No items found.

Análise & Opinião

Análise & Opinião

Homem-Formiga e Vespa: Pequena Grande Dupla

5/7/2018

Finalmente, o Homem Formiga e a Vespa irão se unir definitivamente ao universo dos Vingadores. Saiba um pouco mais sobre essa dupla dinâmica da Marvel

escrito por
Luis Henrique Franco

Finalmente, o Homem Formiga e a Vespa irão se unir definitivamente ao universo dos Vingadores. Saiba um pouco mais sobre essa dupla dinâmica da Marvel

escrito por
Luis Henrique Franco
5/7/2018

Heróis de verdade não precisam ser grandes em tamanho. Para provar isso, a Marvel criou, em seus anos áureos, uma brilhante dupla de combatentes do crime que tem como poder principal a capacidade de alterar seu tamanho para o de insetos. Por anos, o Homem-Formiga e a Vespa têm sido uma dupla e um casal marcante no universo, estando presentes em inúmeras aventuras e integrando os mais importantes grupos de heróis da Marvel. Contudo, sua importância ainda é pouco conhecida pelo público que acompanha o Universo Cinematográfico, o que levou esses dois heróis a serem deixados de lado e esquecidos pelas pessoas. Agora, com o surgimento da dupla nos cinemas, é bom relembrar algumas das principais aventuras desses heróis tão memoráveis.

ORIGENS

O primeiro Homem-Formiga da Marvel foi o Dr. Henry “Hank” Pym, um brilhante cientista viciado em seu trabalho e que passava muito tempo em seu laboratório, onde descobriu uma forma de manipular partículas subatômicas através de campos magnéticos, o que o permitia aumentar ou encolher seu próprio tamanho.

Tales to Astonish #27 marcou a primeira aparição do Homem-Formiga no universo Marvel

Criado em 1962 por Stan Lee e Jack Kirby, ele fez sua primeira aparição em Tales of the Astonish #27, sua história não deveria passar de um conto de monstros a princípio, mas Lee gostou tanto do personagem que o trouxe de volta, já como um herói capaz de controlar mentalmente os insetos e aumentar e diminuir seu tamanho, preservando sua força física. Como combatente do crime, Pym foi extremamente motivado pelo assassinato de sua primeira esposa, Maria Trovaya.

Contratado pelo governo, ele atua tanto como herói quanto como cientista, trabalhando na criação de um traje que impede a contaminação por radiação. Durante um ataque surpresa da KGB à sua instalação, Pym encolhe para poder escapar e ganha o controle de um exército de formigas, que o ajudam a derrotar os agentes. Desde então, seu papel como herói nos tempos da Guerra Fria foi ampliado, e suas histórias solo começaram a ganhar maior volume de publicação, embora nunca tenham chegado ao Brasil.

Foi apenas na revista Tales of the Astonish #44 que Pym recebeu uma parceira no combate ao crime: Janet van Dyne, a Vespa. Janet era a filha de um rico cientista que buscava uma maneira de contatar vida alienígena. Em um desses experimentos, o cientista é capaz de trazer o alienígena Kosmosian para a Terra, mas esse o mata assim que chega à nova dimensão. Buscando vingar seu pai, Janet se alia a Hank Pym, que lhe concede o poder de suas Partículas Pym, dando a ela os mesmos poderes que ele possuía. Juntos, os dois heróis conseguem derrotar o alienígena e enviá-lo de volta à sua dimensão, tornando-se a partir daí uma dupla no combate ao crime.

Foi só em Tales to Astonish #44 que a parceira do Homem-Formiga, a Vespa, foi introduzida

A estreia da heroína em suas aventuras solo aconteceu algum tempo depois, quando ela derrotou o vilão Lee Guardineer, conhecido como o Mago. Mesmo com suas aventuras solo, ambos os heróis se tornaram mais famosos como uma dupla, e suas aparições se dão constantemente em conjunto.

AVANTE, VINGADORES!

Embora no Universo Cinematográfico os dois heróis ainda não sejam parte da equipe, nos Quadrinhos, Homem Formiga e Vespa possuem um papel fundamental dentro dos Vingadores. Na verdade, eles são os responsáveis pela formação original do grupo.

Na primeira aventura da equipe, a Vespa e o Homem-Formiga foram chamados para ajudar Thor, Hulk e o Homem de Ferro a combater o vilão Loki. Depois do sucesso da missão, o grupo decidiu se manter unido para enfrentar os vilões que nenhum vilão sozinho poderia derrotar, criando assim a equipe de super-heróis mais poderosa da Marvel. Por sugestão da própria Janet, o nome da equipe se tornou Os Vingadores. Muito mais do que o Homem Formiga, preso em seus trabalhos de cientista para o desenvolvimento de novas Partículas Pym, a Vespa se dedicou à equipe com fervor incrível, assumindo as missões e atuando ao lado dos heróis nos maiores desafios. Ela também foi a primeira a reconhecer o Capitão América quando esse foi retirado de sua hibernação no gelo, e a responsável por fazê-lo se unir à equipe.

A Vespa e o Homem-Formiga foram essenciais para a formação dos Vingadores nas HQs e para o resgate do Capitão América

Após um conflito contra o Conde Nefaria, Hank e Janet decidiram se afastar dos Vingadores temporariamente, deixando o Capitão no comando de uma nova equipe. Assumindo vidas comuns e profissões, Hank retornou ao laboratório enquanto Janet se tornou uma estilista de moda. Foi só durante a vinda de Namor para Nova York e, por consequência a chegada de novos problemas para os Vingadores, que o casal retornou à equipe.

Com o tempo, a Vespa começou a ter um papel cada vez maior dentro dos Vingadores, até que finalmente assumiu o posto de líder da equipe, sendo a segunda a permanecer por mais tempo nesse papel, atrás apenas do Capitão América. Logo ela se mostrou efetiva no cargo, ajudando inclusive a convocar membros importantes para o grupo, como a Mulher-Hulk, Starfox e a Capitã Marvel.

AS MÚLTIPLAS PERSONALIDADES DE PYM

O uso das Partículas Pym certamente tornava o Homem-Formiga um herói especial dentro dos Vingadores, mas seu constante encolhimento (e, mas tarde, aumento de tamanho) causaram no personagem sérios distúrbios de personalidade ao longo dos anos.

Mesmo sabendo que sua presença aumentava muito o poder de pesquisa e de inteligência da equipe, Pym ainda se sentia inferior aos outros heróis. Como Homem-Formiga, sua maior habilidade especial era se encolher e preservar sua força mesmo pequeno, o que o tornava extremamente ágil para escapar de vilões e contra-atacar. Desejando poder fazer mais para a equipe, ele desenvolveu um novo gás que o faria aumentar de tamanho. Essa nova identidade foi batizada de Gigante e, mais tarde, de Golias. Com isso, Pym ganhou mais destaque pela sua força na equipe, mas ainda assim se sentia inseguro e inferior a outros heróis presentes nos Vingadores, como o Thor, o que o levou a continuar seus experimentos e a abandonar o traje de Homem-Formiga, que passaria a ser usado por Scott Lang (falaremos dele depois).

Ao longo dos anos, Hank Pym assumiu inúmeras personalidades, sendo o Golias uma das mais famosas

Esse distúrbio mental o fazia se dedicar exclusivamente ao trabalho, abandonando seu relacionamento com Janet. Essa trava de insegurança o impedia de pedi-la em casamento, algo que frustrava a Vespa e estagnava sua relação.

Durante um de seus experimentos, contudo, um dos frascos de Pym cai no chão de seu laboratório, liberando um gás não testado e provocando uma enorme explosão. Após essa explosão, surge um novo herói, o Jaqueta Amarela (retratado no cinema como o vilão Darren Cross), que afirma ter matado Pym mas sendo, na realidade, uma nova personalidade do mesmo. Essa nova versão é mais autoconfiante, agressiva e sem travas morais. Como Jaqueta Amarela, Hank pede a mão de Janet, e os dois heróis se casam nos quadrinhos.

O Jaqueta Amarela é certamente a personalidade mais polêmica assumida por Hank Pym

ULTRON

Antes de prosseguirmos, é importante mencionarmos um acontecimento importante envolvendo os dois personagens e que foi extremamente alterado no Universo Cinematográfico. Isso porque, ao contrário do que mostra o filme Vingadores: A Era de Ultron, o criador do vilão robótico não é Tony Stark, mas Hank Pym.

O terrível vilão Ultron foi uma criação de Hank Pym

Ainda em suas crises de inferioridade, Pym começa a trabalhar em um projeto de Inteligência Artificial que seria capaz de fazer o trabalho dos Vingadores e manter a paz em nosso mundo. Contudo, os protocolos de paz de Ultron se tornam confusos para o androide e o fazem se rebelar contra seu criador e contra os heróis. Para a máquina, a paz só pode ser alcançada com a destruição da raça humana e dos Vingadores. Com esse princípio, Ultron quase que destrói a Costa Oeste dos Estados Unidos antes de ser impedido pelo grupo.

