Na cultura pop, uma das datas comemorativas mais celebradas é o Halloween. Nesse dia, em que as pessoas saem de casa vestidas de bruxas, fantasmas e outras criaturas assustadoras, inúmeras séries e filmes fazem uma homenagem especial a essas mesmas criaturas, introduzindo monstros, assassinos e espíritos para atormentar nossas mentes e nos aterrorizar... ou para nos fazer rir. Porque, por mais que o Halloween seja uma data associada ao terror, muitas séries cômicas também o usam para proporcionar episódios especiais.
Com a chegada do Dia das Bruxas, selecionamos alguns episódios especiais de algumas séries favoritas do público, seja de comédia ou de terror, para que você possa aproveitar essa data comemorativa, seja com risos ou com sustos.
"HALLOWEEN" - MODERN FAMILY
Como todas as sitcoms, Modern Family aproveitou muito as datas festivas para criar situações engraçadas e explorar alguns lados de seus personagens principais que nem sempre foram vistos. Mas o Dia das Bruxas certamente detém um lugar especial nessas datas comemorativas, principalmente por mostrar um lado muito mais sombrio e divertido de Claire Dunphy.
No sexto episódio da segunda temporada da série, intitulado apenas "Halloween", somos levados ao primeiro dos especiais de Halloween, na qual acompanhamos a preparação dos Dunphy para o Halloween, e a incomum animação de Claire (Julia Bowen) com a data. Aficionada por terror, ela prepara uma exibição extremamente assustadora para ser feita com a sua família com o objetivo de assustar e aterrorizar a vizinhança. Mas os problemas dos demais integrantes da família levam todos a não colaborarem com seus planos, pondo em risco sua ideia genial.

Como vários episódios da série, "Halloween" tira seu humor das diversas confusões e mal-entendidos da família. É a maneira como ele explora esse outro lado de Claire, no entanto, que o torna incrivelmente engraçado. Para uma personagem sempre vista como a mais organizada, concentrada e controladora da família Dunphy, é divertido vê-la deixar tudo isso de lado e abraçar um lado mais descontraído, entusiasmado e (talvez até um pouco demais) louco.
"THE SLUTTY PUMPKIN RETURNS" - HOW I MET YOUR MOTHER
às vezes, as séries plantam algumas questões que nem sempre se resolvem ao longo de sua duração. Em outros casos, porém, essas tramas incompletas retornam após várias temporadas e trazem uma certa satisfação do público. Ao longo de sua duração, How I Met Your Mother conseguiu divertir os fãs com algumas tramas aparentemente sem muito destaque, mas que fizeram retornos inesperados para a alegria do público. E uma dessas tramas diz respeito aos episódios de Halloween da série.
Na primeira temporada, somos informados de que Ted (Josh Radnor) teve um encontro anos atrás, em uma festa de Halloween, com uma garota desconhecida, a quem ele chama apenas de "A Abóbora Promíscua", em razão de sua fantasia. Sem saber nada sobre ela, ele continua voltando todo ano na mesma festa de Halloween, esperando encontrá-la novamente. Pois bem, na sétima temporada, esse reencontro finalmente acontece, quando Ted descobre que o nome da garota e Namoi (Katie Holmes) e tenta reaver o romance com ela. Entre as confusões que se instauram, porém, eles descobrem que não têm muito em comum.

