No items found.

Artigo em Lista

Artigo em Lista

In Memoriam: famosos que perdemos em 2020

2/1/2021

2020 foi um ano atípico e terrível para todos nós. Relembrar todos aqueles que partiram pode ser extremamente pesaroso para todos. Essa lista é feita com o propósito de se lembrar daqueles que partiram, e esperar por um ano melhor que começa.

escrito por
Luis Henrique Franco

2020 foi um ano atípico e terrível para todos nós. Relembrar todos aqueles que partiram pode ser extremamente pesaroso para todos. Essa lista é feita com o propósito de se lembrar daqueles que partiram, e esperar por um ano melhor que começa.

escrito por
Luis Henrique Franco
2/1/2021

A morte é algo inevitável para todos nós, e chegará a todos em algum momento. É triste quando perdemos alguém que amamos, e o medo de morrer é algo bastante comum entre nós. No mundo do cinema, da TV e do entretenimento, essa realidade também é extremamente presente, e pode ser doloroso ver rostos que nós conhecemos de filmes, séries e shows partindo.

2020 foi um ano extremamente doloroso, em que muitas vidas que ainda tinham muito a oferecer foram perdidas. É um ano que termina tão triste como começou, e não podemos fazer muito além de esperar por um ano melhor e mais esperançoso que começa. Portanto, aqui fica a nossa homenagem a alguns famosos que nos deixaram e que vão fazer muita falta nos anos que se seguem.

Aproveitamos também para deixar nossa homenagem e nosso momento de respeito a todos aqueles que, nesse ano tão cruel, tiveram as suas vidas terminadas tão injustamente.

KOBE BRYANT

Kobe Bryant foi um jogador profissional de basquete americano, tendo jogado toda a sua carreira pelo Los Angeles Lakers. Foi um dos poucos atletas a ser escolhido no recrutamento da NBA direto do ensino médio para a Liga Americana e jogou por mais de 20 anos, ganhando 5 campeonatos da NBA e batendo o recorde de participações no All-Star Game, com 18 jogos. Entre 2000 e 2003, liderou, ao lado de Shaquille O'Neal e Phil Jackson, a chamada dinastia dos Lakers, conquistando três campeonatos consecutivos. Kobe voltaria a conquistar um campeonato em 2009, quando também foi eleito o Jogador Mais Valioso (MVP) das finais contra o Orlando Magic. Também venceu o campeonato em 2010, conquistando o pentacampeonato.

Bryant também participou da seleção olímpica estadunidense, faturando a Medalha de Ouro nas Olimpíadas de Pequim e Londres. Em 2016, jogou sua última partida de basquete e se aposentou. Em 2018, foi o vencedor do Oscar de Melhor Curta de Animação por sua produção Dear Basketball.

Kobe Bryant faleceu em 26 de janeiro de 2020, aos 41 anos, após um terrível acidente de helicóptero que caiu nas cercanias do Condado de Los Angeles. Ao seu lado estava a sua filha, Gianna Bryant, de 13 anos, assim como uma companheira dela de basquete e o pai dessa amiga, além do piloto.

KIRK DOUGLAS

Kirk Douglas foi um ator, cineasta e autor norte-americano. Ao lado de Olivia de Havilland, era considerado um dos últimos grande atores vivos da Época de Ouro do Cinema Americano. Iniciou sua carreira em 1946, com um papel em O Tempo não Apaga. Depois disso, participou de uma grande quantidade de clássicos dos anos 50, como O Invencível, Assim Estava Escrito, Sem Lei e Sem Alma e Sede de Viver. Ao lado do diretor Stanley Kubrick, atuou nos filmes Glória Feita de Sangue e no clássico Spartacus, no qual, por insistência sua, foi incluído o nome do roteirista Dalton Trumbo, integrante da Lista Negra do senador Joseph McCarthy.

Nos anos 60, atingiu o pico de sua carreira, trabalhando em filmes como Sua Última Façanha, A Primeira Vitória, À Sombra de um Gigante e Gigantes em Luta. Também recebeu a oportunidade de produzir o filme Um Estranho no Ninho, mas acabou passando esse trabalho para o seu filho, Micahel Douglas, que produziu a adaptação em 1975.

Kirk Douglas Também esteve envolvido em diversas causas humanitárias, tendo recebido a Presidential Medal of Freedom em 1981 e Jefferson Award em 1983. També foi condecorado como Cavaleiro da Legião da Honra francesa. Faleceu em 5 de fevereiro de 2020, aos 103 anos, vítima de causas naturais.

JOSÉ MOJICA MARINS

Popularmente conhecido como Zé do Caixão, José Mojica Marins foi um cineasta, ator e roteirista de cinema e televisão brasileiro, considerado como o pai do terror nacional. Seu estilo de filmagem, inicialmente desprezado para a crítica, passou a ser reverenciado depois que seus filmes foram considerados cult nos circuitos internacionais, fazendo dele um dos inspiradores do movimento marginal no Brasil.

Seu personagem, Zé do Caixão, um agente funerário cruel e sádico, se tornou icônico nos anos 60 e uma figura reconhecida mundialmente, tendo aparecido pela primeira vez em 1964, no filme À Meia-Noite Levarei Sua Alma, tendo aparecido em diversos outros filmes posteriores, como Esta Noite Encarnarei no Teu Cadáver, Inferno Carnal, O Diabo de Vila Velha e muitos outros.

José Mojica Marins revolucionou o cinema de terror brasileiro, e seus filmes chegaram a ser proibidos pela Ditadura por seu caráter niilista e amoral. O cineasta faleceu em 19 de fevereiro de 2020, aos 83 anos, após passar quase um mês internado devido a uma broncopneumonia.

KATHERINE JOHNSON

Katherine Johnson foi uma uma matemática, física e cientista espacial estadunidense, responsável por descobertas extremamente importantes para a aeronáutica e exploração espacial dos Estados Unidos, principalmente no condizente ao uso da computação pela NASA. Seu trabalho e liderança técnica se estendeu por décadas, e foi ela quem calculou as trajetórias, janelas de lançamento e caminhos de retorno para muitos voos do Projeto Mercury e para a missão Apollo 11. Em 2016, foi incluída na lista de cem mulheres mais inspiradoras e influentes pela BBC e teve sua história contada no filme Estrelas Além do Tempo, onde foi interpretada por Taraji P. Henson.

Katherine faleceu em 24 de fevereiro de 2020, aos 101 anos. A causa da morte não foi divulgada.

MAX VON SYDOW

Max von Sydow foi um ator franco-sueco, reconhecido principalmente por seus trabalhos ao lado de Ingmar Bergman. Um de seus principais filmes em parceria com o diretor foi O Sétimo Selo (1957), mas ele atuou em outras produções como Ansiktet (1958) e Através de um Espelho (1961). Também participou de outros filmes consagrados como O Exorcista (1973), Três Dias do Condor (1975), Hannah e Suas Irmãs (1986) e Pelle, o Conquistador (1987), pelo qual foi indicado ao Oscar. EM anos mais recentes, participou do filme Tão Forte e Tão Perto, pelo qual também foi indicado ao Oscar, e fez uma aparição na série Game of Thrones como o Corvo de Três Olhos.

Max von Sydow faleceu no dia 8 de março de 2020, aos 90 anos. A morte foi anunciada por sua esposa, Catherine Brelet, que não divulgou a causa.

KENNY ROGERS

Kenny Rogers foi um cantor de música Country estadunidense, nascido em agosto de 1939. Integrou primeiramente a banda Kenny Rogers and The First Edition, mas depois seguiu para a carreira solo. Obteve grande sucesso nos Anos 70 e 80, época em que ganhou três Grammys e lançou sucessos como We've Got Tonight e Lucille. Seu álbum, "The Gambler", lançado em 1978, ganhou vários discos platina, e a música que dá título ao disco se tornou a mais popular do cantor.. Foi também um dos líderes do grupo USA For Africa. Rogers também foi fotógrafo, produtor e ator, tendo atuado em alguns filmes como O Clã dos Seis e O Jogador. É também considerado como um dos precursores da fusão entre o country e o pop.

Rogers faleceu aos 81 anos, em 20 de março de 2020. Ele morreu de causas naturais, cercado por seus parentes.

ALBERT UDERZO

Albert Uderzo foi um famoso desenhista de histórias em quadrinhos francês. Ele é mais conhecido por ser o co-criador, ao lado de René Goscinny, das histórias de Asterix, o Gaulês, das quais ele também foi o principal ilustrador. Criado em 1959, o personagem humorístico se tornou extremamente famoso por parodiar a sociedade francesa contemporânea da época através de estereótipos e regionalismos. Através de caricaturas e de trocadilhos, as histórias faziam críticas contra os ideais imperialistas e capitalistas que dominavam a sociedade nos anos 50 e 60, criando para a França um herói nacional capaz de rir se sua própria nacionalidade.

Além dos trabalhos com Asterix, Uderzo também publicou outras histórias para os personagens Oumpah-Jah, Jehan Pistolet e Luc Junior, além de ter se tornado diretor artístico da revista Pilote. Ele faleceu em 24 de março de 2020, aos 92 anos, devido a um ataque cardíaco.

MORAES MOREIRA

Moraes Moreira foi um músico brasileiro, conhecido por integrar Os Novos Baianos durante a década de 70. Esteve em volvido na gravação de mais de 40 álbuns com os Novos Baianos e com o trio elétrico Dodô e Osmar, além de possuir uma carreira solo que compreende mais 29 álbuns e vários sucessos, com destaque para a música "Sintonia". Foi um dos compositores mais versáteis do Brasil, tendo composto músicas para gêneros extremamente diversos, como o rock, samba, frevo, baião e música erudita. Seu álbum Acabou Chorare, feito com os Novos Baianos, foi classificado pela revista The Rolling Stone como o maior álbum brasileiro de todos os tempos.

Moraes Moreira faleceu em 13 de abril de 2020, aos 72 anos, após sofrer um infarto agudo do miocárdio.

IRRFAN KHAN

Irffan Khan foi um renomado ator indiano, extremamente conhecido no ocidente por seus papéis em filmes como Um Guerreiro Solitário, Maqbool, Nome de Família, O Preço da Coragem e Nova York, Eu Te Amo. Também atuou em alguns grandes sucessos do cinema americano, como os vencedores do Oscar Quem Quer Ser Um Milionário? e A Vida de Pi, além dos enormes sucessos de bilheteria Jurassic World e O Espetacular Homem-Aranha.

Em 2018, Khan anunciou que estava em tratamento para combater um câncer de cólon. O ator faleceu em 29 de abril de 2020, aos 53 anos, vítima de uma infecção no cólon.

FLÁVIO MIGLIACCIO

Flávio Migliaccio foi um ator, produtor, diretor e roteirista brasileiro. Tornou-se extremamente conhecido por seus personagens cômicos, entre os quais se destaca o Tio Maneco, presente nos filmes Aventuras com o Tio Maneco e Maneco, o Super Tio. Atuou também em grandes clássicos do cinema brasileiro, como Cinco Vezes Favela, A Hora e Vez de Augusto Matraga, Terra em Transe e Todas as Mulheres do Mundo. Também participou de inúmeras telenovelas, sendo reconhecido principalmente pelo seu papel como o Xerife na novela O Primeiro Amor. Pela Rede Globo, atuou em novelas famosas como A Rainha da Sucata, Perigosas Peruas, Senhora do Destino, Passione e A Próxima Vítima.

Migliaccio cometeu suicídio no dia 4 de maio de 2020, aos 85 anos. Sua morte gerou inúmeras reações entre seus amigos mais próximos, incluindo um vídeo de Lima Duarte lamentando o ocorrido.

LITTLE RICHARD

Richard Wayne Penniman, popularmente conhecido como Little Richard, foi um dos mais influentes cantores e compositores estadunidenses de todos os tempos. Apelidado de "O Arquiteto do Rock & Roll", foi durante os Anos 50 que ele lançou seu estilo inovador, com um piano frenético, o bater do violão e vocais estridentes, que seriam a base para esse gênero musical. Também exerceu enorme influência na formação de outros ritmos musicais, como o soul e o funk.

Teve como sucesso instantâneo a música "Tutti Frutti", de 1955, e em 1956, sua música "Long Tall Sally" alcançou o primeiro lugar na lista de best-sellers da Billboard Rhythm and Blues. Suas músicas eram tão populares que resultaram na integração entre brancos e negros em sua audiência. Nos anos 60, fez turnês ao lado dos Beatles, ensinando-os alguns de seus truques e educando Paul McCartney as suas vocalizações distintas.

Por todos os seus feitos, Little Richard foi um dos primeiros cantores a entrar no Hall da Fama do Rock & Roll. Também foi introduzido no Hall of Fame dos compositores e recebeu dois Lifetime Achievemente Awards, um da Recording Academy e o outro da Rythim and Blues Foundation. O cantor faleceu em 9 de maio de 2020, aos 87 anos, vítima de um tumor ósseo.

MARIA ALICE VERGUEIRO

Professora, pedagoga e atriz, Maria Alice Vergueiro possuía uma extensa carreira no teatro, cinema e tv. Nascida em janeira de 1935, estreou no teatro em 1962, no espetáculo A Mandrágora antes de seguir para o Teatro Oficina, onde atuou em O Rei da Vela. Fundou, ao lado de Cacá Rosset e Luiz Roberto Galízia, o Teatro do Ornitorrinco, onde trabalhou na adaptação de Sonhos de Uma Noite de Verão ao lado de Rosset. Em 1992, atuou e dirigiu o espetáculo O Amor de Dom Perlimplim com Belisa em Seu Jardim.

Em 1987, atuou em Sassaricando, seu primeiro trabalho para a TV. Em 1995, dirigiu a peça Quíntuplos e, em 2002, já afastada do Ornitorrinco, atuou na adaptação, feita por ela mesma, de Mãe Coragem. Em anos mais recentes, ficou conhecida pelo curta-metragem Tapa na Pantera, que conquistou grande sucesso no Youtube. Em 2016, atuou no curta Rosinha, que recebeu mais de 40 prêmios, incluindo o Prêmio Especial do Júri do 44º Festival de Gramado.

Maria Alice Vergueiro faleceu em 3 de junho, aos 85 anos. Foi vítima de pneumonia após ficar internada na UTI com suspeita de coronavírus.

IAN HOLM

Ian Holm foi um ator britânico e uma estrela consagrada da Royal Shakespeare Company. Seu primeiro papel para a televisão foi na serialização da peça War of the Roses, da BBC, onde interpretou o Rei Ricardo III. Em 1979, atuou como o androide Ash em Alien: O Oitavo Passageiro e, em 1981, recebeu um prêmio especial em Cannes e uma indicação ao Oscar por Carruagens de Fogo. Extremamente shakespeariano, foi escalado para grandes adaptações como Henrique V de Kenneth Branagh e Hamlet de Mel Gibson. Um de seus papéis mais conhecidos na atualidade, contudo, foi o do Hobbit Bilbo Bolseiro na adaptação de O Senhor dos Anéis de Peter Jackson, pelo qual Holm dividiu um SAG Awards com o resto do elenco em cada um dos três filmes.

Ian Holm faleceu em 19 de junho de 2020, aos 88 anos, vítima de Doença de Parkinson.

