No items found.

Análise & Opinião

Análise & Opinião

In Memoriam: Famosos que perdemos em 2022

31/12/2022

2022 se foi, mas levou consigo inúmeras pessoas queridas, grandes personalidades do cinema, do teatro, da música e da cultura em geral. Com a passagem para o novo ano, relembramos aqueles que nos deixaram e honramos sua memória.

escrito por
Luis Henrique Franco

2022 se foi, mas levou consigo inúmeras pessoas queridas, grandes personalidades do cinema, do teatro, da música e da cultura em geral. Com a passagem para o novo ano, relembramos aqueles que nos deixaram e honramos sua memória.

escrito por
Luis Henrique Franco
31/12/2022

2022 está prestes a acabar. Mais um ano se esvai, abrindo espaço para o próximo que começa. Infelizmente, não há como a passagem do tempo não levar algumas pessoas queridas consigo, e 2022 não foi exceção. Grandes artistas, atores e atrizes renomados, ídolos das grandes eras do cinema, da TV, da música e da cultura se despediram de nós esse ano, deixando conosco sua memória e saudade.

Com a chegada de um novo ano, relembraremos aqueles que não mais nos acompanham nessa caminhada. Eles podem ter partido desse mundo, mas estarão sempre presentes nas nossas memórias e em suas obras imortais.

SIDNEY POITIER

Sidney Poitier foi um ator, diretor e diplomata bahamense estadunidense. Iniciou sua carreira nos anos 50 e se tornou uma das grandes estrelas das décadas de 60 e 70, tendo atuado em diversos filmes clássicos, entre os quais se destacam Uma Voz nas Sombras, pelo qual recebeu o Oscar e o Globo de Ouro de Melhor Ator em 1964, A Maior História de Todos os Tempos, Ao Mestre com Carinho, No Calor da Noite, Adivinhe Quem Vem para o Jantar, Noites Sem Fim e A Organização.

Para além de suas atuações marcantes, porém, Poitier também foi uma figura essencial na luta por igualdade e por maiores direitos para a população negra, em especial no que diz respeito à diversidade e representatividade em Hollywood. Vários historiadores do cinema o chamam de "a primeira estrela de cinema negra de Hollywood", e seus papéis e a luta para consegui-los foram essenciais para abrir portas para atores negros obterem novas oportunidades em filmes e conquistarem papéis que não estereotipassem personagens negros e os retratassem como protagonistas em suas próprias histórias. Mais do que isso, sua figura e influência marcante pavimentaram o caminho para negros no cinema mainstream e o elevarem a uma das figuras mais importantes de Hollywood no século 20 e em toda a sua história.

Poitier faleceu em 6 de janeiro de 2022, aos 94 anos, vítima de uma insuficiência cardíaca.

ELZA SOARES

Elza Soares foi uma cantora, compositora e puxadora de samba-enredo brasileira. Começou sua carreira de cantora em 1953 e fez enorme sucesso ao longo dos anos 60, lançando diversas músicas que alcançaram o topo das paradas de sucesso, entre os quais se destacam "Se Acaso Você Chegasse", "Boato", "Cadeira Vazia", "Só Danço Samba", "Mulata Assanhada" e "Aquarela Brasileira". Várias de suas músicas falavam de temas como romance, racismo e feminismo, e foi uma voz ativa na luta contra discriminação racial nas gravadoras brasileiras e pela exaltação do samba nacional.

No ano 2000, foi eleita "Melhor Cantora do Milênio" pela BBC em Londres, após se apresentar em um concerto com Gal Costa, Chico Buarque, Caetano Veloso, Gilberto Gil e Virgínia Rodrigues e, em 2002, recebeu uma indicação ao Grammy pelo álbum Do Cóccix Até o Pescoço. Em 2015, lançou A Mulher do Fim do Mundo, primeiro álbum de sua carreira só com músicas inéditas e que abordavam temas como sexo, morte e negritude. Foi enredo da Unidos de Cabuçu, no carnaval de 2012, e da Mocidade Independente de Padre Miguel, em 2019. Em 2021, tornou-se Imortal da Academia Brasileira de Cultura.

Elza Soares faleceu em 20 de janeiro, aos 91 anos de idade, vítima de causas naturais.

MEAT LOAF

Michael Lee Aday, conhecido pelo nome artístico Meat Loaf, foi um músico, cantor, compositor e ator estadunidense. Ficou extremamente conhecido pelo seu álbum Bat Out of Hell. Como ator, participou dos filmes The Rocky Horror Picture Show, Os Loucos do Alabama, Spice World e Clube da Luta.

Em sua carreira musical, ficou também conhecido pelos álbuns Bad Attitude e Blind Before I Stop e recebeu o Grammy Award pelo seu single "I'd Do Anything For Love (But I Won't Do That)". Suas músicas se tornaram parte de inúmeras trilhas sonoras do cinema, incluindo "Standing on the Outside" da série Miami Vice, e "Kickapoo" de Tenacious D - Uma Dupla Infernal.

Notório defensor do movimento antivacina, Meat Loaf faleceu em 20 de janeiro, aos 74 anos de idade, devido a complicações causadas por COVID-19.

WILLIAM HURT

William Hurt foi um ator estadunidense que se tornou famoso nos Anos 80, principalmente após protagonizar o filme O Beijo da Mulher Aranha, pelo qual recebeu o Oscar de Melhor Ator. O filme obteve enorme sucesso da crítica, entrou na lista dos 100 melhores filmes brasileiros de todos os tempos e levou Hurt a ganhar o Prêmio de Melhor Interpretação Masculina no Festival de Cannes, além do BAFTA de Melhor Ator. Após esse sucesso, o ator apareceu em outras grandes produções como Filhos do Silêncio, Nos Bastidores da Notícia, O Turista Acidental, AI - Inteligência Artificial, A Vila, Syriana e Mr. Brooks.

Nos anos mais recentes, Hurt se tornou uma presença constante no Universo Cinematográfico da Marvel, atuando como o General Thaddeus Ross nos filmes O Incrível Hulk, Capitão América: Guerra Civil, Vingadores: Guerra Infinita, Vingadores: Ultimato e Viúva Negra.

William Hurt faleceu em 13 de março, aos 71 anos de idade, vítima de um câncer de próstata.

TAYLOR HAWKINS

Taylor Hawkins foi um músico estadunidense, mais conhecido por ter sido o baterista da banda Foo Fighters. Antes disso, porém, chegou a tocar junto de Alanis Morissette na sua turnê Can't Not tours, e para a a banda experimental progressiva Sylvia, que mais tarde mudaria seu nome para Anyone. Ingressou no Foo Fighters em 1996, após um desentendimento entre Dave Grohl e o antigo baterista, William Goldsmith, ficando na banda até a sua morte.

Para além de baterista, Hawkins também demonstrava talento como vocal e guitarrista, tendo aparecido como vocal em músicas como "Cold Day in the Sun" e nos covers de "Have a Cigar" e "Life of Illusion".

Hawkins faleceu em 25 de março, aos 50 anos. a banda Foo Foghters estava em turnê pela América do Sul e deveria se apresentar em Bogotá, quando o baterista começou a sentir dores no peito e foi atendido pela emergência, mas não resistiu. Após investigação detalhada, foi confirmado que ele morrera de overdose.

LYGIA FAGUNDES TELLES

Lygia Fagundes Telles foi uma escritora, romancista e contista brasileira, dita por inúmeros historiadores como a "dama da literatura brasileira" e uma das mais importantes escritoras do século XX. Fez sua estreia literária em 1938, com Porão e Sobrado, um livro de contos, com o qual já obteve enorme sucesso. Em 1944, repete o feito com Praia Viva, também de contos, enquanto também colaborava com os jornais Arcádia e A Balança. Seu primeiro romance, Ciranda de Pedra, publicado em 1954, tornou-a nacionalmente conhecida. Ao longo da década de 70, obteve seu maior sucesso e conquistou consagração internacional com alguns de seus maiores sucessos: Antes do Baile Verde, As Meninas e Seminário dos Ratos. Em 1985, ocupou a cadeira 16 da Academia Brasileira de Letras. Em 2016, tornou-se a primeira brasileira a ser indicada ao Prêmio Nobel de Literatura.

A obra de Lygia destacou-se por explorar de maneira inédita o universo feminino, rompendo o moralismo social até então vigente. Assim como Clarice Lispector, usava técnicas de fluxo de consciência e monólogo interior para alçá-las a protagonistas de suas histórias, personagens inquietas e vulneráveis a reflexões psicológicas, que se movem em aparente espontaneidade como representação irônica da sociedade. Também explorou bastante outros temas, como a vida nas grandes cidades, e alguns temas polêmicos, como drogas, adultério e amor, e realizando uma fusão do fantástico à realidade do espaço urbano. E enquanto seus romances apresentam essa estrutura realista e modernista, seus contos refletem o romantismo fantástico e o mistério de autores como Edgar Allan Poe, assumindo também uma tendência surrealista.

A autora faleceu em 3 de abril, aos 103 anos, vítima de causas naturais.

VANGELIS

Evángelos Odysséas Papathanassíu, conhecido como Vangelis, foi um músico grego, que explorou bastante os gêneros neoclássico, progressivo e música eletrônica em sua carreira. Lançou seu primeiro álbum em 1974 e, na mesma época, participou de diversos ensaios da banda progressiva Yes. Tendo fundado seu próprio estúdio, o Nemo Studios, iniciou a publicação de uma série de álbuns respeitados na música eletrônica.

Suas obras mais famosas, no entanto, certamente figuram entre as muitas trilhas sonoras que compôs ao longo dos anos 80 e 90. Dentre essas, a mais famosa é o tema de Carruagens de Fogo, que lhe rendeu um Oscar de Melhor Trilha Sonora Original. O músico também produziu as trilhas de grandes filmes do diretor Ridley Scott, como Blade Runner e 1492 - A Conquista do Paraíso. Também foi o compositor dos temas usados na série Cosmos, de Neil DeGrasse Tyson.

Vangelis faleceu em 17 de maio, aos 79 anos, enquanto recebia tratamento para COVID-19 em um hospital na França.

RAY LIOTTA

Ray Liotta foi um ator e produtor estadunidense. Obteve seu primeiro papel como protagonista em 1986, no filme Totalmente Selvagem, pelo qual foi indicado ao Globo de Ouro. Em 1989, retratou um fantasma em Campo dos Sonhos. Seu papel mais conhecido, entretanto, foi o do mafioso Henry Hill no clássico de Martin Scorsese, Os Bons Companheiros, que lhe rendeu notoriedade e fama internacional.

Com o sucesso obtido com Scorsese, Liotta continuou atuando em filmes de ação e investigação, tendo arranjado um papel em Obsessão Fatal logo em seguida. Também fez diversos papéis na televisão, tendo obtido um Emmy de Melhor Ator Convidado por sua participação em ER.

Liotta faleceu em 26 de maio, aos 67 anos, vítima de um ataque cardíaco.

MILTON GONÇALVES

Milton Gonçalves foi um ator, diretor e produtor brasileiro. Considerado um dos mais importantes atores do país, desempenhou papéis importantes em diversas áreas do cinema e recebeu diversos prêmios de destaque, tendo sido o primeiro ator negro a receber o Troféu Mario Lago por sua contribuição artística.

Começou sua carreira com projetos na Rede Globo, como Rua da Matriz, Rosinha do Sobrado e A Moreninha. Ao longo dos anos 70, participou de produções como Gabriela, Roque Santeiro, Pecado Capital, O Pulo do Gato e Sinal de Alerta. Também esteve na novela O Rei do Gado e na minissérie Dona Flor e Seus Dois Maridos. No cinema, ganhou destaque por sua atuação nos filmes O Beijo da Mulher Aranha, O Homem Nu, Rainha Diaba, Eles Não Usam Black-Tie, As Filhas do Vento e Carandiru.

Milton faleceu em 30 de maio, aos 88 anos, por consequência de problemas de saúde causados por um AVC sofrido em 2020.

JAMES CAAN

James Caan foi um ator estadunidense, muito conhecido por ter interpretado o personagem Sonny Corleone na trilogia O Poderoso Chefão. Antes, já havia se destacado em seu papel em El Dorado, mas foi o filme de Coppolla que lhe rendeu enorme fama e, com sua carreira em ascensão, começou a participar de inúmeros outros projetos, ficando conhecido por suas atuações em Eraser, Rollerball, Funny Lady, Jardins de Pedra, Dick Tracy e, principalmente, Misery. Na televisão, também fe alguns papéis curtos em séries como Las Vegas e Hawaii Five-0.

Caan faleceu em 6 de julho, aos 82 anos. A causa da morte não foi divulgada.

NICHELLE NICHOLS

Nichelle Nichols foi uma atriz, cantora e dançarina estadunidense. Seu papel de maior destaque foi o da Tenente Uhura na série clássica de Star Trek, onde ela se alçou a ícone da cultura pop. Por esse papel, se tornou uma das primeiras atrizes negras a ter um papel de destaque em uma grande produção televisiva,e um marco importante para a diversidade no cinema e na tv. Ela voltou a interpretar o papel em seis filmes da franquia, e também em Star Trek: The Animated Series.

Para além de Uhura, Nichols também fez papéis em outras séries e filmes, realizando pontas em Futurama, na série animada Os Gárgulas e em Batman: The Animated Series, além de desempenhar um papel recorrente na segunda temporada de Heroes.

A atriz faleceu em 30 de julho, aos 89 anos, vítima de causas naturais.

JÔ SOARES

Jô Soares foi um apresentador de tv e humorista brasileiro, além de escritor, dramaturgo, diretor de teatro e artista plástico. Iniciou sua carreira em 1956, no programa Praça da Alegria, onde permaneceu por dez anos, indo logo em seguida para sua única novela, Ceará contra 007. A partir de então, começou a se destacar em programas humorísticos pela Rede Globo, entre os quais se destacam o Viva o Gordo, seu primeiro programa solo, iniciado em 1981, e o Programa do Jô, que foi ao ar de 2000 até 2016. Possuía também vários trabalhos aclamados no cinema, como De Pernas pro Ar, O Homem de Sputnik e A Mulher de Todos.

