no confronto, as dificuldades de se seguir em frente após tamanho trauma e a necessidade de se manter a união, principalmente em tempos difíceis como os atuais. Sua análise é profunda e apresenta momentos de crítica satírica alternados com episódios de reflexão dolorosa. Para saber mais, clique aqui.

UMA NOITE EM MIAMI

Onde assistir esse filme →

Em meados dos anos 60, o lutador Cassius Clay, depois conhecido como Muhamad Ali (Eli Goree), o cantor Sam Cooke (Leslie Odom Jr.), o jogador de futebol Jim Brown (Aldis Hodge) e o pastor e defensor do movimento negro Malcolm X (Kingsley Ben-Adir) se reúnem em um quarto de hotel e passam uma noite discutindo sobre suas vidas e decisões. Entre diversas discussões, contradições, brigas e argumentos, eles definem melhor o papel de cada um no crescente movimento negro dos Estados Unidos e como cada um deles poderia contribuir no futuro com aluta por direitos sociais.

Baseado em uma peça teatral, Uma Noite em Miami apresenta uma discussão bastante longa e extremamente relevante sobre o papel de quatro grandes personalidades ao longo dos anos e imagina o que cada uma delas diria para a outra em uma reunião daquele tipo. Para além do debate e da exposição de questões sociais, o filme também apresenta fortes atuações e uma química extremamente presente entre seus quatro personagens. Para saber mais, clique aqui.

WOLFWALKERS

Onde assistir esse filme →

Em um vilarejo da Irlanda, Robyn, uma jovem garotinha filha de um renomado caçador, desenvolve uma amizade especial com uma menina selvagem capaz de assumir a forma de um lobo. Ao lado dessa nova companhia, ela aprende a respeitar a floresta e seus animais e a compreender o lado daqueles que, anteriormente, ela considerava como feras selvagens. Agora, ela precisa se unir aos animais selvagens e proteger seu santuário do Lorde Protetor da cidade, preservando o habitat dos lobos e buscando uma convivência equilibrada entre feras e homens.

Wolfwalkers apresenta uma animação única e uma história extremamente bela. O desenho é simples, mas as cenas fluem com uma perfeição maravilhosa de se olhar. Para além disso, a trama é extremamente bem pensada, com arcos bastante complexos, reais e satisfatórios para seus personagens principais, o que contribui para que a história gere expectativa, tensão e felicidade para o público. Para saber mais, clique aqui.

DRUK - MAIS UMA RODADA

Onde assistir esse filme →

Quatro professores descobrem uma teoria de que o corpo humano possui uma ausência de 0,05% de álcool, e decidem testar a teoria, ingerindo diariamente álcool para suprir esse déficit. Enquanto realizam seu experimento, eles descobrem como o álcool os deixa muito mais livres para aproveitar a vida, mas logo começam a enfrentar problemas devido ao consumo cada vez maior de bebidas e as consequências de sua bebedeira desenfreada.

Druk é um filme extremamente divertido, mas também muito reflexivo. Sua mensagem sobre o consumo de álcool é bastante forte e alerta para os perigos de um consumo desenfreado. Ao mesmo tempo, é um filme que não condena uma bebida de vez em quando, em ocasiões especiais. Sua mensagem principal é sobre aproveitar a vida da melhor forma possível, e sua conclusão é extremamente satisfatória para o público. Para saber mais, clique aqui.

PROFESSOR POLVO

Onde assistir esse filme →

Um cineasta em um período sabático mergulha nos mares próximos à sua casa, onde descobre uma criatura extraordinária: uma fêmea de polvo que faz seu lar na floresta subaquática próxima. Mergulhando diariamente, o homem desenvolve uma amizade muito profunda e um interesse genuíno na vida da criatura, e conforme vai passando tempo com o animal, ele descobre mais sobre sua enorme inteligência e pensamento quase racional, enquanto questiona sua própria relação com a natureza.