ENNIO MORRICONE

Ennio Morricone foi um compositor e maestro italiano que, ao longo de sua carreira, escreveu mais de 400 partituras para cinema e televisão. Ganho fama internacional por compor músicas de Westerns, em especial aqueles dirigidos por Sergio Leone, sendo as trilhas sonoras de Por Um Punhado de Dólares e Três Homens em Conflito algumas de suas obras mais aclamadas. Ele também ficou conhecido pelas trilhas sonoras de Cinema Paradiso, O Enigma de Outro Mundo, A Missão, Os Intocáveis, a Animal Trilogy de Dario Argento, Bugsy e Os Oito Odiados, pelo qual ganhou o Oscar em 2016.

Além de compor para o cinema, Ennio Morricone também criou inúmeras músicas para diversos artistas, como Paul Anka e Andrea Bocelli, e influenciou inúmeros outros artistas, incluindo Hans Zimmer, Dire Straits, Radiohead e Metallica. Sua trilha para Três Homens em Conflito ainda hoje é considerada uma das trilhas sonoras mais influentes da história do cinema, tendo sido introduzida no Grammy Hall of Fame.

Morricone faleceu em 6 de julho de 2020, aos 91 anos, após sofrer complicações devido a uma queda em sua casa.

OLIVIA DE HAVILLAND

Olivia de Havilland foi uma atriz nascida no Japão e com naturalização tripla na Grã-Bretanha, Estados Unidos e França. Foi uma das mais respeitadas atrizes do cinema americano e a última grande estrela de Era de Ouro de Hollywood. Tornou-se famosa inicialmente por seu papel em ...E o Vento Levou, que a prendeu a um estereótipo de doçura nos filmes americanos e prendeu-a a uma imagem que, ao longo da carreira, ela tentou a todo custo se desvencilhar.

Conseguiu se afastar dessa imagem dócil e obter papéis mais desafiadores ao longo da década de 40, tendo sido premiada duas vezes com o Oscar de Melhor Atriz, pelos filmes Só Resta uma Lágrima e Tarde Demais. Também foi indicada pelos filmes A Porta de Ouro e A Cova da Serpente, o favorito da atriz em sua carreira. A partir dos anos 50, suas aparições em filmes começaram a decrescer, ao passo que sua presença na Broadway cresceu exponencialmente. Sua última aparição no cinema foi em 1979, no filme O Quinto Mosqueteiro.

Ao longo de sua vida, Olivia de Havilland foi uma defensora dos direitos de atores e atrizes e se tornou, ao mesmo tempo, emblemática e polêmica. Sua relação turbulenta com a irmã, Joan Fontaine, criou um dos maiores feudos de Hollywood por décadas. Recentemente, a atriz também processou a série Feud por uso inverídico e não-autorizado da sua imagem. A atriz faleceu em 26 de julho de 2020, aos 104 anos, vítima de causas naturais.

CHICA XAVIER

Chica Xavier foi uma produtora teatral e atriz brasileira, famosa por inúmeros papéis no teatro, cinema e televisão. Estreou no teatro em 1956, na peça Orfeu da Conceição e se tornou uma figura de extrema importância no teatro nacional ao longo dos anos 60. Em 1962, fez sua estreia no cinema, no filme Assalto ao Trem Pagador, e só em 1973 faria sua estreia na tv, na novela Os Ossos do Barão. Desde então, atuou em mais de 50 novelas da Rede Globo, eternizando suas personagens em Sinhá Moça, Dancin' Days, Renascer, Patroa Minha, Cara & Coroa, Força de um Desejo e muitos outros trabalhos.

Chica se destacou como uma importante personalidade da luta pela representatividade negra na arte no Brasil. Em 2010, recebeu o Troféu Palmares por sua contribuição à arte e à cultura afro-brasileira.

A atriz faleceu em 8 de agosto, aos 88 anos, devido a um câncer no pulmão.

CHADWICK BOSEMAN

Chadwick Boseman foi um ator estadunidense que ficou extremamente conhecido nos últimos anos pelo seu retrato do herói Pantera Negra no Universo Marvel. Símbolo da representatividade negra nos filmes da Marvel, o Pantera Negra foi o primeiro herói negro a ser protagonista de um filme solo e criou um grande universo que se aprofunda na cultura e na história das civilizações africanas, tornando-se um símbolo dentro da cultura pop para muitas pessoas ao redor do mundo. Na pele do herói, Chadwick apareceu em 4 filmes do MCU: Capitão América - Guerra Civil, Pantera Negra, Vingadores - Guerra Infinita e Vingadores - Ultimato.

O ator também ficou conhecido por sua interpretação de personalidades reais, como o jogador de baseball Jackie Robinson em 42, o cantor James Brown em Get on Up - A História de James Brown e o juiz Thurgood Marshall no filme Marshall. Mais recentemente, ele atuaria em dois sucessos da Netflix: Destacamento Blood e A Voz Suprema do Blues, no qual contracenou com a atriz Viola Davis.

Chadwick Boseman faleceu em 28 de agosto de 2020, aos 43 anos, após uma longa batalha de quatro anos contra um câncer colorretal.

EDDIE VAN HALEN

Eddie Van Halen foi um guitarrista, compositor e produtor musical, nascido na Holanda e naturalizado nos Estados Unidos. Foi um dos fundadores da banda Van Halen e um dos maiores guitarristas de todos os tempos, tendo ajudado a popularizar a técnica de solo de guitarra conhecida como Tapping, na qual arpejos rápidos podem ser tocados com as duas mãos no braço do instrumento.

Em 1972, fundou a banda Van Halen com seu irmão, Alex. O grupo se tornou um dos mais influentes do rock, sendo extremamente conhecido por sucessos como "Jump", "Panama" e "Running with the Devil". Tornou-se uma das cinco bandas de rock a ter dois de seus discos certificados com o Disco de Diamante nos Estados Unidos. Foram vencedores do Grammy por Melhor Performance em Hard Rock pelo álbum For Unlawful Carnal Knowledge.

Eddie Van Halen trabalhou em muitos outros locais além da Van Halen, tendo inclusive tocado o solo de guitarra da "Beat It", de Michael Jackson. Em 2012, foi eleito o melhor guitarrista de todos os tempos por votação promovida pela revista Guitar World. Ele faleceu em 6 de outubro de 2020, aos 65 anos, vítima de um cancro na boca contra o qual ele lutava desde 2019. Eddie já havia apresentado esse tipo de doença em 1990, mas foi considerado curado em 2002.

SEAN CONNERY

Sean Connery foi um ator escocês, conhecido principalmente por ser o primeiro ator a interpretar o espião James Bond nos cinemas. Ao longo dos anos 60, ele viveu o personagem em seis filmes da franquia 007, incluindo O Satânico Dr. No, Goldfinger e Os Diamantes são Eternos. O ator também participou de inúmeros filmes importantes dos anos 70 e 80, como O Nome da Rosa, Indiana Jones e a Última Cruzada, O Homem que Queria Ser Rei, A Caçada pelo Outubro Vermelho, Highlander e Os Intocáveis, pelo qual recebeu o Oscar de Melhor Ator Coadjuvante. Ele também atuou em outros filmes como A Rocha, Coração de Dragão, A Casa da Rússia e Encontrando Forrester.

Apesar de ter recebido o título de Cavaleiro pela Rainha Elizabeth II em 2000, Sean Connery sempre foi um ativo membro da luta pela independência da Escócia do Reino Unido, tendo inclusive integrado o SNP, o Partido Nacional Escocês. Ele faleceu em 31 de outubro de 2020, aos 90 anos. Segunda a sua esposa, Micheline Roquebrune, Connery vinha sofrendo de demência em seus últimos anos.

VANUSA

Vanusa Santos Flores foi uma cantora e compositora brasileira. Durante os últimos anos do movimento cultural Jovem Guarda, se tornou conhecida pela sua performance da canção "Pra Nunca Mais Chorar", que a levou a participar do Programa Jovem Guarda em suas duas últimas edições. Em 1973, lançou seu maior sucesso, "Manhãs de Setembro", composta por Mário Campanha, e em 1975, lançou o hit "Paralelas", de Belchior. A cantora também participou das novelas Marrom Glacê e O Amor é Nosso e publicou, em 1997, sua autobiografia "Vanusa - A Vida Não Pode Ser Só Isso!

Em 2015, Vanusa lançou Vanusa Santos Flores, seu primeiro álbum de inéditas em 20 anos, produzido por Zeca Baleiro. Em setembro de 2020, a cantora foi internada devido a um quadro de pneumonia, mas se recuperou 32 dias depois e retornou para a casa de repouso onde morava há dois anos. Ela faleceu em 8 de novembro de 2020, aos 73 anos, vítima de um caso de insuficiência respiratória.

DIEGO ARMANDO MARADONA

Diego Maradona foi um jogador de futebol e técnico argentino, considerado um dos maiores jogadores de todos os tempos e o maior jogador da Argentina. Atuou no Boca Juniors, pelo qual venceu o Campeonato Argentino em 1981. Logo depois, foi comprado pelo Barcelona da Espanha, time no qual, em 1983, faturou três títulos: a Copa do Rei, a Copa da Liga Espanhola e a Supercopa da Espanha. Mas foi pelo Napoli que ele conquistou seus maiores títulos e se tornou um dos jogadores mais queridos do clube, conquistando dois Campeonatos Italianos (1987 e 1990), a Copa da Itália de 1987, a Supercopa da Itália de 1990 e a Copa da UEFA de 1989.

Pela seleção argentina, Maradona disputou quatro copas, tendo liderado a conquista do bicampeonato mundial em 1986, ano em que marcou o famoso gol da "Mano de Diós" e aquele que muitos consideraram o Gol do Século e um dos mais bonitos gols já marcados em Copas do Mundo. Também apresentou uma atuação memorável em 1990, quando chegou novamente à final com sua seleção, perdendo para a Alemanha. Em 1994, disputou sua última Copa pela seleção e iniciou sua decadência no futebol após ser pego no antidoping. Maradona voltaria à seleção argentina como técnico em 2010, onde liderou o time até as quartas de final, quando perdeu para a Alemanha.

Extremamente polêmico, Diego Armando Maradona ficou famoso fora dos campos por seus exageros na vida pessoal e por suas opiniões por vezes contraditórias em outros temas, como por exemplo a política. Em 3 de novembro, foi operado com sucesso de um hematoma subdural e recebeu alta. Entretanto, no dia 25 de novembro, sofreu uma parada cardiorrespiratória e não resistiu, falecendo aos 60 anos.

PAULINHO

Paulo César dos Santos, ou Paulinho, foi um cantor e percussionista brasileiro, membro da banda Roupa Nova. Cantou diversos hits marcantes do grupo, como "Canção de Verão", "Volta pra Mim", "Sapato Velho", "Linda Demais", "Meu Universo É Você", "Asas do Prazer". Também trabalhou ao lado de diversos outros artistas brasileiros, como Chitãozinho & Xororó, Zélia Duncan, Elba Ramalho, Ben's Brother e outros. Ficou à frente da banda por mais de 40 anos e, em 2009, recebeu o Grammy Latino de melhor álbum pop contemporâneo brasileiro.

Paulinho faleceu em 14 de dezembro de 2020, aos 68 anos, após contrair COVID-19.

NICETTE BRUNO

Nicette Bruno foi uma atriz brasileira que realizou sua estreia teatral em 1945, na peça Romeu e Julieta. Foi fundadora do Teatro de Alumínio, edifício sede do Teatro Íntimo Nicette Bruno, companhia criada em 1953 por ela e Paulo Goulart, seu marido. A inauguração da companhia se deu com a peça Ingênua Até Certo Ponto. Integrou algumas das principais companhias de teatro dos anos 50 e 60, atuando em peças como Pedro Mico, A Megera Domada e O Santo Milagroso.

Na televisão, ficou extremamente famosa nos anos 60 por participar de novelas das TVs Excelsior e Tupi, como A Muralha, O Meu Pé de Laranja Lima, A Rosa dos Ventos e Éramos Seis. Na TV Globo, participou de Sétimo Sentido, Louco Amor, Selva de Pedra, Rainha da Sucata e Mulheres de Areia e, em 2001, encarnou a personagem Dona Benta na segunda versão para a TV de Sítio do Pica-Pau Amarelo. Já no cinema, participou de longas como Seja o Que Deus Quiser!, Esquina da Ilusão e Querida Suzana.

Nicette Bruno foi internada no dia 26 de novembro, após contrair a COVID-19 de um parente que a visitava. Ela faleceu em 20 de dezembro de 2020, devido a complicações da doença.

MENÇÕES HONROSAS

Christopher Tolkien, famoso editor inglês, filho do escritor J. R. R. Tolkien e responsável pela edição de seus livros e dos mapas da Terra-Média, tendo inclusive finalizado alguns dos escritos de seu pai, como O Silmarillion. Faleceu em 16 de janeiro, aos 95 anos, após passar mal e ser internado no hospital de Draguignan, na França.

Terry Jones, ator, escritor e realizador britânico, famoso por seus um dos líderes do icônico grupo Monty Pithon e por ser um dos criadores do tipo de humor baseado em sketches que fez do grupo famoso. Faleceu em 21 de janeiro, aos 77 anos, vítima de um tipo raro de demência.

James Lipton, escritor, ator e produtor estadunidense, famoso por ser o apresentador do programa Inside the Actors Studio, série recordista de indicações no Emmy que mostra em que se compartilhavam experiências de atores convidados de uma forma didática para alunos interessados em cursos de cinema e atuação. Faleceu em 2 de março, aos 93 anos, em decorrência de um câncer na bexiga.

Riachão, um dos sambistas mais reconhecidos do Brasil e membro da velha guarda do samba. Chamado de "cronista musical", compunha suas músicas baseado em acontecimentos extravagantes ocorridos em Salvador, Bahia. São deles alguns sucessos dos anos 50 e 60, como "Retrato da Bahia" e "Bochechuda e Papuda". recebeu o Troféu Gonzaga e foi indicado ao 3° Grammy Latino em 2002. Faleceu em 30 de março, aos 98 anos, devido a causas naturais.

Bill Withers, cantor e compositor estadunidense dos gêneros blues e soul. Foi o autor de vários hits de sucesso, incluindo "Lean on Me", "Lovely Day" e a versão original de "Ain't No Sunshine", imortalizada na voz de Michael Jackson. Venceu três Grammys e foi introduzido ao Rock & Roll Hall of Fame em 2015. Faleceu em 30 de março, aos 81 anos, devido a problemas cardíacos.

Honor Blackman, atriz britânica, reconhecida principalmente por seu papel na série Os Vingadores e por interpretar a lendária bond-girl Pussy Galore no filme 007 contra Goldfinger. Faleceu em 5 de abril, aos 94 anos, devido a causas naturais.

Rubem Fonseca, cronista, contista e ensaísta brasileiro, considerado um dos maiores escritores de ficção do Brasil. Foi autor de obras ilustres como Os Prisioneiros, Feliz Ano Novo, Agosto e O Selvagem da Ópera, e recebeu inúmeros prêmios, entre eles seis Prêmios Jabuti e um Prêmio Camões em 2003. Faleceu em 15 de abril, aos 94 anos, vítima de um infarto.