Também se destacou em sua carreira como escritor, tendo escrito obras de mistério e investigação que se aproveitavam de sue humor preciso e bastante crítica, como em As Esganadas, O Xangô de Baker Street, O Homem que Matou Getúlio Vargas e Assassinatos na Academia Brasileira de Letras.

Jô Soares faleceu em 5 de agosto, aos 84 anos, vítima de uma insuficiência renal e cardíaca, enquanto estava internado no hospital para tratar de uma pneumonia.

OLIVIA NEWTON-JOHN

Olivia Newton-John foi uma cantora e atriz britânica. Lançou seu primeiro álbum em 1971, mas só obteve sucesso nos Estados Unidos em 1973, com o lançamento da música "Let Me Be There", que inclusive lhe rendeu um Grammy de Melhor Cantora Country do Ano. Em 1974, ela representou o Reino Unido no Festival Eurovisão de Canção, com a sua interpretação da música "Long Live Love", que acabou terminando em quarto lugar. Logo em seguida, emplacou um novo single "I Honestly Love You".

Em 1978, Olivia havia atingido o ápice da sua carreira quando estrelou no filme Grease - Nos Tempos da Brilhantina, no qual contracenou com John Travolta. O filme alavancou sua carreira no cinema e se tornou um enorme sucesso, atingindo a maior bilheteria daquele ano. Olivia atingiu novos sucessos com os singles do filme, que incluíram "You're The One That I Want", "Summer Nights" e "Hopelessly Devoted to You". Essa última lhe rendeu uma indicação ao Oscar em 1979.

Desde 1992, Olivia revelou que lutava contra um cancro da mama, tendo vencido a doença em 3 ocasiões. Em 2017, contudo, o cancro se espalhou para os ossos. Em 8 de agosto de 2022, ela sucumbiu à doença, aos 73 anos.

WOLFGANG PETERSEN

Wolfgang Petersen foi um cineasta, diretor e roteirista alemão, que ganhou fama ao longo dos anos 70 e 80. Começou a ganhar destaque em 1974, quando dirigiu seu primeiro longa, o filme alemão Einer von uns beider, que chamou a atenção do Bavaria Film por sua competência técnica e levou o instituto a colocar o diretor no comando do sucesso O Barco - Inferno em Alto-Mar, produzido com o intuito de antagonizar estereótipos dos filmes de guerra estadunidenses e que obteve seis indicações ao Oscar, incluindo Melhor Diretor e Melhor Roteiro.

Após o sucesso de O Barco, assumiu a produção de A História Sem Fim, obra de fantasia que se tornou o filme mais caro da Alemanha no pós-guerra, antes de se mudar para os Estados Unidos, onde trabalhou em inúmeras produções de gêneros diferentes em Hollywood, entre as quais se destacam Inimigo Meu, Na Linha de Fogo, Força Aérea Um, Mar em Fúria, Tróia e o remake de Poseidon.

Petersen faleceu em 12 de agosto, aos 81 anos de idade, devido a um câncer de pâncreas.

ELIZABETH II

Elizabeth Alexandra Mary assumiu o trono do Reino Unido em 1952 e reinou por mais de setenta anos como rainha da Comunidade Britânica. Tornou-se a primeira monarca feminina soberana da Casa de Windsor, chefe da Commonwealth, Governadora Suprema da Igreja da Inglaterra e Comandante Suprema das Forças Armadas do Reino Unido. Seu papel político abrangeu grandes áreas e, como representante ativa de sua nação, atingiu uma popularidade que a alçou a ícone da cultura britânica durante todo o seu reinado.

Tendo assumido o trono aos 25, reinou por um período de intensas mudanças no mundo. Seu reinado atravessou a crise na Irlanda do Norte, os conflitos no Canal de Suez, a descolonização da África, a adesão do Reino Unido às Comunidades Europeias e sua mais recente saída da União Europeia e a pandemia de COVID-19. Também enfrentou a crise dos anos 70-80 e o neoliberalismo de Margaret Thatcher. Foi a primeira rainha cuja coroação foi televisionada, enfrentou os protestos de sua irmã Margaret e diversas crises familiares envolvendo seus filhos (que vão desde o conturbado relacionamento entre Charles e Diana até os escândalos sexuais do príncipe Andrew).

Elizabeth reinou por 70 anos e passou por 15 primeiros-ministros em seu tempo de governo. Sua imagem moldou muito da cultura e da tradição britânica na segunda metade do século XX e seu reinado foi caracterizado como um de tradição e de preservação da monarquia ao longo do século, abrindo espaço para novas tendências e algumas mudanças de regras, mas sempre se esforçando para manter a coroa intacta em meio a tempos turbulentos.

A rainha faleceu em 8 de setembro, aos 96 anos, de causas naturais, e foi sucedida no trono por seu filho mais velho, Charles, que se tornou o rei Charles III.

JEAN-LUC GODARD

Jean-Luc Godard foi um cineasta, roteirista e crítico de cinema franco-suiço, conhecido como um dos principais expoentes da Nouvelle vague francesa dos anos 60, que criticava principalmente a "Tradição de Qualidade" do cinema francês, enfatizando ofício sobre inovação e privilegiando diretores já consagrados em detrimento de novos artistas dados à experimentação. Suas obras desafiam tanto essas convenções quanto as de Hollywood. Tornou-se o diretor mais influente e radical do movimento, com grandes abordagens sobre cinema, política e filosofia em seus filmes, em geral apresentando uma filosofia existencial e marxista.

Seu primeiro filme foi À bout de souffle, na qual adotou inovações narrativas e filmou com a câmera na mão, algo até então inimaginável. Depois do primeiro impacto, continuou a revolucionar o cinema com filmes como Vivre sa vie, O Desprezo, Alphaville, Pierrot le fou, La chinoise e Une femme est une femme. Voltou-se mais para o cinema político a partir dos movimentos de maio de 68, fundando o grupo de cinema Dziga Vertov e lançando produções como Pravda, Le Vent d'est, Passion e Je vous salue Marie.

Godard cometeu suicídio assistido em 13 de setembro, aos 91 anos de idade.

ANGELA LANSBURY

Angela Lansbury foi uma atriz de teatro, cinema e tv britânica. Já em seu primeiro trabalho no cinema, o filme Gaslight, foi indicada para o Oscar de Melhor Atriz Coadjuvante. Logo depois, atuou no filme A Mocidade É Assim e na adaptação de O Retrato de Dorian Gray, pelo qual foi novamente indicada ao Oscar. Ao longo dos anos 50 e 60, apareceu em inúmeras outras produções de sucesso, como Os Três Mosqueteiros, O Mercador de Almas, Feitiço Havaiano e Sob o Domínio do Mal, pelo qual foi indicada pela terceira vez ao Oscar de Atriz Coadjuvante. Em 1991, interpretou a voz de Mrs. Potts em A Bela e a Fera.

Também obteve grande sucesso no teatro, sendo reconhecida pelo New York Times como "A primeira dama do teatro". Recebeu um Tony pelo seu papel em "Mame", apresentação cujo sucesso a alçou à fama na Broadway e a impulsionou a promover inúmeras causas humanitárias. Entre seus demais sucessos teatrais, estão as peças "Dear World" e "Gipsy", nas quais ganhou mais dois Tonys, e o musical de Stephen Sondheim, "Sweeney Todd: O Barbeiro Demoníaco da Rua Fleet".

Angela faleceu em 11 de outubro, aos 96 anos, de causas naturais.

GAL COSTA

Gal Costa foi uma cantora e compositora brasileira, considerada por muitos críticos como uma das vozes mais versáteis da música contemporânea. Estreou na música no espetáculo Nós, Por Exemplo..., de 1964. Em 1966, participou do I Festival Internacional de Canção, interpretando a música "Minha Senhora", de Gilberto Gil e Torquato Neto. Em 1967, lançou Domingo, seu primeiro LP, ao lado de Caetano Veloso. Também participou do disco Tropicalia ou Panis et Circensis com as músicas "Mamãe Coragem", "Parque Industrial", "Enquanto Seu Lobo Não Vem" e "Baby", seu primeiro sucesso solo. Nessa época, também lançou seu álbum Gal!, reconhecido como uma obra mais psicodélica e um dos registros mais radicais já feitos da música brasileira.

Ao lado de Caetano e Bethania, Gal foi um dos principais nomes do movimento Tropicália eda MPB. Nos Anos 70, lançou o álbum Legal e participou do show "Fa-Tal", que trouxe sucessos como "Vapor Barato" e "Pérola Negra". Ao longo dessa década, lançaria ainda mais um álbum, Índia, e obteria novo sucesso com a gravação de "Modinha para Gabriela", tema da novela Gabriela. Nos anos 80, participa do programa Mulher 80, uma série de entrevistas abordando a temática da mulher e do papel feminino na sociedade. Nessa mesma época, gravou Aquarela do Brasil, disco que focava nas músicas de Ary Barroso. Em 1982, lançou o disco Minha Voz, no qual figuram os sucessos "Azul", "Dom de Iludir", "Luz do Sol" e "Pegando Fogo".

Com 57 anos de carreira, Gal nunca parou de cantar e de se apresentar, cativando o público por décadas da história brasileira. Em 2022, participava da turnê "As Várias Pontas de uma Estrela", no qual interpretava sucessos da MPB dos Anos 80, e era uma das atrações do Primavera Sound em São Paulo antes de ter de cancelar sua participação para retirar um nódulo na fossa nasal. Uma semana depois, Gal Costa faleceu aos 77 anos, em 9 de novembro, vítima de um mal súbito.

KEVIN CONROY

Kevin Conroy foi um ator e dublador estadunidense, conhecido principalmente por ser a voz inglesa do personagem Batman em inúmeras séries de animação. Tal papel lhe foi dado em 1992, quando o ator foi escalado em Batman: A Série Animada, e Conroy retornou ao personagem em The New Batman Adventures, Batman Beyond, Liga da Justiça, Super Choque e Superman: A Série Animada, além dos filmes Batman: A Máscara do Fantasma, Batman Beyond: O Retorno do Coringa e Batman: Mistério da Batwoman.

Conroy também participou de inúmeras séries ao longo de sua carreira, incluindo sua atuação em O'Hara e Tour of Duty, além de participações Cheers, Dinasty e Matlock. Faleceu em 10 de novembro, aos 66 anos de idade, vítima de um câncer de intestino.

ERASMO CARLOS

Erasmo Carlos foi um compositor, músico, cantor, ator e instrumentista brasileiro. Foi um dos pioneiros do rock no Brasil e iniciou sua carreira acompanhando os amigos Tim Maia e Roberto Carlos em seus shows. Mais tarde, uniu-se a Roberto e a Wanderléa em suas icônicas participações no programa Jovem Guarda, onde lançou sucessos como "Gatinha Manhosa" e "Festa de Arromba".

Ao longo dos Anos 60 e 70, foi um influente compositor, trazendo em suas canções traços do rock e da bossa nova, unindo elementos da música brasileira a traços dos sucessos estadunidenses, como no samba-rock "Coqueiro Verde". Nos Anos 70, adotou uma fase existencialista, com músicas icônicas como "Sou uma Criança, Não Entendo Nada", "Cachaça Mecânica" e "Filho Único". Foi também pioneiro em seu projeto Erasmo Convida, que traz doze canções interpretadas em dueto com outros diversos artistas brasileiros.

Erasmo foi influente em toda a cultura brasileira, participando de músicas, shows, filmes e apresentações que traziam um caráter bastante único de uma nova geração de cantores que surgiram após a Jovem Guarda. O cantor faleceu em 22 de novembro, aos 81 anos, vítima de complicações causadas por uma síndrome edemigênica.

NÉLIDA PIÑÓN

Nélida Piñón foi uma escritora brasileira e integrante da Academia Brasileira de Letras, a qual já presidiu. Estreou na literatura com o romance Guia-mapa de Gabriel Arcanjo, que aborda temas como o pecado, o perdão e a relação dos mortais com Deus. Também lançou A República dos Sonhos, que reflete sobre uma família de imigrantes galícios. Entre as suas principais obras, estão os romances Fundador, A Força do Destino, Madeira Feita de Cruz e Vozes do Deserto.

Nélida ingressou na Academia Brasileira de Letras em 1989 e se tornou a primeira mulher presidente da instituição em 1996. Também fez parte da Academia de Ciências de Lisboa, da Real Academia Galega e da Academia Brasileira de Filosofia. Faleceu em 17 de dezembro, aos 85 anos, devido a complicações de uma cirurgia.

PELÉ

Edson Arantes do Nascimento, popularmente conhecido como Pelé, foi um célebre futebolista brasileiro. Conhecido como "O Rei do Futebol", encantou gerações com suas jogadas maravilhosas e seu total domínio da bola, criando inúmeras jogadas que se tornaram clássicas do esporte e inclusive modificando a própria forma como jogadores atuam em campo. Detentor de diversos títulos, atuou quase toda a sua carreira pelo Santos Futebol Clube, pelo qual conquistou seis Campeonatos Brasileiros, duas Libertadores, duas Copas Intercontinentais, dez Campeonatos Paulistas e três Torneios Rio-São Paulo, entre outros títulos, além de ter se tornado pelo clupe o primeiro jogador da história a marcar mil gols.

Ídolo da Seleção Brasileira, foi o principal jogador ao longo de mais de uma década, sendo o principal nome na conquista do primeiro título mundial do Brasil, em 1958. Também participou da conquista do bicampeonato em 1962 e fez parte da icônica seleção de 1970, que conquistou o tricampeonato e a Taça Jules Rimet para o Brasil. Após o fim de sua carreira futebolística, tornou-se Embaixador da Boa Vontade da UNESCO em 1994 e, em 1995, foi nomeado Ministro do Esporte por Fernando Henrique Cardoso.

Maior futebolista do país, Pelé redefiniu a maneira como o esporte era jogado, não apenas no Brasil como no resto do mundo todo. Em agosto de 2021, ele foi diagnosticado com câncer de cólon e se submeteu a um tratamento quimioterápico, que se mostrou não responsivo em dezembro desse ano. O atleta faleceu em 29 de dezembro, em decorrência de uma falência múltipla de órgãos causada pelo câncer. Ele tinha 82 anos.