Tendo em sua memória artificial boa parte dos pensamentos de seu criador, Ultron começa a nutrir um desejo por uma parceira como Janet. Esse desejo o leva a atacar a mansão dos Vingadores novamente e sequestrar a Vespa, com o intuito de usar a sua mente e seus padrões cerebrais para criar um modelo para a sua “noiva”, Jocasta. Essa, no entanto, recebe também a influência heroica da Vespa e, uma vez animada, alerta os Vingadores sobre a sua localização, pondo um fim aos planos do androide.

UM RELACIONAMENTO ABUSIVO

O relacionamento de Janet e Hank é um dos mais problemáticos de todo o universo Marvel

Aqui será narrada uma das fases mais polêmicas dos dois heróis. Como já foi dito, sob a identidade de Jaqueta Amarela, Pym pede Janet em casamento e ela aceita. No começo, a cerimônia e o acontecimento são um sonho para os dois, mas logo a vida do casal se torna um pesadelo, principalmente para Janet.

Ainda perturbado pelos problemas mentais causados pelo trabalho, Pym desenvolve uma personalidade extremamente agressiva e levando-o a violentar Janet tanto verbal como fisicamente. Em mais de um episódio, Hank atacou e bateu na sua esposa, tornando a relação cada vez mais instável e próxima do fim.

A polêmica cena dos quadrinhos, onde Hank Pym espanca Janet, foi motivo de inúmeras críticas e discussões

Após um desses episódios de violência, Hank é dominado por Ultron, que o leva a planejar o retorno do androide e a atacar os Vingadores. A Vespa, no entanto, descobre seus planos e alerta a equipe o mais rápido possível. Com o fim da ameaça, Janet se divorcia de Hank, tornando-se independente e engajando-se mais em sua carreira como estilista e como heroína, obtendo grande sucesso nas duas (foi por volta dessa época que ela se tornou a líder dos Vingadores). Quanto a Hank, seu comportamento agressivo e sua aliança com Ultron o levaram a ser expulso da equipe.

SEPARADOS

A partir daí a vida dos dois começou a tomar rumos totalmente diferentes. Janet permaneceu na equipe principal dos Vingadores, onde, como líder, enfrentou grandes ameaças. Atuou nas Guerras Secretas na tentativa de impedir os planos do vilão Magneto e quase foi morta pela Gangue de Demolição. Nesse meio tempo, descobre o paradeiro da mutante Jean Grey, que todos pensavam estar morta. Apesar de sua eficiência e habilidade, a Vespa é questionada por membros da equipe, principalmente por Hércules, que se recusava a ser liderado por uma mulher. Seu maior desafio, contudo, veio quando Barão Zemo e os Mestres do Terror invadem a Mansão dos Vingadores, colocando Hércules em coma e neutralizando boa parte dos heróis presentes. Com a ajuda de uma equipe de resgate, Janet consegue salvar o grupo, mas após esse incidente deixa a equipe.

Já Hank Pym foi para o outro lado dos estados Unidos, tendo sido recrutado pelos Vingadores da Costa Oeste como auxiliar técnico. Contudo, seus transtornos mentais continuavam a afetá-lo e quase o levaram a cometer suicídio. Salvo por La Espirita, tem sua condição estudada por ela e pela Tigra. Descobre-se então que a seu lado violento e arrogante era uma personalidade estimulada pelo vilão Kang. Uma vez livre do domínio do vilão, Pym consegue resolver seus problemas mentais e reassume o manto de Jaqueta Amarela, passando a integrar oficialmente a equipe.

Transtornado, Hank tenta se suicidar após a separação com Janet, mas é impedido por La Espirita

Um tempo depois, os dois passaram a integrar os Vingadores da Costa Oeste, onde reestabeleceram sua relação, mas não retomaram seu namoro. Ainda afetada pelo seu casamento anterior, Janet recusa o segundo pedido de Hank e os dois se mantêm apenas como amigos. Após um período de folga, os dois retornam para a equipe da costa oeste e nela permanecem até a sua dissolução.

REGRESSO AOS VINGADORES E O SURTO DA FEITICEIRA ESCARLATE

Após um tempo, os dois retornam para a equipe principal dos Vingadores, ainda com sua relação em recuperação. Durante esse tempo, Janet começa a treinar a si mesma com o mesmo gás usado por Pym para aumentar de tamanho, conferindo a si mesma esse mesmo poder. Contudo, os efeitos colaterais do gás também a afetam, deixando-a completamente intolerante ao ex-marido.

Avengers Disassembled marcou o retorno de Hank e Janet aos Vingadores, mas também foi um período de grande crise entre os dois

Durante essa etapa, Janet começa a ser mais agressiva, jogando os erros de Hank na cara dele e dizendo que tudo de mal que acontecera com eles no passado era culpa dele. É nesse momento que ela começa a se envolver com o Gavião Arqueiro, o que deixa Pym ainda mais arrasado e leva o Jaqueta Amarela a buscar por uma redenção para seu relacionamento.

Durante um dos episódios mais trágicos para a equipe dos Vingadores, a Feiticeira Escarlate sofre um surto psicótico que faz com que seus poderes fiquem fora de controle. Esse evento levou à queda dos Vingadores e à morte do Gavião. Janet ficou gravemente ferida e foi salva por Pym, que permaneceu ao seu lado durante sua recuperação, o que a convenceu a dar-lhe uma segunda chance.

INVASÃO SKRULL E SUAS CONSEQUÊNCIAS

Tanto Hank quanto Janet tiveram importantes papéis no evento da Invasão Skrull

Novamente casados, Hank e Janet novamente enfrentaram problemas em suas relações. Fora da vida heroica, o cientista dedicava-se inteiramente ao seu trabalho no laboratório, ignorando sua esposa, que sai e bebe sozinha, lamentando ter deixado Nova York.

Durante uma palestra, Hank é abordado por uma de suas ouvintes e acaba tendo um caso com ela. Contudo, ela logo se revela como uma agente Skrull e o derrota. Aprisionado, Hank é substituído por um super-skrull chamado Criti-Noll. Em seu lugar e sem ser notado pelos outros heróis, o alienígena foi um dos principais idealizadores da lei de registro dos heróis, a principal causa para a Guerra Civil, e da Iniciativa dos 50 Estados, criada para preparar e treinar os superpoderosos para atuarem sob o comando do governo. Contudo, essa Iniciativa foi revelada como um plano skrull para colocar um agente em cada equipe de super-heróis conhecida, facilitando a invasão. Ao final, Criti-Noll é revelado e o verdadeiro Hank Pym é salvo, o que coloca fim à invasão Skrull.

Esse episódio, no entanto, cobra um preço caro dos heróis. Durante seu processo de substituição, Hank é encontrado por Janet, que acredita que ele a está traindo e termina o relacionamento. Algum tempo depois, a Vespa é visitada por seu ex-marido (já um alien disfarçado) que lhe trouxe um presente de desculpas: um soro que melhoraria seus poderes de alteração de tamanho. O conteúdo do medicamento, no entanto, é um vírus que transformou Janet em uma bio-bomba. Janet começou a crescer e a inflar descontroladamente, liberando uma substância tóxica que destruiria a todos na equipe. Para proteger ao restante dos heróis, Thor cria um vórtice que desintegra e elimina o vírus, mas Janet não pode ser salva.

Durante a Invasão Skrull, A Vespa é transformada em uma bomba biológica e é dada como morta por um longo tempo

Durante seu luto, e tendo ciência de que os Skrulls usaram antipartículas Pym para criar a bio-bomba, Hank foi consumido pela dor e pela culpa de ter perdido sua esposa. Como forma de homenageá-la, ele assumiu para si o manto de Vespa. Como o novo herói, ele se torna líder dos Poderosos Vingadores e constrói para o grupo a Mansão Infinita no Microverso. Após conversar com a agente Sharon Carter, que supostamente havia assassinado o Capitão América após a Guerra Civil, ele descobre que a tecnologia usada na arma era do Dr. destino e havia apenas enviado o herói para outra dimensão, sendo assim capaz de salvá-lo.

Obcecado, ele não acredita que Janet tenha morrido, mas sim se convertido em uma explosão viva de partículas Pym e que estaria perdida em algum lugar do microverso. Contudo, ele é incapaz de encontrá-la até que a própria Vespa consegue, após muito tempo, enviar um sinal para os Vingadores sobre a sua localização. O grupo então, segue suas orientações e, após enfrentar o vilão Lorde Gouzar, salvam Janet e a trazem de volta. Com o regresso da Vespa, Hank retorna para o seu alter-ego conhecido como Gigante.

SCOTT LANG: UM NOVO HOMEM FORMIGA

Após Hank Pym ter abandonado o traje de Homem-Formiga, este foi assumido por Scott Lang

Lembra do começo do texto, quando mencionamos um homem chamado Scott Lang, que havia ficado com o traje de Homem Formiga pertencente a Pym? Pois é, ele ainda é, atualmente, o Homem Formiga presente nas histórias da Marvel, além de ser o detentor do traje no Universo Cinematográfico.