Luís Sepúlveda, jornalista, romancista e roteirista chileno. Foi membro da guarda pessoal de Salvador Allende e da Unidade Popular nos anos 70. escreveu inúmeros sucessos como O Homem que Lia Romances de Amor e Patagónia Express. Também fez vários trabalhos no cinema como argumentista, editor, ator, diretor de fotografia e produtor. Faleceu em 16 de abril, aos 70 anos, vítima da COVID-19.

Aldir Blanc, compositor e cronista brasileiro, reconhecido como um dos maiores letristas de todos os tempos. Compôs mais de 600 músicas e suas parcerias se tornaram fundamentais para a música brasileira ao longo dos anos 70 e 80, criando grande sobras como "Bala com Bala", "Mestre Sala dos Mares", "De Frente pro Crime", "O Ronco da Cuíca", "Corsário", "O Bêbado e a Equilibrista", entre muitas outras canções. Faleceu em 4 de maio, aos 73 anos, por complicações causadas pela COVID-19.

Millie Small, cantora jamaicana, famosa pelo hit "My Boy Lollipop", uma das poucas canções do gênero ska a se tornar um verdadeiro hit internacional. Era conhecida por sua voz extremamente aguda e fez grande sucesso nos anos 60, quando viajou para o Reino Unido para suas gravações. Faleceu em 5 de maio, aos73 anos, vítima de um AVC.

Daisy Lúcidi, atriz, política e radialista brasileira. Estreou na televisão em 1963, na minissérie Nuvem de Fogo, tendo atuado em inúmeras novelas da Rede Globo e Tv Tupi. Foi apresentadora do programa Alô, Daisy!, o primeiro divulgador de prestação de serviço da rádio, feito para que a população pudesse reclamar dos problemas da cidade. Faleceu em 7 de maio, aos 90 anos, devido a uma síndrome respiratória aguda grave ocasionada pelo COVID-19.

Jerry Stiller, ator e comediante estadunidense com uma longa carreira no cinema e na tv, mas famoso principalmente por seus papéis como Frank Constanza na sitcom Seinfeld e como Arthur Spooner na série The King of Queens. Faleceu no dia 11 de maio, aos 92 anos, enquanto recuperava-se de um derrame sofrido em 2019.

Fred Willard, ator, comediante, dublador e roteirista estadunidense, famoso por seus papeis em O Melhor do Show, Anchorman, Modern Family e vencedor do Emmy de Melhor Ator Convidado pela soap opera The Bond and the Beautiful. Faleceu em 15 de maio, aos 86 anos.

Joel Schumacher, diretor estadunidense, conhecido por dirigir filmes clássicos como O Primeiro Ano do Resto de Nossas Vidas (1985), Os Garotos Perdidos (1987) e Linha Mortal (1990). Também ficou reconhecido como o diretor do infame Batman & Robin (1997), estrelando Arnold Schwarzenegger e George Clooney. Faleceu em 22 de junho, aos 80 anos, em decorrência de um câncer.

Suzana Amaral, cineasta e roteirista brasileira, tendo filmado mais de cinquenta documentários e curtas-metragens para o extinto programa Câmera Aberta, da TV Cultura. Também dirigiu a adaptação cinematográfica de A Hora da Estrela, que recebeu o prêmio de Melhor Atriz no Festival de Berlim de 1986. Faleceu no dia 25 de junho, aso 88 anos, de causas não divulgadas.

Carl Reiner, ator, cineasta, produtor e comediante estadunidense, ganhador de dez prêmios Emmy. Dirigiu e roteirizou várias comédias do ator Steve Martin, como O Panaca, Cliente Morto Não Paga e Um Espírito Baixou em Mim. Também atuou em vários sucessos, como Os Russos Estão Chegando! Os Russos Estão Chegando! e a trilogia Onze Homens e um Segredo. Faleceu em 29 de junho, aso 98 anos, vítima de causas naturais.

Leonardo Villar, ator brasileiro que trabalhou no teatro, cinema e televisão. Teve atuações marcante no Cinema Novo, sendo reconhecido principalmente como o Zé do Burro no filme O Pagador de Promessas, indicado à Palma de Ouro no Festival de Cannes. Também atuou na filme A Hora e Vez de Augusto Matraga e na novela Barriga de Aluguel. Faleceu em 3 de julho, aos 96 anos, devido a uma parada cardíaca.

Naya Rivera, atriz e cantora estadunidense, famosa por interpretar a personagem Santana Lopez na série musical Glee. Em 8 de julho, foi declarada como desaparecida após seu filho ser encontrado sozinho em um barco no Lago Piru, na Califórnia. Em 13 de julho, seu corpo foi encontrado, vítima de um afogamento acidental. Ela tinha 33 anos.

Kelly Preston, atriz e modelo estadunidense. Atuou na série Hawaii 5-0 e em filmes como Christine, o Carro Assassino, Admiradora Secreta, Irmão Gêmeos, Jerry Maguire - A Grande Virada e A Primeira Transa de Jonathan. Faleceu em 12 de julho, aos 57 anos, em decorrência de um câncer de mama.

Sérgio Ricardo, músico, compositor e cantor brasileiro que participou de diversos movimentos, como a Bossa Nova, o Cinema Novo, as Canções de Protesto e os Festivais de Música Brasileira. Conhecido por sucessos como "Romana", "Folha de Papel", Esse Mundo é Meu" e "A Fábrica". No Festival de 1967, protagonizou o episódio em que, vaiado pelo público e sem conseguir terminar a canção "Beto Bom de Bola", quebrou sua guitarra e a jogou para a plateia. Faleceu em 23 de julho, aos 88 anos, devido a uma insuficiência cardíaca.

Alan Parker, cineasta britânico e membro-fundador da Director's Guild of Great Britain. Seu primeiro filme de sucesso foi O Expresso da Meia-Noite, e desde então ele se consagrou com muitos outros filmes de sucesso, como Fama, Pink Floyd - The Wall, Coração Satânico, Mississippi em Chamas, Evita e A Vida de David Gale. Faleceu em 31 de julho, aos 76 anos, vítima de uma doença não informada.

Joe Ruby, animador, editor e produtor de televisão estadunidense e co-fundador da produtora de animação Ruby-Spears Productions. Seus trabalhos mais conhecidos foram as séries animadas da Hanna-Barbera, como Scooby-Doo, Dinamite, o Bionicão e Tutubarão. Faleceu em 26 de agosto, aos 87 anos, de causas naturais.

Diana Rigg, atriz britânica, conhecida principalmente por seu papel como a bond-girl Teresa di Vicenzo em 007 A Serviço Secreto de sua Majestade. Também atuou na série Os Vingadores como Emma Peel e, mais recentemente, como Olenna Tyrell na série Game of Thrones. Faleceu em 10 de setembro, aos 82 anos, vítima de um câncer.

Quino, cartunista, pensador e historiador argentino, famoso por suas histórias em quadrinhos, em especial por sua personagem Mafalda, que demonstra uma preocupação com a humanidade e mostra uma rebeldia contra o estado do mundo de uma maneira cômica e satírica. Faleceu em 30 de setembro, aos 88 anos.

Conchata Ferrell, atriz e comediante estadunidense, conhecida principalmente por interpretar Berta, a governanta da série Two and a Half Men, que lhe rendeu uma indicação ao Emmy de Melhor Atriz Coadjuvante em uma Série de Comédia. Faleceu em 12 de outubro, aos 77 anos, em decorrência de uma parada cardíaca.

Tony Lewis, cantor e compositor inglês, conhecido como o baixista e vocalista da banda The Outfield, do qual o single mais famoso é "Your Love". Também gravou o álbum solo Out of the Darkness, em parceria com sua esposa Carol. Faleceu em 19 de outubro, aos 62 anos. A causa da morte não foi anunciada.

Alex Trebek, apresentador de televisão canadense naturalizado nos Estados Unidos, conhecido principalmente por apresentar o programa Jeopardy!, que comandou de 1984 até 2020 e pelo qual recebeu quatro Emmys. Faleceu em 8 de novembro, aos 80 anos, em decorrência de um câncer no pâncreas.

David Prowse, fisiculturista, halterofilista e ator britânico. No cinema, ficou extremamente conhecido por interpretado fisicamente o personagem Darth Vader (cuja voz foi interpretada por James Earl Jones) na franquia Star Wars. Faleceu em 23 de novembro, aos 85 anos, devido ao Covid-19.

Hugh Keays-Byrne, ator britânico naturalizado na Austrália, conhecido principalmente por seu papel como o motoqueiro Toecutter no filme Mad Max. Ele retornaria para a franquia em Mad Max: Estrada de Fúria, de 2015, no papel do vilão Immortan Joe. Faleceu em 2 de dezembro, aos 73 anos, de causa não divulgada.

Eduardo Galvão, ator brasileiro, conhecido por ter participado do programa Caça Talentos, da Rede Globo. Também ficou conhecido pelos seus papéis nas novelas O Salvador da Pátria, Despedida de Solteiro e A Viagem. Faleceu em 7 de dezembro, aos 58 anos, vítima da COVID-19.

Ubirany Félix, compositor, cantor e instrumentista brasileiro, notabilizado como um dos fundadores do bloco carnavalesco Cacique de Ramos e do grupo de samba Fundo de Quintal e o responsável por introduzir o repique de mão no mundo do samba. Faleceu em 11 de dezembro, aos 80 anos, por complicações da COVID-19.

John Le Carré, escritor britânico que ganhou notabilidade por seus romances de espionagem, a maioria dos quais se passa na Guerra Fria. Entre suas principais obras estão O Morto ao Telefone, O Espião que Sabia Demais, A Casa da Rússia, O Peregrino Secreto e O Jardineiro Fiel. Faleceu em 12 de dezembro, aos 89 anos, devido a uma pneumonia.

Ann Reinking, bailarina e coreórafa estadunidense, com uma enorme carreira dentro da Broadway. Conquistou o Theatre World Award por seu papel em Over There! e recebeu fama internacional ao atuar no filme All That Jazz, vencedor da Palma de Ouro em Cannes em 1980. Faleceu em 12 de dezembro, aos 71 anos, e causa não informada.

No items found.
botão de dar play no vídeo
No items found.

Direção: 
Criação:
Roteirista 1
Roteirista 2
Roteirista 3
Diretor 1
Diretor 2
Diretor 3
Elenco Principal:
Ator 1
Ator 2
Ator 3
saiba mais sobre o filme
saiba mais sobre a série

2020 foi um ano atípico e terrível para todos nós. Relembrar todos aqueles que partiram pode ser extremamente pesaroso para todos. Essa lista é feita com o propósito de se lembrar daqueles que partiram, e esperar por um ano melhor que começa.

crítica por
Luis Henrique Franco
2/1/2021

A morte é algo inevitável para todos nós, e chegará a todos em algum momento. É triste quando perdemos alguém que amamos, e o medo de morrer é algo bastante comum entre nós. No mundo do cinema, da TV e do entretenimento, essa realidade também é extremamente presente, e pode ser doloroso ver rostos que nós conhecemos de filmes, séries e shows partindo.

2020 foi um ano extremamente doloroso, em que muitas vidas que ainda tinham muito a oferecer foram perdidas. É um ano que termina tão triste como começou, e não podemos fazer muito além de esperar por um ano melhor e mais esperançoso que começa. Portanto, aqui fica a nossa homenagem a alguns famosos que nos deixaram e que vão fazer muita falta nos anos que se seguem.

Aproveitamos também para deixar nossa homenagem e nosso momento de respeito a todos aqueles que, nesse ano tão cruel, tiveram as suas vidas terminadas tão injustamente.

KOBE BRYANT

Kobe Bryant foi um jogador profissional de basquete americano, tendo jogado toda a sua carreira pelo Los Angeles Lakers. Foi um dos poucos atletas a ser escolhido no recrutamento da NBA direto do ensino médio para a Liga Americana e jogou por mais de 20 anos, ganhando 5 campeonatos da NBA e batendo o recorde de participações no All-Star Game, com 18 jogos. Entre 2000 e 2003, liderou, ao lado de Shaquille O'Neal e Phil Jackson, a chamada dinastia dos Lakers, conquistando três campeonatos consecutivos. Kobe voltaria a conquistar um campeonato em 2009, quando também foi eleito o Jogador Mais Valioso (MVP) das finais contra o Orlando Magic. Também venceu o campeonato em 2010, conquistando o pentacampeonato.

Bryant também participou da seleção olímpica estadunidense, faturando a Medalha de Ouro nas Olimpíadas de Pequim e Londres. Em 2016, jogou sua última partida de basquete e se aposentou. Em 2018, foi o vencedor do Oscar de Melhor Curta de Animação por sua produção Dear Basketball.

Kobe Bryant faleceu em 26 de janeiro de 2020, aos 41 anos, após um terrível acidente de helicóptero que caiu nas cercanias do Condado de Los Angeles. Ao seu lado estava a sua filha, Gianna Bryant, de 13 anos, assim como uma companheira dela de basquete e o pai dessa amiga, além do piloto.

KIRK DOUGLAS

Kirk Douglas foi um ator, cineasta e autor norte-americano. Ao lado de Olivia de Havilland, era considerado um dos últimos grande atores vivos da Época de Ouro do Cinema Americano. Iniciou sua carreira em 1946, com um papel em O Tempo não Apaga. Depois disso, participou de uma grande quantidade de clássicos dos anos 50, como O Invencível, Assim Estava Escrito, Sem Lei e Sem Alma e Sede de Viver. Ao lado do diretor Stanley Kubrick, atuou nos filmes Glória Feita de Sangue e no clássico Spartacus, no qual, por insistência sua, foi incluído o nome do roteirista Dalton Trumbo, integrante da Lista Negra do senador Joseph McCarthy.

Nos anos 60, atingiu o pico de sua carreira, trabalhando em filmes como Sua Última Façanha, A Primeira Vitória, À Sombra de um Gigante e Gigantes em Luta. Também recebeu a oportunidade de produzir o filme Um Estranho no Ninho, mas acabou passando esse trabalho para o seu filho, Micahel Douglas, que produziu a adaptação em 1975.

Kirk Douglas Também esteve envolvido em diversas causas humanitárias, tendo recebido a Presidential Medal of Freedom em 1981 e Jefferson Award em 1983. També foi condecorado como Cavaleiro da Legião da Honra francesa. Faleceu em 5 de fevereiro de 2020, aos 103 anos, vítima de causas naturais.

JOSÉ MOJICA MARINS

Popularmente conhecido como Zé do Caixão, José Mojica Marins foi um cineasta, ator e roteirista de cinema e televisão brasileiro, considerado como o pai do terror nacional. Seu estilo de filmagem, inicialmente desprezado para a crítica, passou a ser reverenciado depois que seus filmes foram considerados cult nos circuitos internacionais, fazendo dele um dos inspiradores do movimento marginal no Brasil.

Seu personagem, Zé do Caixão, um agente funerário cruel e sádico, se tornou icônico nos anos 60 e uma figura reconhecida mundialmente, tendo aparecido pela primeira vez em 1964, no filme À Meia-Noite Levarei Sua Alma, tendo aparecido em diversos outros filmes posteriores, como Esta Noite Encarnarei no Teu Cadáver, Inferno Carnal, O Diabo de Vila Velha e muitos outros.

