Mais um Halloween se aproxima, e com ele vêm também as mais diversas criaturas assustadoras, prontas para dominar a cena do terror novamente. Algumas são muito antigas e já dominam esse gênero há um bom tempo, adaptando-se e mudando conforme os novos tempos demandam. Outras surgiram em tempos mais recentes e se tornaram extremamente marcantes nos dias atuais, aterrorizando as novas gerações. De um jeito ou de outro, é bom estar preparado, e por isso criamos um grande dossiê sobre as principais e mais conhecidas criaturas e monstros que já apareceram em filmes e séries. Confira!
BRUXAS
Presentes na história da humanidade desde tempos imemoriais, as bruxas foram vistas como seres míticos desde a Antiguidade. Sua capacidade de realizar poderes mágicos e ocultos sempre fascinou e aterrorizou as pessoas, que costumam associá-las à magia negra e a demônios. Contudo, as bruxas não são necessariamente más, e a grande maioria delas procura se isolar da sociedade, formando clãs próprios onde o uso de magia não seja proibido e elas possam ser elas mesmas em paz. Podem se tornar bastante perigosas quando são capazes de usar magia, mas a maioria não fará mal a menos que esteja ameaçada.

Algumas bruxas, no entanto, são realmente más, e usam de suas habilidades para praticar atrocidades terríveis. Seus principais alvos são as crianças, e elas fazem de tudo para se livrarem delas. Em alguns casos, elas simplesmente as odeiam e querem ver o mundo livre delas. Para isso, se disfarçam de pessoas comuns para vigiarem meninos e meninas inocentes e capturá-los na primeira oportunidade, aprisionando-os em feitiços e transformando-os e criaturas indefesas, como ratinhos. Outras podem ser mais cruéis, e atrair jovens para a floresta, onde as seduzem e as colocam sob feitiços terríveis que só se revelam mais tarde em toda a sua potência.
Para combater as bruxas más, é preciso primeiro saber reconhecê-las na multidão. Apesar de muito boas em se passar por humanas, existem ainda alguns traços, como os olhos, que as tornam reconhecíveis. Uma vez identificadas, o melhor é fazer é se manter distante e vigilante, tomando muito cuidado por onde anda e com quem suas crianças conversam. Se tiver sorte, você talvez consiga usar uma das poções dela contra ela mesma, ou mesmo descobrir um ponto fraco extremamente evidente. Algumas bruxas, por exemplo, são extremamente vulneráveis a água.
LOBISOMENS
Lobisomens existem há muito tempo no terror. Parte da mitologia de diversos países e locais, essas criaturas são amaldiçoadas pela licantropia, que as fazem se tornar feras perigosas durante as noites de lua cheia. Nessas noites, o espírito do homem é tomado pelo do lobo, e a pessoa perde completamente a consciência de quem é, assumindo um aspecto monstruoso e sanguinário que sai pelos campos e ruas, devorando os desavisados que cruzam o seu caminho.
Sem controle sobre sua maldição, um lobisomem que saiba de sua condição pode, enquanto humano, optar por se isolar e se trancar em algum lugar bastante seguro para evitar a matança nas noites de lua cheia. Mas não são todos os que fazem isso, o que gera um problema muito grande para a sociedade, pois a licantropia é uma doença transmitida através da mordida de outro lobisomem. Apesar de ser raro que alguém sobreviva a um ataque dessas criaturas, vez por outra algum sortudo (ou azarado) acredita que escapou com apenas uma mordida ou um arranhão. O que ele não sabe é que, na próxima lua cheia, ele passará pela transformação.
Lobisomens possuem algumas fraquezas bastante clássicas e conhecidas. Eclipses lunares fazem com que a transformação não ocorra, e balas de prata são ditas como a única coisa que pode matá-los. Mesmo assim, é pouco recomendado que você tente enfrentar um deles e, acima de tudo, mesmo que você conheça bem a pessoa, não tente conversar com ela e convencê-la enquanto ela estiver transformada.