Nos Quadrinhos, Lang era um perito em eletrônica, casado e com uma filha chamada Cassie. Devido às dificuldades que tinha em sustentar sua família com a sua profissão, se dedicou ao crime e foi condenado há cinco anos (dois quais cumpriu apenas três por bom comportamento). Após seu período preso, foi contratado pelas Indústrias Stark. Contudo, se viu na necessidade de voltar ao crime após descobrir a terrível doença cardíaca de sua filha, para a qual a única capaz de curá-la era a doutora Sondheim, mantida presa por Darren Cross. Assim, Scott invade a mansão de Hank Pym e rouba o traje de Homem Formiga, usando-o para resgatar a doutora e pedir para que ela salvasse sua filha. Ao saber de suas intensões, Hank permite que ele fique com o traje para si.

Como herói, Lang atuou principalmente ao lado de seu empregador, o Homem de Ferro, ajudando os Vingadores em missões de infiltração, questões de eletrônica, desenvolvimento de sistemas de segurança. Ele libertou Stark de sua própria armadura, instalou temporariamente um dispositivo que controlava os batimentos cardíacos de Bruce Banner e o impedia de se tornar o Hulk, enfrentou os vilões Treinador e Esmigalhador e ajudou a Vespa em sua luta contra os Mestres do Terror de Barão Zemo durante a sua invasão na Mansão dos Vingadores.

Quando as indústrias Stark foram compradas pelo Monge de Ferro, Lang renunciou ao seu cargo e fundou sua própria empresa. Um tempo depois, foi contratado como consultor técnico do Quarteto Fantástico e substituir Reed Richards, desaparecido no momento. Scott e Cassie foram morar no QG do Quarteto até que Reed regressou.

Quando a maioria dos heróis da Terra foi dada como morta durante o ataque do vilão Massacre, Scott se aliou aos Heróis de Aluguel para manter a Terra segura, mas a equipe se desfez cedo. Um tempo depois, o Homem Formiga se aliou oficialmente aos Vingadores. Dentro da equipe, desenvolveu uma relação conflituosa com o Valete de Copas, com quem vivia sempre discutindo, até que esse morreu tentando salvar Cassie de um louco que a havia raptado. Foi durante esse período que Scott desenvolveu um relacionamento com Jessica Jones, que durou até que ela lhe revelou que estava grávida de Luke Cage, o que levou o casal a se separar.

Durante a Queda dos Vingadores, a Feiticeira Escarlate, em seu surto, reviveu o Valete de Copas, o que chamou a atenção de Scott. Vendo seu antigo companheiro renascido, Scott foi conversar com ele para entender a situação, mas tudo não passava de uma armadilha. Como muitos outros heróis, o Homem Formiga foi vítima de uma enganação e morreu após o Valete explodir.

Contudo (e aproveitando a frase de que "ninguém fica morto na Marvel por muito tempo") Lang foi salvo por sua própria filha, agora uma integrante dos Jovens Vingadores que atuava com o nome de Estatura. Cassie tornou-se heroína após a morte do pai, quando descobriu sobre as Partículas Pym e começou a usá-las para dar poderes a si mesma. Lutando ao lado dos Jovens Vingadores, teve participação na Guerra Civil, atuando primeiro ao lado do capitão América mas depois alternando para o Homem de Ferro.

Morto durante a queda dos Vingadores, Scott Lang foi resgatado do passado por sua filha, Cassie

Cassie conseguiu salvar seu pai viajando no tempo com a sua equipe e o tirando da mansão antes do surto da Feiticeira. A reunião entre pai e filha, contudo, durou pouco. Em um novo confronto com o Dr. Destino, o Homem Formiga foi severamente ferido e Cassie, acreditando ter perdido seu pai novamente, ataca o vilão com o desejo de matá-lo, mas Destino se mostrou mais forte, e Scott teve de testemunhar sua filha ser morta pelo vilão.

No mesmo evento de seu retorno, Scott é assolado pela tragédia da morte de sua filha, Cassie

De volta à ativa como herói, o Homem Formiga teve uma curta passagem pelos Defensores e que foi prontamente apagada pelo Dr. Estranho para proteger o mundo. Depois disso, ele passou a integrar novamente o Quarteto Fantástico e a Fundação Futuro enquanto Reed Richards e o Quarteto original buscavam por uma cura para a degeneração celular que afetava os membros do grupo desde o acidente que os criara. A principal função de Lang na Fundação era zelar pelas crianças que lá ficavam. Nesse período, o herói teve um relacionamento com a Miss Coisa.

Scott Lang como integrante da Fundação Futuro, criada por Reed Richards

O UNIVERSO CINEMATOGRÁFICO

Introduzido em 2015 no cinema, o Homem Formiga já teve seu início com o personagem Scott Lang (Paul Rudd), mostrando sua passagem da vida criminosa para a de herói sob a tutela de Hank Pym (Michael Douglas) e de sua filha, Hope van Dyne (Evangeline Lilly), que deve assumir o uniforme de Vespa oficialmente na sequência do filme original, que já fez sua estreia nos cinemas. Quanto à Vespa original, Janet, sua ausência no primeiro filme se deve ao seu desaparecimento no Microuniverso em razão de uma diminuição muito grande de tamanho, que a impediu de voltar ao seu estado natural. Ela também é uma personagem confirmada na sequência e será vivida por Michelle Pfeiffer.

O novo filmeHomem-Formiga e A Vespa promete introduzir a Vespa original, Janet van Dyne, ao Universo Cinematográfico Marvel, onde será interpretada por Michelle Pfeiffer

Ansioso para ver essa dupla de heróis no cinema e para saber qual a relação dos dois com o restante do universo Marvel e os acontecimentos em Guerra Infinita? Não deixe de conferir Homem Formiga e Vespa, já nos cinemas!

No items found.
botão de dar play no vídeo
No items found.

Direção: 
Criação:
Roteirista 1
Roteirista 2
Roteirista 3
Diretor 1
Diretor 2
Diretor 3
Elenco Principal:
Ator 1
Ator 2
Ator 3
saiba mais sobre o filme
saiba mais sobre a série

Finalmente, o Homem Formiga e a Vespa irão se unir definitivamente ao universo dos Vingadores. Saiba um pouco mais sobre essa dupla dinâmica da Marvel

crítica por
Luis Henrique Franco
5/7/2018

Heróis de verdade não precisam ser grandes em tamanho. Para provar isso, a Marvel criou, em seus anos áureos, uma brilhante dupla de combatentes do crime que tem como poder principal a capacidade de alterar seu tamanho para o de insetos. Por anos, o Homem-Formiga e a Vespa têm sido uma dupla e um casal marcante no universo, estando presentes em inúmeras aventuras e integrando os mais importantes grupos de heróis da Marvel. Contudo, sua importância ainda é pouco conhecida pelo público que acompanha o Universo Cinematográfico, o que levou esses dois heróis a serem deixados de lado e esquecidos pelas pessoas. Agora, com o surgimento da dupla nos cinemas, é bom relembrar algumas das principais aventuras desses heróis tão memoráveis.

ORIGENS

O primeiro Homem-Formiga da Marvel foi o Dr. Henry “Hank” Pym, um brilhante cientista viciado em seu trabalho e que passava muito tempo em seu laboratório, onde descobriu uma forma de manipular partículas subatômicas através de campos magnéticos, o que o permitia aumentar ou encolher seu próprio tamanho.

Tales to Astonish #27 marcou a primeira aparição do Homem-Formiga no universo Marvel

Criado em 1962 por Stan Lee e Jack Kirby, ele fez sua primeira aparição em Tales of the Astonish #27, sua história não deveria passar de um conto de monstros a princípio, mas Lee gostou tanto do personagem que o trouxe de volta, já como um herói capaz de controlar mentalmente os insetos e aumentar e diminuir seu tamanho, preservando sua força física. Como combatente do crime, Pym foi extremamente motivado pelo assassinato de sua primeira esposa, Maria Trovaya.

Contratado pelo governo, ele atua tanto como herói quanto como cientista, trabalhando na criação de um traje que impede a contaminação por radiação. Durante um ataque surpresa da KGB à sua instalação, Pym encolhe para poder escapar e ganha o controle de um exército de formigas, que o ajudam a derrotar os agentes. Desde então, seu papel como herói nos tempos da Guerra Fria foi ampliado, e suas histórias solo começaram a ganhar maior volume de publicação, embora nunca tenham chegado ao Brasil.