José Mojica Marins revolucionou o cinema de terror brasileiro, e seus filmes chegaram a ser proibidos pela Ditadura por seu caráter niilista e amoral. O cineasta faleceu em 19 de fevereiro de 2020, aos 83 anos, após passar quase um mês internado devido a uma broncopneumonia.

KATHERINE JOHNSON

Katherine Johnson foi uma uma matemática, física e cientista espacial estadunidense, responsável por descobertas extremamente importantes para a aeronáutica e exploração espacial dos Estados Unidos, principalmente no condizente ao uso da computação pela NASA. Seu trabalho e liderança técnica se estendeu por décadas, e foi ela quem calculou as trajetórias, janelas de lançamento e caminhos de retorno para muitos voos do Projeto Mercury e para a missão Apollo 11. Em 2016, foi incluída na lista de cem mulheres mais inspiradoras e influentes pela BBC e teve sua história contada no filme Estrelas Além do Tempo, onde foi interpretada por Taraji P. Henson.

Katherine faleceu em 24 de fevereiro de 2020, aos 101 anos. A causa da morte não foi divulgada.

MAX VON SYDOW

Max von Sydow foi um ator franco-sueco, reconhecido principalmente por seus trabalhos ao lado de Ingmar Bergman. Um de seus principais filmes em parceria com o diretor foi O Sétimo Selo (1957), mas ele atuou em outras produções como Ansiktet (1958) e Através de um Espelho (1961). Também participou de outros filmes consagrados como O Exorcista (1973), Três Dias do Condor (1975), Hannah e Suas Irmãs (1986) e Pelle, o Conquistador (1987), pelo qual foi indicado ao Oscar. EM anos mais recentes, participou do filme Tão Forte e Tão Perto, pelo qual também foi indicado ao Oscar, e fez uma aparição na série Game of Thrones como o Corvo de Três Olhos.

Max von Sydow faleceu no dia 8 de março de 2020, aos 90 anos. A morte foi anunciada por sua esposa, Catherine Brelet, que não divulgou a causa.

KENNY ROGERS

Kenny Rogers foi um cantor de música Country estadunidense, nascido em agosto de 1939. Integrou primeiramente a banda Kenny Rogers and The First Edition, mas depois seguiu para a carreira solo. Obteve grande sucesso nos Anos 70 e 80, época em que ganhou três Grammys e lançou sucessos como We've Got Tonight e Lucille. Seu álbum, "The Gambler", lançado em 1978, ganhou vários discos platina, e a música que dá título ao disco se tornou a mais popular do cantor.. Foi também um dos líderes do grupo USA For Africa. Rogers também foi fotógrafo, produtor e ator, tendo atuado em alguns filmes como O Clã dos Seis e O Jogador. É também considerado como um dos precursores da fusão entre o country e o pop.

Rogers faleceu aos 81 anos, em 20 de março de 2020. Ele morreu de causas naturais, cercado por seus parentes.

ALBERT UDERZO

Albert Uderzo foi um famoso desenhista de histórias em quadrinhos francês. Ele é mais conhecido por ser o co-criador, ao lado de René Goscinny, das histórias de Asterix, o Gaulês, das quais ele também foi o principal ilustrador. Criado em 1959, o personagem humorístico se tornou extremamente famoso por parodiar a sociedade francesa contemporânea da época através de estereótipos e regionalismos. Através de caricaturas e de trocadilhos, as histórias faziam críticas contra os ideais imperialistas e capitalistas que dominavam a sociedade nos anos 50 e 60, criando para a França um herói nacional capaz de rir se sua própria nacionalidade.

Além dos trabalhos com Asterix, Uderzo também publicou outras histórias para os personagens Oumpah-Jah, Jehan Pistolet e Luc Junior, além de ter se tornado diretor artístico da revista Pilote. Ele faleceu em 24 de março de 2020, aos 92 anos, devido a um ataque cardíaco.

MORAES MOREIRA

Moraes Moreira foi um músico brasileiro, conhecido por integrar Os Novos Baianos durante a década de 70. Esteve em volvido na gravação de mais de 40 álbuns com os Novos Baianos e com o trio elétrico Dodô e Osmar, além de possuir uma carreira solo que compreende mais 29 álbuns e vários sucessos, com destaque para a música "Sintonia". Foi um dos compositores mais versáteis do Brasil, tendo composto músicas para gêneros extremamente diversos, como o rock, samba, frevo, baião e música erudita. Seu álbum Acabou Chorare, feito com os Novos Baianos, foi classificado pela revista The Rolling Stone como o maior álbum brasileiro de todos os tempos.

Moraes Moreira faleceu em 13 de abril de 2020, aos 72 anos, após sofrer um infarto agudo do miocárdio.

IRRFAN KHAN

Irffan Khan foi um renomado ator indiano, extremamente conhecido no ocidente por seus papéis em filmes como Um Guerreiro Solitário, Maqbool, Nome de Família, O Preço da Coragem e Nova York, Eu Te Amo. Também atuou em alguns grandes sucessos do cinema americano, como os vencedores do Oscar Quem Quer Ser Um Milionário? e A Vida de Pi, além dos enormes sucessos de bilheteria Jurassic World e O Espetacular Homem-Aranha.

Em 2018, Khan anunciou que estava em tratamento para combater um câncer de cólon. O ator faleceu em 29 de abril de 2020, aos 53 anos, vítima de uma infecção no cólon.

FLÁVIO MIGLIACCIO

Flávio Migliaccio foi um ator, produtor, diretor e roteirista brasileiro. Tornou-se extremamente conhecido por seus personagens cômicos, entre os quais se destaca o Tio Maneco, presente nos filmes Aventuras com o Tio Maneco e Maneco, o Super Tio. Atuou também em grandes clássicos do cinema brasileiro, como Cinco Vezes Favela, A Hora e Vez de Augusto Matraga, Terra em Transe e Todas as Mulheres do Mundo. Também participou de inúmeras telenovelas, sendo reconhecido principalmente pelo seu papel como o Xerife na novela O Primeiro Amor. Pela Rede Globo, atuou em novelas famosas como A Rainha da Sucata, Perigosas Peruas, Senhora do Destino, Passione e A Próxima Vítima.

Migliaccio cometeu suicídio no dia 4 de maio de 2020, aos 85 anos. Sua morte gerou inúmeras reações entre seus amigos mais próximos, incluindo um vídeo de Lima Duarte lamentando o ocorrido.

LITTLE RICHARD

Richard Wayne Penniman, popularmente conhecido como Little Richard, foi um dos mais influentes cantores e compositores estadunidenses de todos os tempos. Apelidado de "O Arquiteto do Rock & Roll", foi durante os Anos 50 que ele lançou seu estilo inovador, com um piano frenético, o bater do violão e vocais estridentes, que seriam a base para esse gênero musical. Também exerceu enorme influência na formação de outros ritmos musicais, como o soul e o funk.

Teve como sucesso instantâneo a música "Tutti Frutti", de 1955, e em 1956, sua música "Long Tall Sally" alcançou o primeiro lugar na lista de best-sellers da Billboard Rhythm and Blues. Suas músicas eram tão populares que resultaram na integração entre brancos e negros em sua audiência. Nos anos 60, fez turnês ao lado dos Beatles, ensinando-os alguns de seus truques e educando Paul McCartney as suas vocalizações distintas.

Por todos os seus feitos, Little Richard foi um dos primeiros cantores a entrar no Hall da Fama do Rock & Roll. Também foi introduzido no Hall of Fame dos compositores e recebeu dois Lifetime Achievemente Awards, um da Recording Academy e o outro da Rythim and Blues Foundation. O cantor faleceu em 9 de maio de 2020, aos 87 anos, vítima de um tumor ósseo.

MARIA ALICE VERGUEIRO

Professora, pedagoga e atriz, Maria Alice Vergueiro possuía uma extensa carreira no teatro, cinema e tv. Nascida em janeira de 1935, estreou no teatro em 1962, no espetáculo A Mandrágora antes de seguir para o Teatro Oficina, onde atuou em O Rei da Vela. Fundou, ao lado de Cacá Rosset e Luiz Roberto Galízia, o Teatro do Ornitorrinco, onde trabalhou na adaptação de Sonhos de Uma Noite de Verão ao lado de Rosset. Em 1992, atuou e dirigiu o espetáculo O Amor de Dom Perlimplim com Belisa em Seu Jardim.

Em 1987, atuou em Sassaricando, seu primeiro trabalho para a TV. Em 1995, dirigiu a peça Quíntuplos e, em 2002, já afastada do Ornitorrinco, atuou na adaptação, feita por ela mesma, de Mãe Coragem. Em anos mais recentes, ficou conhecida pelo curta-metragem Tapa na Pantera, que conquistou grande sucesso no Youtube. Em 2016, atuou no curta Rosinha, que recebeu mais de 40 prêmios, incluindo o Prêmio Especial do Júri do 44º Festival de Gramado.

Maria Alice Vergueiro faleceu em 3 de junho, aos 85 anos. Foi vítima de pneumonia após ficar internada na UTI com suspeita de coronavírus.

IAN HOLM

Ian Holm foi um ator britânico e uma estrela consagrada da Royal Shakespeare Company. Seu primeiro papel para a televisão foi na serialização da peça War of the Roses, da BBC, onde interpretou o Rei Ricardo III. Em 1979, atuou como o androide Ash em Alien: O Oitavo Passageiro e, em 1981, recebeu um prêmio especial em Cannes e uma indicação ao Oscar por Carruagens de Fogo. Extremamente shakespeariano, foi escalado para grandes adaptações como Henrique V de Kenneth Branagh e Hamlet de Mel Gibson. Um de seus papéis mais conhecidos na atualidade, contudo, foi o do Hobbit Bilbo Bolseiro na adaptação de O Senhor dos Anéis de Peter Jackson, pelo qual Holm dividiu um SAG Awards com o resto do elenco em cada um dos três filmes.

Ian Holm faleceu em 19 de junho de 2020, aos 88 anos, vítima de Doença de Parkinson.

ENNIO MORRICONE

Ennio Morricone foi um compositor e maestro italiano que, ao longo de sua carreira, escreveu mais de 400 partituras para cinema e televisão. Ganho fama internacional por compor músicas de Westerns, em especial aqueles dirigidos por Sergio Leone, sendo as trilhas sonoras de Por Um Punhado de Dólares e Três Homens em Conflito algumas de suas obras mais aclamadas. Ele também ficou conhecido pelas trilhas sonoras de Cinema Paradiso, O Enigma de Outro Mundo, A Missão, Os Intocáveis, a Animal Trilogy de Dario Argento, Bugsy e Os Oito Odiados, pelo qual ganhou o Oscar em 2016.

Além de compor para o cinema, Ennio Morricone também criou inúmeras músicas para diversos artistas, como Paul Anka e Andrea Bocelli, e influenciou inúmeros outros artistas, incluindo Hans Zimmer, Dire Straits, Radiohead e Metallica. Sua trilha para Três Homens em Conflito ainda hoje é considerada uma das trilhas sonoras mais influentes da história do cinema, tendo sido introduzida no Grammy Hall of Fame.

Morricone faleceu em 6 de julho de 2020, aos 91 anos, após sofrer complicações devido a uma queda em sua casa.

OLIVIA DE HAVILLAND

Olivia de Havilland foi uma atriz nascida no Japão e com naturalização tripla na Grã-Bretanha, Estados Unidos e França. Foi uma das mais respeitadas atrizes do cinema americano e a última grande estrela de Era de Ouro de Hollywood. Tornou-se famosa inicialmente por seu papel em ...E o Vento Levou, que a prendeu a um estereótipo de doçura nos filmes americanos e prendeu-a a uma imagem que, ao longo da carreira, ela tentou a todo custo se desvencilhar.

Conseguiu se afastar dessa imagem dócil e obter papéis mais desafiadores ao longo da década de 40, tendo sido premiada duas vezes com o Oscar de Melhor Atriz, pelos filmes Só Resta uma Lágrima e Tarde Demais. Também foi indicada pelos filmes A Porta de Ouro e A Cova da Serpente, o favorito da atriz em sua carreira. A partir dos anos 50, suas aparições em filmes começaram a decrescer, ao passo que sua presença na Broadway cresceu exponencialmente. Sua última aparição no cinema foi em 1979, no filme O Quinto Mosqueteiro.

Ao longo de sua vida, Olivia de Havilland foi uma defensora dos direitos de atores e atrizes e se tornou, ao mesmo tempo, emblemática e polêmica. Sua relação turbulenta com a irmã, Joan Fontaine, criou um dos maiores feudos de Hollywood por décadas. Recentemente, a atriz também processou a série Feud por uso inverídico e não-autorizado da sua imagem. A atriz faleceu em 26 de julho de 2020, aos 104 anos, vítima de causas naturais.

CHICA XAVIER

Chica Xavier foi uma produtora teatral e atriz brasileira, famosa por inúmeros papéis no teatro, cinema e televisão. Estreou no teatro em 1956, na peça Orfeu da Conceição e se tornou uma figura de extrema importância no teatro nacional ao longo dos anos 60. Em 1962, fez sua estreia no cinema, no filme Assalto ao Trem Pagador, e só em 1973 faria sua estreia na tv, na novela Os Ossos do Barão. Desde então, atuou em mais de 50 novelas da Rede Globo, eternizando suas personagens em Sinhá Moça, Dancin' Days, Renascer, Patroa Minha, Cara & Coroa, Força de um Desejo e muitos outros trabalhos.

Chica se destacou como uma importante personalidade da luta pela representatividade negra na arte no Brasil. Em 2010, recebeu o Troféu Palmares por sua contribuição à arte e à cultura afro-brasileira.

A atriz faleceu em 8 de agosto, aos 88 anos, devido a um câncer no pulmão.

CHADWICK BOSEMAN

Chadwick Boseman foi um ator estadunidense que ficou extremamente conhecido nos últimos anos pelo seu retrato do herói Pantera Negra no Universo Marvel. Símbolo da representatividade negra nos filmes da Marvel, o Pantera Negra foi o primeiro herói negro a ser protagonista de um filme solo e criou um grande universo que se aprofunda na cultura e na história das civilizações africanas, tornando-se um símbolo dentro da cultura pop para muitas pessoas ao redor do mundo. Na pele do herói, Chadwick apareceu em 4 filmes do MCU: Capitão América - Guerra Civil, Pantera Negra, Vingadores - Guerra Infinita e Vingadores - Ultimato.

O ator também ficou conhecido por sua interpretação de personalidades reais, como o jogador de baseball Jackie Robinson em 42, o cantor James Brown em Get on Up - A História de James Brown e o juiz Thurgood Marshall no filme Marshall. Mais recentemente, ele atuaria em dois sucessos da Netflix: Destacamento Blood e A Voz Suprema do Blues, no qual contracenou com a atriz Viola Davis.

Chadwick Boseman faleceu em 28 de agosto de 2020, aos 43 anos, após uma longa batalha de quatro anos contra um câncer colorretal.