O episódio possui vários momentos engraçados, entre o embaraço da relação sem química entre Ted e Naomi, a crise enfrentada por Barney (Neil Patrick Harris) ao descobrir que é um quarto canadense e Lily (Alyson Hannigan) tentando se convencer a mudar para o subúrbio. Entretanto, é a capacidade da série de trazer uma trama praticamente esquecida de sua primeira temporada de uma forma tão natural que torna esse episódio tão especial e dá uma sensação de conexão dentro da série como um todo.
"TREEHOUSE OF HORROR V" - OS SIMPSONS
Quando falamos de especiais de Halloween, uma das séries mais notórias nesse sentido é, definitivamente, Os Simpsons. desde a sua segunda temporada, a série duradoura realiza quase todo ano um especial bastante empolgante de halloween, que já se converteu em uma série à parte. Por causa disso, a saga "Treehouse of Horror" é um especial sempre muito esperado, no qual são criadas pequenas histórias de aproximadamente 6 minutos cada, em que os personagens regulares passam por aventuras de terror independentes. entre si.
Podemos citar qualquer um dos inúmeros especiais como um bom exemplo, mas um dos principais é certamente o episódio da sexta temporada "Treehouse of Horror V". Nesse episódio, acompanhamos 3 contos de Halloween que colocam a família em situações extremamente grotescas. No primeiro, Homer Simpson arruma um trabalho na propriedade rural do Sr. Burns e leva a sua família para lá, mas tudo dá errado quando o local começa a torná-lo louco. No segundo, uma tentativa de reparar uma torradeira faz com que Homer acidentalmente viaje no tempo. Já o terceiro apresenta um universo em que os funcionários da escola de Springfield se tornam loucos e se convertem ao canibalismo, passando a perseguir os alunos dentro da instituição.

Seja por causa das sátiras a inúmeros filmes famosos ou do terror genuíno que tais histórias podem provocar, a saga "Treehouse of Horror" se consolidou como uma das mais famosas e queridas da televisão, algo que os fãs da série animada sempre aguardam ano após ano.
"GREG PIKITIS" - PARKS AND RECREATION
No estilo de The Office, Parks and Recreation também apresentou uma trama de mockumentary, dessa vez focada nos funcionários públicos do departamento de Parques e Recreação de uma pequena cidade em Indiana. Acompanhando o dia-a-dia de trabalho no serviço público, a série diverte pelas confusões causadas pela sua protagonista, Leslie (Amy Poehler), na tentativa de resolver os inúmeros problemas locais. No episódio especial de Halloween da segunda temporada, é exatamente isso o que acontece.
A trama acompanha Leslie que, com a ajuda de seu namorado, o oficial Dave (Louis C.K.), e Andy (Chris Pratt), tenta capturar um adolescente meliante que vandaliza o departamento todo Halloween. Leslie está segura de que sabe que o vândalo é o jovem Greg Pikitis (Cody Klop), mas precisa pegá-lo no flagra para conseguir impedí-lo. Contudo, Greg é bastante esperto e desenvolve sempre um plano para conseguir escapar.

Entre a frustração de Leslie em pegar Greg no flagra e a festa de Halloween fracassada de Ann (Rashida Jones), o episódio consegue construir uma trama engraçada e que explora os lados mais absurdos de seus personagens. Pode não ser o episódio de Halloween mais tradicional de se recordar, mas possui uma boa narrativa que já demonstra como Parks and Recreation conseguiu se recuperar de seu início incerto e conquistar um público muito maior com o passar do tempo.
"THE ROCKY HORROR GLEE SHOW" - GLEE
Glee talvez não seja a série que todos pensam quando falamos em especiais, principalmente de Halloween. Com uma temática musical, é às vezes difícil encaixar músicas e números artísticos em algumas datas. Ainda assim, a série conseguiu introduzir uma história bem interessante e divertida no quinto episódio de sua segunda temporada, quando abordou o icônico musical The Rocky Horror Picture Show.
Na trama do episódio, Will (Matthew Morrison) descobre que o musical favorito de Emma (Jayma Mays) é The Rocky Horror Picture Show e decide promover uma apresentação do New Directions do musical. Mas no meio dos ensaios, ele enfrenta a oposição de Sue (Jane Lynch), que defende que tal apresentação é imprópria para alunos de um colégio, e de Carl (John Stamos), o namorado de Emma, que logo descobre suas intenções.