Foi apenas na revista Tales of the Astonish #44 que Pym recebeu uma parceira no combate ao crime: Janet van Dyne, a Vespa. Janet era a filha de um rico cientista que buscava uma maneira de contatar vida alienígena. Em um desses experimentos, o cientista é capaz de trazer o alienígena Kosmosian para a Terra, mas esse o mata assim que chega à nova dimensão. Buscando vingar seu pai, Janet se alia a Hank Pym, que lhe concede o poder de suas Partículas Pym, dando a ela os mesmos poderes que ele possuía. Juntos, os dois heróis conseguem derrotar o alienígena e enviá-lo de volta à sua dimensão, tornando-se a partir daí uma dupla no combate ao crime.

Foi só em Tales to Astonish #44 que a parceira do Homem-Formiga, a Vespa, foi introduzida

A estreia da heroína em suas aventuras solo aconteceu algum tempo depois, quando ela derrotou o vilão Lee Guardineer, conhecido como o Mago. Mesmo com suas aventuras solo, ambos os heróis se tornaram mais famosos como uma dupla, e suas aparições se dão constantemente em conjunto.

AVANTE, VINGADORES!

Embora no Universo Cinematográfico os dois heróis ainda não sejam parte da equipe, nos Quadrinhos, Homem Formiga e Vespa possuem um papel fundamental dentro dos Vingadores. Na verdade, eles são os responsáveis pela formação original do grupo.

Na primeira aventura da equipe, a Vespa e o Homem-Formiga foram chamados para ajudar Thor, Hulk e o Homem de Ferro a combater o vilão Loki. Depois do sucesso da missão, o grupo decidiu se manter unido para enfrentar os vilões que nenhum vilão sozinho poderia derrotar, criando assim a equipe de super-heróis mais poderosa da Marvel. Por sugestão da própria Janet, o nome da equipe se tornou Os Vingadores. Muito mais do que o Homem Formiga, preso em seus trabalhos de cientista para o desenvolvimento de novas Partículas Pym, a Vespa se dedicou à equipe com fervor incrível, assumindo as missões e atuando ao lado dos heróis nos maiores desafios. Ela também foi a primeira a reconhecer o Capitão América quando esse foi retirado de sua hibernação no gelo, e a responsável por fazê-lo se unir à equipe.

A Vespa e o Homem-Formiga foram essenciais para a formação dos Vingadores nas HQs e para o resgate do Capitão América

Após um conflito contra o Conde Nefaria, Hank e Janet decidiram se afastar dos Vingadores temporariamente, deixando o Capitão no comando de uma nova equipe. Assumindo vidas comuns e profissões, Hank retornou ao laboratório enquanto Janet se tornou uma estilista de moda. Foi só durante a vinda de Namor para Nova York e, por consequência a chegada de novos problemas para os Vingadores, que o casal retornou à equipe.

Com o tempo, a Vespa começou a ter um papel cada vez maior dentro dos Vingadores, até que finalmente assumiu o posto de líder da equipe, sendo a segunda a permanecer por mais tempo nesse papel, atrás apenas do Capitão América. Logo ela se mostrou efetiva no cargo, ajudando inclusive a convocar membros importantes para o grupo, como a Mulher-Hulk, Starfox e a Capitã Marvel.

AS MÚLTIPLAS PERSONALIDADES DE PYM

O uso das Partículas Pym certamente tornava o Homem-Formiga um herói especial dentro dos Vingadores, mas seu constante encolhimento (e, mas tarde, aumento de tamanho) causaram no personagem sérios distúrbios de personalidade ao longo dos anos.

Mesmo sabendo que sua presença aumentava muito o poder de pesquisa e de inteligência da equipe, Pym ainda se sentia inferior aos outros heróis. Como Homem-Formiga, sua maior habilidade especial era se encolher e preservar sua força mesmo pequeno, o que o tornava extremamente ágil para escapar de vilões e contra-atacar. Desejando poder fazer mais para a equipe, ele desenvolveu um novo gás que o faria aumentar de tamanho. Essa nova identidade foi batizada de Gigante e, mais tarde, de Golias. Com isso, Pym ganhou mais destaque pela sua força na equipe, mas ainda assim se sentia inseguro e inferior a outros heróis presentes nos Vingadores, como o Thor, o que o levou a continuar seus experimentos e a abandonar o traje de Homem-Formiga, que passaria a ser usado por Scott Lang (falaremos dele depois).

Ao longo dos anos, Hank Pym assumiu inúmeras personalidades, sendo o Golias uma das mais famosas

Esse distúrbio mental o fazia se dedicar exclusivamente ao trabalho, abandonando seu relacionamento com Janet. Essa trava de insegurança o impedia de pedi-la em casamento, algo que frustrava a Vespa e estagnava sua relação.

Durante um de seus experimentos, contudo, um dos frascos de Pym cai no chão de seu laboratório, liberando um gás não testado e provocando uma enorme explosão. Após essa explosão, surge um novo herói, o Jaqueta Amarela (retratado no cinema como o vilão Darren Cross), que afirma ter matado Pym mas sendo, na realidade, uma nova personalidade do mesmo. Essa nova versão é mais autoconfiante, agressiva e sem travas morais. Como Jaqueta Amarela, Hank pede a mão de Janet, e os dois heróis se casam nos quadrinhos.

O Jaqueta Amarela é certamente a personalidade mais polêmica assumida por Hank Pym

ULTRON

Antes de prosseguirmos, é importante mencionarmos um acontecimento importante envolvendo os dois personagens e que foi extremamente alterado no Universo Cinematográfico. Isso porque, ao contrário do que mostra o filme Vingadores: A Era de Ultron, o criador do vilão robótico não é Tony Stark, mas Hank Pym.

O terrível vilão Ultron foi uma criação de Hank Pym

Ainda em suas crises de inferioridade, Pym começa a trabalhar em um projeto de Inteligência Artificial que seria capaz de fazer o trabalho dos Vingadores e manter a paz em nosso mundo. Contudo, os protocolos de paz de Ultron se tornam confusos para o androide e o fazem se rebelar contra seu criador e contra os heróis. Para a máquina, a paz só pode ser alcançada com a destruição da raça humana e dos Vingadores. Com esse princípio, Ultron quase que destrói a Costa Oeste dos Estados Unidos antes de ser impedido pelo grupo.

Tendo em sua memória artificial boa parte dos pensamentos de seu criador, Ultron começa a nutrir um desejo por uma parceira como Janet. Esse desejo o leva a atacar a mansão dos Vingadores novamente e sequestrar a Vespa, com o intuito de usar a sua mente e seus padrões cerebrais para criar um modelo para a sua “noiva”, Jocasta. Essa, no entanto, recebe também a influência heroica da Vespa e, uma vez animada, alerta os Vingadores sobre a sua localização, pondo um fim aos planos do androide.

UM RELACIONAMENTO ABUSIVO

O relacionamento de Janet e Hank é um dos mais problemáticos de todo o universo Marvel

Aqui será narrada uma das fases mais polêmicas dos dois heróis. Como já foi dito, sob a identidade de Jaqueta Amarela, Pym pede Janet em casamento e ela aceita. No começo, a cerimônia e o acontecimento são um sonho para os dois, mas logo a vida do casal se torna um pesadelo, principalmente para Janet.

Ainda perturbado pelos problemas mentais causados pelo trabalho, Pym desenvolve uma personalidade extremamente agressiva e levando-o a violentar Janet tanto verbal como fisicamente. Em mais de um episódio, Hank atacou e bateu na sua esposa, tornando a relação cada vez mais instável e próxima do fim.

A polêmica cena dos quadrinhos, onde Hank Pym espanca Janet, foi motivo de inúmeras críticas e discussões

Após um desses episódios de violência, Hank é dominado por Ultron, que o leva a planejar o retorno do androide e a atacar os Vingadores. A Vespa, no entanto, descobre seus planos e alerta a equipe o mais rápido possível. Com o fim da ameaça, Janet se divorcia de Hank, tornando-se independente e engajando-se mais em sua carreira como estilista e como heroína, obtendo grande sucesso nas duas (foi por volta dessa época que ela se tornou a líder dos Vingadores). Quanto a Hank, seu comportamento agressivo e sua aliança com Ultron o levaram a ser expulso da equipe.

SEPARADOS

A partir daí a vida dos dois começou a tomar rumos totalmente diferentes. Janet permaneceu na equipe principal dos Vingadores, onde, como líder, enfrentou grandes ameaças. Atuou nas Guerras Secretas na tentativa de impedir os planos do vilão Magneto e quase foi morta pela Gangue de Demolição. Nesse meio tempo, descobre o paradeiro da mutante Jean Grey, que todos pensavam estar morta. Apesar de sua eficiência e habilidade, a Vespa é questionada por membros da equipe, principalmente por Hércules, que se recusava a ser liderado por uma mulher. Seu maior desafio, contudo, veio quando Barão Zemo e os Mestres do Terror invadem a Mansão dos Vingadores, colocando Hércules em coma e neutralizando boa parte dos heróis presentes. Com a ajuda de uma equipe de resgate, Janet consegue salvar o grupo, mas após esse incidente deixa a equipe.