MENÇÕES HONROSAS

Peter Bogdanovich, cineasta, crítico e historiador de cinema estadunidense, que fez parte da geração de diretores conhecida como Nova Hollywood e dirigiu os filmes A Última Sessão de Cinema, Essa Pequena é uma Parada, Lua de Papel e o documentário tributo Directed by John Ford, além de ter participado da série A Família Soprano como ator e diretor. Faleceu em 6 de janeiro, aos 82 anos, vítima de Mal de Parkinson.

Bob Saget, ator e comediante estadunidense, conhecido principalmente por seu papel como Danny Tanner nas séries Full House e seu spin-off Fuller House. Fi encontrado morto em seu quarto de hotel, tendo falecido em 9 de janeiro, aos 65 anos, devido a um traumatismo craniano.

Gaspard Ulliel, ator francês que ficou conhecido por interpretar o jovem Hannibal Lecter em Hannibal - A Origem do Mal, além de ter atuado em filmes como Saint Laurent e É Apenas o Fim do Mundo e na série Cavaleiro da Lua. Também foi garoto propaganda do perfume Bleu de Chanel por quase 12 anos. Faleceu em 19 de janeiro, aos 37 anos, após sofrer um acidente de esqui em Savoie, na França.

Isaac Bardavid, ator e uma das vozes mais conhecidas da dublagem nacional, tendo dublado personagens icônicos como Wolverine (X-Men), Freddy Krueger (A Hora do Pesadelo), Esqueleto (He-Man), Tigrão (Ursinho Pooh) e Dr. Robotnik (Sonic). Também atuou em telenovelas como A Escrava Isaura, O Astro e A Padroeira. Faleceu em 1 de fevereiro, aos 90 anos de idade, em decorrência de um efisema pulmonar.

Ivan Reitman, cineasta, roteirista e produtor eslovaco radicado no Canadá. É conhecido principalmente por seus sucessos na comédia, entre os quais se destacam Os Caça-Fantasmas, Um Tira no Jardim de Infância, Irmãos Gêmeos, Recrutas da Pesada, Meatballs, Space Jam e Amor Sem Escalas. Faleceu enquanto dormia em 12 de fevereiro, aos 75 anos, de causas naturais.

Paulinha Abelha, cantora brasileira de forró eletrônico, conhecida como a Musa do Forró, e que foi uma das principais integrantes da banda Calcinha Preta. Faleceu em 23 de fevereiro, aos 43 anos, vítima de uma infecção no sistema nervoso.

Alan White, baterista e compositor britânico, conhecido por integrar a banda de rock progressista Yes. Também participou de inúmeras gravações para a Plastic Ono Band e para artistas como George Harrison, Terry Reid e Ginger Baker, além de ter participado das gravações de "Imagine", de John Lennon, faleceu em 26 de maio, aos 72 anos. A causa da morte não foi divulgada, sendo que o anúncio oficial da Yes dizia apenas que ele sofreu de uma "doença breve".

Philip Baker Hall, ator estadunidense, com mais de 140 aparições em filmes e séries, entre os quais se destacam Magnólia, Boogie Nights, O Todo Poderoso, O Show de Truman, A Hora do Rush, O Talentoso Mr. Ripley e Argo. Faleceu em 12 de junho, aos 90 anos. A causa não foi divulgada.

Kazumi Takahashi, mangaká japonês, mais conhecido por ter sido o criador da franquia Yu-Gi-Oh!, que mais tarde levou à criação do jogo de cartas do mesmo nome. Seu corpo foi encontrado nas águas da cidade de Nago em 6 de julho. Mordidas foram encontradas em seu corpo, supostamente causadas por tubarões.

Paul Sorvino, ator americano de ascendência italiana. Obteve sucesso interpretando figuras de autoridades no cinema, tanto na lei quanto no crime, e seus principais papéis incluem os filmes Os Bons Companheiros e Dick Tracy e a série Law & Order. Faleceu em 25 de julho, aos 83 anos, de insuficiência cardíaca.

Anne Heche, atriz e diretora estadunidense, conhecida por seus papéis nas séries Men in Trees, Hung, Save Me, The Brave e Aftermath, além de inúmeros filmes como If These Walls Could Talk, Eu Sei o que Vocês Fizeram no Verão Passado, Donnie Brasco e Volcano. Em 5 de agosto, sofreu dois acidentes de carro que a deixaram em coma. Após ser constatada uma hipóxia cerebral, tornou-se inesperado que ela sobrevivesse e, em 14 de agosto, Anne foi retirada do suporte à vida e faleceu aos 53 anos.

Claudia Jimenez, atriz e humorista brasileira, que fez sua estreia em 1978, com Ópera do Malandro, e participou de inúmeros shows de humor como Os Trapalhões, Viva o Gordo, Chico Anysio Show e A Escolhinha do Professor Raimundo. Também atuou em novelas consagradas, como Eu Prometo e Ti Ti Ti, além de filmes como O Corpo; Gabriela, Cravo e Canela; e Romance da Empregada. Faleceu em 20 de agosto, aos 63 anos, vítima de insuficiência cardíaca causada por um câncer no mediastino.

Louise Fletcher, atriz estadunidense, que participou de filmes como Águias em Alerta, O Jardim dos Esquecidos e Chamas da Vingança, mas que ficou especialmente famosa por seu papel como a enfermeira Ratched em Um Estranho no Ninho, pelo qual venceu o Oscar. Faleceu em 23 de setembro, aos 88 anos, de causas naturais.

Coolio, rapper, ator, chef e produtor de discos estadunidense, vencedor do Grammy pelo seu sucesso "Gangsta's Paradise", tema do filme Mentes Perigosas. Também era conhecido por singles como "Fantastic Voyage" e "C U When U Get There". Em 28 de setembro, foi encontrado inconsciente no chão do banheiro e faleceu antes da chegada dos primeiros socorros, aos 59 anos. Segundo seu advogado, a morte parece ter sido causada por um ataque cardíaco.

Robbie Coltrane, ator e comediante escocês, famoso por sua interpretação do personagem Rúbeo Hagrid na saga Harry Potter e pelo seu papel como Valentin Zukovsky em 007 contra GoldenEye e 007 - O Mundo Não É o Bastante. Faleceu em 14 de outubro, aos 72 anos, em decorrência de uma falência múltipla de orgãos.

Leslie Jordan, ator e escritor estadunidense, que ficou famoso por seus muitos personagens na televisão, em especial nas séries Will & Grace, Hearts Afire, American Horros Story, The Cool Kids e Call Me Kat. Faleceu em 24 de outubro, aos 67 anos, após sofrer um acidente de carro em Los Angeles.

Jerry Lee Lewis, cantor, compositor e pianista estadunidense, dito como um dos pioneiros do rock & roll. Ficou eternizado por suas músicas de rock e rockabilly, entre as quais se destacam "Crazy Arms", "Whola Lotta Shakin' Goin' On", "Breathless", "Great Balls of Fire" e "High School Confidential". Faleceu em 28 de outubro, aos 87 anos, de causas naturais. Ele já havia sofrido um derrame em 2019, mas havia se recuperado.

Rolando Boldrim, cantor a apresentador brasileiro que ficou conhecido por seu papel na divulgação da cultura nacional, em especial através de programas como o Som Brasil, Empório Brasil e Sr. Brasil. Seus esforços foram reconhecidos no tema do desfile de 2010 da escola de samba Pérola Negra. Faleceu em 9 de novembro, aos 86 anos, devido a uma insuficiência respiratória e renal.

Brad William Henke, ator estadunidense e jogador de futebol americano que ganhou destaque ao interpretar um dos antagonistas na série da Netflix Orange Is The New Black. Faleceu em 29 de novembro, aos 56 anos, de causa não divulgada.

Angelo Badalamenti, compositor ítalo-americano, conhecido principalmente por sua parceria com David Lynch, para quem compôs as trilhas sonoras de Veludo Azul, Twin Peaks e Cidade dos Sonhos. Faleceu em 11 de dezembro, aos 85 anos, vítima de causas naturais.

Pedro Paulo Rangel, ator, diretor e tradutor brasileiro, famoso por seus papéis em novelas como Dinheiro Vivo, Bicho do Mato, Gabriela, O Noviço e O Pulo do Gato. Também participou de diversos programas humorísticos, como Viva o Gordo, TV Pirata e Minha Nada Mole Vida. O ator já lutava há tempos contra um efisema pulmonar e faleceu em 21 de dezembro, aos 74 anos.

Reynaldo Boury, diretor de televisão brasileiro, famoso pelas novelas Redenção, a maior de todos os tempos. Também dirigiu as novelas Amor e Revolução, Carrossel e Chiquititas. Faleceu em 25 de dezembro, aos 90 anos, em decorrência de um choque séptico.

Linda de Suza, uma das mais famosas cantoras portuguesas, famosa pela sua interpretação da canção "Un Portugais", além das canções "Uma Moça Chorava", "Une fille de tous les pays", "José aime Linda" e "Meu Lírio Roxo". Faleceu em 28 de dezembro, aos 74 anos, vítima de COVID-19.

Bárbara Walters, apresentadora de notícias estadunidense que se tornou a primeira mulher a apresentar um telejornal na Rede ABC News, em 1976. Também é conhecida pelo seu trabalho nos programas 20/20 e The View. Faleceu em 30 de dezembro, aos 93 anos, de causa não divulgada.

No items found.
botão de dar play no vídeo
No items found.

Direção: 
Criação:
Roteirista 1
Roteirista 2
Roteirista 3
Diretor 1
Diretor 2
Diretor 3
Elenco Principal:
Ator 1
Ator 2
Ator 3
saiba mais sobre o filme
saiba mais sobre a série

2022 se foi, mas levou consigo inúmeras pessoas queridas, grandes personalidades do cinema, do teatro, da música e da cultura em geral. Com a passagem para o novo ano, relembramos aqueles que nos deixaram e honramos sua memória.

crítica por
Luis Henrique Franco
31/12/2022

2022 está prestes a acabar. Mais um ano se esvai, abrindo espaço para o próximo que começa. Infelizmente, não há como a passagem do tempo não levar algumas pessoas queridas consigo, e 2022 não foi exceção. Grandes artistas, atores e atrizes renomados, ídolos das grandes eras do cinema, da TV, da música e da cultura se despediram de nós esse ano, deixando conosco sua memória e saudade.

Com a chegada de um novo ano, relembraremos aqueles que não mais nos acompanham nessa caminhada. Eles podem ter partido desse mundo, mas estarão sempre presentes nas nossas memórias e em suas obras imortais.

SIDNEY POITIER

Sidney Poitier foi um ator, diretor e diplomata bahamense estadunidense. Iniciou sua carreira nos anos 50 e se tornou uma das grandes estrelas das décadas de 60 e 70, tendo atuado em diversos filmes clássicos, entre os quais se destacam Uma Voz nas Sombras, pelo qual recebeu o Oscar e o Globo de Ouro de Melhor Ator em 1964, A Maior História de Todos os Tempos, Ao Mestre com Carinho, No Calor da Noite, Adivinhe Quem Vem para o Jantar, Noites Sem Fim e A Organização.

Para além de suas atuações marcantes, porém, Poitier também foi uma figura essencial na luta por igualdade e por maiores direitos para a população negra, em especial no que diz respeito à diversidade e representatividade em Hollywood. Vários historiadores do cinema o chamam de "a primeira estrela de cinema negra de Hollywood", e seus papéis e a luta para consegui-los foram essenciais para abrir portas para atores negros obterem novas oportunidades em filmes e conquistarem papéis que não estereotipassem personagens negros e os retratassem como protagonistas em suas próprias histórias. Mais do que isso, sua figura e influência marcante pavimentaram o caminho para negros no cinema mainstream e o elevarem a uma das figuras mais importantes de Hollywood no século 20 e em toda a sua história.

Poitier faleceu em 6 de janeiro de 2022, aos 94 anos, vítima de uma insuficiência cardíaca.

ELZA SOARES

Elza Soares foi uma cantora, compositora e puxadora de samba-enredo brasileira. Começou sua carreira de cantora em 1953 e fez enorme sucesso ao longo dos anos 60, lançando diversas músicas que alcançaram o topo das paradas de sucesso, entre os quais se destacam "Se Acaso Você Chegasse", "Boato", "Cadeira Vazia", "Só Danço Samba", "Mulata Assanhada" e "Aquarela Brasileira". Várias de suas músicas falavam de temas como romance, racismo e feminismo, e foi uma voz ativa na luta contra discriminação racial nas gravadoras brasileiras e pela exaltação do samba nacional.

No ano 2000, foi eleita "Melhor Cantora do Milênio" pela BBC em Londres, após se apresentar em um concerto com Gal Costa, Chico Buarque, Caetano Veloso, Gilberto Gil e Virgínia Rodrigues e, em 2002, recebeu uma indicação ao Grammy pelo álbum Do Cóccix Até o Pescoço. Em 2015, lançou A Mulher do Fim do Mundo, primeiro álbum de sua carreira só com músicas inéditas e que abordavam temas como sexo, morte e negritude. Foi enredo da Unidos de Cabuçu, no carnaval de 2012, e da Mocidade Independente de Padre Miguel, em 2019. Em 2021, tornou-se Imortal da Academia Brasileira de Cultura.

Elza Soares faleceu em 20 de janeiro, aos 91 anos de idade, vítima de causas naturais.

MEAT LOAF

Michael Lee Aday, conhecido pelo nome artístico Meat Loaf, foi um músico, cantor, compositor e ator estadunidense. Ficou extremamente conhecido pelo seu álbum Bat Out of Hell. Como ator, participou dos filmes The Rocky Horror Picture Show, Os Loucos do Alabama, Spice World e Clube da Luta.

Em sua carreira musical, ficou também conhecido pelos álbuns Bad Attitude e Blind Before I Stop e recebeu o Grammy Award pelo seu single "I'd Do Anything For Love (But I Won't Do That)". Suas músicas se tornaram parte de inúmeras trilhas sonoras do cinema, incluindo "Standing on the Outside" da série Miami Vice, e "Kickapoo" de Tenacious D - Uma Dupla Infernal.

