Baseados nas investigações reais realizadas por Ed e Lorraine Warren (interpretados nos filmes por Patrick Wilson e Vera Farmiga), a franquia Invocação do Mal é uma das mais bem-sucedidas do terror atual. Seja pela sua abordagem de casos reais, a exploração de mitos urbanos e histórias consagradas de assombração e pelo próprio emprego de fantasmas e demônios de uma forma bastante criativa, a franquia de James Wan conquistou inúmeros fãs ao longo de sua duração.
Com tantos filmes e diversos personagens memoráveis, a saga também é recheada de momentos realmente assustadores. São vários os episódios já clássicos em que as criaturas enfrentadas pelos Warren nos filmes realmente conseguiram causar pavor na audiência. Assim, como forma de nos prepararmos para a chegada do terceiro filme da saga principal, separamos alguns dos momentos mais aterrorizantes da saga, tanto dos dois primeiros filmes quanto de seus spin-offs.
TRANSMISSÃO DEMONÍACA
Annabelle: A Criação do Mal pode não ser o melhor filme da franquia, mas ainda manteve alguns momentos bastante assustadores, característicos da franquia. Contando a história da boneca demoníaca desde a sua criação até o momento em que ela é transmitida à garota que carregaria sua maldição, o filme aborda a possessão da boneca e a sua transmissão pelas suas vítimas. Uma dessas vítimas é uma pequena garota de um convento, que visitava a casa do fabricante de bonecas.
Perseguida pelo terrível demônio do brinquedo, a jovem e inocente Bee (Samara Lee) procura refúgio embaixo de uma construção, onde acredita estar a salvo da presença demoníaca. Mal sabe ela, porém, que a presença macabra já está ao seu lado, assumindo a forma da filha morta do casal de fabricantes de boneca. Em um momento de extrema tensão, as duas se observam em silêncio, até que a garota amaldiçoada começa a avançar com grande velocidade. Bee até tenta escapar, mas é capturada e possuída pelo demônio.
Uma situação como essa, com a construção de cena realizada, já seria extremamente aterrorizante. O fato de que isso está sendo feito a uma criança, no entanto, torna tudo ainda pior. A inocência da vítima afeta nosso afeto pela personagem, e desejamos de todo o coração que nada aconteça a ela. Diante desse sentimento, quando a criança é atingida pelo mal, somos levados a sentir um terror ainda maior diante do ocorrido.
O HOMEM-TORTO
Para além de Valak, o demônio profano que usa a imagem de uma Freira, Invocação do Mal 2 também apresentou uma segunda criatura macabra: o Homem Torto. Essa criatura aparece em apenas duas cenas, mas sua introdução é tão aterrorizante que o fez receber o seu próprio spin-off, ainda em produção.
No filme, o Homem-Torto faz parte de um trava-línguas que um dos filhos da família atacada usa para tentar curar a sua gagueira.. Desde o começo, é bem claro que tal conceito vai ser usado de forma assustadora, mas sua aparição surge inesperada e de maneira horrenda. Refugiados na casa de seus vizinhos, o jovem Billy Hodgson (Benjamin Haigh) começa a ouvir barulhos estranhos do lado de fora e vai até a porta dos fundos, onde o cachorro da casa parece estar vigilante. O cão, entretanto, imediatamente se transforma no terrível Homem-Torto e começa a perseguir o garoto, ameaçando matá-lo.
Como tudo em grandes franquias, o Homem-Torto pode sofrer um pouco pelo seu spin-off, perdendo a propriedade única de sua aparição singular. Talvez não seja uma boa ideia ficar utilizando essas criaturas repetidamente até que elas se desgastem. De qualquer forma, sua introdução à franquia é uma cena que mais do que merece ser lembrada.
UMA SEITA MACABRA
Sendo o primeiro spin-off da franquia, Annabelle chegou recheado de expectativa para contar a história da boneca possuída que apareceu em Invocação do Mal. Mesmo que tais expectativas não tenham sido completamente cumpridas, o filme apresentou alguns momentos bastante aterrorizantes. O primeiro deles foi a cena em que os membros da seita satânica atacam a casa dos protagonistas.
Tendo se mudado para uma nova casa, Mia (Annabelle Wallis) e John (Ward Norton) conhecem seus vizinhos, os Higgins, que comentam com eles sobre sua filha desaparecida. Na primeira noite em que os dois passam na casa, a filha dos Higgins, Annabelle, retorna com o seu companheiro da seita satânica para matar seus pais. Toda a cena é conduzida de forma a criar uma expectativa de tensão e logo em seguida lançar um susto repentino na audiência, conforme o casal de assassinos executa os pais da garota e logo em seguida parte para a casa de Mia e John.
Apesar de ser uma cena baseada predominante em jump-scares, toda a sequência se torna mais interessante pois é um dos poucos momentos em que o terror não é trazido por um elemento sobrenatural, mas sim por um casal de humanos normais. É claro que depois aprendemos sobre a relação de Annabelle Higgins com o demônio da boneca, mas naquele momento, não vemos uma garota possuída, mas sim uma psicopata assassina. A realidade dessa opção torna toda a sequência mais assustadora.