Já Hank Pym foi para o outro lado dos estados Unidos, tendo sido recrutado pelos Vingadores da Costa Oeste como auxiliar técnico. Contudo, seus transtornos mentais continuavam a afetá-lo e quase o levaram a cometer suicídio. Salvo por La Espirita, tem sua condição estudada por ela e pela Tigra. Descobre-se então que a seu lado violento e arrogante era uma personalidade estimulada pelo vilão Kang. Uma vez livre do domínio do vilão, Pym consegue resolver seus problemas mentais e reassume o manto de Jaqueta Amarela, passando a integrar oficialmente a equipe.

Transtornado, Hank tenta se suicidar após a separação com Janet, mas é impedido por La Espirita

Um tempo depois, os dois passaram a integrar os Vingadores da Costa Oeste, onde reestabeleceram sua relação, mas não retomaram seu namoro. Ainda afetada pelo seu casamento anterior, Janet recusa o segundo pedido de Hank e os dois se mantêm apenas como amigos. Após um período de folga, os dois retornam para a equipe da costa oeste e nela permanecem até a sua dissolução.

REGRESSO AOS VINGADORES E O SURTO DA FEITICEIRA ESCARLATE

Após um tempo, os dois retornam para a equipe principal dos Vingadores, ainda com sua relação em recuperação. Durante esse tempo, Janet começa a treinar a si mesma com o mesmo gás usado por Pym para aumentar de tamanho, conferindo a si mesma esse mesmo poder. Contudo, os efeitos colaterais do gás também a afetam, deixando-a completamente intolerante ao ex-marido.

Avengers Disassembled marcou o retorno de Hank e Janet aos Vingadores, mas também foi um período de grande crise entre os dois

Durante essa etapa, Janet começa a ser mais agressiva, jogando os erros de Hank na cara dele e dizendo que tudo de mal que acontecera com eles no passado era culpa dele. É nesse momento que ela começa a se envolver com o Gavião Arqueiro, o que deixa Pym ainda mais arrasado e leva o Jaqueta Amarela a buscar por uma redenção para seu relacionamento.

Durante um dos episódios mais trágicos para a equipe dos Vingadores, a Feiticeira Escarlate sofre um surto psicótico que faz com que seus poderes fiquem fora de controle. Esse evento levou à queda dos Vingadores e à morte do Gavião. Janet ficou gravemente ferida e foi salva por Pym, que permaneceu ao seu lado durante sua recuperação, o que a convenceu a dar-lhe uma segunda chance.

INVASÃO SKRULL E SUAS CONSEQUÊNCIAS

Tanto Hank quanto Janet tiveram importantes papéis no evento da Invasão Skrull

Novamente casados, Hank e Janet novamente enfrentaram problemas em suas relações. Fora da vida heroica, o cientista dedicava-se inteiramente ao seu trabalho no laboratório, ignorando sua esposa, que sai e bebe sozinha, lamentando ter deixado Nova York.

Durante uma palestra, Hank é abordado por uma de suas ouvintes e acaba tendo um caso com ela. Contudo, ela logo se revela como uma agente Skrull e o derrota. Aprisionado, Hank é substituído por um super-skrull chamado Criti-Noll. Em seu lugar e sem ser notado pelos outros heróis, o alienígena foi um dos principais idealizadores da lei de registro dos heróis, a principal causa para a Guerra Civil, e da Iniciativa dos 50 Estados, criada para preparar e treinar os superpoderosos para atuarem sob o comando do governo. Contudo, essa Iniciativa foi revelada como um plano skrull para colocar um agente em cada equipe de super-heróis conhecida, facilitando a invasão. Ao final, Criti-Noll é revelado e o verdadeiro Hank Pym é salvo, o que coloca fim à invasão Skrull.

Esse episódio, no entanto, cobra um preço caro dos heróis. Durante seu processo de substituição, Hank é encontrado por Janet, que acredita que ele a está traindo e termina o relacionamento. Algum tempo depois, a Vespa é visitada por seu ex-marido (já um alien disfarçado) que lhe trouxe um presente de desculpas: um soro que melhoraria seus poderes de alteração de tamanho. O conteúdo do medicamento, no entanto, é um vírus que transformou Janet em uma bio-bomba. Janet começou a crescer e a inflar descontroladamente, liberando uma substância tóxica que destruiria a todos na equipe. Para proteger ao restante dos heróis, Thor cria um vórtice que desintegra e elimina o vírus, mas Janet não pode ser salva.

Durante a Invasão Skrull, A Vespa é transformada em uma bomba biológica e é dada como morta por um longo tempo

Durante seu luto, e tendo ciência de que os Skrulls usaram antipartículas Pym para criar a bio-bomba, Hank foi consumido pela dor e pela culpa de ter perdido sua esposa. Como forma de homenageá-la, ele assumiu para si o manto de Vespa. Como o novo herói, ele se torna líder dos Poderosos Vingadores e constrói para o grupo a Mansão Infinita no Microverso. Após conversar com a agente Sharon Carter, que supostamente havia assassinado o Capitão América após a Guerra Civil, ele descobre que a tecnologia usada na arma era do Dr. destino e havia apenas enviado o herói para outra dimensão, sendo assim capaz de salvá-lo.

Obcecado, ele não acredita que Janet tenha morrido, mas sim se convertido em uma explosão viva de partículas Pym e que estaria perdida em algum lugar do microverso. Contudo, ele é incapaz de encontrá-la até que a própria Vespa consegue, após muito tempo, enviar um sinal para os Vingadores sobre a sua localização. O grupo então, segue suas orientações e, após enfrentar o vilão Lorde Gouzar, salvam Janet e a trazem de volta. Com o regresso da Vespa, Hank retorna para o seu alter-ego conhecido como Gigante.

SCOTT LANG: UM NOVO HOMEM FORMIGA

Após Hank Pym ter abandonado o traje de Homem-Formiga, este foi assumido por Scott Lang

Lembra do começo do texto, quando mencionamos um homem chamado Scott Lang, que havia ficado com o traje de Homem Formiga pertencente a Pym? Pois é, ele ainda é, atualmente, o Homem Formiga presente nas histórias da Marvel, além de ser o detentor do traje no Universo Cinematográfico.

Nos Quadrinhos, Lang era um perito em eletrônica, casado e com uma filha chamada Cassie. Devido às dificuldades que tinha em sustentar sua família com a sua profissão, se dedicou ao crime e foi condenado há cinco anos (dois quais cumpriu apenas três por bom comportamento). Após seu período preso, foi contratado pelas Indústrias Stark. Contudo, se viu na necessidade de voltar ao crime após descobrir a terrível doença cardíaca de sua filha, para a qual a única capaz de curá-la era a doutora Sondheim, mantida presa por Darren Cross. Assim, Scott invade a mansão de Hank Pym e rouba o traje de Homem Formiga, usando-o para resgatar a doutora e pedir para que ela salvasse sua filha. Ao saber de suas intensões, Hank permite que ele fique com o traje para si.

Como herói, Lang atuou principalmente ao lado de seu empregador, o Homem de Ferro, ajudando os Vingadores em missões de infiltração, questões de eletrônica, desenvolvimento de sistemas de segurança. Ele libertou Stark de sua própria armadura, instalou temporariamente um dispositivo que controlava os batimentos cardíacos de Bruce Banner e o impedia de se tornar o Hulk, enfrentou os vilões Treinador e Esmigalhador e ajudou a Vespa em sua luta contra os Mestres do Terror de Barão Zemo durante a sua invasão na Mansão dos Vingadores.

Quando as indústrias Stark foram compradas pelo Monge de Ferro, Lang renunciou ao seu cargo e fundou sua própria empresa. Um tempo depois, foi contratado como consultor técnico do Quarteto Fantástico e substituir Reed Richards, desaparecido no momento. Scott e Cassie foram morar no QG do Quarteto até que Reed regressou.

Quando a maioria dos heróis da Terra foi dada como morta durante o ataque do vilão Massacre, Scott se aliou aos Heróis de Aluguel para manter a Terra segura, mas a equipe se desfez cedo. Um tempo depois, o Homem Formiga se aliou oficialmente aos Vingadores. Dentro da equipe, desenvolveu uma relação conflituosa com o Valete de Copas, com quem vivia sempre discutindo, até que esse morreu tentando salvar Cassie de um louco que a havia raptado. Foi durante esse período que Scott desenvolveu um relacionamento com Jessica Jones, que durou até que ela lhe revelou que estava grávida de Luke Cage, o que levou o casal a se separar.

Durante a Queda dos Vingadores, a Feiticeira Escarlate, em seu surto, reviveu o Valete de Copas, o que chamou a atenção de Scott. Vendo seu antigo companheiro renascido, Scott foi conversar com ele para entender a situação, mas tudo não passava de uma armadilha. Como muitos outros heróis, o Homem Formiga foi vítima de uma enganação e morreu após o Valete explodir.