Um documentário extremamente consciente, Professor Polvo fala sobre a relação de todos nós com o mundo ao nosso redor e com as demais criaturas que o habitam. Uma jornada extremamente reflexiva e profunda, que nos convence da real amizade entre o homem e o polvo e nos faz abraçar suas tentativas de mantê-la segura e entender seu mundo. Certamente uma história que colocará todos questionando suas visões sobre o resto das criaturas vivas do planeta. Para saber mais, clique aqui.

A VOZ SUPREMA DO BLUES

Onde assistir esse filme →

Na Chicago de 1927, a lendária rainha do soul, Ma Rainey (Viola Davis), chega a uma gravadora para lançar seu novo álbum, reunindo alguns de seus velhos companheiros de banda e um astuto e ambicioso tocador de trompete. Contudo, a gravação começa a dar problemas quando o temperamento de Ma se choca com o do trompetista Levee (Chadwick Boseman), que deseja uma carreira de sucesso para si próprio, e com os desejos dos donos da gravadora, que esperam controlar os direitos de gravação das músicas da cantora.

A Voz Suprema do Blues possui uma aura de tensão constante e explora ao máximo seus dois atores principais. Boseman e Davis dão performances extremamente profundas e poderosas, em uma discussão que explora os problemas da indústria musical do começo do século XX, as dificuldades dos artistas negros do período e a necessidade de luta para preservar o que era deles. É também uma obra bastante interessante sobre o caminho do sucesso e como a ambição pode destruir um homem quando este permite que ela a controle. Para saber mais, clique aqui.

AMOR E MONSTROS

Onde assistir esse filme →

Após a destruição de um asteroide lançar químicos na atmosfera que fazem criaturas de sangue-frio se tornarem predadores monstruosos, a humanidade enfrenta quase que a completa extinção. Nesse cenário apocalíptico, Joel (Dylan O'Brien), um jovem assustado e com poucos instintos, embarca em uma jornada para encontrar sua velha namorada Aimee (Jessica Henwick) em uma colônia distante. Sem muitas habilidades, ele precisa aprender a sobreviver na superfície infestada se quiser encontrar seu amor e retornar para casa.

Amor e Monstros é um filme descompromissado cuja intenção é divertir o público. Apesar disso, sua trama e a forma como sua jornada é trabalhada são profundas e mostram um arco bastante completo para seu protagonista, expondo todos os momentos de aprendizado duro pelo qual ele passa. O resultado é um longa surpreendente e que traz uma história bastante completa e uma mensagem extremamente eficaz. Para saber mais, clique aqui.

BORAT: FITA DE CINEMA SEGUINTE

Onde assistir esse filme →

Após envergonhar o seu país durante a sua primeira viagem aos Estados Unidos, o jornalista Borat (Sacha Baron-Cohen) cumpre uma longa pena de prisão, até que o ministro do Cazaquistão decide enviá-lo em uma missão diplomática para entregar um presente ao ex-vice-presidente estadunidense, Mike Pence. Durante aviagem, Borat é acompanhado pela sua filha, Tutra (Maria Bakalova), com quem ele desenvolve um intenso relacionamento à medida em que explora as mudanças nos Estados Unidos durante o governo Trump.

O sarcasmo e o humor pesado e baseado em pegadinhas do primeiro Borat retorna nessa icônica sequência. Dessa vez, com tudo, o roteiro e as cenas expõe uma visão muito mais crítica, apontando para alguns dos principais problemas do governo Trump e a mudança que ele provocou na forma como as pessoas reagem aos seus arredores. Cohen e Bakalova formam uma dupla extremamente engraçada, cujo humor ainda se baseia na ideia de vergonha alheia e em explorar a própria estupidez e a reação das pessoas. Para saber mais, clique aqui.