UMA CAMINHADA LENTA E ANGUSTIANTE
Valak certamente é uma figura assustadora na franquia, e sabe muito bem como deixar a audiência tensa com sua presença, mesmo antes de estar tentando provocar sustos. E ele prova isso quando começa a aterrorizar Lorraine dentro de sua própria casa.
Na cena, Lorraine e sua filha estão passando um tempo juntas na sala, quando a garota (Sterling Jerins) começa a ver a presença demoníaca em seu corredor. Tentando protegê-la, Lorraine segue a entidade até o escritório de Ed, onde é confrontada com uma cena que deixa o público aterrorizado: uma sombra na forma de uma freira caminha lentamente pela parede, sem um corpo que a dê forma visível. A figura segue com sua caminhada lenta até chegar a um quadro pintado por Ed, que mostra a exata figura que Valak assume. É só depois que ela chega ao quadro que Valak ataca Lorraine.
Toda a cena é construída de maneira exemplar, seguindo a fórmula da tensão acumulada antes do susto maior. A caminhada da sombra de Valak pela parede é lenta e cria uma enorme expectativa no público, mesmo que saibamos para onde ele vai e o que vai fazer. A tensão acumulada diante da demora da cena, contudo, é tão efetiva que eles tentaram usar a mesma técnica no spin-off A Freira, sem o mesmo sucesso.
O BARQUEIRO
Talvez um dos piores filmes da franquia, Annabelle 3 não apresenta tantas cenas realmente assustadoras. Servindo praticamente como um criador de expectativas para novos spin-offs (o filme todo explora os objetos coletados pelos Warren, no intuito de planejar filmes futuros sobre esses objetos), o filme traz pouco de realmente inovador e falha em proporcionar algum tipo de terror real para a sua audiência. Entre todas as suas tentativas fracassadas de susto, porém, existe uma que pelo menos provoca tensão no expectador: a sequência do barqueiro.
Baseado na lenda do Caronte, o barqueiro seria o responsável a levar os mortos para o além. Introduzido nesse filme através de suas moedas amaldiçoadas, o espírito funciona por não se basear em sustos em jump-scares. Suas aparições são mais sugestivas, e ele aparenta ser um espectro menos agressivo que os outros. Mesmo assim, consegue assustar por trazer consigo os espíritos dos mortos, criando momentos silenciosos e de extrema tensão quando as garotas presas na casa dos Warren precisam, por exemplo, atravessar um corredor enquanto são observadas pelos olhos de moeda dos mortos.
Está longe de ser um momento extremamente assustador, mas em um filme com tão pouco a oferecer além de sustinhos, a sequência é marcante por induzir à ansiedade, com todos aqueles rostos mortos observando as protagonistas, nos fazendo ansiar pelo que algum deles vai fazer.
FANTASMA DO LENÇOL
Existem dois tipos principais de sustos na franquia Invocação do Mal. O primeiro diz respeito e uma ansiedade e expectativa lenta, na qual sabemos que algo vai ocorrer, mas cuja construção lenta provoca um grande temor. O segundo tipo é mais direto e procura pegar o público desprevenido, criando uma situação aterrorizante de uma sequência que parecia completamente normal. Essa cena do primeiro filme é um claro exemplo dessa segunda.
Enquanto permanece na casa da família que a contratou, Lorraine Warren decide ajudar a mãe solteira nas tarefas domésticas enquanto investiga os supostos acontecimentos paranormais. Enquanto pendura a roupa no varal do lado de fora, ela parece estar sozinha em uma situação bastante tranquila. Ao menos é o que todos esperam, até um dos lençóis sair voando e ficar preso aparentemente no vazio, como se encobrisse um corpo que até então não fora visto.
Aterrorizante, a cena surge do nada e pega o espectador de surpresa. Fica muito claro para os nossos olhos que, até o momento do lençol ficar preso, não há nada ao lado de Lorraine. Um bom uso do conceito de assombração e da cena de terror que surge sem qualquer antecipação, amedrontando até mesmo os maiores conhecedores dos filmes de terror.
NADA NO ARMÁRIO
Essa cena pode ser descrita como uma das criadoras de um dos maiores clichês do terror moderno. Originário do primeiro Invocação do Mal, é uma cena caracterizada pela repetição de um som estranho vindo de um determinado lugar, apenas para que um personagem investigue o lugar sem encontrar nada e, então, ver uma figura macabra em algum outro lugar.
No caso em específico, as filhas de Carolyn Perron (Lili Taylor) estão tentando dormir, quando um barulho estranho começa a ser ouvido dentro do armário do quarto. Assustadas, as duas temem se aproximar, até que uma delas toma coragem e decide averiguar. Ao abrir o armário, porém, ela não vê nada causando o barulho. A garota, então, se volta para confortar a irmã, apenas para vê-la olhando para cima cheia de pavor. Quando se vira novamente, a irmã é atacada por uma figura demoníaca que estava em cima do armário, esperando para dar o bote.