EDDIE VAN HALEN

Eddie Van Halen foi um guitarrista, compositor e produtor musical, nascido na Holanda e naturalizado nos Estados Unidos. Foi um dos fundadores da banda Van Halen e um dos maiores guitarristas de todos os tempos, tendo ajudado a popularizar a técnica de solo de guitarra conhecida como Tapping, na qual arpejos rápidos podem ser tocados com as duas mãos no braço do instrumento.

Em 1972, fundou a banda Van Halen com seu irmão, Alex. O grupo se tornou um dos mais influentes do rock, sendo extremamente conhecido por sucessos como "Jump", "Panama" e "Running with the Devil". Tornou-se uma das cinco bandas de rock a ter dois de seus discos certificados com o Disco de Diamante nos Estados Unidos. Foram vencedores do Grammy por Melhor Performance em Hard Rock pelo álbum For Unlawful Carnal Knowledge.

Eddie Van Halen trabalhou em muitos outros locais além da Van Halen, tendo inclusive tocado o solo de guitarra da "Beat It", de Michael Jackson. Em 2012, foi eleito o melhor guitarrista de todos os tempos por votação promovida pela revista Guitar World. Ele faleceu em 6 de outubro de 2020, aos 65 anos, vítima de um cancro na boca contra o qual ele lutava desde 2019. Eddie já havia apresentado esse tipo de doença em 1990, mas foi considerado curado em 2002.

SEAN CONNERY

Sean Connery foi um ator escocês, conhecido principalmente por ser o primeiro ator a interpretar o espião James Bond nos cinemas. Ao longo dos anos 60, ele viveu o personagem em seis filmes da franquia 007, incluindo O Satânico Dr. No, Goldfinger e Os Diamantes são Eternos. O ator também participou de inúmeros filmes importantes dos anos 70 e 80, como O Nome da Rosa, Indiana Jones e a Última Cruzada, O Homem que Queria Ser Rei, A Caçada pelo Outubro Vermelho, Highlander e Os Intocáveis, pelo qual recebeu o Oscar de Melhor Ator Coadjuvante. Ele também atuou em outros filmes como A Rocha, Coração de Dragão, A Casa da Rússia e Encontrando Forrester.

Apesar de ter recebido o título de Cavaleiro pela Rainha Elizabeth II em 2000, Sean Connery sempre foi um ativo membro da luta pela independência da Escócia do Reino Unido, tendo inclusive integrado o SNP, o Partido Nacional Escocês. Ele faleceu em 31 de outubro de 2020, aos 90 anos. Segunda a sua esposa, Micheline Roquebrune, Connery vinha sofrendo de demência em seus últimos anos.

VANUSA

Vanusa Santos Flores foi uma cantora e compositora brasileira. Durante os últimos anos do movimento cultural Jovem Guarda, se tornou conhecida pela sua performance da canção "Pra Nunca Mais Chorar", que a levou a participar do Programa Jovem Guarda em suas duas últimas edições. Em 1973, lançou seu maior sucesso, "Manhãs de Setembro", composta por Mário Campanha, e em 1975, lançou o hit "Paralelas", de Belchior. A cantora também participou das novelas Marrom Glacê e O Amor é Nosso e publicou, em 1997, sua autobiografia "Vanusa - A Vida Não Pode Ser Só Isso!

Em 2015, Vanusa lançou Vanusa Santos Flores, seu primeiro álbum de inéditas em 20 anos, produzido por Zeca Baleiro. Em setembro de 2020, a cantora foi internada devido a um quadro de pneumonia, mas se recuperou 32 dias depois e retornou para a casa de repouso onde morava há dois anos. Ela faleceu em 8 de novembro de 2020, aos 73 anos, vítima de um caso de insuficiência respiratória.

DIEGO ARMANDO MARADONA

Diego Maradona foi um jogador de futebol e técnico argentino, considerado um dos maiores jogadores de todos os tempos e o maior jogador da Argentina. Atuou no Boca Juniors, pelo qual venceu o Campeonato Argentino em 1981. Logo depois, foi comprado pelo Barcelona da Espanha, time no qual, em 1983, faturou três títulos: a Copa do Rei, a Copa da Liga Espanhola e a Supercopa da Espanha. Mas foi pelo Napoli que ele conquistou seus maiores títulos e se tornou um dos jogadores mais queridos do clube, conquistando dois Campeonatos Italianos (1987 e 1990), a Copa da Itália de 1987, a Supercopa da Itália de 1990 e a Copa da UEFA de 1989.

Pela seleção argentina, Maradona disputou quatro copas, tendo liderado a conquista do bicampeonato mundial em 1986, ano em que marcou o famoso gol da "Mano de Diós" e aquele que muitos consideraram o Gol do Século e um dos mais bonitos gols já marcados em Copas do Mundo. Também apresentou uma atuação memorável em 1990, quando chegou novamente à final com sua seleção, perdendo para a Alemanha. Em 1994, disputou sua última Copa pela seleção e iniciou sua decadência no futebol após ser pego no antidoping. Maradona voltaria à seleção argentina como técnico em 2010, onde liderou o time até as quartas de final, quando perdeu para a Alemanha.

Extremamente polêmico, Diego Armando Maradona ficou famoso fora dos campos por seus exageros na vida pessoal e por suas opiniões por vezes contraditórias em outros temas, como por exemplo a política. Em 3 de novembro, foi operado com sucesso de um hematoma subdural e recebeu alta. Entretanto, no dia 25 de novembro, sofreu uma parada cardiorrespiratória e não resistiu, falecendo aos 60 anos.

PAULINHO

Paulo César dos Santos, ou Paulinho, foi um cantor e percussionista brasileiro, membro da banda Roupa Nova. Cantou diversos hits marcantes do grupo, como "Canção de Verão", "Volta pra Mim", "Sapato Velho", "Linda Demais", "Meu Universo É Você", "Asas do Prazer". Também trabalhou ao lado de diversos outros artistas brasileiros, como Chitãozinho & Xororó, Zélia Duncan, Elba Ramalho, Ben's Brother e outros. Ficou à frente da banda por mais de 40 anos e, em 2009, recebeu o Grammy Latino de melhor álbum pop contemporâneo brasileiro.

Paulinho faleceu em 14 de dezembro de 2020, aos 68 anos, após contrair COVID-19.

NICETTE BRUNO

Nicette Bruno foi uma atriz brasileira que realizou sua estreia teatral em 1945, na peça Romeu e Julieta. Foi fundadora do Teatro de Alumínio, edifício sede do Teatro Íntimo Nicette Bruno, companhia criada em 1953 por ela e Paulo Goulart, seu marido. A inauguração da companhia se deu com a peça Ingênua Até Certo Ponto. Integrou algumas das principais companhias de teatro dos anos 50 e 60, atuando em peças como Pedro Mico, A Megera Domada e O Santo Milagroso.

Na televisão, ficou extremamente famosa nos anos 60 por participar de novelas das TVs Excelsior e Tupi, como A Muralha, O Meu Pé de Laranja Lima, A Rosa dos Ventos e Éramos Seis. Na TV Globo, participou de Sétimo Sentido, Louco Amor, Selva de Pedra, Rainha da Sucata e Mulheres de Areia e, em 2001, encarnou a personagem Dona Benta na segunda versão para a TV de Sítio do Pica-Pau Amarelo. Já no cinema, participou de longas como Seja o Que Deus Quiser!, Esquina da Ilusão e Querida Suzana.

Nicette Bruno foi internada no dia 26 de novembro, após contrair a COVID-19 de um parente que a visitava. Ela faleceu em 20 de dezembro de 2020, devido a complicações da doença.

MENÇÕES HONROSAS

Christopher Tolkien, famoso editor inglês, filho do escritor J. R. R. Tolkien e responsável pela edição de seus livros e dos mapas da Terra-Média, tendo inclusive finalizado alguns dos escritos de seu pai, como O Silmarillion. Faleceu em 16 de janeiro, aos 95 anos, após passar mal e ser internado no hospital de Draguignan, na França.

Terry Jones, ator, escritor e realizador britânico, famoso por seus um dos líderes do icônico grupo Monty Pithon e por ser um dos criadores do tipo de humor baseado em sketches que fez do grupo famoso. Faleceu em 21 de janeiro, aos 77 anos, vítima de um tipo raro de demência.

James Lipton, escritor, ator e produtor estadunidense, famoso por ser o apresentador do programa Inside the Actors Studio, série recordista de indicações no Emmy que mostra em que se compartilhavam experiências de atores convidados de uma forma didática para alunos interessados em cursos de cinema e atuação. Faleceu em 2 de março, aos 93 anos, em decorrência de um câncer na bexiga.

Riachão, um dos sambistas mais reconhecidos do Brasil e membro da velha guarda do samba. Chamado de "cronista musical", compunha suas músicas baseado em acontecimentos extravagantes ocorridos em Salvador, Bahia. São deles alguns sucessos dos anos 50 e 60, como "Retrato da Bahia" e "Bochechuda e Papuda". recebeu o Troféu Gonzaga e foi indicado ao 3° Grammy Latino em 2002. Faleceu em 30 de março, aos 98 anos, devido a causas naturais.

Bill Withers, cantor e compositor estadunidense dos gêneros blues e soul. Foi o autor de vários hits de sucesso, incluindo "Lean on Me", "Lovely Day" e a versão original de "Ain't No Sunshine", imortalizada na voz de Michael Jackson. Venceu três Grammys e foi introduzido ao Rock & Roll Hall of Fame em 2015. Faleceu em 30 de março, aos 81 anos, devido a problemas cardíacos.

Honor Blackman, atriz britânica, reconhecida principalmente por seu papel na série Os Vingadores e por interpretar a lendária bond-girl Pussy Galore no filme 007 contra Goldfinger. Faleceu em 5 de abril, aos 94 anos, devido a causas naturais.

Rubem Fonseca, cronista, contista e ensaísta brasileiro, considerado um dos maiores escritores de ficção do Brasil. Foi autor de obras ilustres como Os Prisioneiros, Feliz Ano Novo, Agosto e O Selvagem da Ópera, e recebeu inúmeros prêmios, entre eles seis Prêmios Jabuti e um Prêmio Camões em 2003. Faleceu em 15 de abril, aos 94 anos, vítima de um infarto.

Luís Sepúlveda, jornalista, romancista e roteirista chileno. Foi membro da guarda pessoal de Salvador Allende e da Unidade Popular nos anos 70. escreveu inúmeros sucessos como O Homem que Lia Romances de Amor e Patagónia Express. Também fez vários trabalhos no cinema como argumentista, editor, ator, diretor de fotografia e produtor. Faleceu em 16 de abril, aos 70 anos, vítima da COVID-19.

Aldir Blanc, compositor e cronista brasileiro, reconhecido como um dos maiores letristas de todos os tempos. Compôs mais de 600 músicas e suas parcerias se tornaram fundamentais para a música brasileira ao longo dos anos 70 e 80, criando grande sobras como "Bala com Bala", "Mestre Sala dos Mares", "De Frente pro Crime", "O Ronco da Cuíca", "Corsário", "O Bêbado e a Equilibrista", entre muitas outras canções. Faleceu em 4 de maio, aos 73 anos, por complicações causadas pela COVID-19.

Millie Small, cantora jamaicana, famosa pelo hit "My Boy Lollipop", uma das poucas canções do gênero ska a se tornar um verdadeiro hit internacional. Era conhecida por sua voz extremamente aguda e fez grande sucesso nos anos 60, quando viajou para o Reino Unido para suas gravações. Faleceu em 5 de maio, aos73 anos, vítima de um AVC.

Daisy Lúcidi, atriz, política e radialista brasileira. Estreou na televisão em 1963, na minissérie Nuvem de Fogo, tendo atuado em inúmeras novelas da Rede Globo e Tv Tupi. Foi apresentadora do programa Alô, Daisy!, o primeiro divulgador de prestação de serviço da rádio, feito para que a população pudesse reclamar dos problemas da cidade. Faleceu em 7 de maio, aos 90 anos, devido a uma síndrome respiratória aguda grave ocasionada pelo COVID-19.

Jerry Stiller, ator e comediante estadunidense com uma longa carreira no cinema e na tv, mas famoso principalmente por seus papéis como Frank Constanza na sitcom Seinfeld e como Arthur Spooner na série The King of Queens. Faleceu no dia 11 de maio, aos 92 anos, enquanto recuperava-se de um derrame sofrido em 2019.

Fred Willard, ator, comediante, dublador e roteirista estadunidense, famoso por seus papeis em O Melhor do Show, Anchorman, Modern Family e vencedor do Emmy de Melhor Ator Convidado pela soap opera The Bond and the Beautiful. Faleceu em 15 de maio, aos 86 anos.

Joel Schumacher, diretor estadunidense, conhecido por dirigir filmes clássicos como O Primeiro Ano do Resto de Nossas Vidas (1985), Os Garotos Perdidos (1987) e Linha Mortal (1990). Também ficou reconhecido como o diretor do infame Batman & Robin (1997), estrelando Arnold Schwarzenegger e George Clooney. Faleceu em 22 de junho, aos 80 anos, em decorrência de um câncer.

Suzana Amaral, cineasta e roteirista brasileira, tendo filmado mais de cinquenta documentários e curtas-metragens para o extinto programa Câmera Aberta, da TV Cultura. Também dirigiu a adaptação cinematográfica de A Hora da Estrela, que recebeu o prêmio de Melhor Atriz no Festival de Berlim de 1986. Faleceu no dia 25 de junho, aso 88 anos, de causas não divulgadas.

Carl Reiner, ator, cineasta, produtor e comediante estadunidense, ganhador de dez prêmios Emmy. Dirigiu e roteirizou várias comédias do ator Steve Martin, como O Panaca, Cliente Morto Não Paga e Um Espírito Baixou em Mim. Também atuou em vários sucessos, como Os Russos Estão Chegando! Os Russos Estão Chegando! e a trilogia Onze Homens e um Segredo. Faleceu em 29 de junho, aso 98 anos, vítima de causas naturais.

Leonardo Villar, ator brasileiro que trabalhou no teatro, cinema e televisão. Teve atuações marcante no Cinema Novo, sendo reconhecido principalmente como o Zé do Burro no filme O Pagador de Promessas, indicado à Palma de Ouro no Festival de Cannes. Também atuou na filme A Hora e Vez de Augusto Matraga e na novela Barriga de Aluguel. Faleceu em 3 de julho, aos 96 anos, devido a uma parada cardíaca.

Naya Rivera, atriz e cantora estadunidense, famosa por interpretar a personagem Santana Lopez na série musical Glee. Em 8 de julho, foi declarada como desaparecida após seu filho ser encontrado sozinho em um barco no Lago Piru, na Califórnia. Em 13 de julho, seu corpo foi encontrado, vítima de um afogamento acidental. Ela tinha 33 anos.

Kelly Preston, atriz e modelo estadunidense. Atuou na série Hawaii 5-0 e em filmes como Christine, o Carro Assassino, Admiradora Secreta, Irmão Gêmeos, Jerry Maguire - A Grande Virada e A Primeira Transa de Jonathan. Faleceu em 12 de julho, aos 57 anos, em decorrência de um câncer de mama.