VAMPIROS

Seres milenares, os vampiros conseguem viver por centenas de anos devido à sua alimentação baseada em sangue, geralmente de pessoas jovens. Criaturas da noite, eles se valem de uma grande diversidade de técnicas de caça, podendo ser extremamente selvagens e violentos, mas também extremamente civilizados, usando de sua aparência humana e de seu charme para enganar suas vítimas e fazê-las cair em suas armadilhas por conta própria.
Vampiros precisam do sangue para sobreviver. Dotados de caninos mais longos e pontudos, eles geralmente mordem o pescoço de suas vítimas, e é através da abertura feita por seus dentes que eles sugam seu alimento e a vida da pessoa. Aqueles que são mordidos, no entanto, caem em um encanto maligno que os faz procurar os vampiros cada vez mais, oferecendo a essência de sua vida em troca dos prazeres que a criatura é capaz de dar, nutrindo um círculo vicioso que resulta na sua morte ou na sua transformação em vampiro. Os mais famosos entre essas criaturas, como Drácula, geralmente buscavam jovens mulheres, que eram transformadas em suas esposas imortais.
Extremamente poderosos e praticamente imunes a armas comuns, os vampiros ainda assim possuem uma grande variedade de fraquezas que tornam o combate contra eles possível. Dentre estas, a principal é certamente a luz do Sol que, quando não incinera a criatura imediatamente, faz com que ela perca seus poderes e se torne fraca. Vampiros também não podem entrar na casa de suas vítimas sem serem convidados e são vulneráveis a prata, alho, água corrente e símbolos religiosos como a cruz. O jeito mais efetivo de se matar um vampiro definitivamente, no entanto, é enfiar uma estaca de madeira em seu peito e cortar-lhe a cabeça.
Um outro adendo importante: vampiros e lobisomens são inimigos naturais e são vulneráveis às mordidas e arranhões um do outro, independente de seus poderes imortais.
MÚMIAS
O ritual de mumificar os mortos foi usado em inúmeras civilizações ao longo dos tempos. Era uma forma de homenagear os mortos e preservar suas memórias. Contudo, em alguns casos, os corpos mumificados eram amaldiçoados como forma de lembrar aquele povo para sempre do mal que a pessoa cometeu. Séculos se passaram, novos povos tomaram o poder das terras onde esses túmulos se encontravam e, como é comum entre todos os povos colonizadores, acharam que eram fortes o bastante para suportar o que quer que estivesse preso no sarcófago. E é assim que múmias antigas renascem em tempos modernos.
_01.jpg)
Como criaturas amaldiçoadas vindas do mundo dos mortos, as múmias detêm um poder sobre a morte, sendo praticamente imortais enquanto de posse de seus poderes e possuindo a capacidade de reviver os mortos e controlá-los, além de poderem dominar os humanos vivos com seus poderes ou mesmo com subornos. O principal objetivo das múmias é se recompor fisicamente, consumindo a essência vital de pessoas (em geral, aquelas que abriram o seu sarcófago) para conseguir adentrar o mundo dos vivos novamente. Caso consigam isso, elas terão acesso a todos os seus poderes e trarão para a terra pragas e calamidades que anunciarão o fim dos tempos.
O único jeito de vencer uma múmia é privá-la de seus poderes, usando os conhecimentos antigos e milenares daqueles que a aprisionaram no sarcófago milhares de anos atrás. Sem seus poderes, a múmia é incapaz de controlar os mortos e semear pestes, além do fato de que ela se torna mortal e pode ser abatida como um ser humano qualquer. Contudo, isso precisa ser feito com rapidez, pois a cada momento seus poderes aumentam, e ela não desiste de consumir todas as pessoas que conseguir para se tornar mais forte.
Caso se trate de uma múmia egípcia, uma boa dica para mantê-la afastada enquanto ela ainda se regenera é andar sempre próximo a um gato, pois esses animais eram considerados guardiões do submundo na cultura egípcia antiga. Mas lembre-se: isso só funciona enquanto ela estiver se regenerando.