Contudo (e aproveitando a frase de que "ninguém fica morto na Marvel por muito tempo") Lang foi salvo por sua própria filha, agora uma integrante dos Jovens Vingadores que atuava com o nome de Estatura. Cassie tornou-se heroína após a morte do pai, quando descobriu sobre as Partículas Pym e começou a usá-las para dar poderes a si mesma. Lutando ao lado dos Jovens Vingadores, teve participação na Guerra Civil, atuando primeiro ao lado do capitão América mas depois alternando para o Homem de Ferro.

Morto durante a queda dos Vingadores, Scott Lang foi resgatado do passado por sua filha, Cassie

Cassie conseguiu salvar seu pai viajando no tempo com a sua equipe e o tirando da mansão antes do surto da Feiticeira. A reunião entre pai e filha, contudo, durou pouco. Em um novo confronto com o Dr. Destino, o Homem Formiga foi severamente ferido e Cassie, acreditando ter perdido seu pai novamente, ataca o vilão com o desejo de matá-lo, mas Destino se mostrou mais forte, e Scott teve de testemunhar sua filha ser morta pelo vilão.

No mesmo evento de seu retorno, Scott é assolado pela tragédia da morte de sua filha, Cassie

De volta à ativa como herói, o Homem Formiga teve uma curta passagem pelos Defensores e que foi prontamente apagada pelo Dr. Estranho para proteger o mundo. Depois disso, ele passou a integrar novamente o Quarteto Fantástico e a Fundação Futuro enquanto Reed Richards e o Quarteto original buscavam por uma cura para a degeneração celular que afetava os membros do grupo desde o acidente que os criara. A principal função de Lang na Fundação era zelar pelas crianças que lá ficavam. Nesse período, o herói teve um relacionamento com a Miss Coisa.

Scott Lang como integrante da Fundação Futuro, criada por Reed Richards

O UNIVERSO CINEMATOGRÁFICO

Introduzido em 2015 no cinema, o Homem Formiga já teve seu início com o personagem Scott Lang (Paul Rudd), mostrando sua passagem da vida criminosa para a de herói sob a tutela de Hank Pym (Michael Douglas) e de sua filha, Hope van Dyne (Evangeline Lilly), que deve assumir o uniforme de Vespa oficialmente na sequência do filme original, que já fez sua estreia nos cinemas. Quanto à Vespa original, Janet, sua ausência no primeiro filme se deve ao seu desaparecimento no Microuniverso em razão de uma diminuição muito grande de tamanho, que a impediu de voltar ao seu estado natural. Ela também é uma personagem confirmada na sequência e será vivida por Michelle Pfeiffer.

O novo filmeHomem-Formiga e A Vespa promete introduzir a Vespa original, Janet van Dyne, ao Universo Cinematográfico Marvel, onde será interpretada por Michelle Pfeiffer

Ansioso para ver essa dupla de heróis no cinema e para saber qual a relação dos dois com o restante do universo Marvel e os acontecimentos em Guerra Infinita? Não deixe de conferir Homem Formiga e Vespa, já nos cinemas!

confira o trailer

Análise & Opinião

Finalmente, o Homem Formiga e a Vespa irão se unir definitivamente ao universo dos Vingadores. Saiba um pouco mais sobre essa dupla dinâmica da Marvel

escrito por
Luis Henrique Franco
5/7/2018
nascimento

Finalmente, o Homem Formiga e a Vespa irão se unir definitivamente ao universo dos Vingadores. Saiba um pouco mais sobre essa dupla dinâmica da Marvel

escrito por
Luis Henrique Franco
5/7/2018

Heróis de verdade não precisam ser grandes em tamanho. Para provar isso, a Marvel criou, em seus anos áureos, uma brilhante dupla de combatentes do crime que tem como poder principal a capacidade de alterar seu tamanho para o de insetos. Por anos, o Homem-Formiga e a Vespa têm sido uma dupla e um casal marcante no universo, estando presentes em inúmeras aventuras e integrando os mais importantes grupos de heróis da Marvel. Contudo, sua importância ainda é pouco conhecida pelo público que acompanha o Universo Cinematográfico, o que levou esses dois heróis a serem deixados de lado e esquecidos pelas pessoas. Agora, com o surgimento da dupla nos cinemas, é bom relembrar algumas das principais aventuras desses heróis tão memoráveis.

ORIGENS

O primeiro Homem-Formiga da Marvel foi o Dr. Henry “Hank” Pym, um brilhante cientista viciado em seu trabalho e que passava muito tempo em seu laboratório, onde descobriu uma forma de manipular partículas subatômicas através de campos magnéticos, o que o permitia aumentar ou encolher seu próprio tamanho.

Tales to Astonish #27 marcou a primeira aparição do Homem-Formiga no universo Marvel

Criado em 1962 por Stan Lee e Jack Kirby, ele fez sua primeira aparição em Tales of the Astonish #27, sua história não deveria passar de um conto de monstros a princípio, mas Lee gostou tanto do personagem que o trouxe de volta, já como um herói capaz de controlar mentalmente os insetos e aumentar e diminuir seu tamanho, preservando sua força física. Como combatente do crime, Pym foi extremamente motivado pelo assassinato de sua primeira esposa, Maria Trovaya.

Contratado pelo governo, ele atua tanto como herói quanto como cientista, trabalhando na criação de um traje que impede a contaminação por radiação. Durante um ataque surpresa da KGB à sua instalação, Pym encolhe para poder escapar e ganha o controle de um exército de formigas, que o ajudam a derrotar os agentes. Desde então, seu papel como herói nos tempos da Guerra Fria foi ampliado, e suas histórias solo começaram a ganhar maior volume de publicação, embora nunca tenham chegado ao Brasil.

Foi apenas na revista Tales of the Astonish #44 que Pym recebeu uma parceira no combate ao crime: Janet van Dyne, a Vespa. Janet era a filha de um rico cientista que buscava uma maneira de contatar vida alienígena. Em um desses experimentos, o cientista é capaz de trazer o alienígena Kosmosian para a Terra, mas esse o mata assim que chega à nova dimensão. Buscando vingar seu pai, Janet se alia a Hank Pym, que lhe concede o poder de suas Partículas Pym, dando a ela os mesmos poderes que ele possuía. Juntos, os dois heróis conseguem derrotar o alienígena e enviá-lo de volta à sua dimensão, tornando-se a partir daí uma dupla no combate ao crime.

Foi só em Tales to Astonish #44 que a parceira do Homem-Formiga, a Vespa, foi introduzida

A estreia da heroína em suas aventuras solo aconteceu algum tempo depois, quando ela derrotou o vilão Lee Guardineer, conhecido como o Mago. Mesmo com suas aventuras solo, ambos os heróis se tornaram mais famosos como uma dupla, e suas aparições se dão constantemente em conjunto.

AVANTE, VINGADORES!

Embora no Universo Cinematográfico os dois heróis ainda não sejam parte da equipe, nos Quadrinhos, Homem Formiga e Vespa possuem um papel fundamental dentro dos Vingadores. Na verdade, eles são os responsáveis pela formação original do grupo.

Na primeira aventura da equipe, a Vespa e o Homem-Formiga foram chamados para ajudar Thor, Hulk e o Homem de Ferro a combater o vilão Loki. Depois do sucesso da missão, o grupo decidiu se manter unido para enfrentar os vilões que nenhum vilão sozinho poderia derrotar, criando assim a equipe de super-heróis mais poderosa da Marvel. Por sugestão da própria Janet, o nome da equipe se tornou Os Vingadores. Muito mais do que o Homem Formiga, preso em seus trabalhos de cientista para o desenvolvimento de novas Partículas Pym, a Vespa se dedicou à equipe com fervor incrível, assumindo as missões e atuando ao lado dos heróis nos maiores desafios. Ela também foi a primeira a reconhecer o Capitão América quando esse foi retirado de sua hibernação no gelo, e a responsável por fazê-lo se unir à equipe.

A Vespa e o Homem-Formiga foram essenciais para a formação dos Vingadores nas HQs e para o resgate do Capitão América

Após um conflito contra o Conde Nefaria, Hank e Janet decidiram se afastar dos Vingadores temporariamente, deixando o Capitão no comando de uma nova equipe. Assumindo vidas comuns e profissões, Hank retornou ao laboratório enquanto Janet se tornou uma estilista de moda. Foi só durante a vinda de Namor para Nova York e, por consequência a chegada de novos problemas para os Vingadores, que o casal retornou à equipe.

Com o tempo, a Vespa começou a ter um papel cada vez maior dentro dos Vingadores, até que finalmente assumiu o posto de líder da equipe, sendo a segunda a permanecer por mais tempo nesse papel, atrás apenas do Capitão América. Logo ela se mostrou efetiva no cargo, ajudando inclusive a convocar membros importantes para o grupo, como a Mulher-Hulk, Starfox e a Capitã Marvel.

