Análise & Opinião

Análise & Opinião

Stranger Things e os Anos 80

28/10/2017

Stranger Things está de volta, trazendo mais referências aos anos 80. Separamos algumas das principais inspirações que a série tira dessa década do cinema.

escrito por
Luis Henrique Franco

Stranger Things está de volta, trazendo mais referências aos anos 80. Separamos algumas das principais inspirações que a série tira dessa década do cinema.

escrito por
Luis Henrique Franco
28/10/2017

Uma mãe solteira com dois filhos, um delegado com um triste passado, um triângulo amoroso adolescente, um grupo de crianças curiosas, uma menina com superpoderes e um mundo repleto de monstros assustadores. Isso tudo pode ser encontrado em Stranger Things, uma das séries de maior sucesso da Netflix, que retorna para sua segunda temporada no dia 27 de outubro.

Ambientada nos anos 80, a série faz inúmeras referências a filmes de sucesso dessa época, como Conta Comigo, E.T., Alien, Os Goonies, Carrie e muitos outros, focando sempre naqueles que se assemelham mais às suas próprias temáticas, entre as quais se destacam o suspense e o mistério, a ficção, o sobrenatural, com um pouco também de horror e de comédia. Mas muito além das referências diretas, a série é construída em moldes parecidos com os filmes da década de 80, e além de referências diretas a filmes famosos, ela também apresenta aspectos em sua própria construção que remetem ao que costumava ser exibido naquela época.

O GRUPO DAS CRIANÇAS

Um dos toques mais aparentes na série Stranger Things é a presença de um grupo de crianças ocupando o papel de protagonistas da história. Toda a ação, ou pelo menos boa parte dela, gira em torno da equipe formada por Mike, Lucas, Dustin, Will e Eleven, sendo muitas vezes ocasionadas pela curiosidade das crianças, seu espírito aventureiro e de descobrir coisas e o seus próprios laços de amizade. Amizade essa que, inclusive, é um dos grandes motores da série, visto que é por gostarem bastante de Will e serem seus amigos que os outros partem para tentar desvendar o mistério de seu desaparecimento e acabam encontrando e confiando na garota Eleven.

A ideia de um grupo de amigos, em especial crianças e dando ainda maior destaque por se tratar de um grupo de crianças que são taxadas na escola como “perdedores”, está presente em alguns dos maiores clássicos da década de 80. Entre eles, o mais famoso talvez seja o filme Conta Comigo, que aborda principalmente a questão da amizade e do amadurecimento de um grupo de amigos que partem juntos para localizar o corpo de um outro garoto que havia sido morto. A jornada acaba por estreitar os laços entre eles e é repleta de lições que eles carregarão pelo resto da vida. Da mesma forma é a jornada das crianças de Stranger Things, que partem em uma missão de encontrar seu amigo perdido e acabam, no caminho, aumentando ainda mais seus laços de confiança um no outro, para que juntos possam vencer a ameaça que os ronda.

Além de Conta Comigo, outro filme clássico ao qual a série faz referência é Os Goonies. A ideia principal de ambas as produções é apresentar um grupo de crianças que se metem em aventuras fantásticas e são capazes de resolver inúmeros problemas sem a ajuda de seus pais. Esses, porém, não estaõ omissos na vida das crianças na série, mas possuem um arco de ação diferente e que envolve outras questões.

OS PODERES MENTAIS

Outro fator que acaba puxando muito da década de 80 é a própria personagem Eleven, uma menina pequena com um incrível poder telepático, sendo capaz de mover coisas com a mente e controlar pessoas e coisas, podendo inclusive usar seus poderes para ferir ou matar. Por causa disso, a menina é submetida a uma série de experimentos científicos pelo seu "próprio pai" para desvendar aquilo que é chamado de Mundo Invertido (ou Upside Down).

Na década de 80, o sobrenatural era uma constante nos filmes, e muitos chegaram a explorar a ideia de poderes mentais. Embora 'Carrie, a Estranha', seja a principal referência à ideia de jovens com poderes psicológicos e as consequências do uso desses na sociedade. Nos anos 80, uma outra produção baseada nas obras de Stephen King tomou as telas: Chamas da Vingança, estrelando uma jovem Drew Barrymore como uma menina capaz de iniciar incêndios apenas com o poder de sua mente, poder que se assemelha muito à capacidade de Eleven de moldar e distorcer materiais usando telecinese. As duas também se assemelham por terem sido parte de experiências do governo e quererem escapar desse destino.

Outra possível relação é entre Eleven e o filme Scanners, de 1981. No longa, os Scanners são um grupo de humanos com poderes sobrenaturais, capazes de controlar mentes e causar uma grande quantidade de dor, podendo até mesmo levar à morte. O poder dos Scanners é semelhante ao demonstrado por Eleven na cena em que ela e seus amigos são cercados, e ela usa seus poderes para matar todos os inimigos que tentam pegá-la.