Entre os dramas dos personagens e os momentos bizarros, é interessante ver a série prestar tamanha homenagem ao musical, apresentando apenas as músicas do show, usando figurinos semelhantes aos do musical e trazendo questões mostradas em sua trama para dentro dos arcos dos personagens. Uma proposta divertida e que certamente ajudou a levar esse clássico do teatro e do cinema para um novo público.
"HALLOWEEN: PART 2" - AMERICAN HORROR STORY
Como uma série antológica dedicada especialmente ao terror, American Horror Story parece não precisar muito de especiais de Halloween. Não é como se esses episódios iriam se diferenciar muito dos demais no quesito susto. Ainda assim, é interessante ver como a série tratou de abordar a icônica data ao longo de suas temporadas, com destaque especial para os episódios especiais da primeira temporada.
Seguindo a temática da casa mal-assombrada, esses dois episódios acompanham os Harmon enquanto eles recebem em sua casa diversos fantasmas de antigos residentes que retornam do mundo dos mortos quando a barreira entre as dimensões fica mais fraca no Dia das Bruxas. São nesses dois especiais que vários fantasmas icônicos são introduzidos, como a esposa do Dr. Montgomery (Lily Rabe) e o casal gay que ocupou a casa antes dos Harmon (Zachary Quinto e Teddy Sears). É na segunda parte, contudo, que as coisas assumem um lado mais assustador, com a presença de Larry (Denis O'Hare) atormentando ao extremos os Harmon, ao passo que Tate (Evan Peters) tem que enfrentar o seu passado quando os fantasmas daqueles que ele matou voltam para cobrar justiça.

Obviamente, American Horror Story não depende da data do Halloween para causar medo, e comparando com as temporadas seguintes, a primeira não é a melhor de todas. Ainda assim, esse especial de Halloween foi ótimo para dar ao público o gosto do verdadeiro terror que a antologia poderia trazer ao longo de toda a sua duração.
HALLO(V)EEN" - BROOKLYN NINE-NINE
No quesito de tradições criadas pelas séries, Brooklyn Nine-Nine talvez tenha uma das melhores piadas duradouras quando falamos do Halloween. Desde a sua primeira temporada, é comum que, todo dia 31 de outubro, a delegacia se torne o palco para uma insana competição para determinar quem é o "melhor detetive/gênio". O que começou como uma pequena competição entre Jake (Andy Samberg) e Holt (Andre Braugher) logo escalonou para um evento que inclui todos os membros da equipe, e até algumas pessoas de fora também.
São várias as celebrações que podemos listar nessa lista, mas a mais especial certamente foi a ocorrida durante a quinta temporada. Tendo saído da prisão, Jake retorna pronto para surpreender a todos no Halloween. Contudo, parece que sua namorada Amy (Melissa Fumero) já entendeu todos os seus planos, e a disputa entre os dois se torna não só uma busca pelo cinturão de ouro, mas também uma tentativa desesperada de Jake de manter a grande surpresa em segredo até o final. Quando Amy parece finalmente tê-lo superado e conquistado o prêmio, Jake revela que aquilo era, na verdade, um pedido de casamento.

É sempre engraçado acompanhar as confusões do Halloween nessa delegacia, e a forma como a equipe sempre tão unida rapidamente se volta um contra o outro por conta desse prêmio tosco. A quinta temporada fornece toda a graça que podíamos esperar desse episódio, mas também nos proporciona um momento bastante singelo, em que a relação de dois dos nossos personagens favoritos é alavancada para o próximo nível de forma doce e aodrável.
"TRICK OR TREAT, FREAK" - STRANGER THINGS
Outra série que não precisaria de um especial de Halloween, Stranger Things certamente fez um bom uso de seu especial. Abordando as situações ocorridas na primeira temporada, o segundo episódio da temporada 2 serve para mostrar como os personagens estão lidando com os evento traumáticos enfrentados, além de atuar para impulsionar os novos mistérios e perigos da temporada.
Na trama, o quarteto de meninos já começa enfrentando uma situação embaraçosa: sendo os únicos que se fantasiaram para o dia de aula no Halloween, eles enfrentam a zoação de seus colegas e o embaraço indesejado. Mas tudo se complica mais tarde quando, em meio à caça por doces ou travessuras, Will (Noah Schnapp) tem uma visão do Mundo Invertido, onde confronta o Mind Flayer e é atacado por ele, revivendo os eventos traumáticos dos quais acabara de se livrar. Enquanto isso, Nancy (Natalia Dyer) visita os pais de sua amiga falecida Barb e tem de lidar com o peso na sua consciência por tê-la abandonado na noite em que foi morta.