Uma cena que certamente inspirou muitas outras em filmes subsequentes, o momento ganha muito mais tensão pela já tradicional construção lenta da tensão e pelo fato de que as vítimas envolvidas são extremamente jovens. Existe algo que faz com que o público não deseje o mal a crianças, e que torna cenas de crianças em perigo muito mais tensas e horríveis.
UMA DESCIDA AO PORÃO MACABRO
Porões nunca são locais muito divertidos de se ficar. Em filmes de terror, principalmente, eles talvez sejam o lugar que as pessoas mais deveriam evitar. Principalmente quando um demônio vingativo está atrás de você.
Em Annabelle, uma das cenas mais tensas do filme se dá quando Mia (Annabelle Wallis), vai até o porão de seu novo prédio, onde se localiza a lavanderia. Depois de colocar as roupas para lavar, ela tenta retornar ao seu apartamento, mas o elevador não funciona. Subitamente, ela se vê sozinha em um ambiente escuro, onde o espectador pode ver relances de uma figura sombria e estranha. Nesse momento, um berço é empurrado até ficar no centro da lavanderia. Desconfiada, Mia ainda assim se aproxima até quase tocar o berço, e é aí que o demônio que a aterroriza a ataca, segurando o seu braço e a marcando.
Uma coisa é certa: a franquia Invocação do Mal sabe fazer uso de cenas sugestivas, da escuridão e da construção da tensão. Mesmo que algumas de suas cenas caiam no clichê da estupidez dos personagens de filme de terror, é a forma como eles vão sugerindo que algo vai acontecer e então tomando o seu tempo para fazer isso acontecer que faz com que seus filmes ainda sejam assustadores. Pois, enquanto esperamos por algum acontecimento, nossa mente viaja em todas as possibilidades do que pode ocorrer, aumentando nossa ansiedade.
A FREIRA NO ESPELHO
Logo no início de Invocação do Mal 2, somos levados a um dos casos investigados pelos Warren, em uma casa onde uma terrível chacina ocorreu. É também ali que somos introduzidos a Valak, o grande vilão sobrenatural desse capítulo. E sua introdução é feita de uma forma bastante assustadora.
Enquanto investiga o ocorrido na casa, Lorraine Warren tem visões sobre a chacina e a forma como foi realizada. Enquanto acompanha o ocorrido, ela é levada para o porão da casa, onde estão guardadas inúmeras tralhas. Um desses objetos é um espelho, onde Lorraine tem uma visão macabra de uma figura semelhante a uma freira aparecendo atrás de si. Ao se virar, contudo, não há nada atrás dela.
Como é natural nos filmes de Invocação do Mal, essa cena constrói uma tensão que o público sabe para onde vai levar, mas que demora para de fato acontecer, aumentando nosso temor e ansiedade. Lentamente, vemos Lorraine encarar a figura da Freira no espelho, mas não ver nada atrás de si. E cada vez que ela se vira de novo, a figura está mais e mais próxima, até que ela finalmente salta do espelho e ataca Lorraine. Uma primeira aparição digna da criatura que iria aterrorizar o público durante todo aquele filme.
PALMAS MACABRAS
Uma das cenas mais clássicas e memoráveis do primeiro Invocação do Mal, esse momento ficou eternizado pela forma como planta uma expectativa na audiência e entrega algo inesperado e assustador.
A cena ocorre antes que os Warren cheguem à casa dos Perron, quando ainda estamos vendo os primeiros efeitos da presença demoníaca na casa. Nessa sequência em especial, a mãe das crianças, Carolyn (Lili Taylor) está brincando de esconde-esconde com um de seus filhos, em uma versão da brincadeira em que o escondido deve bater palmas para guiar o procurador. Nessa sequência, as palmas guiam Carolyn até a escada do porão, um local extremamente escuro e macabro. Para se guiar, Carolyn acende uma vela enquanto tenta achar seu filho do topo da escada. É nesse momento que um par de mãos surge de trás dela e bate palmas, apagando a vela.
Toda a cena é extremamente bem construída, partindo da premissa da brincadeira para incorporar o elemento sobrenatural de uma forma que o público não percebe em um primeiro momento. E mesmo depois que percebemos que algo está errado, a cena ainda nos surpreende, pois esperamos que algo salte sobre Carolyn vindo do porão, e não da escuridão atrás dela. Um momento bastante assustador ainda hoje, que mostra o melhor da saga Invocação do Mal.
Com tantos filmes, a franquia Invocação do Mal certamente causou inúmeros sustos em muita gente, e a ansiedade para ver o que Invocação do Mal 3: A Ordem do Demônio irá trazer certamente está entusiasmando inúmeros fãs. E você, qual o seu momento favorito da saga?