DEMÔNIOS
Uma das entidades mais poderosas do terror, os Demônios são senhores do Submundo, buscando exercer poder sobre o reino dos mortais e condenarem suas almas ao sofrimento eterno. Existentes em diversas formas e tamanhos, diferentes demônios apresentam diferentes poderes e formas diversas de influenciar na vida dos mortais, mas quase nenhum deles é capaz de simplesmente aparecer no mundo mortal, sendo necessário antes que eles sejam invocados através de um ritual ou de um sacrifício realizado por um dos muitos cultos que os adoram.
Uma vez dentro do mundo humano, os demônios dificilmente irão manter sua própria forma. Dotados com a habilidade de possessão, eles incorporarão algum objeto ou pessoa para exercer a sua vontade. No caso da possessão de um objeto, o efeito que a criatura terá no mundo das suas vítimas se dá mais pela capacidade de manipulação do dito objeto de maneiras não naturais e pelo poder de controlar o ambiente ao seu redor, fazendo com que objetos caiam de repente, portas fechem do nada, palavras comecem a ser escritas na parede. Conforme seu poder cresce, o demônio também pode se desvencilhar do objeto, provocando aparições e alucinações aterrorizantes em qualquer lugar que deseje. A ideia é fazer a pessoa perder a sua sanidade mental, levando-a a cometer algum ato desesperado para se livrar daquilo, e que provavelmente será exatamente o que entregará sua alma diretamente nas mãos da criatura.
No caso da possessão de uma pessoa, a criatura dificilmente deixará o corpo e usará seus poderes para machucar seu hospedeiro e afastá-lo de todos entes queridos ao seu redor. Suas ações têm o objetivo de macular o corpo e dominar cada vez mais a alma, até estar sob total controle do indivíduo. Nestes casos, a única salvação para o possuído é recorrer a sessões de exorcismo para se livrar da criatura, mas isso também não é fácil. Em primeiro lugar, é necessário um padre com uma fé extremamente poderosa para tirar o demônio do corpo de alguém. Objetos religiosos ajudam a machucar a criatura e a enfraquecê-la, mas para que ela saia definitivamente do corpo do hospedeiro, o exorcista precisa aprender o nome do demônio. Apenas pelo uso de seu nome é que a criatura pode realmente ser enfrentada e vencida.
FANTASMAS
Uma das criaturas mais clássicas do terror, os fantasmas são a encarnação espiritual de mortos que não têm a possibilidade de descansar, seja porque estão cheios de um sentimento vingativo por aquele que os matou, seja porque não foram bons em vida e agora têm de pagar por isso em morte. Por causa disso, eles permanecem em locais bastante específicos, em geral em casas mal-assombradas (na maioria dos casos, as casas em que eles morreram), vagando pelos corredores em completo desamparo.
Em alguns casos, os fantasmas não são maus. Muitos, conscientes de alguma presença maligna no local em que habitam, procuram alertar os novos moradores sobre o que está acontecendo, sendo mal interpretados por estes, que apenas vêm uma figura assombrosa à frente e correm de desespero, mas nunca deixam a casa. Nesses casos, muitas vezes os fantasmas acabam tendo de recorrer à sua própria aparência aterrorizante para fazê-los abandonar o local. Nesses momentos, o terror é usado com uma boa intenção.
Mas também existem os fantasmas de pessoas horríveis, que vagam por aí procurando fazer mal às pessoas. Em alguns casos, eles não conseguem fazer muito além de algumas aparições do nada ou derrubar alguns objetos, provocando sustos. Em outros casos, porém, eles são capazes de semear um caos gigantesco, destruindo propriedades e inclusive levando alguns humanos a cometerem atos terríveis, seja porque estavam possuídos ou porque viram alguma alucinação maquiavélica provocada pelos espíritos.
Independente do tipo, encontrar um fantasma nunca é uma experiência muito boa para os humanos vivos. Por não os compreendermos totalmente, vemos uma pessoa comum ao mesmo tempo que sabemos que tal pessoa está morta, o que provoca uma sensação de pânico e confusão em nossas mentes que torna os fantasmas seres realmente difíceis de se lidar.