Não exatamente um episódio especial, Stranger Things agrega o Halloween com naturalidade à sua história, sem destacá-lo muito de seus outros capítulos, como fazem outras séries. Ainda assim, esse episódio é de grande importância para a trama da segunda temporada, e consegue unir os eventos passados com as expectativas para os acontecimentos futuros. Realmente um episódio que vale a pena ser revisitado.
"EPIDEMIOLOGY" - COMMUNITY
Mais uma grande sitcom com um grande especial de Halloween, Community é uma série que tira especial proveito de situações absurdas, seja para fazer referência a filmes e histórias antigas ou apenas para colocar seus personagens em situações extremamente divertidas e incompreensíveis. Nesse episódio da segunda temporada, temos uma homenagem especial às produções de zumbis, que conseguiu criar o clima perfeita de um filme de apocalipse sem precisar, de fato, de mortos-vivos.
Na trama, o grupo de estudos de Greendale encontra-se preso dentro de uma festa de Halloween onde um surto de raiva começa a ocorrer. Uma comida estragada servida como um dos pratos principais da festa ocasionou a epidemia, que também é transmitida através da mordida dos infectados, diante dessa situação, o grupo é deixado para se defender por conta própria e precisa encontrar uma saída do local antes que seja tarde.

Um episódio repleto de confusão e situações extremas, é divertido ver a série fazendo uma homenagem tão engraçada a um dos maiores subgêneros do terror, e um que, naquele momento, começava a desfrutar de uma enorme popularidade, com diversos filmes e séries sobre o tema sendo lançados todo o ano. Mais do que fazer um especial para uma data comemorativa, uma grande série sabe usar dos temas populares a seu favor para construir suas histórias, e Community certamente soube como fazer isso.
"THE ONE WITH THE HALLOWEEN PARTY" - FRIENDS
Este é certamente um dos episódios mais icônicos de Friends, trazendo o grupo de amigos para mais uma de suas festas de celebração, em que várias intrigas são criadas entre os personagens e algumas disputas resolvidas. Friends foi uma série que trouxe vários especiais muito divertidos, mas o episódio de Halloween de sua oitava temporada é um dos mais marcantes.
Durante a festa de Halloween oferecida por Mônica (Courtney Cox) e Chandler (Matthew Perry), Uma das principais intrigas diz respeito a Phoebe (Lisa Kudrow), que conhece o noivo de sua irmã gêmea Ursula. O problema é que ele não sabe nada sobre quem Ursula é de verdade, e Phoebe entra em conflito sobre se deveria falar a verdade para ele. Enquanto isso, outra disputa explode dentro do grupo: provocados por Joey (Matt LeBlanc), Chandler e Ross (David Schwimmer) decidem realizar uma disputa de queda de braço para ver quem é o mais forte. O problema é que os dois são incrivelmente fracos, e o que deveria ser um "teste de masculinidade" logo se torna uma situação embaraçosa para ambos.

Cheio de momentos engraçados, o episódio de Halloween traz também várias fantasias memoráveis, como a fantasia de Supergirl de Phoebe, a Mulher-Gato de Mônica, o coelhinho da páscoa de Chandler e o Spudnik de Ross (que é muito facilmente confundido com um cocô). A graça do episódio está exatamente naquilo que a série tem de melhor: os relacionamentos e a química entre seus personagens.
Esses foram alguns dos principais especiais de Halloween das séries de Tv, mas muitas outras porduções apresentam seus próprios especiais, igualmente divertidos e aterrorizantes. E você, qual o seu favorito?