Sérgio Ricardo, músico, compositor e cantor brasileiro que participou de diversos movimentos, como a Bossa Nova, o Cinema Novo, as Canções de Protesto e os Festivais de Música Brasileira. Conhecido por sucessos como "Romana", "Folha de Papel", Esse Mundo é Meu" e "A Fábrica". No Festival de 1967, protagonizou o episódio em que, vaiado pelo público e sem conseguir terminar a canção "Beto Bom de Bola", quebrou sua guitarra e a jogou para a plateia. Faleceu em 23 de julho, aos 88 anos, devido a uma insuficiência cardíaca.

Alan Parker, cineasta britânico e membro-fundador da Director's Guild of Great Britain. Seu primeiro filme de sucesso foi O Expresso da Meia-Noite, e desde então ele se consagrou com muitos outros filmes de sucesso, como Fama, Pink Floyd - The Wall, Coração Satânico, Mississippi em Chamas, Evita e A Vida de David Gale. Faleceu em 31 de julho, aos 76 anos, vítima de uma doença não informada.

Joe Ruby, animador, editor e produtor de televisão estadunidense e co-fundador da produtora de animação Ruby-Spears Productions. Seus trabalhos mais conhecidos foram as séries animadas da Hanna-Barbera, como Scooby-Doo, Dinamite, o Bionicão e Tutubarão. Faleceu em 26 de agosto, aos 87 anos, de causas naturais.

Diana Rigg, atriz britânica, conhecida principalmente por seu papel como a bond-girl Teresa di Vicenzo em 007 A Serviço Secreto de sua Majestade. Também atuou na série Os Vingadores como Emma Peel e, mais recentemente, como Olenna Tyrell na série Game of Thrones. Faleceu em 10 de setembro, aos 82 anos, vítima de um câncer.

Quino, cartunista, pensador e historiador argentino, famoso por suas histórias em quadrinhos, em especial por sua personagem Mafalda, que demonstra uma preocupação com a humanidade e mostra uma rebeldia contra o estado do mundo de uma maneira cômica e satírica. Faleceu em 30 de setembro, aos 88 anos.

Conchata Ferrell, atriz e comediante estadunidense, conhecida principalmente por interpretar Berta, a governanta da série Two and a Half Men, que lhe rendeu uma indicação ao Emmy de Melhor Atriz Coadjuvante em uma Série de Comédia. Faleceu em 12 de outubro, aos 77 anos, em decorrência de uma parada cardíaca.

Tony Lewis, cantor e compositor inglês, conhecido como o baixista e vocalista da banda The Outfield, do qual o single mais famoso é "Your Love". Também gravou o álbum solo Out of the Darkness, em parceria com sua esposa Carol. Faleceu em 19 de outubro, aos 62 anos. A causa da morte não foi anunciada.

Alex Trebek, apresentador de televisão canadense naturalizado nos Estados Unidos, conhecido principalmente por apresentar o programa Jeopardy!, que comandou de 1984 até 2020 e pelo qual recebeu quatro Emmys. Faleceu em 8 de novembro, aos 80 anos, em decorrência de um câncer no pâncreas.

David Prowse, fisiculturista, halterofilista e ator britânico. No cinema, ficou extremamente conhecido por interpretado fisicamente o personagem Darth Vader (cuja voz foi interpretada por James Earl Jones) na franquia Star Wars. Faleceu em 23 de novembro, aos 85 anos, devido ao Covid-19.

Hugh Keays-Byrne, ator britânico naturalizado na Austrália, conhecido principalmente por seu papel como o motoqueiro Toecutter no filme Mad Max. Ele retornaria para a franquia em Mad Max: Estrada de Fúria, de 2015, no papel do vilão Immortan Joe. Faleceu em 2 de dezembro, aos 73 anos, de causa não divulgada.

Eduardo Galvão, ator brasileiro, conhecido por ter participado do programa Caça Talentos, da Rede Globo. Também ficou conhecido pelos seus papéis nas novelas O Salvador da Pátria, Despedida de Solteiro e A Viagem. Faleceu em 7 de dezembro, aos 58 anos, vítima da COVID-19.

Ubirany Félix, compositor, cantor e instrumentista brasileiro, notabilizado como um dos fundadores do bloco carnavalesco Cacique de Ramos e do grupo de samba Fundo de Quintal e o responsável por introduzir o repique de mão no mundo do samba. Faleceu em 11 de dezembro, aos 80 anos, por complicações da COVID-19.

John Le Carré, escritor britânico que ganhou notabilidade por seus romances de espionagem, a maioria dos quais se passa na Guerra Fria. Entre suas principais obras estão O Morto ao Telefone, O Espião que Sabia Demais, A Casa da Rússia, O Peregrino Secreto e O Jardineiro Fiel. Faleceu em 12 de dezembro, aos 89 anos, devido a uma pneumonia.

Ann Reinking, bailarina e coreórafa estadunidense, com uma enorme carreira dentro da Broadway. Conquistou o Theatre World Award por seu papel em Over There! e recebeu fama internacional ao atuar no filme All That Jazz, vencedor da Palma de Ouro em Cannes em 1980. Faleceu em 12 de dezembro, aos 71 anos, e causa não informada.

confira o trailer

Artigo em Lista

2020 foi um ano atípico e terrível para todos nós. Relembrar todos aqueles que partiram pode ser extremamente pesaroso para todos. Essa lista é feita com o propósito de se lembrar daqueles que partiram, e esperar por um ano melhor que começa.

escrito por
Luis Henrique Franco
2/1/2021
nascimento

2020 foi um ano atípico e terrível para todos nós. Relembrar todos aqueles que partiram pode ser extremamente pesaroso para todos. Essa lista é feita com o propósito de se lembrar daqueles que partiram, e esperar por um ano melhor que começa.

escrito por
Luis Henrique Franco
2/1/2021

A morte é algo inevitável para todos nós, e chegará a todos em algum momento. É triste quando perdemos alguém que amamos, e o medo de morrer é algo bastante comum entre nós. No mundo do cinema, da TV e do entretenimento, essa realidade também é extremamente presente, e pode ser doloroso ver rostos que nós conhecemos de filmes, séries e shows partindo.

2020 foi um ano extremamente doloroso, em que muitas vidas que ainda tinham muito a oferecer foram perdidas. É um ano que termina tão triste como começou, e não podemos fazer muito além de esperar por um ano melhor e mais esperançoso que começa. Portanto, aqui fica a nossa homenagem a alguns famosos que nos deixaram e que vão fazer muita falta nos anos que se seguem.

Aproveitamos também para deixar nossa homenagem e nosso momento de respeito a todos aqueles que, nesse ano tão cruel, tiveram as suas vidas terminadas tão injustamente.

KOBE BRYANT

Kobe Bryant foi um jogador profissional de basquete americano, tendo jogado toda a sua carreira pelo Los Angeles Lakers. Foi um dos poucos atletas a ser escolhido no recrutamento da NBA direto do ensino médio para a Liga Americana e jogou por mais de 20 anos, ganhando 5 campeonatos da NBA e batendo o recorde de participações no All-Star Game, com 18 jogos. Entre 2000 e 2003, liderou, ao lado de Shaquille O'Neal e Phil Jackson, a chamada dinastia dos Lakers, conquistando três campeonatos consecutivos. Kobe voltaria a conquistar um campeonato em 2009, quando também foi eleito o Jogador Mais Valioso (MVP) das finais contra o Orlando Magic. Também venceu o campeonato em 2010, conquistando o pentacampeonato.

Bryant também participou da seleção olímpica estadunidense, faturando a Medalha de Ouro nas Olimpíadas de Pequim e Londres. Em 2016, jogou sua última partida de basquete e se aposentou. Em 2018, foi o vencedor do Oscar de Melhor Curta de Animação por sua produção Dear Basketball.

Kobe Bryant faleceu em 26 de janeiro de 2020, aos 41 anos, após um terrível acidente de helicóptero que caiu nas cercanias do Condado de Los Angeles. Ao seu lado estava a sua filha, Gianna Bryant, de 13 anos, assim como uma companheira dela de basquete e o pai dessa amiga, além do piloto.

KIRK DOUGLAS

Kirk Douglas foi um ator, cineasta e autor norte-americano. Ao lado de Olivia de Havilland, era considerado um dos últimos grande atores vivos da Época de Ouro do Cinema Americano. Iniciou sua carreira em 1946, com um papel em O Tempo não Apaga. Depois disso, participou de uma grande quantidade de clássicos dos anos 50, como O Invencível, Assim Estava Escrito, Sem Lei e Sem Alma e Sede de Viver. Ao lado do diretor Stanley Kubrick, atuou nos filmes Glória Feita de Sangue e no clássico Spartacus, no qual, por insistência sua, foi incluído o nome do roteirista Dalton Trumbo, integrante da Lista Negra do senador Joseph McCarthy.

Nos anos 60, atingiu o pico de sua carreira, trabalhando em filmes como Sua Última Façanha, A Primeira Vitória, À Sombra de um Gigante e Gigantes em Luta. Também recebeu a oportunidade de produzir o filme Um Estranho no Ninho, mas acabou passando esse trabalho para o seu filho, Micahel Douglas, que produziu a adaptação em 1975.

Kirk Douglas Também esteve envolvido em diversas causas humanitárias, tendo recebido a Presidential Medal of Freedom em 1981 e Jefferson Award em 1983. També foi condecorado como Cavaleiro da Legião da Honra francesa. Faleceu em 5 de fevereiro de 2020, aos 103 anos, vítima de causas naturais.

JOSÉ MOJICA MARINS

Popularmente conhecido como Zé do Caixão, José Mojica Marins foi um cineasta, ator e roteirista de cinema e televisão brasileiro, considerado como o pai do terror nacional. Seu estilo de filmagem, inicialmente desprezado para a crítica, passou a ser reverenciado depois que seus filmes foram considerados cult nos circuitos internacionais, fazendo dele um dos inspiradores do movimento marginal no Brasil.

Seu personagem, Zé do Caixão, um agente funerário cruel e sádico, se tornou icônico nos anos 60 e uma figura reconhecida mundialmente, tendo aparecido pela primeira vez em 1964, no filme À Meia-Noite Levarei Sua Alma, tendo aparecido em diversos outros filmes posteriores, como Esta Noite Encarnarei no Teu Cadáver, Inferno Carnal, O Diabo de Vila Velha e muitos outros.

José Mojica Marins revolucionou o cinema de terror brasileiro, e seus filmes chegaram a ser proibidos pela Ditadura por seu caráter niilista e amoral. O cineasta faleceu em 19 de fevereiro de 2020, aos 83 anos, após passar quase um mês internado devido a uma broncopneumonia.

KATHERINE JOHNSON

Katherine Johnson foi uma uma matemática, física e cientista espacial estadunidense, responsável por descobertas extremamente importantes para a aeronáutica e exploração espacial dos Estados Unidos, principalmente no condizente ao uso da computação pela NASA. Seu trabalho e liderança técnica se estendeu por décadas, e foi ela quem calculou as trajetórias, janelas de lançamento e caminhos de retorno para muitos voos do Projeto Mercury e para a missão Apollo 11. Em 2016, foi incluída na lista de cem mulheres mais inspiradoras e influentes pela BBC e teve sua história contada no filme Estrelas Além do Tempo, onde foi interpretada por Taraji P. Henson.

Katherine faleceu em 24 de fevereiro de 2020, aos 101 anos. A causa da morte não foi divulgada.

MAX VON SYDOW

Max von Sydow foi um ator franco-sueco, reconhecido principalmente por seus trabalhos ao lado de Ingmar Bergman. Um de seus principais filmes em parceria com o diretor foi O Sétimo Selo (1957), mas ele atuou em outras produções como Ansiktet (1958) e Através de um Espelho (1961). Também participou de outros filmes consagrados como O Exorcista (1973), Três Dias do Condor (1975), Hannah e Suas Irmãs (1986) e Pelle, o Conquistador (1987), pelo qual foi indicado ao Oscar. EM anos mais recentes, participou do filme Tão Forte e Tão Perto, pelo qual também foi indicado ao Oscar, e fez uma aparição na série Game of Thrones como o Corvo de Três Olhos.

Max von Sydow faleceu no dia 8 de março de 2020, aos 90 anos. A morte foi anunciada por sua esposa, Catherine Brelet, que não divulgou a causa.

KENNY ROGERS

Kenny Rogers foi um cantor de música Country estadunidense, nascido em agosto de 1939. Integrou primeiramente a banda Kenny Rogers and The First Edition, mas depois seguiu para a carreira solo. Obteve grande sucesso nos Anos 70 e 80, época em que ganhou três Grammys e lançou sucessos como We've Got Tonight e Lucille. Seu álbum, "The Gambler", lançado em 1978, ganhou vários discos platina, e a música que dá título ao disco se tornou a mais popular do cantor.. Foi também um dos líderes do grupo USA For Africa. Rogers também foi fotógrafo, produtor e ator, tendo atuado em alguns filmes como O Clã dos Seis e O Jogador. É também considerado como um dos precursores da fusão entre o country e o pop.

Rogers faleceu aos 81 anos, em 20 de março de 2020. Ele morreu de causas naturais, cercado por seus parentes.

ALBERT UDERZO

Albert Uderzo foi um famoso desenhista de histórias em quadrinhos francês. Ele é mais conhecido por ser o co-criador, ao lado de René Goscinny, das histórias de Asterix, o Gaulês, das quais ele também foi o principal ilustrador. Criado em 1959, o personagem humorístico se tornou extremamente famoso por parodiar a sociedade francesa contemporânea da época através de estereótipos e regionalismos. Através de caricaturas e de trocadilhos, as histórias faziam críticas contra os ideais imperialistas e capitalistas que dominavam a sociedade nos anos 50 e 60, criando para a França um herói nacional capaz de rir se sua própria nacionalidade.

Além dos trabalhos com Asterix, Uderzo também publicou outras histórias para os personagens Oumpah-Jah, Jehan Pistolet e Luc Junior, além de ter se tornado diretor artístico da revista Pilote. Ele faleceu em 24 de março de 2020, aos 92 anos, devido a um ataque cardíaco.

MORAES MOREIRA

Moraes Moreira foi um músico brasileiro, conhecido por integrar Os Novos Baianos durante a década de 70. Esteve em volvido na gravação de mais de 40 álbuns com os Novos Baianos e com o trio elétrico Dodô e Osmar, além de possuir uma carreira solo que compreende mais 29 álbuns e vários sucessos, com destaque para a música "Sintonia". Foi um dos compositores mais versáteis do Brasil, tendo composto músicas para gêneros extremamente diversos, como o rock, samba, frevo, baião e música erudita. Seu álbum Acabou Chorare, feito com os Novos Baianos, foi classificado pela revista The Rolling Stone como o maior álbum brasileiro de todos os tempos.

Moraes Moreira faleceu em 13 de abril de 2020, aos 72 anos, após sofrer um infarto agudo do miocárdio.

IRRFAN KHAN

Irffan Khan foi um renomado ator indiano, extremamente conhecido no ocidente por seus papéis em filmes como Um Guerreiro Solitário, Maqbool, Nome de Família, O Preço da Coragem e Nova York, Eu Te Amo. Também atuou em alguns grandes sucessos do cinema americano, como os vencedores do Oscar Quem Quer Ser Um Milionário? e A Vida de Pi, além dos enormes sucessos de bilheteria Jurassic World e O Espetacular Homem-Aranha.