ZUMBIS
Seja pelo fruto de um feitiço, seja pela disseminação de um perigoso vírus, já se tornou comum no universo do terror que os mortos se levantem de seu leito eterno. Zumbis são extremamente comuns e, por conta disso, são também as criaturas contra as quais já se desenvolveram mais métodos para se lutar contra. O fato é que zumbis são, em geral, bastante frágeis, sofrendo danos da maioria das armas humanas e, inclusive, de muitos utensílios caseiros, como facas e bastões de baseball. Nas suas versões mais fracas, atirar ou atacar em qualquer lugar já faz com que eles morram, embora as versões mais comuns demandem um tiro na cabeça para neutralizá-los por completo.
O problema de se lidar com zumbis começa quando percebemos que existem diversos tipos, geralmente agrupados em velocidade e inteligência. O tipo mais fácil de se lidar é o tipo burro e lento, pois estes não só são péssimos perseguidores como também são facilmente distraídos por qualquer som, tornando-os muitos suscetíveis a emboscadas extremamente simples.

Os rápidos, mas burros, e os inteligentes, mas lentos, são mais problemáticos, mas ainda assim podem ser vencidos com relativa tranquilidade. No primeiro caso, temos perseguidores mais perigosos, mas que ainda são suscetíveis a armadilhas, de forma que sua única preocupação será vencê-los na corrida. Já o segundo caso dificilmente vai cair em armadilhas e pode, inclusive, armar ele próprio suas emboscadas, mas contanto que você se mantenha atento e não seja pego de surpresa, deve ser fácil vencê-los, pois eles não são muito bons em correr atrás das suas presas.
O tipo realmente perigoso é o rápido e inteligente. Esse é uma máquina de destruição em massa, pois não só ele é perfeitamente capaz de perseguir suas presas a uma velocidade impressionante, como também pode superar obstáculos e montar emboscadas, tornando-o completamente imprevisível. Para lidar com esse tipo de zumbi, não se pode descansar ou parar, deve-se continuar em constante movimento e atenção aos arredores, pois nenhum lugar é, de fato, seguro.
Mas independente do tipo, a ameaça dos zumbis não está em suas capacidades individuais, mas em sua força numérica. Zumbis não são seres solitários. Quando atacam, atacam em hordas colossais, como um enxame massivo pronto para devorar tudo. Mesmo com os mais lentos, é muito difícil evitar ser encurralado, forçando as pessoas a se entocarem em verdadeiros fortes ou permanecerem eternamente em movimento. Zumbis podem ser fracos individualmente, mas para cada humano lutando contra eles, há pelo menos mil avançando.
PALHAÇOS
Pode parecer estranho incluir palhaços como criaturas do terror, mas a verdade é que esses artistas circenses têm sua profissão constantemente explorada por esse gênero, e o resultado desse uso geralmente é bastante assustador. O fato é que, seja pelos gestos exagerados, a maquiagem excessiva ou o fato de que alguns, como mímicos, simplesmente não falam com seu público, faz com que palhaços sejam realmente aterrorizantes para alguns.
Diferentes criaturas usaram o palhaço como disfarce para realizar as coisas terríveis que desejavam. Em alguns casos, elas não passavam de humanos comuns, psicopatas com o desejo de fazer o mal e que usavam o palhaço como um disfarce tão assustador quanto suas intenções. Mas em outros casos, o disfarce foi utilizado por criaturas sobrenaturais, que planejavam se misturar em meio à população humana e, ao mesmo tempo, manter o aspecto estranho. Um caso muito comum desse uso é o realizado por alienígenas (mas sobre esse tópico abaixo) para caçar humanos nas ruas das cidades. Apesar do disfarce distorcido, eles ainda se assemelham a palhaços comuns, o que permite que eles se aproximem sem levantar muitas suspeitas.
Mas também existem casos onde esses disfarces são usados por seres mais poderosos, criaturas interdimensionais que usam a imagem para espalhar o medo do qual elas se alimentam e devorar crianças e adultos sem serem percebidas. Essas criaturas geralmente permanecem adormecidas por décadas, contaminando as cidades que são suas vítimas e semeando o medo, a desconfiança e o ódio em seus moradores. Quando despertam, começam uma matança gradativa, alimentando-se das vítimas mais enfraquecidas por esses sentimentos horríveis. Nesses períodos, é normal ver palhaços assombrosos vagando em locais escuros, como bueiros e casas abandonadas, esperando pelas próximas vítimas. Se for permitido que que essa matança continue sem interrupção, chegará o ponto de ebulição, quando a criatura promoverá uma calamidade e um massacre na cidade, satisfazendo sua fome e adormecendo por mais um ciclo.