A CAMINHO DA LUA

Onde assistir esse filme →

Ainda de luto pela perda de sua mãe e incapaz de aceitar a nova namorada do seu pai, uma garotinha constrói um foguete para viajar para Lua e encontrar uma mulher das lendas que, segundo ela ouviu, detém o segredo para o amor eterno. Ao chegar lá com seu novo meio-irmão, contudo, ela descobre que o reino dessa mulher não é o que ela esperava, o que a leva a lutar para restaurar o equilíbrio local antes de voltar para casa.

A Caminho da Lua é uma animação muito bonita, mas também muito triste. Tocando profundamente no tema do luto, ela mostra que é comum sentir falta da pessoa amada e que seguir em frente após uma perda próxima é extremamente difícil. Sua mensagem é tocante e contada de uma forma extremamente intrigante e divertida, mesmo para crianças pequenas. É certamente uma surpresa maravilhosa desse Oscar, e uma animação que merece ser assistida. Para saber mais, clique aqui.

O TIGRE BRANCO

Onde assistir esse filme →

Um jovem indiano é contratado para ser motorista de uma das famílias mais ricas em sua região. Dentro do berço dos poderosos, ele lentamente vai aprendendo o caminho para obter sucesso a todo custo, enquanto também aprende as enormes diferenças sociais da Índia e como as camadas sociais são desprezadas por aqueles que estão no poder. Usando das informações que obtém e dos ensinamentos que recebe, ele vai trilhando o seu caminho através da corrupção e do poder, desafiando o estabelecimento social de seu país.

O Tigre Branco é um excelente estudo sobre a ascensão ao poder e sobre o comportamento das diferentes camadas sociais. Trazendo uma mensagem bastante forte sobre ultrapassar as barreiras da tradição, ele também mostra como o poder acumulado intoxica as pessoas, e como mesmo bons padrões estão dispostos a sacrificar seus funcionários diante de uma situação problemática. Um verdadeiro soco no estômago que, ao mesmo tempo, é extremamente divertido de se assistir. Para saber mais, clique aqui.

EMMA

Onde assistir esse filme →

Emma Woodhouse (Anya Taylor-Joy) é uma mulher respeitada da alta sociedade de sua pequena cidade na Inglaterra. Sem interesse em se casar, ela passa o tempo tentando juntar seus amigos em casais duradouros, acreditando ter os sentidos mais apurados para ver o amor de um pelo outro. Mas a chegada de uma nova companheira e de um herdeiro afortunado, bem como seus próprios sentimentos por um de seus amigos mais queridos, começam a colocar suas certezas sobre avida em cheque e a levam aanalisar seu comportamento e suas decisões na sociedade em que vive.

Emma é uma bela adaptação do romance de Jane Austen. Sua fotografia, cenários, figurino e maquiagem são excelentes, como esperado de um filme de época, e Anya Taylor-Joy entrega uma atuação esplendorosa, ao mesmo tempo irritante e convidativa. Não é o filme mais profundo dessa temporada do Oscar, mas é certamente uma história agradável e divertida para se assistir sem comprometimento com toda a família. Para saber mais, Clique aqui.

TIME

Onde assistir esse filme →

Um documentário que acompanha a jornada de Fox Rich, uma defensora dos direitos civis e abolicionista que lutou por duas décadas para tirar o seu marido da cadeia, após os dois cometerem um crime desesperado e serem punidos por isso. Mãe de seis filhos, Fox se esforça todos os dias para que seu marido retorne para casa e possa ser, de fato, um pai para as suas crianças.

Uma grande produção que mostra a luta pelos direitos civis e a busca por liberdade, além de abordar os problemas do sistema carcerário americano e as dificuldades de se construir uma vida após um erro sentenciar a pessoa à cadeia. Time é uma história real e extremamente tocante, que constrói seus problemas de forma a provocar tensão e construir uma sensação de evolução do caso. Uma verdadeira trama de superação ao longo dos anos. Para saber mais, clique aqui.

Essa edição do Oscar possui inúmeras surpresas para além de seus principais filmes. Qual a sua favorita? Compartilhe conosco nos comentários um filme indicado que tenha te surpreendido!

ARTIGOS relacionados

deixe seu comentário