Em 2018, Khan anunciou que estava em tratamento para combater um câncer de cólon. O ator faleceu em 29 de abril de 2020, aos 53 anos, vítima de uma infecção no cólon.

FLÁVIO MIGLIACCIO

Flávio Migliaccio foi um ator, produtor, diretor e roteirista brasileiro. Tornou-se extremamente conhecido por seus personagens cômicos, entre os quais se destaca o Tio Maneco, presente nos filmes Aventuras com o Tio Maneco e Maneco, o Super Tio. Atuou também em grandes clássicos do cinema brasileiro, como Cinco Vezes Favela, A Hora e Vez de Augusto Matraga, Terra em Transe e Todas as Mulheres do Mundo. Também participou de inúmeras telenovelas, sendo reconhecido principalmente pelo seu papel como o Xerife na novela O Primeiro Amor. Pela Rede Globo, atuou em novelas famosas como A Rainha da Sucata, Perigosas Peruas, Senhora do Destino, Passione e A Próxima Vítima.

Migliaccio cometeu suicídio no dia 4 de maio de 2020, aos 85 anos. Sua morte gerou inúmeras reações entre seus amigos mais próximos, incluindo um vídeo de Lima Duarte lamentando o ocorrido.

LITTLE RICHARD

Richard Wayne Penniman, popularmente conhecido como Little Richard, foi um dos mais influentes cantores e compositores estadunidenses de todos os tempos. Apelidado de "O Arquiteto do Rock & Roll", foi durante os Anos 50 que ele lançou seu estilo inovador, com um piano frenético, o bater do violão e vocais estridentes, que seriam a base para esse gênero musical. Também exerceu enorme influência na formação de outros ritmos musicais, como o soul e o funk.

Teve como sucesso instantâneo a música "Tutti Frutti", de 1955, e em 1956, sua música "Long Tall Sally" alcançou o primeiro lugar na lista de best-sellers da Billboard Rhythm and Blues. Suas músicas eram tão populares que resultaram na integração entre brancos e negros em sua audiência. Nos anos 60, fez turnês ao lado dos Beatles, ensinando-os alguns de seus truques e educando Paul McCartney as suas vocalizações distintas.

Por todos os seus feitos, Little Richard foi um dos primeiros cantores a entrar no Hall da Fama do Rock & Roll. Também foi introduzido no Hall of Fame dos compositores e recebeu dois Lifetime Achievemente Awards, um da Recording Academy e o outro da Rythim and Blues Foundation. O cantor faleceu em 9 de maio de 2020, aos 87 anos, vítima de um tumor ósseo.

MARIA ALICE VERGUEIRO

Professora, pedagoga e atriz, Maria Alice Vergueiro possuía uma extensa carreira no teatro, cinema e tv. Nascida em janeira de 1935, estreou no teatro em 1962, no espetáculo A Mandrágora antes de seguir para o Teatro Oficina, onde atuou em O Rei da Vela. Fundou, ao lado de Cacá Rosset e Luiz Roberto Galízia, o Teatro do Ornitorrinco, onde trabalhou na adaptação de Sonhos de Uma Noite de Verão ao lado de Rosset. Em 1992, atuou e dirigiu o espetáculo O Amor de Dom Perlimplim com Belisa em Seu Jardim.

Em 1987, atuou em Sassaricando, seu primeiro trabalho para a TV. Em 1995, dirigiu a peça Quíntuplos e, em 2002, já afastada do Ornitorrinco, atuou na adaptação, feita por ela mesma, de Mãe Coragem. Em anos mais recentes, ficou conhecida pelo curta-metragem Tapa na Pantera, que conquistou grande sucesso no Youtube. Em 2016, atuou no curta Rosinha, que recebeu mais de 40 prêmios, incluindo o Prêmio Especial do Júri do 44º Festival de Gramado.

Maria Alice Vergueiro faleceu em 3 de junho, aos 85 anos. Foi vítima de pneumonia após ficar internada na UTI com suspeita de coronavírus.

IAN HOLM

Ian Holm foi um ator britânico e uma estrela consagrada da Royal Shakespeare Company. Seu primeiro papel para a televisão foi na serialização da peça War of the Roses, da BBC, onde interpretou o Rei Ricardo III. Em 1979, atuou como o androide Ash em Alien: O Oitavo Passageiro e, em 1981, recebeu um prêmio especial em Cannes e uma indicação ao Oscar por Carruagens de Fogo. Extremamente shakespeariano, foi escalado para grandes adaptações como Henrique V de Kenneth Branagh e Hamlet de Mel Gibson. Um de seus papéis mais conhecidos na atualidade, contudo, foi o do Hobbit Bilbo Bolseiro na adaptação de O Senhor dos Anéis de Peter Jackson, pelo qual Holm dividiu um SAG Awards com o resto do elenco em cada um dos três filmes.

Ian Holm faleceu em 19 de junho de 2020, aos 88 anos, vítima de Doença de Parkinson.

ENNIO MORRICONE

Ennio Morricone foi um compositor e maestro italiano que, ao longo de sua carreira, escreveu mais de 400 partituras para cinema e televisão. Ganho fama internacional por compor músicas de Westerns, em especial aqueles dirigidos por Sergio Leone, sendo as trilhas sonoras de Por Um Punhado de Dólares e Três Homens em Conflito algumas de suas obras mais aclamadas. Ele também ficou conhecido pelas trilhas sonoras de Cinema Paradiso, O Enigma de Outro Mundo, A Missão, Os Intocáveis, a Animal Trilogy de Dario Argento, Bugsy e Os Oito Odiados, pelo qual ganhou o Oscar em 2016.

Além de compor para o cinema, Ennio Morricone também criou inúmeras músicas para diversos artistas, como Paul Anka e Andrea Bocelli, e influenciou inúmeros outros artistas, incluindo Hans Zimmer, Dire Straits, Radiohead e Metallica. Sua trilha para Três Homens em Conflito ainda hoje é considerada uma das trilhas sonoras mais influentes da história do cinema, tendo sido introduzida no Grammy Hall of Fame.

Morricone faleceu em 6 de julho de 2020, aos 91 anos, após sofrer complicações devido a uma queda em sua casa.

OLIVIA DE HAVILLAND

Olivia de Havilland foi uma atriz nascida no Japão e com naturalização tripla na Grã-Bretanha, Estados Unidos e França. Foi uma das mais respeitadas atrizes do cinema americano e a última grande estrela de Era de Ouro de Hollywood. Tornou-se famosa inicialmente por seu papel em ...E o Vento Levou, que a prendeu a um estereótipo de doçura nos filmes americanos e prendeu-a a uma imagem que, ao longo da carreira, ela tentou a todo custo se desvencilhar.

Conseguiu se afastar dessa imagem dócil e obter papéis mais desafiadores ao longo da década de 40, tendo sido premiada duas vezes com o Oscar de Melhor Atriz, pelos filmes Só Resta uma Lágrima e Tarde Demais. Também foi indicada pelos filmes A Porta de Ouro e A Cova da Serpente, o favorito da atriz em sua carreira. A partir dos anos 50, suas aparições em filmes começaram a decrescer, ao passo que sua presença na Broadway cresceu exponencialmente. Sua última aparição no cinema foi em 1979, no filme O Quinto Mosqueteiro.

Ao longo de sua vida, Olivia de Havilland foi uma defensora dos direitos de atores e atrizes e se tornou, ao mesmo tempo, emblemática e polêmica. Sua relação turbulenta com a irmã, Joan Fontaine, criou um dos maiores feudos de Hollywood por décadas. Recentemente, a atriz também processou a série Feud por uso inverídico e não-autorizado da sua imagem. A atriz faleceu em 26 de julho de 2020, aos 104 anos, vítima de causas naturais.

CHICA XAVIER

Chica Xavier foi uma produtora teatral e atriz brasileira, famosa por inúmeros papéis no teatro, cinema e televisão. Estreou no teatro em 1956, na peça Orfeu da Conceição e se tornou uma figura de extrema importância no teatro nacional ao longo dos anos 60. Em 1962, fez sua estreia no cinema, no filme Assalto ao Trem Pagador, e só em 1973 faria sua estreia na tv, na novela Os Ossos do Barão. Desde então, atuou em mais de 50 novelas da Rede Globo, eternizando suas personagens em Sinhá Moça, Dancin' Days, Renascer, Patroa Minha, Cara & Coroa, Força de um Desejo e muitos outros trabalhos.

Chica se destacou como uma importante personalidade da luta pela representatividade negra na arte no Brasil. Em 2010, recebeu o Troféu Palmares por sua contribuição à arte e à cultura afro-brasileira.

A atriz faleceu em 8 de agosto, aos 88 anos, devido a um câncer no pulmão.

CHADWICK BOSEMAN

Chadwick Boseman foi um ator estadunidense que ficou extremamente conhecido nos últimos anos pelo seu retrato do herói Pantera Negra no Universo Marvel. Símbolo da representatividade negra nos filmes da Marvel, o Pantera Negra foi o primeiro herói negro a ser protagonista de um filme solo e criou um grande universo que se aprofunda na cultura e na história das civilizações africanas, tornando-se um símbolo dentro da cultura pop para muitas pessoas ao redor do mundo. Na pele do herói, Chadwick apareceu em 4 filmes do MCU: Capitão América - Guerra Civil, Pantera Negra, Vingadores - Guerra Infinita e Vingadores - Ultimato.

O ator também ficou conhecido por sua interpretação de personalidades reais, como o jogador de baseball Jackie Robinson em 42, o cantor James Brown em Get on Up - A História de James Brown e o juiz Thurgood Marshall no filme Marshall. Mais recentemente, ele atuaria em dois sucessos da Netflix: Destacamento Blood e A Voz Suprema do Blues, no qual contracenou com a atriz Viola Davis.

Chadwick Boseman faleceu em 28 de agosto de 2020, aos 43 anos, após uma longa batalha de quatro anos contra um câncer colorretal.

EDDIE VAN HALEN

Eddie Van Halen foi um guitarrista, compositor e produtor musical, nascido na Holanda e naturalizado nos Estados Unidos. Foi um dos fundadores da banda Van Halen e um dos maiores guitarristas de todos os tempos, tendo ajudado a popularizar a técnica de solo de guitarra conhecida como Tapping, na qual arpejos rápidos podem ser tocados com as duas mãos no braço do instrumento.

Em 1972, fundou a banda Van Halen com seu irmão, Alex. O grupo se tornou um dos mais influentes do rock, sendo extremamente conhecido por sucessos como "Jump", "Panama" e "Running with the Devil". Tornou-se uma das cinco bandas de rock a ter dois de seus discos certificados com o Disco de Diamante nos Estados Unidos. Foram vencedores do Grammy por Melhor Performance em Hard Rock pelo álbum For Unlawful Carnal Knowledge.

Eddie Van Halen trabalhou em muitos outros locais além da Van Halen, tendo inclusive tocado o solo de guitarra da "Beat It", de Michael Jackson. Em 2012, foi eleito o melhor guitarrista de todos os tempos por votação promovida pela revista Guitar World. Ele faleceu em 6 de outubro de 2020, aos 65 anos, vítima de um cancro na boca contra o qual ele lutava desde 2019. Eddie já havia apresentado esse tipo de doença em 1990, mas foi considerado curado em 2002.

SEAN CONNERY

Sean Connery foi um ator escocês, conhecido principalmente por ser o primeiro ator a interpretar o espião James Bond nos cinemas. Ao longo dos anos 60, ele viveu o personagem em seis filmes da franquia 007, incluindo O Satânico Dr. No, Goldfinger e Os Diamantes são Eternos. O ator também participou de inúmeros filmes importantes dos anos 70 e 80, como O Nome da Rosa, Indiana Jones e a Última Cruzada, O Homem que Queria Ser Rei, A Caçada pelo Outubro Vermelho, Highlander e Os Intocáveis, pelo qual recebeu o Oscar de Melhor Ator Coadjuvante. Ele também atuou em outros filmes como A Rocha, Coração de Dragão, A Casa da Rússia e Encontrando Forrester.

Apesar de ter recebido o título de Cavaleiro pela Rainha Elizabeth II em 2000, Sean Connery sempre foi um ativo membro da luta pela independência da Escócia do Reino Unido, tendo inclusive integrado o SNP, o Partido Nacional Escocês. Ele faleceu em 31 de outubro de 2020, aos 90 anos. Segunda a sua esposa, Micheline Roquebrune, Connery vinha sofrendo de demência em seus últimos anos.

VANUSA

Vanusa Santos Flores foi uma cantora e compositora brasileira. Durante os últimos anos do movimento cultural Jovem Guarda, se tornou conhecida pela sua performance da canção "Pra Nunca Mais Chorar", que a levou a participar do Programa Jovem Guarda em suas duas últimas edições. Em 1973, lançou seu maior sucesso, "Manhãs de Setembro", composta por Mário Campanha, e em 1975, lançou o hit "Paralelas", de Belchior. A cantora também participou das novelas Marrom Glacê e O Amor é Nosso e publicou, em 1997, sua autobiografia "Vanusa - A Vida Não Pode Ser Só Isso!

Em 2015, Vanusa lançou Vanusa Santos Flores, seu primeiro álbum de inéditas em 20 anos, produzido por Zeca Baleiro. Em setembro de 2020, a cantora foi internada devido a um quadro de pneumonia, mas se recuperou 32 dias depois e retornou para a casa de repouso onde morava há dois anos. Ela faleceu em 8 de novembro de 2020, aos 73 anos, vítima de um caso de insuficiência respiratória.

DIEGO ARMANDO MARADONA

Diego Maradona foi um jogador de futebol e técnico argentino, considerado um dos maiores jogadores de todos os tempos e o maior jogador da Argentina. Atuou no Boca Juniors, pelo qual venceu o Campeonato Argentino em 1981. Logo depois, foi comprado pelo Barcelona da Espanha, time no qual, em 1983, faturou três títulos: a Copa do Rei, a Copa da Liga Espanhola e a Supercopa da Espanha. Mas foi pelo Napoli que ele conquistou seus maiores títulos e se tornou um dos jogadores mais queridos do clube, conquistando dois Campeonatos Italianos (1987 e 1990), a Copa da Itália de 1987, a Supercopa da Itália de 1990 e a Copa da UEFA de 1989.

Pela seleção argentina, Maradona disputou quatro copas, tendo liderado a conquista do bicampeonato mundial em 1986, ano em que marcou o famoso gol da "Mano de Diós" e aquele que muitos consideraram o Gol do Século e um dos mais bonitos gols já marcados em Copas do Mundo. Também apresentou uma atuação memorável em 1990, quando chegou novamente à final com sua seleção, perdendo para a Alemanha. Em 1994, disputou sua última Copa pela seleção e iniciou sua decadência no futebol após ser pego no antidoping. Maradona voltaria à seleção argentina como técnico em 2010, onde liderou o time até as quartas de final, quando perdeu para a Alemanha.