Para derrotar esse tipo de criatura, é necessário um trabalho em equipe, uma união forte o bastante para neutralizar o efeito da criatura. Acima de tudo, é necessário que essa força da união seja capaz de destruir o efeito do medo sobre os escolhidos, pois se não for capaz de semear os sentimentos negativos, a criatura perde força e se torna algo capaz de ser vencido.
ASSASSINOS SOBRENATURAIS
Esse é um tipo bastante comum de criatura do terror. Em geral, esses assassinos eram homens em vida, e geralmente eram homens muito maus e que cometeram atrocidades terríveis, o que os levou a sofrerem maldições e sofrimentos indescritíveis ao serem pegos. Mas estas maldições e punições, que deveriam ser o fim para eles, acabaram por lhes conceder mais poder do que antes eles tinham, tornando-os mais fortes, mais violentos e praticamente imparáveis.

Um assassino sobrenatural pode vir em várias formas diferentes. Ele pode tanto ser um simples psicopata que segue em uma onde de matança incansável portanto uma máscara estranha quanto o espectro vingativo de um menino afogado em um lago porque seus monitores não estavam prestando atenção nele. Podem inclusive ser um psicopata queimado há muitos anos, mas renascido no mundo dos sonhos com a habilidade de matar pessoas enquanto elas dormem, ou mesmo espírito de um assassino que possui um boneco para crianças.
Independente de seu aspecto, porém, uma coisa é certa: seus conjuntos de habilidades os tornam praticamente invencíveis em uma luta corpo-a-corpo. Eles também são perseguidores implacáveis e capturam suas presas sem se preocupar com o quanto elas podem correr, mas também sabem ser discretos, atacando de surpresa e despedaçando suas vítimas antes mesmo de elas saberem o que aconteceu com elas.

Todos esses assassinos possuem algum ponto fraco, e para derrotá-los é preciso descobrir esse detalhe e saber usá-lo para desarmá-los nas situações mais perigosas. Também ajuda se você conseguir tirar essas criaturas de seu ambiente de domínio (se um assassino reina no mundo dos sonhos, achar um jeito de levá-lo ao mundo material pode enfraquecê-lo o suficiente para ele ser derrotado, por exemplo). Apesar de extremamente resistentes, eles geralmente podem ser parados, mesmo que momentaneamente, por armas e objetos comuns. Mas não confie muito que você conseguirá derrotá-los definitivamente, pois existe uma outra característica que conecta todos esses seres: independente de quão destroçados acabem, é certo que eles sempre irão retornar.
MONSTROS DA LAGOA
O Monstro da Lagoa é uma criatura de terror mais rara de ser vista. Habitante das florestas tropicais, ele geralmente passa a vida inteira escondido em lagoas e rios, vivendo a sua vida como uma criatura selvagem e humanoide. Para os nativos, é reverenciado como um Deus das águas, sendo realizadas homenagens a ele, mas sempre a uma distância segura, pois a criatura torna-se extremamente perigosa quando estranhos invadem o seu território e ameaçam sua ninhada. Durante anos, barcos foram atacados e turistas foram levados para as profundezas por esse ser.
Fato é que, como a maioria das criaturas selvagens, o que o Monstro da Lagoa mais quer é manter-se escondido e ser deixado em paz. Carnívoro, ele caça quando sente necessidade, mas não é violento por natureza. A presença do homem por si só não é o que impulsiona a sua agressividade, mas o tratamento dado por alguns homens, que buscam atacá-lo por verem apenas um monstro, ou experimentar sobre ele por verem apenas uma maravilha da natureza que precisa ser desvendada. Se, no entanto, alguém se aproximar da criatura com boas intenções, poderá descobrir um ser calmo e pacífico.