AS MÚLTIPLAS PERSONALIDADES DE PYM

O uso das Partículas Pym certamente tornava o Homem-Formiga um herói especial dentro dos Vingadores, mas seu constante encolhimento (e, mas tarde, aumento de tamanho) causaram no personagem sérios distúrbios de personalidade ao longo dos anos.

Mesmo sabendo que sua presença aumentava muito o poder de pesquisa e de inteligência da equipe, Pym ainda se sentia inferior aos outros heróis. Como Homem-Formiga, sua maior habilidade especial era se encolher e preservar sua força mesmo pequeno, o que o tornava extremamente ágil para escapar de vilões e contra-atacar. Desejando poder fazer mais para a equipe, ele desenvolveu um novo gás que o faria aumentar de tamanho. Essa nova identidade foi batizada de Gigante e, mais tarde, de Golias. Com isso, Pym ganhou mais destaque pela sua força na equipe, mas ainda assim se sentia inseguro e inferior a outros heróis presentes nos Vingadores, como o Thor, o que o levou a continuar seus experimentos e a abandonar o traje de Homem-Formiga, que passaria a ser usado por Scott Lang (falaremos dele depois).

Ao longo dos anos, Hank Pym assumiu inúmeras personalidades, sendo o Golias uma das mais famosas

Esse distúrbio mental o fazia se dedicar exclusivamente ao trabalho, abandonando seu relacionamento com Janet. Essa trava de insegurança o impedia de pedi-la em casamento, algo que frustrava a Vespa e estagnava sua relação.

Durante um de seus experimentos, contudo, um dos frascos de Pym cai no chão de seu laboratório, liberando um gás não testado e provocando uma enorme explosão. Após essa explosão, surge um novo herói, o Jaqueta Amarela (retratado no cinema como o vilão Darren Cross), que afirma ter matado Pym mas sendo, na realidade, uma nova personalidade do mesmo. Essa nova versão é mais autoconfiante, agressiva e sem travas morais. Como Jaqueta Amarela, Hank pede a mão de Janet, e os dois heróis se casam nos quadrinhos.

O Jaqueta Amarela é certamente a personalidade mais polêmica assumida por Hank Pym

ULTRON

Antes de prosseguirmos, é importante mencionarmos um acontecimento importante envolvendo os dois personagens e que foi extremamente alterado no Universo Cinematográfico. Isso porque, ao contrário do que mostra o filme Vingadores: A Era de Ultron, o criador do vilão robótico não é Tony Stark, mas Hank Pym.

O terrível vilão Ultron foi uma criação de Hank Pym

Ainda em suas crises de inferioridade, Pym começa a trabalhar em um projeto de Inteligência Artificial que seria capaz de fazer o trabalho dos Vingadores e manter a paz em nosso mundo. Contudo, os protocolos de paz de Ultron se tornam confusos para o androide e o fazem se rebelar contra seu criador e contra os heróis. Para a máquina, a paz só pode ser alcançada com a destruição da raça humana e dos Vingadores. Com esse princípio, Ultron quase que destrói a Costa Oeste dos Estados Unidos antes de ser impedido pelo grupo.

Tendo em sua memória artificial boa parte dos pensamentos de seu criador, Ultron começa a nutrir um desejo por uma parceira como Janet. Esse desejo o leva a atacar a mansão dos Vingadores novamente e sequestrar a Vespa, com o intuito de usar a sua mente e seus padrões cerebrais para criar um modelo para a sua “noiva”, Jocasta. Essa, no entanto, recebe também a influência heroica da Vespa e, uma vez animada, alerta os Vingadores sobre a sua localização, pondo um fim aos planos do androide.

UM RELACIONAMENTO ABUSIVO

O relacionamento de Janet e Hank é um dos mais problemáticos de todo o universo Marvel

Aqui será narrada uma das fases mais polêmicas dos dois heróis. Como já foi dito, sob a identidade de Jaqueta Amarela, Pym pede Janet em casamento e ela aceita. No começo, a cerimônia e o acontecimento são um sonho para os dois, mas logo a vida do casal se torna um pesadelo, principalmente para Janet.

Ainda perturbado pelos problemas mentais causados pelo trabalho, Pym desenvolve uma personalidade extremamente agressiva e levando-o a violentar Janet tanto verbal como fisicamente. Em mais de um episódio, Hank atacou e bateu na sua esposa, tornando a relação cada vez mais instável e próxima do fim.

A polêmica cena dos quadrinhos, onde Hank Pym espanca Janet, foi motivo de inúmeras críticas e discussões

Após um desses episódios de violência, Hank é dominado por Ultron, que o leva a planejar o retorno do androide e a atacar os Vingadores. A Vespa, no entanto, descobre seus planos e alerta a equipe o mais rápido possível. Com o fim da ameaça, Janet se divorcia de Hank, tornando-se independente e engajando-se mais em sua carreira como estilista e como heroína, obtendo grande sucesso nas duas (foi por volta dessa época que ela se tornou a líder dos Vingadores). Quanto a Hank, seu comportamento agressivo e sua aliança com Ultron o levaram a ser expulso da equipe.

SEPARADOS

A partir daí a vida dos dois começou a tomar rumos totalmente diferentes. Janet permaneceu na equipe principal dos Vingadores, onde, como líder, enfrentou grandes ameaças. Atuou nas Guerras Secretas na tentativa de impedir os planos do vilão Magneto e quase foi morta pela Gangue de Demolição. Nesse meio tempo, descobre o paradeiro da mutante Jean Grey, que todos pensavam estar morta. Apesar de sua eficiência e habilidade, a Vespa é questionada por membros da equipe, principalmente por Hércules, que se recusava a ser liderado por uma mulher. Seu maior desafio, contudo, veio quando Barão Zemo e os Mestres do Terror invadem a Mansão dos Vingadores, colocando Hércules em coma e neutralizando boa parte dos heróis presentes. Com a ajuda de uma equipe de resgate, Janet consegue salvar o grupo, mas após esse incidente deixa a equipe.

Já Hank Pym foi para o outro lado dos estados Unidos, tendo sido recrutado pelos Vingadores da Costa Oeste como auxiliar técnico. Contudo, seus transtornos mentais continuavam a afetá-lo e quase o levaram a cometer suicídio. Salvo por La Espirita, tem sua condição estudada por ela e pela Tigra. Descobre-se então que a seu lado violento e arrogante era uma personalidade estimulada pelo vilão Kang. Uma vez livre do domínio do vilão, Pym consegue resolver seus problemas mentais e reassume o manto de Jaqueta Amarela, passando a integrar oficialmente a equipe.

Transtornado, Hank tenta se suicidar após a separação com Janet, mas é impedido por La Espirita

Um tempo depois, os dois passaram a integrar os Vingadores da Costa Oeste, onde reestabeleceram sua relação, mas não retomaram seu namoro. Ainda afetada pelo seu casamento anterior, Janet recusa o segundo pedido de Hank e os dois se mantêm apenas como amigos. Após um período de folga, os dois retornam para a equipe da costa oeste e nela permanecem até a sua dissolução.

REGRESSO AOS VINGADORES E O SURTO DA FEITICEIRA ESCARLATE

Após um tempo, os dois retornam para a equipe principal dos Vingadores, ainda com sua relação em recuperação. Durante esse tempo, Janet começa a treinar a si mesma com o mesmo gás usado por Pym para aumentar de tamanho, conferindo a si mesma esse mesmo poder. Contudo, os efeitos colaterais do gás também a afetam, deixando-a completamente intolerante ao ex-marido.

Avengers Disassembled marcou o retorno de Hank e Janet aos Vingadores, mas também foi um período de grande crise entre os dois

Durante essa etapa, Janet começa a ser mais agressiva, jogando os erros de Hank na cara dele e dizendo que tudo de mal que acontecera com eles no passado era culpa dele. É nesse momento que ela começa a se envolver com o Gavião Arqueiro, o que deixa Pym ainda mais arrasado e leva o Jaqueta Amarela a buscar por uma redenção para seu relacionamento.

Durante um dos episódios mais trágicos para a equipe dos Vingadores, a Feiticeira Escarlate sofre um surto psicótico que faz com que seus poderes fiquem fora de controle. Esse evento levou à queda dos Vingadores e à morte do Gavião. Janet ficou gravemente ferida e foi salva por Pym, que permaneceu ao seu lado durante sua recuperação, o que a convenceu a dar-lhe uma segunda chance.

INVASÃO SKRULL E SUAS CONSEQUÊNCIAS

Tanto Hank quanto Janet tiveram importantes papéis no evento da Invasão Skrull

Novamente casados, Hank e Janet novamente enfrentaram problemas em suas relações. Fora da vida heroica, o cientista dedicava-se inteiramente ao seu trabalho no laboratório, ignorando sua esposa, que sai e bebe sozinha, lamentando ter deixado Nova York.