Extremamente polêmico, Diego Armando Maradona ficou famoso fora dos campos por seus exageros na vida pessoal e por suas opiniões por vezes contraditórias em outros temas, como por exemplo a política. Em 3 de novembro, foi operado com sucesso de um hematoma subdural e recebeu alta. Entretanto, no dia 25 de novembro, sofreu uma parada cardiorrespiratória e não resistiu, falecendo aos 60 anos.

PAULINHO

Paulo César dos Santos, ou Paulinho, foi um cantor e percussionista brasileiro, membro da banda Roupa Nova. Cantou diversos hits marcantes do grupo, como "Canção de Verão", "Volta pra Mim", "Sapato Velho", "Linda Demais", "Meu Universo É Você", "Asas do Prazer". Também trabalhou ao lado de diversos outros artistas brasileiros, como Chitãozinho & Xororó, Zélia Duncan, Elba Ramalho, Ben's Brother e outros. Ficou à frente da banda por mais de 40 anos e, em 2009, recebeu o Grammy Latino de melhor álbum pop contemporâneo brasileiro.

Paulinho faleceu em 14 de dezembro de 2020, aos 68 anos, após contrair COVID-19.

NICETTE BRUNO

Nicette Bruno foi uma atriz brasileira que realizou sua estreia teatral em 1945, na peça Romeu e Julieta. Foi fundadora do Teatro de Alumínio, edifício sede do Teatro Íntimo Nicette Bruno, companhia criada em 1953 por ela e Paulo Goulart, seu marido. A inauguração da companhia se deu com a peça Ingênua Até Certo Ponto. Integrou algumas das principais companhias de teatro dos anos 50 e 60, atuando em peças como Pedro Mico, A Megera Domada e O Santo Milagroso.

Na televisão, ficou extremamente famosa nos anos 60 por participar de novelas das TVs Excelsior e Tupi, como A Muralha, O Meu Pé de Laranja Lima, A Rosa dos Ventos e Éramos Seis. Na TV Globo, participou de Sétimo Sentido, Louco Amor, Selva de Pedra, Rainha da Sucata e Mulheres de Areia e, em 2001, encarnou a personagem Dona Benta na segunda versão para a TV de Sítio do Pica-Pau Amarelo. Já no cinema, participou de longas como Seja o Que Deus Quiser!, Esquina da Ilusão e Querida Suzana.

Nicette Bruno foi internada no dia 26 de novembro, após contrair a COVID-19 de um parente que a visitava. Ela faleceu em 20 de dezembro de 2020, devido a complicações da doença.

MENÇÕES HONROSAS

Christopher Tolkien, famoso editor inglês, filho do escritor J. R. R. Tolkien e responsável pela edição de seus livros e dos mapas da Terra-Média, tendo inclusive finalizado alguns dos escritos de seu pai, como O Silmarillion. Faleceu em 16 de janeiro, aos 95 anos, após passar mal e ser internado no hospital de Draguignan, na França.

Terry Jones, ator, escritor e realizador britânico, famoso por seus um dos líderes do icônico grupo Monty Pithon e por ser um dos criadores do tipo de humor baseado em sketches que fez do grupo famoso. Faleceu em 21 de janeiro, aos 77 anos, vítima de um tipo raro de demência.

James Lipton, escritor, ator e produtor estadunidense, famoso por ser o apresentador do programa Inside the Actors Studio, série recordista de indicações no Emmy que mostra em que se compartilhavam experiências de atores convidados de uma forma didática para alunos interessados em cursos de cinema e atuação. Faleceu em 2 de março, aos 93 anos, em decorrência de um câncer na bexiga.

Riachão, um dos sambistas mais reconhecidos do Brasil e membro da velha guarda do samba. Chamado de "cronista musical", compunha suas músicas baseado em acontecimentos extravagantes ocorridos em Salvador, Bahia. São deles alguns sucessos dos anos 50 e 60, como "Retrato da Bahia" e "Bochechuda e Papuda". recebeu o Troféu Gonzaga e foi indicado ao 3° Grammy Latino em 2002. Faleceu em 30 de março, aos 98 anos, devido a causas naturais.

Bill Withers, cantor e compositor estadunidense dos gêneros blues e soul. Foi o autor de vários hits de sucesso, incluindo "Lean on Me", "Lovely Day" e a versão original de "Ain't No Sunshine", imortalizada na voz de Michael Jackson. Venceu três Grammys e foi introduzido ao Rock & Roll Hall of Fame em 2015. Faleceu em 30 de março, aos 81 anos, devido a problemas cardíacos.

Honor Blackman, atriz britânica, reconhecida principalmente por seu papel na série Os Vingadores e por interpretar a lendária bond-girl Pussy Galore no filme 007 contra Goldfinger. Faleceu em 5 de abril, aos 94 anos, devido a causas naturais.

Rubem Fonseca, cronista, contista e ensaísta brasileiro, considerado um dos maiores escritores de ficção do Brasil. Foi autor de obras ilustres como Os Prisioneiros, Feliz Ano Novo, Agosto e O Selvagem da Ópera, e recebeu inúmeros prêmios, entre eles seis Prêmios Jabuti e um Prêmio Camões em 2003. Faleceu em 15 de abril, aos 94 anos, vítima de um infarto.

Luís Sepúlveda, jornalista, romancista e roteirista chileno. Foi membro da guarda pessoal de Salvador Allende e da Unidade Popular nos anos 70. escreveu inúmeros sucessos como O Homem que Lia Romances de Amor e Patagónia Express. Também fez vários trabalhos no cinema como argumentista, editor, ator, diretor de fotografia e produtor. Faleceu em 16 de abril, aos 70 anos, vítima da COVID-19.

Aldir Blanc, compositor e cronista brasileiro, reconhecido como um dos maiores letristas de todos os tempos. Compôs mais de 600 músicas e suas parcerias se tornaram fundamentais para a música brasileira ao longo dos anos 70 e 80, criando grande sobras como "Bala com Bala", "Mestre Sala dos Mares", "De Frente pro Crime", "O Ronco da Cuíca", "Corsário", "O Bêbado e a Equilibrista", entre muitas outras canções. Faleceu em 4 de maio, aos 73 anos, por complicações causadas pela COVID-19.

Millie Small, cantora jamaicana, famosa pelo hit "My Boy Lollipop", uma das poucas canções do gênero ska a se tornar um verdadeiro hit internacional. Era conhecida por sua voz extremamente aguda e fez grande sucesso nos anos 60, quando viajou para o Reino Unido para suas gravações. Faleceu em 5 de maio, aos73 anos, vítima de um AVC.

Daisy Lúcidi, atriz, política e radialista brasileira. Estreou na televisão em 1963, na minissérie Nuvem de Fogo, tendo atuado em inúmeras novelas da Rede Globo e Tv Tupi. Foi apresentadora do programa Alô, Daisy!, o primeiro divulgador de prestação de serviço da rádio, feito para que a população pudesse reclamar dos problemas da cidade. Faleceu em 7 de maio, aos 90 anos, devido a uma síndrome respiratória aguda grave ocasionada pelo COVID-19.

Jerry Stiller, ator e comediante estadunidense com uma longa carreira no cinema e na tv, mas famoso principalmente por seus papéis como Frank Constanza na sitcom Seinfeld e como Arthur Spooner na série The King of Queens. Faleceu no dia 11 de maio, aos 92 anos, enquanto recuperava-se de um derrame sofrido em 2019.

Fred Willard, ator, comediante, dublador e roteirista estadunidense, famoso por seus papeis em O Melhor do Show, Anchorman, Modern Family e vencedor do Emmy de Melhor Ator Convidado pela soap opera The Bond and the Beautiful. Faleceu em 15 de maio, aos 86 anos.

Joel Schumacher, diretor estadunidense, conhecido por dirigir filmes clássicos como O Primeiro Ano do Resto de Nossas Vidas (1985), Os Garotos Perdidos (1987) e Linha Mortal (1990). Também ficou reconhecido como o diretor do infame Batman & Robin (1997), estrelando Arnold Schwarzenegger e George Clooney. Faleceu em 22 de junho, aos 80 anos, em decorrência de um câncer.

Suzana Amaral, cineasta e roteirista brasileira, tendo filmado mais de cinquenta documentários e curtas-metragens para o extinto programa Câmera Aberta, da TV Cultura. Também dirigiu a adaptação cinematográfica de A Hora da Estrela, que recebeu o prêmio de Melhor Atriz no Festival de Berlim de 1986. Faleceu no dia 25 de junho, aso 88 anos, de causas não divulgadas.

Carl Reiner, ator, cineasta, produtor e comediante estadunidense, ganhador de dez prêmios Emmy. Dirigiu e roteirizou várias comédias do ator Steve Martin, como O Panaca, Cliente Morto Não Paga e Um Espírito Baixou em Mim. Também atuou em vários sucessos, como Os Russos Estão Chegando! Os Russos Estão Chegando! e a trilogia Onze Homens e um Segredo. Faleceu em 29 de junho, aso 98 anos, vítima de causas naturais.

Leonardo Villar, ator brasileiro que trabalhou no teatro, cinema e televisão. Teve atuações marcante no Cinema Novo, sendo reconhecido principalmente como o Zé do Burro no filme O Pagador de Promessas, indicado à Palma de Ouro no Festival de Cannes. Também atuou na filme A Hora e Vez de Augusto Matraga e na novela Barriga de Aluguel. Faleceu em 3 de julho, aos 96 anos, devido a uma parada cardíaca.

Naya Rivera, atriz e cantora estadunidense, famosa por interpretar a personagem Santana Lopez na série musical Glee. Em 8 de julho, foi declarada como desaparecida após seu filho ser encontrado sozinho em um barco no Lago Piru, na Califórnia. Em 13 de julho, seu corpo foi encontrado, vítima de um afogamento acidental. Ela tinha 33 anos.

Kelly Preston, atriz e modelo estadunidense. Atuou na série Hawaii 5-0 e em filmes como Christine, o Carro Assassino, Admiradora Secreta, Irmão Gêmeos, Jerry Maguire - A Grande Virada e A Primeira Transa de Jonathan. Faleceu em 12 de julho, aos 57 anos, em decorrência de um câncer de mama.

Sérgio Ricardo, músico, compositor e cantor brasileiro que participou de diversos movimentos, como a Bossa Nova, o Cinema Novo, as Canções de Protesto e os Festivais de Música Brasileira. Conhecido por sucessos como "Romana", "Folha de Papel", Esse Mundo é Meu" e "A Fábrica". No Festival de 1967, protagonizou o episódio em que, vaiado pelo público e sem conseguir terminar a canção "Beto Bom de Bola", quebrou sua guitarra e a jogou para a plateia. Faleceu em 23 de julho, aos 88 anos, devido a uma insuficiência cardíaca.

Alan Parker, cineasta britânico e membro-fundador da Director's Guild of Great Britain. Seu primeiro filme de sucesso foi O Expresso da Meia-Noite, e desde então ele se consagrou com muitos outros filmes de sucesso, como Fama, Pink Floyd - The Wall, Coração Satânico, Mississippi em Chamas, Evita e A Vida de David Gale. Faleceu em 31 de julho, aos 76 anos, vítima de uma doença não informada.

Joe Ruby, animador, editor e produtor de televisão estadunidense e co-fundador da produtora de animação Ruby-Spears Productions. Seus trabalhos mais conhecidos foram as séries animadas da Hanna-Barbera, como Scooby-Doo, Dinamite, o Bionicão e Tutubarão. Faleceu em 26 de agosto, aos 87 anos, de causas naturais.

Diana Rigg, atriz britânica, conhecida principalmente por seu papel como a bond-girl Teresa di Vicenzo em 007 A Serviço Secreto de sua Majestade. Também atuou na série Os Vingadores como Emma Peel e, mais recentemente, como Olenna Tyrell na série Game of Thrones. Faleceu em 10 de setembro, aos 82 anos, vítima de um câncer.

Quino, cartunista, pensador e historiador argentino, famoso por suas histórias em quadrinhos, em especial por sua personagem Mafalda, que demonstra uma preocupação com a humanidade e mostra uma rebeldia contra o estado do mundo de uma maneira cômica e satírica. Faleceu em 30 de setembro, aos 88 anos.

Conchata Ferrell, atriz e comediante estadunidense, conhecida principalmente por interpretar Berta, a governanta da série Two and a Half Men, que lhe rendeu uma indicação ao Emmy de Melhor Atriz Coadjuvante em uma Série de Comédia. Faleceu em 12 de outubro, aos 77 anos, em decorrência de uma parada cardíaca.

Tony Lewis, cantor e compositor inglês, conhecido como o baixista e vocalista da banda The Outfield, do qual o single mais famoso é "Your Love". Também gravou o álbum solo Out of the Darkness, em parceria com sua esposa Carol. Faleceu em 19 de outubro, aos 62 anos. A causa da morte não foi anunciada.

Alex Trebek, apresentador de televisão canadense naturalizado nos Estados Unidos, conhecido principalmente por apresentar o programa Jeopardy!, que comandou de 1984 até 2020 e pelo qual recebeu quatro Emmys. Faleceu em 8 de novembro, aos 80 anos, em decorrência de um câncer no pâncreas.

David Prowse, fisiculturista, halterofilista e ator britânico. No cinema, ficou extremamente conhecido por interpretado fisicamente o personagem Darth Vader (cuja voz foi interpretada por James Earl Jones) na franquia Star Wars. Faleceu em 23 de novembro, aos 85 anos, devido ao Covid-19.

Hugh Keays-Byrne, ator britânico naturalizado na Austrália, conhecido principalmente por seu papel como o motoqueiro Toecutter no filme Mad Max. Ele retornaria para a franquia em Mad Max: Estrada de Fúria, de 2015, no papel do vilão Immortan Joe. Faleceu em 2 de dezembro, aos 73 anos, de causa não divulgada.

Eduardo Galvão, ator brasileiro, conhecido por ter participado do programa Caça Talentos, da Rede Globo. Também ficou conhecido pelos seus papéis nas novelas O Salvador da Pátria, Despedida de Solteiro e A Viagem. Faleceu em 7 de dezembro, aos 58 anos, vítima da COVID-19.

Ubirany Félix, compositor, cantor e instrumentista brasileiro, notabilizado como um dos fundadores do bloco carnavalesco Cacique de Ramos e do grupo de samba Fundo de Quintal e o responsável por introduzir o repique de mão no mundo do samba. Faleceu em 11 de dezembro, aos 80 anos, por complicações da COVID-19.

John Le Carré, escritor britânico que ganhou notabilidade por seus romances de espionagem, a maioria dos quais se passa na Guerra Fria. Entre suas principais obras estão O Morto ao Telefone, O Espião que Sabia Demais, A Casa da Rússia, O Peregrino Secreto e O Jardineiro Fiel. Faleceu em 12 de dezembro, aos 89 anos, devido a uma pneumonia.

Ann Reinking, bailarina e coreórafa estadunidense, com uma enorme carreira dentro da Broadway. Conquistou o Theatre World Award por seu papel em Over There! e recebeu fama internacional ao atuar no filme All That Jazz, vencedor da Palma de Ouro em Cannes em 1980. Faleceu em 12 de dezembro, aos 71 anos, e causa não informada.

ARTIGOS relacionados

deixe seu comentário