BICHOS-PAPÕES
Não. Essa não é uma criatura que só assusta criancinhas. O fato é que o Bicho-Papão faz parte de um folclore universal, e é sempre associado aos medos mais profundos das pessoas. Atacando geralmente no meio da noite, esses seres se alimentam do medo e o expandem enquanto o fazem, causando ansiedade, pânico e reações extremas por parte das pessoas que são afetadas.

Apesar de poder atacar qualquer pessoa, o Bicho-Papão geralmente é atraído para lares de famílias problemáticas, onde é mais fácil para ele incentivar e se alimentar de sentimentos negativos. Quando mais instável é a relação interna da casa, mais forte a criatura fica, e quanto mais medos uma pessoa possuir, mais possibilidades ele terá para se transformar em imagens aterrorizantes para aquele indivíduo. O Bicho-Papão alimenta o medo da pessoa para que ela o alimente com seus sentimentos negativos, criando um ciclo que destrói cada vez mais a pessoa e o torna cada vez mais forte. Por criar e fortalecer esse ciclo, o Bicho-Papão é responsável por muito traumas que afetam os humanos atacados por anos e, inclusive por toda a vida.
O melhor jeito de se enfrentar um Bicho-Papão é realmente enfrentar aquilo que mais o assusta. Isso não precisa ser feito sozinho, e pode ajudar estar próximo de pessoas que querem o seu bem, mas é apenas lidando com seus medos e traumas que você consegue enfraquecer a criatura e passar a exercer poder sobre ela. O Bicho-Papão talvez nunca deixe você sozinho, mas se você tiver controle sobre seus medos, ele não poderá usar isso contra você. Uma estratégia interessante para vencer seus temores é imaginá-los sob uma forma ridícula, que não seja nem um pouco assustadora. É muito mais fácil fazer isso se você tiver poderes mágicos e acesso a alguns feitiços específicos, mas para nós, meros mortais, também é um feito possível.
ALIENÍGENAS
Por um longo tempo, a humanidade imagina se existe vida fora da Terra e como seria um encontro entre nós e esses seres extraterrestres. Mas se o terror tiver alguma voz nessa discussão, esse encontro não será nada bom. Invasões alienígenas são um tema recorrente do gênero, e podem vir de diferentes maneiras. Em casos mais sutis, temos a chegada de um poderoso parasita à Terra, em algum local isolado, onde ele passa a invadir o corpo de pessoas e usá-los como alimento para crescer e se desenvolver em uma forma mais ameaçadora. O problema desses casos é que, muito dificilmente, o impostor poderá ser localizado antes que seja tarde demais.
Na maioria dos casos, no entanto, o que acontece é uma invasão em larga escala, com centenas de naves atacando os centros urbanos mais populosos e causando milhares de mortes em poucos minutos com suas armas de aniquilação em massa, seus raios da morte e seus enxames de caças intergalácticos. Raramente existe uma explicação para esse comportamento e tais invasões são resumidas apenas a um desejo de conquistar uma raça inferior para coletar algum tipo de recurso existente somente na Terra ou apenas para se obter escravos.
É praticamente impossível para os humanos lutarem de igual para igual contra esses seres alienígenas. As armas e os exércitos que eles trazem são muito superiores aos nossos, e eles muitas vezes detêm conhecimento de estratégias que nunca passariam pelas nossas mentes. Contudo, em muitos casos é justamente a condição de extraterrestres que expõem algumas fraquezas desses seres. Por não estarem acostumados à vida na Terra e aos seus diferentes ecossistemas, eles muitas vezes falham em detectar ameaças naturais que são comuns para nós. Caso isso ocorra, seus sistemas imunológicos podem ser muito fracos para resistir a vírus comuns, como os da gripe, por exemplo. Em outros casos, por incrível que pareça, seus sentidos podem ser sensíveis demais para suportar músicas em sons extremamente altos.
Essas são algumas das criaturas mais conhecidas do universo do terror. Existe uma grande diversidade de outras, seres monstruosos e terríveis, dotados de poderes extraordinários. Muitos deles podem fazer uma aparição nesse Halloween, então é bom estar preparado. E você? Qual a sua criatura de terror favorita?