Notório defensor do movimento antivacina, Meat Loaf faleceu em 20 de janeiro, aos 74 anos de idade, devido a complicações causadas por COVID-19.

WILLIAM HURT

William Hurt foi um ator estadunidense que se tornou famoso nos Anos 80, principalmente após protagonizar o filme O Beijo da Mulher Aranha, pelo qual recebeu o Oscar de Melhor Ator. O filme obteve enorme sucesso da crítica, entrou na lista dos 100 melhores filmes brasileiros de todos os tempos e levou Hurt a ganhar o Prêmio de Melhor Interpretação Masculina no Festival de Cannes, além do BAFTA de Melhor Ator. Após esse sucesso, o ator apareceu em outras grandes produções como Filhos do Silêncio, Nos Bastidores da Notícia, O Turista Acidental, AI - Inteligência Artificial, A Vila, Syriana e Mr. Brooks.

Nos anos mais recentes, Hurt se tornou uma presença constante no Universo Cinematográfico da Marvel, atuando como o General Thaddeus Ross nos filmes O Incrível Hulk, Capitão América: Guerra Civil, Vingadores: Guerra Infinita, Vingadores: Ultimato e Viúva Negra.

William Hurt faleceu em 13 de março, aos 71 anos de idade, vítima de um câncer de próstata.

TAYLOR HAWKINS

Taylor Hawkins foi um músico estadunidense, mais conhecido por ter sido o baterista da banda Foo Fighters. Antes disso, porém, chegou a tocar junto de Alanis Morissette na sua turnê Can't Not tours, e para a a banda experimental progressiva Sylvia, que mais tarde mudaria seu nome para Anyone. Ingressou no Foo Fighters em 1996, após um desentendimento entre Dave Grohl e o antigo baterista, William Goldsmith, ficando na banda até a sua morte.

Para além de baterista, Hawkins também demonstrava talento como vocal e guitarrista, tendo aparecido como vocal em músicas como "Cold Day in the Sun" e nos covers de "Have a Cigar" e "Life of Illusion".

Hawkins faleceu em 25 de março, aos 50 anos. a banda Foo Foghters estava em turnê pela América do Sul e deveria se apresentar em Bogotá, quando o baterista começou a sentir dores no peito e foi atendido pela emergência, mas não resistiu. Após investigação detalhada, foi confirmado que ele morrera de overdose.

LYGIA FAGUNDES TELLES

Lygia Fagundes Telles foi uma escritora, romancista e contista brasileira, dita por inúmeros historiadores como a "dama da literatura brasileira" e uma das mais importantes escritoras do século XX. Fez sua estreia literária em 1938, com Porão e Sobrado, um livro de contos, com o qual já obteve enorme sucesso. Em 1944, repete o feito com Praia Viva, também de contos, enquanto também colaborava com os jornais Arcádia e A Balança. Seu primeiro romance, Ciranda de Pedra, publicado em 1954, tornou-a nacionalmente conhecida. Ao longo da década de 70, obteve seu maior sucesso e conquistou consagração internacional com alguns de seus maiores sucessos: Antes do Baile Verde, As Meninas e Seminário dos Ratos. Em 1985, ocupou a cadeira 16 da Academia Brasileira de Letras. Em 2016, tornou-se a primeira brasileira a ser indicada ao Prêmio Nobel de Literatura.

A obra de Lygia destacou-se por explorar de maneira inédita o universo feminino, rompendo o moralismo social até então vigente. Assim como Clarice Lispector, usava técnicas de fluxo de consciência e monólogo interior para alçá-las a protagonistas de suas histórias, personagens inquietas e vulneráveis a reflexões psicológicas, que se movem em aparente espontaneidade como representação irônica da sociedade. Também explorou bastante outros temas, como a vida nas grandes cidades, e alguns temas polêmicos, como drogas, adultério e amor, e realizando uma fusão do fantástico à realidade do espaço urbano. E enquanto seus romances apresentam essa estrutura realista e modernista, seus contos refletem o romantismo fantástico e o mistério de autores como Edgar Allan Poe, assumindo também uma tendência surrealista.

A autora faleceu em 3 de abril, aos 103 anos, vítima de causas naturais.

VANGELIS

Evángelos Odysséas Papathanassíu, conhecido como Vangelis, foi um músico grego, que explorou bastante os gêneros neoclássico, progressivo e música eletrônica em sua carreira. Lançou seu primeiro álbum em 1974 e, na mesma época, participou de diversos ensaios da banda progressiva Yes. Tendo fundado seu próprio estúdio, o Nemo Studios, iniciou a publicação de uma série de álbuns respeitados na música eletrônica.

Suas obras mais famosas, no entanto, certamente figuram entre as muitas trilhas sonoras que compôs ao longo dos anos 80 e 90. Dentre essas, a mais famosa é o tema de Carruagens de Fogo, que lhe rendeu um Oscar de Melhor Trilha Sonora Original. O músico também produziu as trilhas de grandes filmes do diretor Ridley Scott, como Blade Runner e 1492 - A Conquista do Paraíso. Também foi o compositor dos temas usados na série Cosmos, de Neil DeGrasse Tyson.

Vangelis faleceu em 17 de maio, aos 79 anos, enquanto recebia tratamento para COVID-19 em um hospital na França.

RAY LIOTTA

Ray Liotta foi um ator e produtor estadunidense. Obteve seu primeiro papel como protagonista em 1986, no filme Totalmente Selvagem, pelo qual foi indicado ao Globo de Ouro. Em 1989, retratou um fantasma em Campo dos Sonhos. Seu papel mais conhecido, entretanto, foi o do mafioso Henry Hill no clássico de Martin Scorsese, Os Bons Companheiros, que lhe rendeu notoriedade e fama internacional.

Com o sucesso obtido com Scorsese, Liotta continuou atuando em filmes de ação e investigação, tendo arranjado um papel em Obsessão Fatal logo em seguida. Também fez diversos papéis na televisão, tendo obtido um Emmy de Melhor Ator Convidado por sua participação em ER.

Liotta faleceu em 26 de maio, aos 67 anos, vítima de um ataque cardíaco.

MILTON GONÇALVES

Milton Gonçalves foi um ator, diretor e produtor brasileiro. Considerado um dos mais importantes atores do país, desempenhou papéis importantes em diversas áreas do cinema e recebeu diversos prêmios de destaque, tendo sido o primeiro ator negro a receber o Troféu Mario Lago por sua contribuição artística.

Começou sua carreira com projetos na Rede Globo, como Rua da Matriz, Rosinha do Sobrado e A Moreninha. Ao longo dos anos 70, participou de produções como Gabriela, Roque Santeiro, Pecado Capital, O Pulo do Gato e Sinal de Alerta. Também esteve na novela O Rei do Gado e na minissérie Dona Flor e Seus Dois Maridos. No cinema, ganhou destaque por sua atuação nos filmes O Beijo da Mulher Aranha, O Homem Nu, Rainha Diaba, Eles Não Usam Black-Tie, As Filhas do Vento e Carandiru.

Milton faleceu em 30 de maio, aos 88 anos, por consequência de problemas de saúde causados por um AVC sofrido em 2020.

JAMES CAAN

James Caan foi um ator estadunidense, muito conhecido por ter interpretado o personagem Sonny Corleone na trilogia O Poderoso Chefão. Antes, já havia se destacado em seu papel em El Dorado, mas foi o filme de Coppolla que lhe rendeu enorme fama e, com sua carreira em ascensão, começou a participar de inúmeros outros projetos, ficando conhecido por suas atuações em Eraser, Rollerball, Funny Lady, Jardins de Pedra, Dick Tracy e, principalmente, Misery. Na televisão, também fe alguns papéis curtos em séries como Las Vegas e Hawaii Five-0.

Caan faleceu em 6 de julho, aos 82 anos. A causa da morte não foi divulgada.

NICHELLE NICHOLS

Nichelle Nichols foi uma atriz, cantora e dançarina estadunidense. Seu papel de maior destaque foi o da Tenente Uhura na série clássica de Star Trek, onde ela se alçou a ícone da cultura pop. Por esse papel, se tornou uma das primeiras atrizes negras a ter um papel de destaque em uma grande produção televisiva,e um marco importante para a diversidade no cinema e na tv. Ela voltou a interpretar o papel em seis filmes da franquia, e também em Star Trek: The Animated Series.

Para além de Uhura, Nichols também fez papéis em outras séries e filmes, realizando pontas em Futurama, na série animada Os Gárgulas e em Batman: The Animated Series, além de desempenhar um papel recorrente na segunda temporada de Heroes.

A atriz faleceu em 30 de julho, aos 89 anos, vítima de causas naturais.

JÔ SOARES

Jô Soares foi um apresentador de tv e humorista brasileiro, além de escritor, dramaturgo, diretor de teatro e artista plástico. Iniciou sua carreira em 1956, no programa Praça da Alegria, onde permaneceu por dez anos, indo logo em seguida para sua única novela, Ceará contra 007. A partir de então, começou a se destacar em programas humorísticos pela Rede Globo, entre os quais se destacam o Viva o Gordo, seu primeiro programa solo, iniciado em 1981, e o Programa do Jô, que foi ao ar de 2000 até 2016. Possuía também vários trabalhos aclamados no cinema, como De Pernas pro Ar, O Homem de Sputnik e A Mulher de Todos.

Também se destacou em sua carreira como escritor, tendo escrito obras de mistério e investigação que se aproveitavam de sue humor preciso e bastante crítica, como em As Esganadas, O Xangô de Baker Street, O Homem que Matou Getúlio Vargas e Assassinatos na Academia Brasileira de Letras.

Jô Soares faleceu em 5 de agosto, aos 84 anos, vítima de uma insuficiência renal e cardíaca, enquanto estava internado no hospital para tratar de uma pneumonia.

OLIVIA NEWTON-JOHN

Olivia Newton-John foi uma cantora e atriz britânica. Lançou seu primeiro álbum em 1971, mas só obteve sucesso nos Estados Unidos em 1973, com o lançamento da música "Let Me Be There", que inclusive lhe rendeu um Grammy de Melhor Cantora Country do Ano. Em 1974, ela representou o Reino Unido no Festival Eurovisão de Canção, com a sua interpretação da música "Long Live Love", que acabou terminando em quarto lugar. Logo em seguida, emplacou um novo single "I Honestly Love You".

Em 1978, Olivia havia atingido o ápice da sua carreira quando estrelou no filme Grease - Nos Tempos da Brilhantina, no qual contracenou com John Travolta. O filme alavancou sua carreira no cinema e se tornou um enorme sucesso, atingindo a maior bilheteria daquele ano. Olivia atingiu novos sucessos com os singles do filme, que incluíram "You're The One That I Want", "Summer Nights" e "Hopelessly Devoted to You". Essa última lhe rendeu uma indicação ao Oscar em 1979.

Desde 1992, Olivia revelou que lutava contra um cancro da mama, tendo vencido a doença em 3 ocasiões. Em 2017, contudo, o cancro se espalhou para os ossos. Em 8 de agosto de 2022, ela sucumbiu à doença, aos 73 anos.

WOLFGANG PETERSEN

Wolfgang Petersen foi um cineasta, diretor e roteirista alemão, que ganhou fama ao longo dos anos 70 e 80. Começou a ganhar destaque em 1974, quando dirigiu seu primeiro longa, o filme alemão Einer von uns beider, que chamou a atenção do Bavaria Film por sua competência técnica e levou o instituto a colocar o diretor no comando do sucesso O Barco - Inferno em Alto-Mar, produzido com o intuito de antagonizar estereótipos dos filmes de guerra estadunidenses e que obteve seis indicações ao Oscar, incluindo Melhor Diretor e Melhor Roteiro.

Após o sucesso de O Barco, assumiu a produção de A História Sem Fim, obra de fantasia que se tornou o filme mais caro da Alemanha no pós-guerra, antes de se mudar para os Estados Unidos, onde trabalhou em inúmeras produções de gêneros diferentes em Hollywood, entre as quais se destacam Inimigo Meu, Na Linha de Fogo, Força Aérea Um, Mar em Fúria, Tróia e o remake de Poseidon.

Petersen faleceu em 12 de agosto, aos 81 anos de idade, devido a um câncer de pâncreas.

ELIZABETH II

Elizabeth Alexandra Mary assumiu o trono do Reino Unido em 1952 e reinou por mais de setenta anos como rainha da Comunidade Britânica. Tornou-se a primeira monarca feminina soberana da Casa de Windsor, chefe da Commonwealth, Governadora Suprema da Igreja da Inglaterra e Comandante Suprema das Forças Armadas do Reino Unido. Seu papel político abrangeu grandes áreas e, como representante ativa de sua nação, atingiu uma popularidade que a alçou a ícone da cultura britânica durante todo o seu reinado.

Tendo assumido o trono aos 25, reinou por um período de intensas mudanças no mundo. Seu reinado atravessou a crise na Irlanda do Norte, os conflitos no Canal de Suez, a descolonização da África, a adesão do Reino Unido às Comunidades Europeias e sua mais recente saída da União Europeia e a pandemia de COVID-19. Também enfrentou a crise dos anos 70-80 e o neoliberalismo de Margaret Thatcher. Foi a primeira rainha cuja coroação foi televisionada, enfrentou os protestos de sua irmã Margaret e diversas crises familiares envolvendo seus filhos (que vão desde o conturbado relacionamento entre Charles e Diana até os escândalos sexuais do príncipe Andrew).

Elizabeth reinou por 70 anos e passou por 15 primeiros-ministros em seu tempo de governo. Sua imagem moldou muito da cultura e da tradição britânica na segunda metade do século XX e seu reinado foi caracterizado como um de tradição e de preservação da monarquia ao longo do século, abrindo espaço para novas tendências e algumas mudanças de regras, mas sempre se esforçando para manter a coroa intacta em meio a tempos turbulentos.

A rainha faleceu em 8 de setembro, aos 96 anos, de causas naturais, e foi sucedida no trono por seu filho mais velho, Charles, que se tornou o rei Charles III.