Durante uma palestra, Hank é abordado por uma de suas ouvintes e acaba tendo um caso com ela. Contudo, ela logo se revela como uma agente Skrull e o derrota. Aprisionado, Hank é substituído por um super-skrull chamado Criti-Noll. Em seu lugar e sem ser notado pelos outros heróis, o alienígena foi um dos principais idealizadores da lei de registro dos heróis, a principal causa para a Guerra Civil, e da Iniciativa dos 50 Estados, criada para preparar e treinar os superpoderosos para atuarem sob o comando do governo. Contudo, essa Iniciativa foi revelada como um plano skrull para colocar um agente em cada equipe de super-heróis conhecida, facilitando a invasão. Ao final, Criti-Noll é revelado e o verdadeiro Hank Pym é salvo, o que coloca fim à invasão Skrull.

Esse episódio, no entanto, cobra um preço caro dos heróis. Durante seu processo de substituição, Hank é encontrado por Janet, que acredita que ele a está traindo e termina o relacionamento. Algum tempo depois, a Vespa é visitada por seu ex-marido (já um alien disfarçado) que lhe trouxe um presente de desculpas: um soro que melhoraria seus poderes de alteração de tamanho. O conteúdo do medicamento, no entanto, é um vírus que transformou Janet em uma bio-bomba. Janet começou a crescer e a inflar descontroladamente, liberando uma substância tóxica que destruiria a todos na equipe. Para proteger ao restante dos heróis, Thor cria um vórtice que desintegra e elimina o vírus, mas Janet não pode ser salva.

Durante a Invasão Skrull, A Vespa é transformada em uma bomba biológica e é dada como morta por um longo tempo

Durante seu luto, e tendo ciência de que os Skrulls usaram antipartículas Pym para criar a bio-bomba, Hank foi consumido pela dor e pela culpa de ter perdido sua esposa. Como forma de homenageá-la, ele assumiu para si o manto de Vespa. Como o novo herói, ele se torna líder dos Poderosos Vingadores e constrói para o grupo a Mansão Infinita no Microverso. Após conversar com a agente Sharon Carter, que supostamente havia assassinado o Capitão América após a Guerra Civil, ele descobre que a tecnologia usada na arma era do Dr. destino e havia apenas enviado o herói para outra dimensão, sendo assim capaz de salvá-lo.

Obcecado, ele não acredita que Janet tenha morrido, mas sim se convertido em uma explosão viva de partículas Pym e que estaria perdida em algum lugar do microverso. Contudo, ele é incapaz de encontrá-la até que a própria Vespa consegue, após muito tempo, enviar um sinal para os Vingadores sobre a sua localização. O grupo então, segue suas orientações e, após enfrentar o vilão Lorde Gouzar, salvam Janet e a trazem de volta. Com o regresso da Vespa, Hank retorna para o seu alter-ego conhecido como Gigante.

SCOTT LANG: UM NOVO HOMEM FORMIGA

Após Hank Pym ter abandonado o traje de Homem-Formiga, este foi assumido por Scott Lang

Lembra do começo do texto, quando mencionamos um homem chamado Scott Lang, que havia ficado com o traje de Homem Formiga pertencente a Pym? Pois é, ele ainda é, atualmente, o Homem Formiga presente nas histórias da Marvel, além de ser o detentor do traje no Universo Cinematográfico.

Nos Quadrinhos, Lang era um perito em eletrônica, casado e com uma filha chamada Cassie. Devido às dificuldades que tinha em sustentar sua família com a sua profissão, se dedicou ao crime e foi condenado há cinco anos (dois quais cumpriu apenas três por bom comportamento). Após seu período preso, foi contratado pelas Indústrias Stark. Contudo, se viu na necessidade de voltar ao crime após descobrir a terrível doença cardíaca de sua filha, para a qual a única capaz de curá-la era a doutora Sondheim, mantida presa por Darren Cross. Assim, Scott invade a mansão de Hank Pym e rouba o traje de Homem Formiga, usando-o para resgatar a doutora e pedir para que ela salvasse sua filha. Ao saber de suas intensões, Hank permite que ele fique com o traje para si.

Como herói, Lang atuou principalmente ao lado de seu empregador, o Homem de Ferro, ajudando os Vingadores em missões de infiltração, questões de eletrônica, desenvolvimento de sistemas de segurança. Ele libertou Stark de sua própria armadura, instalou temporariamente um dispositivo que controlava os batimentos cardíacos de Bruce Banner e o impedia de se tornar o Hulk, enfrentou os vilões Treinador e Esmigalhador e ajudou a Vespa em sua luta contra os Mestres do Terror de Barão Zemo durante a sua invasão na Mansão dos Vingadores.

Quando as indústrias Stark foram compradas pelo Monge de Ferro, Lang renunciou ao seu cargo e fundou sua própria empresa. Um tempo depois, foi contratado como consultor técnico do Quarteto Fantástico e substituir Reed Richards, desaparecido no momento. Scott e Cassie foram morar no QG do Quarteto até que Reed regressou.

Quando a maioria dos heróis da Terra foi dada como morta durante o ataque do vilão Massacre, Scott se aliou aos Heróis de Aluguel para manter a Terra segura, mas a equipe se desfez cedo. Um tempo depois, o Homem Formiga se aliou oficialmente aos Vingadores. Dentro da equipe, desenvolveu uma relação conflituosa com o Valete de Copas, com quem vivia sempre discutindo, até que esse morreu tentando salvar Cassie de um louco que a havia raptado. Foi durante esse período que Scott desenvolveu um relacionamento com Jessica Jones, que durou até que ela lhe revelou que estava grávida de Luke Cage, o que levou o casal a se separar.

Durante a Queda dos Vingadores, a Feiticeira Escarlate, em seu surto, reviveu o Valete de Copas, o que chamou a atenção de Scott. Vendo seu antigo companheiro renascido, Scott foi conversar com ele para entender a situação, mas tudo não passava de uma armadilha. Como muitos outros heróis, o Homem Formiga foi vítima de uma enganação e morreu após o Valete explodir.

Contudo (e aproveitando a frase de que "ninguém fica morto na Marvel por muito tempo") Lang foi salvo por sua própria filha, agora uma integrante dos Jovens Vingadores que atuava com o nome de Estatura. Cassie tornou-se heroína após a morte do pai, quando descobriu sobre as Partículas Pym e começou a usá-las para dar poderes a si mesma. Lutando ao lado dos Jovens Vingadores, teve participação na Guerra Civil, atuando primeiro ao lado do capitão América mas depois alternando para o Homem de Ferro.

Morto durante a queda dos Vingadores, Scott Lang foi resgatado do passado por sua filha, Cassie

Cassie conseguiu salvar seu pai viajando no tempo com a sua equipe e o tirando da mansão antes do surto da Feiticeira. A reunião entre pai e filha, contudo, durou pouco. Em um novo confronto com o Dr. Destino, o Homem Formiga foi severamente ferido e Cassie, acreditando ter perdido seu pai novamente, ataca o vilão com o desejo de matá-lo, mas Destino se mostrou mais forte, e Scott teve de testemunhar sua filha ser morta pelo vilão.

No mesmo evento de seu retorno, Scott é assolado pela tragédia da morte de sua filha, Cassie

De volta à ativa como herói, o Homem Formiga teve uma curta passagem pelos Defensores e que foi prontamente apagada pelo Dr. Estranho para proteger o mundo. Depois disso, ele passou a integrar novamente o Quarteto Fantástico e a Fundação Futuro enquanto Reed Richards e o Quarteto original buscavam por uma cura para a degeneração celular que afetava os membros do grupo desde o acidente que os criara. A principal função de Lang na Fundação era zelar pelas crianças que lá ficavam. Nesse período, o herói teve um relacionamento com a Miss Coisa.

Scott Lang como integrante da Fundação Futuro, criada por Reed Richards

O UNIVERSO CINEMATOGRÁFICO

Introduzido em 2015 no cinema, o Homem Formiga já teve seu início com o personagem Scott Lang (Paul Rudd), mostrando sua passagem da vida criminosa para a de herói sob a tutela de Hank Pym (Michael Douglas) e de sua filha, Hope van Dyne (Evangeline Lilly), que deve assumir o uniforme de Vespa oficialmente na sequência do filme original, que já fez sua estreia nos cinemas. Quanto à Vespa original, Janet, sua ausência no primeiro filme se deve ao seu desaparecimento no Microuniverso em razão de uma diminuição muito grande de tamanho, que a impediu de voltar ao seu estado natural. Ela também é uma personagem confirmada na sequência e será vivida por Michelle Pfeiffer.

O novo filmeHomem-Formiga e A Vespa promete introduzir a Vespa original, Janet van Dyne, ao Universo Cinematográfico Marvel, onde será interpretada por Michelle Pfeiffer

Ansioso para ver essa dupla de heróis no cinema e para saber qual a relação dos dois com o restante do universo Marvel e os acontecimentos em Guerra Infinita? Não deixe de conferir Homem Formiga e Vespa, já nos cinemas!

ARTIGOS relacionados

deixe seu comentário