JEAN-LUC GODARD

Jean-Luc Godard foi um cineasta, roteirista e crítico de cinema franco-suiço, conhecido como um dos principais expoentes da Nouvelle vague francesa dos anos 60, que criticava principalmente a "Tradição de Qualidade" do cinema francês, enfatizando ofício sobre inovação e privilegiando diretores já consagrados em detrimento de novos artistas dados à experimentação. Suas obras desafiam tanto essas convenções quanto as de Hollywood. Tornou-se o diretor mais influente e radical do movimento, com grandes abordagens sobre cinema, política e filosofia em seus filmes, em geral apresentando uma filosofia existencial e marxista.

Seu primeiro filme foi À bout de souffle, na qual adotou inovações narrativas e filmou com a câmera na mão, algo até então inimaginável. Depois do primeiro impacto, continuou a revolucionar o cinema com filmes como Vivre sa vie, O Desprezo, Alphaville, Pierrot le fou, La chinoise e Une femme est une femme. Voltou-se mais para o cinema político a partir dos movimentos de maio de 68, fundando o grupo de cinema Dziga Vertov e lançando produções como Pravda, Le Vent d'est, Passion e Je vous salue Marie.

Godard cometeu suicídio assistido em 13 de setembro, aos 91 anos de idade.

ANGELA LANSBURY

Angela Lansbury foi uma atriz de teatro, cinema e tv britânica. Já em seu primeiro trabalho no cinema, o filme Gaslight, foi indicada para o Oscar de Melhor Atriz Coadjuvante. Logo depois, atuou no filme A Mocidade É Assim e na adaptação de O Retrato de Dorian Gray, pelo qual foi novamente indicada ao Oscar. Ao longo dos anos 50 e 60, apareceu em inúmeras outras produções de sucesso, como Os Três Mosqueteiros, O Mercador de Almas, Feitiço Havaiano e Sob o Domínio do Mal, pelo qual foi indicada pela terceira vez ao Oscar de Atriz Coadjuvante. Em 1991, interpretou a voz de Mrs. Potts em A Bela e a Fera.

Também obteve grande sucesso no teatro, sendo reconhecida pelo New York Times como "A primeira dama do teatro". Recebeu um Tony pelo seu papel em "Mame", apresentação cujo sucesso a alçou à fama na Broadway e a impulsionou a promover inúmeras causas humanitárias. Entre seus demais sucessos teatrais, estão as peças "Dear World" e "Gipsy", nas quais ganhou mais dois Tonys, e o musical de Stephen Sondheim, "Sweeney Todd: O Barbeiro Demoníaco da Rua Fleet".

Angela faleceu em 11 de outubro, aos 96 anos, de causas naturais.

GAL COSTA

Gal Costa foi uma cantora e compositora brasileira, considerada por muitos críticos como uma das vozes mais versáteis da música contemporânea. Estreou na música no espetáculo Nós, Por Exemplo..., de 1964. Em 1966, participou do I Festival Internacional de Canção, interpretando a música "Minha Senhora", de Gilberto Gil e Torquato Neto. Em 1967, lançou Domingo, seu primeiro LP, ao lado de Caetano Veloso. Também participou do disco Tropicalia ou Panis et Circensis com as músicas "Mamãe Coragem", "Parque Industrial", "Enquanto Seu Lobo Não Vem" e "Baby", seu primeiro sucesso solo. Nessa época, também lançou seu álbum Gal!, reconhecido como uma obra mais psicodélica e um dos registros mais radicais já feitos da música brasileira.

Ao lado de Caetano e Bethania, Gal foi um dos principais nomes do movimento Tropicália eda MPB. Nos Anos 70, lançou o álbum Legal e participou do show "Fa-Tal", que trouxe sucessos como "Vapor Barato" e "Pérola Negra". Ao longo dessa década, lançaria ainda mais um álbum, Índia, e obteria novo sucesso com a gravação de "Modinha para Gabriela", tema da novela Gabriela. Nos anos 80, participa do programa Mulher 80, uma série de entrevistas abordando a temática da mulher e do papel feminino na sociedade. Nessa mesma época, gravou Aquarela do Brasil, disco que focava nas músicas de Ary Barroso. Em 1982, lançou o disco Minha Voz, no qual figuram os sucessos "Azul", "Dom de Iludir", "Luz do Sol" e "Pegando Fogo".

Com 57 anos de carreira, Gal nunca parou de cantar e de se apresentar, cativando o público por décadas da história brasileira. Em 2022, participava da turnê "As Várias Pontas de uma Estrela", no qual interpretava sucessos da MPB dos Anos 80, e era uma das atrações do Primavera Sound em São Paulo antes de ter de cancelar sua participação para retirar um nódulo na fossa nasal. Uma semana depois, Gal Costa faleceu aos 77 anos, em 9 de novembro, vítima de um mal súbito.

KEVIN CONROY

Kevin Conroy foi um ator e dublador estadunidense, conhecido principalmente por ser a voz inglesa do personagem Batman em inúmeras séries de animação. Tal papel lhe foi dado em 1992, quando o ator foi escalado em Batman: A Série Animada, e Conroy retornou ao personagem em The New Batman Adventures, Batman Beyond, Liga da Justiça, Super Choque e Superman: A Série Animada, além dos filmes Batman: A Máscara do Fantasma, Batman Beyond: O Retorno do Coringa e Batman: Mistério da Batwoman.

Conroy também participou de inúmeras séries ao longo de sua carreira, incluindo sua atuação em O'Hara e Tour of Duty, além de participações Cheers, Dinasty e Matlock. Faleceu em 10 de novembro, aos 66 anos de idade, vítima de um câncer de intestino.

ERASMO CARLOS

Erasmo Carlos foi um compositor, músico, cantor, ator e instrumentista brasileiro. Foi um dos pioneiros do rock no Brasil e iniciou sua carreira acompanhando os amigos Tim Maia e Roberto Carlos em seus shows. Mais tarde, uniu-se a Roberto e a Wanderléa em suas icônicas participações no programa Jovem Guarda, onde lançou sucessos como "Gatinha Manhosa" e "Festa de Arromba".

Ao longo dos Anos 60 e 70, foi um influente compositor, trazendo em suas canções traços do rock e da bossa nova, unindo elementos da música brasileira a traços dos sucessos estadunidenses, como no samba-rock "Coqueiro Verde". Nos Anos 70, adotou uma fase existencialista, com músicas icônicas como "Sou uma Criança, Não Entendo Nada", "Cachaça Mecânica" e "Filho Único". Foi também pioneiro em seu projeto Erasmo Convida, que traz doze canções interpretadas em dueto com outros diversos artistas brasileiros.

Erasmo foi influente em toda a cultura brasileira, participando de músicas, shows, filmes e apresentações que traziam um caráter bastante único de uma nova geração de cantores que surgiram após a Jovem Guarda. O cantor faleceu em 22 de novembro, aos 81 anos, vítima de complicações causadas por uma síndrome edemigênica.

NÉLIDA PIÑÓN

Nélida Piñón foi uma escritora brasileira e integrante da Academia Brasileira de Letras, a qual já presidiu. Estreou na literatura com o romance Guia-mapa de Gabriel Arcanjo, que aborda temas como o pecado, o perdão e a relação dos mortais com Deus. Também lançou A República dos Sonhos, que reflete sobre uma família de imigrantes galícios. Entre as suas principais obras, estão os romances Fundador, A Força do Destino, Madeira Feita de Cruz e Vozes do Deserto.

Nélida ingressou na Academia Brasileira de Letras em 1989 e se tornou a primeira mulher presidente da instituição em 1996. Também fez parte da Academia de Ciências de Lisboa, da Real Academia Galega e da Academia Brasileira de Filosofia. Faleceu em 17 de dezembro, aos 85 anos, devido a complicações de uma cirurgia.

PELÉ

Edson Arantes do Nascimento, popularmente conhecido como Pelé, foi um célebre futebolista brasileiro. Conhecido como "O Rei do Futebol", encantou gerações com suas jogadas maravilhosas e seu total domínio da bola, criando inúmeras jogadas que se tornaram clássicas do esporte e inclusive modificando a própria forma como jogadores atuam em campo. Detentor de diversos títulos, atuou quase toda a sua carreira pelo Santos Futebol Clube, pelo qual conquistou seis Campeonatos Brasileiros, duas Libertadores, duas Copas Intercontinentais, dez Campeonatos Paulistas e três Torneios Rio-São Paulo, entre outros títulos, além de ter se tornado pelo clupe o primeiro jogador da história a marcar mil gols.

Ídolo da Seleção Brasileira, foi o principal jogador ao longo de mais de uma década, sendo o principal nome na conquista do primeiro título mundial do Brasil, em 1958. Também participou da conquista do bicampeonato em 1962 e fez parte da icônica seleção de 1970, que conquistou o tricampeonato e a Taça Jules Rimet para o Brasil. Após o fim de sua carreira futebolística, tornou-se Embaixador da Boa Vontade da UNESCO em 1994 e, em 1995, foi nomeado Ministro do Esporte por Fernando Henrique Cardoso.

Maior futebolista do país, Pelé redefiniu a maneira como o esporte era jogado, não apenas no Brasil como no resto do mundo todo. Em agosto de 2021, ele foi diagnosticado com câncer de cólon e se submeteu a um tratamento quimioterápico, que se mostrou não responsivo em dezembro desse ano. O atleta faleceu em 29 de dezembro, em decorrência de uma falência múltipla de órgãos causada pelo câncer. Ele tinha 82 anos.

MENÇÕES HONROSAS

Peter Bogdanovich, cineasta, crítico e historiador de cinema estadunidense, que fez parte da geração de diretores conhecida como Nova Hollywood e dirigiu os filmes A Última Sessão de Cinema, Essa Pequena é uma Parada, Lua de Papel e o documentário tributo Directed by John Ford, além de ter participado da série A Família Soprano como ator e diretor. Faleceu em 6 de janeiro, aos 82 anos, vítima de Mal de Parkinson.

Bob Saget, ator e comediante estadunidense, conhecido principalmente por seu papel como Danny Tanner nas séries Full House e seu spin-off Fuller House. Fi encontrado morto em seu quarto de hotel, tendo falecido em 9 de janeiro, aos 65 anos, devido a um traumatismo craniano.

Gaspard Ulliel, ator francês que ficou conhecido por interpretar o jovem Hannibal Lecter em Hannibal - A Origem do Mal, além de ter atuado em filmes como Saint Laurent e É Apenas o Fim do Mundo e na série Cavaleiro da Lua. Também foi garoto propaganda do perfume Bleu de Chanel por quase 12 anos. Faleceu em 19 de janeiro, aos 37 anos, após sofrer um acidente de esqui em Savoie, na França.

Isaac Bardavid, ator e uma das vozes mais conhecidas da dublagem nacional, tendo dublado personagens icônicos como Wolverine (X-Men), Freddy Krueger (A Hora do Pesadelo), Esqueleto (He-Man), Tigrão (Ursinho Pooh) e Dr. Robotnik (Sonic). Também atuou em telenovelas como A Escrava Isaura, O Astro e A Padroeira. Faleceu em 1 de fevereiro, aos 90 anos de idade, em decorrência de um efisema pulmonar.

Ivan Reitman, cineasta, roteirista e produtor eslovaco radicado no Canadá. É conhecido principalmente por seus sucessos na comédia, entre os quais se destacam Os Caça-Fantasmas, Um Tira no Jardim de Infância, Irmãos Gêmeos, Recrutas da Pesada, Meatballs, Space Jam e Amor Sem Escalas. Faleceu enquanto dormia em 12 de fevereiro, aos 75 anos, de causas naturais.

Paulinha Abelha, cantora brasileira de forró eletrônico, conhecida como a Musa do Forró, e que foi uma das principais integrantes da banda Calcinha Preta. Faleceu em 23 de fevereiro, aos 43 anos, vítima de uma infecção no sistema nervoso.

Alan White, baterista e compositor britânico, conhecido por integrar a banda de rock progressista Yes. Também participou de inúmeras gravações para a Plastic Ono Band e para artistas como George Harrison, Terry Reid e Ginger Baker, além de ter participado das gravações de "Imagine", de John Lennon, faleceu em 26 de maio, aos 72 anos. A causa da morte não foi divulgada, sendo que o anúncio oficial da Yes dizia apenas que ele sofreu de uma "doença breve".

Philip Baker Hall, ator estadunidense, com mais de 140 aparições em filmes e séries, entre os quais se destacam Magnólia, Boogie Nights, O Todo Poderoso, O Show de Truman, A Hora do Rush, O Talentoso Mr. Ripley e Argo. Faleceu em 12 de junho, aos 90 anos. A causa não foi divulgada.

Kazumi Takahashi, mangaká japonês, mais conhecido por ter sido o criador da franquia Yu-Gi-Oh!, que mais tarde levou à criação do jogo de cartas do mesmo nome. Seu corpo foi encontrado nas águas da cidade de Nago em 6 de julho. Mordidas foram encontradas em seu corpo, supostamente causadas por tubarões.

Paul Sorvino, ator americano de ascendência italiana. Obteve sucesso interpretando figuras de autoridades no cinema, tanto na lei quanto no crime, e seus principais papéis incluem os filmes Os Bons Companheiros e Dick Tracy e a série Law & Order. Faleceu em 25 de julho, aos 83 anos, de insuficiência cardíaca.

Anne Heche, atriz e diretora estadunidense, conhecida por seus papéis nas séries Men in Trees, Hung, Save Me, The Brave e Aftermath, além de inúmeros filmes como If These Walls Could Talk, Eu Sei o que Vocês Fizeram no Verão Passado, Donnie Brasco e Volcano. Em 5 de agosto, sofreu dois acidentes de carro que a deixaram em coma. Após ser constatada uma hipóxia cerebral, tornou-se inesperado que ela sobrevivesse e, em 14 de agosto, Anne foi retirada do suporte à vida e faleceu aos 53 anos.

Claudia Jimenez, atriz e humorista brasileira, que fez sua estreia em 1978, com Ópera do Malandro, e participou de inúmeros shows de humor como Os Trapalhões, Viva o Gordo, Chico Anysio Show e A Escolhinha do Professor Raimundo. Também atuou em novelas consagradas, como Eu Prometo e Ti Ti Ti, além de filmes como O Corpo; Gabriela, Cravo e Canela; e Romance da Empregada. Faleceu em 20 de agosto, aos 63 anos, vítima de insuficiência cardíaca causada por um câncer no mediastino.

Louise Fletcher, atriz estadunidense, que participou de filmes como Águias em Alerta, O Jardim dos Esquecidos e Chamas da Vingança, mas que ficou especialmente famosa por seu papel como a enfermeira Ratched em Um Estranho no Ninho, pelo qual venceu o Oscar. Faleceu em 23 de setembro, aos 88 anos, de causas naturais.

Coolio, rapper, ator, chef e produtor de discos estadunidense, vencedor do Grammy pelo seu sucesso "Gangsta's Paradise", tema do filme Mentes Perigosas. Também era conhecido por singles como "Fantastic Voyage" e "C U When U Get There". Em 28 de setembro, foi encontrado inconsciente no chão do banheiro e faleceu antes da chegada dos primeiros socorros, aos 59 anos. Segundo seu advogado, a morte parece ter sido causada por um ataque cardíaco.

Robbie Coltrane, ator e comediante escocês, famoso por sua interpretação do personagem Rúbeo Hagrid na saga Harry Potter e pelo seu papel como Valentin Zukovsky em 007 contra GoldenEye e 007 - O Mundo Não É o Bastante. Faleceu em 14 de outubro, aos 72 anos, em decorrência de uma falência múltipla de orgãos.

Leslie Jordan, ator e escritor estadunidense, que ficou famoso por seus muitos personagens na televisão, em especial nas séries Will & Grace, Hearts Afire, American Horros Story, The Cool Kids e Call Me Kat. Faleceu em 24 de outubro, aos 67 anos, após sofrer um acidente de carro em Los Angeles.

Jerry Lee Lewis, cantor, compositor e pianista estadunidense, dito como um dos pioneiros do rock & roll. Ficou eternizado por suas músicas de rock e rockabilly, entre as quais se destacam "Crazy Arms", "Whola Lotta Shakin' Goin' On", "Breathless", "Great Balls of Fire" e "High School Confidential". Faleceu em 28 de outubro, aos 87 anos, de causas naturais. Ele já havia sofrido um derrame em 2019, mas havia se recuperado.

Rolando Boldrim, cantor a apresentador brasileiro que ficou conhecido por seu papel na divulgação da cultura nacional, em especial através de programas como o Som Brasil, Empório Brasil e Sr. Brasil. Seus esforços foram reconhecidos no tema do desfile de 2010 da escola de samba Pérola Negra. Faleceu em 9 de novembro, aos 86 anos, devido a uma insuficiência respiratória e renal.

Brad William Henke, ator estadunidense e jogador de futebol americano que ganhou destaque ao interpretar um dos antagonistas na série da Netflix Orange Is The New Black. Faleceu em 29 de novembro, aos 56 anos, de causa não divulgada.

Angelo Badalamenti, compositor ítalo-americano, conhecido principalmente por sua parceria com David Lynch, para quem compôs as trilhas sonoras de Veludo Azul, Twin Peaks e Cidade dos Sonhos. Faleceu em 11 de dezembro, aos 85 anos, vítima de causas naturais.

Pedro Paulo Rangel, ator, diretor e tradutor brasileiro, famoso por seus papéis em novelas como Dinheiro Vivo, Bicho do Mato, Gabriela, O Noviço e O Pulo do Gato. Também participou de diversos programas humorísticos, como Viva o Gordo, TV Pirata e Minha Nada Mole Vida. O ator já lutava há tempos contra um efisema pulmonar e faleceu em 21 de dezembro, aos 74 anos.

Reynaldo Boury, diretor de televisão brasileiro, famoso pelas novelas Redenção, a maior de todos os tempos. Também dirigiu as novelas Amor e Revolução, Carrossel e Chiquititas. Faleceu em 25 de dezembro, aos 90 anos, em decorrência de um choque séptico.

Linda de Suza, uma das mais famosas cantoras portuguesas, famosa pela sua interpretação da canção "Un Portugais", além das canções "Uma Moça Chorava", "Une fille de tous les pays", "José aime Linda" e "Meu Lírio Roxo". Faleceu em 28 de dezembro, aos 74 anos, vítima de COVID-19.

Bárbara Walters, apresentadora de notícias estadunidense que se tornou a primeira mulher a apresentar um telejornal na Rede ABC News, em 1976. Também é conhecida pelo seu trabalho nos programas 20/20 e The View. Faleceu em 30 de dezembro, aos 93 anos, de causa não divulgada.

confira o trailer

Análise & Opinião

2022 se foi, mas levou consigo inúmeras pessoas queridas, grandes personalidades do cinema, do teatro, da música e da cultura em geral. Com a passagem para o novo ano, relembramos aqueles que nos deixaram e honramos sua memória.

escrito por
Luis Henrique Franco
31/12/2022
nascimento

2022 se foi, mas levou consigo inúmeras pessoas queridas, grandes personalidades do cinema, do teatro, da música e da cultura em geral. Com a passagem para o novo ano, relembramos aqueles que nos deixaram e honramos sua memória.

escrito por
Luis Henrique Franco
31/12/2022

2022 está prestes a acabar. Mais um ano se esvai, abrindo espaço para o próximo que começa. Infelizmente, não há como a passagem do tempo não levar algumas pessoas queridas consigo, e 2022 não foi exceção. Grandes artistas, atores e atrizes renomados, ídolos das grandes eras do cinema, da TV, da música e da cultura se despediram de nós esse ano, deixando conosco sua memória e saudade.

Com a chegada de um novo ano, relembraremos aqueles que não mais nos acompanham nessa caminhada. Eles podem ter partido desse mundo, mas estarão sempre presentes nas nossas memórias e em suas obras imortais.

SIDNEY POITIER

Sidney Poitier foi um ator, diretor e diplomata bahamense estadunidense. Iniciou sua carreira nos anos 50 e se tornou uma das grandes estrelas das décadas de 60 e 70, tendo atuado em diversos filmes clássicos, entre os quais se destacam Uma Voz nas Sombras, pelo qual recebeu o Oscar e o Globo de Ouro de Melhor Ator em 1964, A Maior História de Todos os Tempos, Ao Mestre com Carinho, No Calor da Noite, Adivinhe Quem Vem para o Jantar, Noites Sem Fim e A Organização.

Para além de suas atuações marcantes, porém, Poitier também foi uma figura essencial na luta por igualdade e por maiores direitos para a população negra, em especial no que diz respeito à diversidade e representatividade em Hollywood. Vários historiadores do cinema o chamam de "a primeira estrela de cinema negra de Hollywood", e seus papéis e a luta para consegui-los foram essenciais para abrir portas para atores negros obterem novas oportunidades em filmes e conquistarem papéis que não estereotipassem personagens negros e os retratassem como protagonistas em suas próprias histórias. Mais do que isso, sua figura e influência marcante pavimentaram o caminho para negros no cinema mainstream e o elevarem a uma das figuras mais importantes de Hollywood no século 20 e em toda a sua história.

Poitier faleceu em 6 de janeiro de 2022, aos 94 anos, vítima de uma insuficiência cardíaca.

ELZA SOARES

Elza Soares foi uma cantora, compositora e puxadora de samba-enredo brasileira. Começou sua carreira de cantora em 1953 e fez enorme sucesso ao longo dos anos 60, lançando diversas músicas que alcançaram o topo das paradas de sucesso, entre os quais se destacam "Se Acaso Você Chegasse", "Boato", "Cadeira Vazia", "Só Danço Samba", "Mulata Assanhada" e "Aquarela Brasileira". Várias de suas músicas falavam de temas como romance, racismo e feminismo, e foi uma voz ativa na luta contra discriminação racial nas gravadoras brasileiras e pela exaltação do samba nacional.

No ano 2000, foi eleita "Melhor Cantora do Milênio" pela BBC em Londres, após se apresentar em um concerto com Gal Costa, Chico Buarque, Caetano Veloso, Gilberto Gil e Virgínia Rodrigues e, em 2002, recebeu uma indicação ao Grammy pelo álbum Do Cóccix Até o Pescoço. Em 2015, lançou A Mulher do Fim do Mundo, primeiro álbum de sua carreira só com músicas inéditas e que abordavam temas como sexo, morte e negritude. Foi enredo da Unidos de Cabuçu, no carnaval de 2012, e da Mocidade Independente de Padre Miguel, em 2019. Em 2021, tornou-se Imortal da Academia Brasileira de Cultura.

Elza Soares faleceu em 20 de janeiro, aos 91 anos de idade, vítima de causas naturais.

MEAT LOAF

Michael Lee Aday, conhecido pelo nome artístico Meat Loaf, foi um músico, cantor, compositor e ator estadunidense. Ficou extremamente conhecido pelo seu álbum Bat Out of Hell. Como ator, participou dos filmes The Rocky Horror Picture Show, Os Loucos do Alabama, Spice World e Clube da Luta.

Em sua carreira musical, ficou também conhecido pelos álbuns Bad Attitude e Blind Before I Stop e recebeu o Grammy Award pelo seu single "I'd Do Anything For Love (But I Won't Do That)". Suas músicas se tornaram parte de inúmeras trilhas sonoras do cinema, incluindo "Standing on the Outside" da série Miami Vice, e "Kickapoo" de Tenacious D - Uma Dupla Infernal.

Notório defensor do movimento antivacina, Meat Loaf faleceu em 20 de janeiro, aos 74 anos de idade, devido a complicações causadas por COVID-19.

WILLIAM HURT

William Hurt foi um ator estadunidense que se tornou famoso nos Anos 80, principalmente após protagonizar o filme O Beijo da Mulher Aranha, pelo qual recebeu o Oscar de Melhor Ator. O filme obteve enorme sucesso da crítica, entrou na lista dos 100 melhores filmes brasileiros de todos os tempos e levou Hurt a ganhar o Prêmio de Melhor Interpretação Masculina no Festival de Cannes, além do BAFTA de Melhor Ator. Após esse sucesso, o ator apareceu em outras grandes produções como Filhos do Silêncio, Nos Bastidores da Notícia, O Turista Acidental, AI - Inteligência Artificial, A Vila, Syriana e Mr. Brooks.

Nos anos mais recentes, Hurt se tornou uma presença constante no Universo Cinematográfico da Marvel, atuando como o General Thaddeus Ross nos filmes O Incrível Hulk, Capitão América: Guerra Civil, Vingadores: Guerra Infinita, Vingadores: Ultimato e Viúva Negra.

William Hurt faleceu em 13 de março, aos 71 anos de idade, vítima de um câncer de próstata.

TAYLOR HAWKINS

Taylor Hawkins foi um músico estadunidense, mais conhecido por ter sido o baterista da banda Foo Fighters. Antes disso, porém, chegou a tocar junto de Alanis Morissette na sua turnê Can't Not tours, e para a a banda experimental progressiva Sylvia, que mais tarde mudaria seu nome para Anyone. Ingressou no Foo Fighters em 1996, após um desentendimento entre Dave Grohl e o antigo baterista, William Goldsmith, ficando na banda até a sua morte.

Para além de baterista, Hawkins também demonstrava talento como vocal e guitarrista, tendo aparecido como vocal em músicas como "Cold Day in the Sun" e nos covers de "Have a Cigar" e "Life of Illusion".

Hawkins faleceu em 25 de março, aos 50 anos. a banda Foo Foghters estava em turnê pela América do Sul e deveria se apresentar em Bogotá, quando o baterista começou a sentir dores no peito e foi atendido pela emergência, mas não resistiu. Após investigação detalhada, foi confirmado que ele morrera de overdose.

LYGIA FAGUNDES TELLES

Lygia Fagundes Telles foi uma escritora, romancista e contista brasileira, dita por inúmeros historiadores como a "dama da literatura brasileira" e uma das mais importantes escritoras do século XX. Fez sua estreia literária em 1938, com Porão e Sobrado, um livro de contos, com o qual já obteve enorme sucesso. Em 1944, repete o feito com Praia Viva, também de contos, enquanto também colaborava com os jornais Arcádia e A Balança. Seu primeiro romance, Ciranda de Pedra, publicado em 1954, tornou-a nacionalmente conhecida. Ao longo da década de 70, obteve seu maior sucesso e conquistou consagração internacional com alguns de seus maiores sucessos: Antes do Baile Verde, As Meninas e Seminário dos Ratos. Em 1985, ocupou a cadeira 16 da Academia Brasileira de Letras. Em 2016, tornou-se a primeira brasileira a ser indicada ao Prêmio Nobel de Literatura.

A obra de Lygia destacou-se por explorar de maneira inédita o universo feminino, rompendo o moralismo social até então vigente. Assim como Clarice Lispector, usava técnicas de fluxo de consciência e monólogo interior para alçá-las a protagonistas de suas histórias, personagens inquietas e vulneráveis a reflexões psicológicas, que se movem em aparente espontaneidade como representação irônica da sociedade. Também explorou bastante outros temas, como a vida nas grandes cidades, e alguns temas polêmicos, como drogas, adultério e amor, e realizando uma fusão do fantástico à realidade do espaço urbano. E enquanto seus romances apresentam essa estrutura realista e modernista, seus contos refletem o romantismo fantástico e o mistério de autores como Edgar Allan Poe, assumindo também uma tendência surrealista.

A autora faleceu em 3 de abril, aos 103 anos, vítima de causas naturais.

VANGELIS

Evángelos Odysséas Papathanassíu, conhecido como Vangelis, foi um músico grego, que explorou bastante os gêneros neoclássico, progressivo e música eletrônica em sua carreira. Lançou seu primeiro álbum em 1974 e, na mesma época, participou de diversos ensaios da banda progressiva Yes. Tendo fundado seu próprio estúdio, o Nemo Studios, iniciou a publicação de uma série de álbuns respeitados na música eletrônica.

Suas obras mais famosas, no entanto, certamente figuram entre as muitas trilhas sonoras que compôs ao longo dos anos 80 e 90. Dentre essas, a mais famosa é o tema de Carruagens de Fogo, que lhe rendeu um Oscar de Melhor Trilha Sonora Original. O músico também produziu as trilhas de grandes filmes do diretor Ridley Scott, como Blade Runner e 1492 - A Conquista do Paraíso. Também foi o compositor dos temas usados na série Cosmos, de Neil DeGrasse Tyson.

Vangelis faleceu em 17 de maio, aos 79 anos, enquanto recebia tratamento para COVID-19 em um hospital na França.

RAY LIOTTA

Ray Liotta foi um ator e produtor estadunidense. Obteve seu primeiro papel como protagonista em 1986, no filme Totalmente Selvagem, pelo qual foi indicado ao Globo de Ouro. Em 1989, retratou um fantasma em Campo dos Sonhos. Seu papel mais conhecido, entretanto, foi o do mafioso Henry Hill no clássico de Martin Scorsese, Os Bons Companheiros, que lhe rendeu notoriedade e fama internacional.

Com o sucesso obtido com Scorsese, Liotta continuou atuando em filmes de ação e investigação, tendo arranjado um papel em Obsessão Fatal logo em seguida. Também fez diversos papéis na televisão, tendo obtido um Emmy de Melhor Ator Convidado por sua participação em ER.

Liotta faleceu em 26 de maio, aos 67 anos, vítima de um ataque cardíaco.

MILTON GONÇALVES

Milton Gonçalves foi um ator, diretor e produtor brasileiro. Considerado um dos mais importantes atores do país, desempenhou papéis importantes em diversas áreas do cinema e recebeu diversos prêmios de destaque, tendo sido o primeiro ator negro a receber o Troféu Mario Lago por sua contribuição artística.

Começou sua carreira com projetos na Rede Globo, como Rua da Matriz, Rosinha do Sobrado e A Moreninha. Ao longo dos anos 70, participou de produções como Gabriela, Roque Santeiro, Pecado Capital, O Pulo do Gato e Sinal de Alerta. Também esteve na novela O Rei do Gado e na minissérie Dona Flor e Seus Dois Maridos. No cinema, ganhou destaque por sua atuação nos filmes O Beijo da Mulher Aranha, O Homem Nu, Rainha Diaba, Eles Não Usam Black-Tie, As Filhas do Vento e Carandiru.

Milton faleceu em 30 de maio, aos 88 anos, por consequência de problemas de saúde causados por um AVC sofrido em 2020.

JAMES CAAN

James Caan foi um ator estadunidense, muito conhecido por ter interpretado o personagem Sonny Corleone na trilogia O Poderoso Chefão. Antes, já havia se destacado em seu papel em El Dorado, mas foi o filme de Coppolla que lhe rendeu enorme fama e, com sua carreira em ascensão, começou a participar de inúmeros outros projetos, ficando conhecido por suas atuações em Eraser, Rollerball, Funny Lady, Jardins de Pedra, Dick Tracy e, principalmente, Misery. Na televisão, também fe alguns papéis curtos em séries como Las Vegas e Hawaii Five-0.

Caan faleceu em 6 de julho, aos 82 anos. A causa da morte não foi divulgada.

NICHELLE NICHOLS

Nichelle Nichols foi uma atriz, cantora e dançarina estadunidense. Seu papel de maior destaque foi o da Tenente Uhura na série clássica de Star Trek, onde ela se alçou a ícone da cultura pop. Por esse papel, se tornou uma das primeiras atrizes negras a ter um papel de destaque em uma grande produção televisiva,e um marco importante para a diversidade no cinema e na tv. Ela voltou a interpretar o papel em seis filmes da franquia, e também em Star Trek: The Animated Series.

Para além de Uhura, Nichols também fez papéis em outras séries e filmes, realizando pontas em Futurama, na série animada Os Gárgulas e em Batman: The Animated Series, além de desempenhar um papel recorrente na segunda temporada de Heroes.

A atriz faleceu em 30 de julho, aos 89 anos, vítima de causas naturais.

JÔ SOARES

Jô Soares foi um apresentador de tv e humorista brasileiro, além de escritor, dramaturgo, diretor de teatro e artista plástico. Iniciou sua carreira em 1956, no programa Praça da Alegria, onde permaneceu por dez anos, indo logo em seguida para sua única novela, Ceará contra 007. A partir de então, começou a se destacar em programas humorísticos pela Rede Globo, entre os quais se destacam o Viva o Gordo, seu primeiro programa solo, iniciado em 1981, e o Programa do Jô, que foi ao ar de 2000 até 2016. Possuía também vários trabalhos aclamados no cinema, como De Pernas pro Ar, O Homem de Sputnik e A Mulher de Todos.

Também se destacou em sua carreira como escritor, tendo escrito obras de mistério e investigação que se aproveitavam de sue humor preciso e bastante crítica, como em As Esganadas, O Xangô de Baker Street, O Homem que Matou Getúlio Vargas e Assassinatos na Academia Brasileira de Letras.

Jô Soares faleceu em 5 de agosto, aos 84 anos, vítima de uma insuficiência renal e cardíaca, enquanto estava internado no hospital para tratar de uma pneumonia.

OLIVIA NEWTON-JOHN

Olivia Newton-John foi uma cantora e atriz britânica. Lançou seu primeiro álbum em 1971, mas só obteve sucesso nos Estados Unidos em 1973, com o lançamento da música "Let Me Be There", que inclusive lhe rendeu um Grammy de Melhor Cantora Country do Ano. Em 1974, ela representou o Reino Unido no Festival Eurovisão de Canção, com a sua interpretação da música "Long Live Love", que acabou terminando em quarto lugar. Logo em seguida, emplacou um novo single "I Honestly Love You".

Em 1978, Olivia havia atingido o ápice da sua carreira quando estrelou no filme Grease - Nos Tempos da Brilhantina, no qual contracenou com John Travolta. O filme alavancou sua carreira no cinema e se tornou um enorme sucesso, atingindo a maior bilheteria daquele ano. Olivia atingiu novos sucessos com os singles do filme, que incluíram "You're The One That I Want", "Summer Nights" e "Hopelessly Devoted to You". Essa última lhe rendeu uma indicação ao Oscar em 1979.

Desde 1992, Olivia revelou que lutava contra um cancro da mama, tendo vencido a doença em 3 ocasiões. Em 2017, contudo, o cancro se espalhou para os ossos. Em 8 de agosto de 2022, ela sucumbiu à doença, aos 73 anos.

WOLFGANG PETERSEN

Wolfgang Petersen foi um cineasta, diretor e roteirista alemão, que ganhou fama ao longo dos anos 70 e 80. Começou a ganhar destaque em 1974, quando dirigiu seu primeiro longa, o filme alemão Einer von uns beider, que chamou a atenção do Bavaria Film por sua competência técnica e levou o instituto a colocar o diretor no comando do sucesso O Barco - Inferno em Alto-Mar, produzido com o intuito de antagonizar estereótipos dos filmes de guerra estadunidenses e que obteve seis indicações ao Oscar, incluindo Melhor Diretor e Melhor Roteiro.

Após o sucesso de O Barco, assumiu a produção de A História Sem Fim, obra de fantasia que se tornou o filme mais caro da Alemanha no pós-guerra, antes de se mudar para os Estados Unidos, onde trabalhou em inúmeras produções de gêneros diferentes em Hollywood, entre as quais se destacam Inimigo Meu, Na Linha de Fogo, Força Aérea Um, Mar em Fúria, Tróia e o remake de Poseidon.

Petersen faleceu em 12 de agosto, aos 81 anos de idade, devido a um câncer de pâncreas.

ELIZABETH II

Elizabeth Alexandra Mary assumiu o trono do Reino Unido em 1952 e reinou por mais de setenta anos como rainha da Comunidade Britânica. Tornou-se a primeira monarca feminina soberana da Casa de Windsor, chefe da Commonwealth, Governadora Suprema da Igreja da Inglaterra e Comandante Suprema das Forças Armadas do Reino Unido. Seu papel político abrangeu grandes áreas e, como representante ativa de sua nação, atingiu uma popularidade que a alçou a ícone da cultura britânica durante todo o seu reinado.

Tendo assumido o trono aos 25, reinou por um período de intensas mudanças no mundo. Seu reinado atravessou a crise na Irlanda do Norte, os conflitos no Canal de Suez, a descolonização da África, a adesão do Reino Unido às Comunidades Europeias e sua mais recente saída da União Europeia e a pandemia de COVID-19. Também enfrentou a crise dos anos 70-80 e o neoliberalismo de Margaret Thatcher. Foi a primeira rainha cuja coroação foi televisionada, enfrentou os protestos de sua irmã Margaret e diversas crises familiares envolvendo seus filhos (que vão desde o conturbado relacionamento entre Charles e Diana até os escândalos sexuais do príncipe Andrew).

Elizabeth reinou por 70 anos e passou por 15 primeiros-ministros em seu tempo de governo. Sua imagem moldou muito da cultura e da tradição britânica na segunda metade do século XX e seu reinado foi caracterizado como um de tradição e de preservação da monarquia ao longo do século, abrindo espaço para novas tendências e algumas mudanças de regras, mas sempre se esforçando para manter a coroa intacta em meio a tempos turbulentos.

A rainha faleceu em 8 de setembro, aos 96 anos, de causas naturais, e foi sucedida no trono por seu filho mais velho, Charles, que se tornou o rei Charles III.

JEAN-LUC GODARD

Jean-Luc Godard foi um cineasta, roteirista e crítico de cinema franco-suiço, conhecido como um dos principais expoentes da Nouvelle vague francesa dos anos 60, que criticava principalmente a "Tradição de Qualidade" do cinema francês, enfatizando ofício sobre inovação e privilegiando diretores já consagrados em detrimento de novos artistas dados à experimentação. Suas obras desafiam tanto essas convenções quanto as de Hollywood. Tornou-se o diretor mais influente e radical do movimento, com grandes abordagens sobre cinema, política e filosofia em seus filmes, em geral apresentando uma filosofia existencial e marxista.

Seu primeiro filme foi À bout de souffle, na qual adotou inovações narrativas e filmou com a câmera na mão, algo até então inimaginável. Depois do primeiro impacto, continuou a revolucionar o cinema com filmes como Vivre sa vie, O Desprezo, Alphaville, Pierrot le fou, La chinoise e Une femme est une femme. Voltou-se mais para o cinema político a partir dos movimentos de maio de 68, fundando o grupo de cinema Dziga Vertov e lançando produções como Pravda, Le Vent d'est, Passion e Je vous salue Marie.

Godard cometeu suicídio assistido em 13 de setembro, aos 91 anos de idade.

ANGELA LANSBURY

Angela Lansbury foi uma atriz de teatro, cinema e tv britânica. Já em seu primeiro trabalho no cinema, o filme Gaslight, foi indicada para o Oscar de Melhor Atriz Coadjuvante. Logo depois, atuou no filme A Mocidade É Assim e na adaptação de O Retrato de Dorian Gray, pelo qual foi novamente indicada ao Oscar. Ao longo dos anos 50 e 60, apareceu em inúmeras outras produções de sucesso, como Os Três Mosqueteiros, O Mercador de Almas, Feitiço Havaiano e Sob o Domínio do Mal, pelo qual foi indicada pela terceira vez ao Oscar de Atriz Coadjuvante. Em 1991, interpretou a voz de Mrs. Potts em A Bela e a Fera.

Também obteve grande sucesso no teatro, sendo reconhecida pelo New York Times como "A primeira dama do teatro". Recebeu um Tony pelo seu papel em "Mame", apresentação cujo sucesso a alçou à fama na Broadway e a impulsionou a promover inúmeras causas humanitárias. Entre seus demais sucessos teatrais, estão as peças "Dear World" e "Gipsy", nas quais ganhou mais dois Tonys, e o musical de Stephen Sondheim, "Sweeney Todd: O Barbeiro Demoníaco da Rua Fleet".

Angela faleceu em 11 de outubro, aos 96 anos, de causas naturais.

GAL COSTA

Gal Costa foi uma cantora e compositora brasileira, considerada por muitos críticos como uma das vozes mais versáteis da música contemporânea. Estreou na música no espetáculo Nós, Por Exemplo..., de 1964. Em 1966, participou do I Festival Internacional de Canção, interpretando a música "Minha Senhora", de Gilberto Gil e Torquato Neto. Em 1967, lançou Domingo, seu primeiro LP, ao lado de Caetano Veloso. Também participou do disco Tropicalia ou Panis et Circensis com as músicas "Mamãe Coragem", "Parque Industrial", "Enquanto Seu Lobo Não Vem" e "Baby", seu primeiro sucesso solo. Nessa época, também lançou seu álbum Gal!, reconhecido como uma obra mais psicodélica e um dos registros mais radicais já feitos da música brasileira.

Ao lado de Caetano e Bethania, Gal foi um dos principais nomes do movimento Tropicália eda MPB. Nos Anos 70, lançou o álbum Legal e participou do show "Fa-Tal", que trouxe sucessos como "Vapor Barato" e "Pérola Negra". Ao longo dessa década, lançaria ainda mais um álbum, Índia, e obteria novo sucesso com a gravação de "Modinha para Gabriela", tema da novela Gabriela. Nos anos 80, participa do programa Mulher 80, uma série de entrevistas abordando a temática da mulher e do papel feminino na sociedade. Nessa mesma época, gravou Aquarela do Brasil, disco que focava nas músicas de Ary Barroso. Em 1982, lançou o disco Minha Voz, no qual figuram os sucessos "Azul", "Dom de Iludir", "Luz do Sol" e "Pegando Fogo".

Com 57 anos de carreira, Gal nunca parou de cantar e de se apresentar, cativando o público por décadas da história brasileira. Em 2022, participava da turnê "As Várias Pontas de uma Estrela", no qual interpretava sucessos da MPB dos Anos 80, e era uma das atrações do Primavera Sound em São Paulo antes de ter de cancelar sua participação para retirar um nódulo na fossa nasal. Uma semana depois, Gal Costa faleceu aos 77 anos, em 9 de novembro, vítima de um mal súbito.

KEVIN CONROY

Kevin Conroy foi um ator e dublador estadunidense, conhecido principalmente por ser a voz inglesa do personagem Batman em inúmeras séries de animação. Tal papel lhe foi dado em 1992, quando o ator foi escalado em Batman: A Série Animada, e Conroy retornou ao personagem em The New Batman Adventures, Batman Beyond, Liga da Justiça, Super Choque e Superman: A Série Animada, além dos filmes Batman: A Máscara do Fantasma, Batman Beyond: O Retorno do Coringa e Batman: Mistério da Batwoman.

Conroy também participou de inúmeras séries ao longo de sua carreira, incluindo sua atuação em O'Hara e Tour of Duty, além de participações Cheers, Dinasty e Matlock. Faleceu em 10 de novembro, aos 66 anos de idade, vítima de um câncer de intestino.

ERASMO CARLOS

Erasmo Carlos foi um compositor, músico, cantor, ator e instrumentista brasileiro. Foi um dos pioneiros do rock no Brasil e iniciou sua carreira acompanhando os amigos Tim Maia e Roberto Carlos em seus shows. Mais tarde, uniu-se a Roberto e a Wanderléa em suas icônicas participações no programa Jovem Guarda, onde lançou sucessos como "Gatinha Manhosa" e "Festa de Arromba".

Ao longo dos Anos 60 e 70, foi um influente compositor, trazendo em suas canções traços do rock e da bossa nova, unindo elementos da música brasileira a traços dos sucessos estadunidenses, como no samba-rock "Coqueiro Verde". Nos Anos 70, adotou uma fase existencialista, com músicas icônicas como "Sou uma Criança, Não Entendo Nada", "Cachaça Mecânica" e "Filho Único". Foi também pioneiro em seu projeto Erasmo Convida, que traz doze canções interpretadas em dueto com outros diversos artistas brasileiros.

Erasmo foi influente em toda a cultura brasileira, participando de músicas, shows, filmes e apresentações que traziam um caráter bastante único de uma nova geração de cantores que surgiram após a Jovem Guarda. O cantor faleceu em 22 de novembro, aos 81 anos, vítima de complicações causadas por uma síndrome edemigênica.

NÉLIDA PIÑÓN

Nélida Piñón foi uma escritora brasileira e integrante da Academia Brasileira de Letras, a qual já presidiu. Estreou na literatura com o romance Guia-mapa de Gabriel Arcanjo, que aborda temas como o pecado, o perdão e a relação dos mortais com Deus. Também lançou A República dos Sonhos, que reflete sobre uma família de imigrantes galícios. Entre as suas principais obras, estão os romances Fundador, A Força do Destino, Madeira Feita de Cruz e Vozes do Deserto.

Nélida ingressou na Academia Brasileira de Letras em 1989 e se tornou a primeira mulher presidente da instituição em 1996. Também fez parte da Academia de Ciências de Lisboa, da Real Academia Galega e da Academia Brasileira de Filosofia. Faleceu em 17 de dezembro, aos 85 anos, devido a complicações de uma cirurgia.

PELÉ

Edson Arantes do Nascimento, popularmente conhecido como Pelé, foi um célebre futebolista brasileiro. Conhecido como "O Rei do Futebol", encantou gerações com suas jogadas maravilhosas e seu total domínio da bola, criando inúmeras jogadas que se tornaram clássicas do esporte e inclusive modificando a própria forma como jogadores atuam em campo. Detentor de diversos títulos, atuou quase toda a sua carreira pelo Santos Futebol Clube, pelo qual conquistou seis Campeonatos Brasileiros, duas Libertadores, duas Copas Intercontinentais, dez Campeonatos Paulistas e três Torneios Rio-São Paulo, entre outros títulos, além de ter se tornado pelo clupe o primeiro jogador da história a marcar mil gols.

Ídolo da Seleção Brasileira, foi o principal jogador ao longo de mais de uma década, sendo o principal nome na conquista do primeiro título mundial do Brasil, em 1958. Também participou da conquista do bicampeonato em 1962 e fez parte da icônica seleção de 1970, que conquistou o tricampeonato e a Taça Jules Rimet para o Brasil. Após o fim de sua carreira futebolística, tornou-se Embaixador da Boa Vontade da UNESCO em 1994 e, em 1995, foi nomeado Ministro do Esporte por Fernando Henrique Cardoso.

Maior futebolista do país, Pelé redefiniu a maneira como o esporte era jogado, não apenas no Brasil como no resto do mundo todo. Em agosto de 2021, ele foi diagnosticado com câncer de cólon e se submeteu a um tratamento quimioterápico, que se mostrou não responsivo em dezembro desse ano. O atleta faleceu em 29 de dezembro, em decorrência de uma falência múltipla de órgãos causada pelo câncer. Ele tinha 82 anos.

MENÇÕES HONROSAS

Peter Bogdanovich, cineasta, crítico e historiador de cinema estadunidense, que fez parte da geração de diretores conhecida como Nova Hollywood e dirigiu os filmes A Última Sessão de Cinema, Essa Pequena é uma Parada, Lua de Papel e o documentário tributo Directed by John Ford, além de ter participado da série A Família Soprano como ator e diretor. Faleceu em 6 de janeiro, aos 82 anos, vítima de Mal de Parkinson.

Bob Saget, ator e comediante estadunidense, conhecido principalmente por seu papel como Danny Tanner nas séries Full House e seu spin-off Fuller House. Fi encontrado morto em seu quarto de hotel, tendo falecido em 9 de janeiro, aos 65 anos, devido a um traumatismo craniano.

Gaspard Ulliel, ator francês que ficou conhecido por interpretar o jovem Hannibal Lecter em Hannibal - A Origem do Mal, além de ter atuado em filmes como Saint Laurent e É Apenas o Fim do Mundo e na série Cavaleiro da Lua. Também foi garoto propaganda do perfume Bleu de Chanel por quase 12 anos. Faleceu em 19 de janeiro, aos 37 anos, após sofrer um acidente de esqui em Savoie, na França.

Isaac Bardavid, ator e uma das vozes mais conhecidas da dublagem nacional, tendo dublado personagens icônicos como Wolverine (X-Men), Freddy Krueger (A Hora do Pesadelo), Esqueleto (He-Man), Tigrão (Ursinho Pooh) e Dr. Robotnik (Sonic). Também atuou em telenovelas como A Escrava Isaura, O Astro e A Padroeira. Faleceu em 1 de fevereiro, aos 90 anos de idade, em decorrência de um efisema pulmonar.

Ivan Reitman, cineasta, roteirista e produtor eslovaco radicado no Canadá. É conhecido principalmente por seus sucessos na comédia, entre os quais se destacam Os Caça-Fantasmas, Um Tira no Jardim de Infância, Irmãos Gêmeos, Recrutas da Pesada, Meatballs, Space Jam e Amor Sem Escalas. Faleceu enquanto dormia em 12 de fevereiro, aos 75 anos, de causas naturais.

Paulinha Abelha, cantora brasileira de forró eletrônico, conhecida como a Musa do Forró, e que foi uma das principais integrantes da banda Calcinha Preta. Faleceu em 23 de fevereiro, aos 43 anos, vítima de uma infecção no sistema nervoso.

Alan White, baterista e compositor britânico, conhecido por integrar a banda de rock progressista Yes. Também participou de inúmeras gravações para a Plastic Ono Band e para artistas como George Harrison, Terry Reid e Ginger Baker, além de ter participado das gravações de "Imagine", de John Lennon, faleceu em 26 de maio, aos 72 anos. A causa da morte não foi divulgada, sendo que o anúncio oficial da Yes dizia apenas que ele sofreu de uma "doença breve".

Philip Baker Hall, ator estadunidense, com mais de 140 aparições em filmes e séries, entre os quais se destacam Magnólia, Boogie Nights, O Todo Poderoso, O Show de Truman, A Hora do Rush, O Talentoso Mr. Ripley e Argo. Faleceu em 12 de junho, aos 90 anos. A causa não foi divulgada.

Kazumi Takahashi, mangaká japonês, mais conhecido por ter sido o criador da franquia Yu-Gi-Oh!, que mais tarde levou à criação do jogo de cartas do mesmo nome. Seu corpo foi encontrado nas águas da cidade de Nago em 6 de julho. Mordidas foram encontradas em seu corpo, supostamente causadas por tubarões.

Paul Sorvino, ator americano de ascendência italiana. Obteve sucesso interpretando figuras de autoridades no cinema, tanto na lei quanto no crime, e seus principais papéis incluem os filmes Os Bons Companheiros e Dick Tracy e a série Law & Order. Faleceu em 25 de julho, aos 83 anos, de insuficiência cardíaca.

Anne Heche, atriz e diretora estadunidense, conhecida por seus papéis nas séries Men in Trees, Hung, Save Me, The Brave e Aftermath, além de inúmeros filmes como If These Walls Could Talk, Eu Sei o que Vocês Fizeram no Verão Passado, Donnie Brasco e Volcano. Em 5 de agosto, sofreu dois acidentes de carro que a deixaram em coma. Após ser constatada uma hipóxia cerebral, tornou-se inesperado que ela sobrevivesse e, em 14 de agosto, Anne foi retirada do suporte à vida e faleceu aos 53 anos.

Claudia Jimenez, atriz e humorista brasileira, que fez sua estreia em 1978, com Ópera do Malandro, e participou de inúmeros shows de humor como Os Trapalhões, Viva o Gordo, Chico Anysio Show e A Escolhinha do Professor Raimundo. Também atuou em novelas consagradas, como Eu Prometo e Ti Ti Ti, além de filmes como O Corpo; Gabriela, Cravo e Canela; e Romance da Empregada. Faleceu em 20 de agosto, aos 63 anos, vítima de insuficiência cardíaca causada por um câncer no mediastino.

Louise Fletcher, atriz estadunidense, que participou de filmes como Águias em Alerta, O Jardim dos Esquecidos e Chamas da Vingança, mas que ficou especialmente famosa por seu papel como a enfermeira Ratched em Um Estranho no Ninho, pelo qual venceu o Oscar. Faleceu em 23 de setembro, aos 88 anos, de causas naturais.

Coolio, rapper, ator, chef e produtor de discos estadunidense, vencedor do Grammy pelo seu sucesso "Gangsta's Paradise", tema do filme Mentes Perigosas. Também era conhecido por singles como "Fantastic Voyage" e "C U When U Get There". Em 28 de setembro, foi encontrado inconsciente no chão do banheiro e faleceu antes da chegada dos primeiros socorros, aos 59 anos. Segundo seu advogado, a morte parece ter sido causada por um ataque cardíaco.

Robbie Coltrane, ator e comediante escocês, famoso por sua interpretação do personagem Rúbeo Hagrid na saga Harry Potter e pelo seu papel como Valentin Zukovsky em 007 contra GoldenEye e 007 - O Mundo Não É o Bastante. Faleceu em 14 de outubro, aos 72 anos, em decorrência de uma falência múltipla de orgãos.

Leslie Jordan, ator e escritor estadunidense, que ficou famoso por seus muitos personagens na televisão, em especial nas séries Will & Grace, Hearts Afire, American Horros Story, The Cool Kids e Call Me Kat. Faleceu em 24 de outubro, aos 67 anos, após sofrer um acidente de carro em Los Angeles.

Jerry Lee Lewis, cantor, compositor e pianista estadunidense, dito como um dos pioneiros do rock & roll. Ficou eternizado por suas músicas de rock e rockabilly, entre as quais se destacam "Crazy Arms", "Whola Lotta Shakin' Goin' On", "Breathless", "Great Balls of Fire" e "High School Confidential". Faleceu em 28 de outubro, aos 87 anos, de causas naturais. Ele já havia sofrido um derrame em 2019, mas havia se recuperado.

Rolando Boldrim, cantor a apresentador brasileiro que ficou conhecido por seu papel na divulgação da cultura nacional, em especial através de programas como o Som Brasil, Empório Brasil e Sr. Brasil. Seus esforços foram reconhecidos no tema do desfile de 2010 da escola de samba Pérola Negra. Faleceu em 9 de novembro, aos 86 anos, devido a uma insuficiência respiratória e renal.

Brad William Henke, ator estadunidense e jogador de futebol americano que ganhou destaque ao interpretar um dos antagonistas na série da Netflix Orange Is The New Black. Faleceu em 29 de novembro, aos 56 anos, de causa não divulgada.

Angelo Badalamenti, compositor ítalo-americano, conhecido principalmente por sua parceria com David Lynch, para quem compôs as trilhas sonoras de Veludo Azul, Twin Peaks e Cidade dos Sonhos. Faleceu em 11 de dezembro, aos 85 anos, vítima de causas naturais.

Pedro Paulo Rangel, ator, diretor e tradutor brasileiro, famoso por seus papéis em novelas como Dinheiro Vivo, Bicho do Mato, Gabriela, O Noviço e O Pulo do Gato. Também participou de diversos programas humorísticos, como Viva o Gordo, TV Pirata e Minha Nada Mole Vida. O ator já lutava há tempos contra um efisema pulmonar e faleceu em 21 de dezembro, aos 74 anos.

Reynaldo Boury, diretor de televisão brasileiro, famoso pelas novelas Redenção, a maior de todos os tempos. Também dirigiu as novelas Amor e Revolução, Carrossel e Chiquititas. Faleceu em 25 de dezembro, aos 90 anos, em decorrência de um choque séptico.

Linda de Suza, uma das mais famosas cantoras portuguesas, famosa pela sua interpretação da canção "Un Portugais", além das canções "Uma Moça Chorava", "Une fille de tous les pays", "José aime Linda" e "Meu Lírio Roxo". Faleceu em 28 de dezembro, aos 74 anos, vítima de COVID-19.

Bárbara Walters, apresentadora de notícias estadunidense que se tornou a primeira mulher a apresentar um telejornal na Rede ABC News, em 1976. Também é conhecida pelo seu trabalho nos programas 20/20 e The View. Faleceu em 30 de dezembro, aos 93 anos, de causa não divulgada.

ARTIGOS relacionados

deixe seu comentário