UM MONSTRO, INÚMERAS INSPIRAÇÕES

O grande vilão da primeira temporada de Stranger Things é o Demogorgon, uma criatura carnívora que habita o Mundo Invertido e que é trazido para a nossa dimensão através de passagens abertas pela organização que tentava estudá-lo. Com uma fome voraz, um instinto ativo e uma pele quase indestrutível para humanos normais, o Demogorgon junta inúmeras características dos monstros da ficção científica dos anos 80.

Entre os principais monstros que o inspiraram, podemos citar claramente o Xenomorfo da franquia Alien. Talvez não muito parecidos fisicamente, ambos os monstros se assemelham bastante em sua forma furtiva de caçar, aproximando-se de suas presas sem que elas os notem e atacando subitamente, levando consigo os corpos abatidos e as presas ainda vivas de volta aos seus covis. Da mesma forma é a sua maneira de procriar, pois ambos utilizam-se de hospedeiros para seus embriões, infectando humanos com parasitas para que eles se desenvolvam dentro do corpo humano. A diferença é que, no caso do Xenomorfo, o filhote explode o peito do hospedeiro para sair de dentro dele, causando sua morte. Em Stranger Things, o garoto Will, que fora infectado, apenas cuspiu o filhote em uma pia e não corre tanto risco (será?).

Em seu aspecto mais físico, o Demogorgon se assemelha bastante com a criatura de O Enigma de Outro Mundo em sua forma original. O corpo grande e magro, a presença de inúmeros dentes, o rosto estranho e um pouco alongado. A Coisa, como foi chamada no filme clássico de 1982, também era um monstro devorador com um apetite insaciável. Mas, diferentemente do Demogorgon, ela conseguia assumir o rosto e a voz de pessoas e animais, tornando-a ainda mais perigosa por poder se esconder a céu aberto.

E mesmo que não se pareça muito com ele, o Demogorgon nutre uma certa semelhança com Freddy Krueger. Embora não habite um mundo de sonhos, a criatura da série vive em um outro mundo, desconhecido para nós e onde ela é o caçador supremo, perseguindo presas ao seu bel prazer. E, muito embora Freddy persiga suas vítimas apenas enquanto elas dormem, o Demogorgon possui também o mesmo estilo paciente da emboscada, de caçar uma presa solitária e indefesa, fazendo com ela o que bem entender.

GOVERNO DO MAL

Assim como em muitos outros filmes, Stranger Things nos apresenta a uma organização governamental secreta, que está realizando experimentos misteriosos com o Mundo Invertido e usando Eleven como uma forma de coletar recursos e aprender mais sobre esse novo mundo. Ao tomar ciência disso, a garota escapa e começa a ser perseguida pelos agentes de seu pai, que esperam mantê-la em segredo do resto do mundo.

Essa ideia foi muito usada em filmes ao longo dos anos, mas a organização secreta que visa usar os poderes de um ser para seu benefício próprio é muito bem vista no clássico filme de Steven Spielberg, E.T. – O Extraterrestre. No filme, o alienígena vêm à Terra para coletar recursos para sua própria pesquisa, mas acaba sendo esquecido por seus parentes. Quando sua presença é descoberta, ele passa a ser perseguido por uma agência que deseja estudá-lo para tirar proveito de seu conhecimento e seus poderes. Da mesma forma que Eleven, o E.T. acaba fazendo amizade com um grupo de jovens que buscam ajudá-lo.

SINAIS SOBRENATURAIS

Como já dissemos, o sobrenatural é algo explorado tanto na série quando em boa parte dos filmes dos anos 80, podendo assumir tanto a forma de monstros terríveis quanto de fantasmas que não se revelam aos personagens.

Em Stranger Things, após ser aprisionado no Mundo Invertido, Will começa a perambular pela sua casa, tentando mandar sinais para sua mãe e irmão. Buscando uma forma de contatá-lo do outro lado, Joyce, sua mãe, começa a espalhar luzes de natal pela casa, pois essas podem ser acendidas de acordo com a presença do garoto ou não. Ela inclusive organiza um alfabeto na parede para que Will possa lhe enviar mensagens. Essas tentativas de comunicação remetem muito às tentativas feitas pela família do filme Poltergeist, que está desesperada para ter sua filha de volta, após ela ser aprisionada em um mundo de espíritos. Com a ajuda de especialistas no assunto, os pais da garota conseguem estabelecer contato com ela a partir da televisão.

As ações de Joyce de reunir objetos que possam possibilitar sua comunicação com o filho também se assemelham bastante a um outro clássico do período, dirigido por Steven Spielberg. Da mesma maneira que ela, o personagem principal de Contatos Imediatos de Terceiro Grau começa a colecionar objetos que possibilitem seu contato com os extraterrestres. Ambos os personagens são taxados como loucos por aqueles que não compreendem seus motivos, mas no final, ambos acabam tendo razão e conseguem estabelecer o contato desejado.

Outra questão ligada ao sobrenatural na série diz respeito ao estado que Joyce se encontra. Solitária em sua casa e desesperada para encontrar seu filho, ela começa a desenvolver um comportamento obsessivo e um pouco enlouquecido, que mesmo tendo a justificativa de uma mãe procurando seu filho perdido, não deixa de ter, pelo lado mais sobrenatural uma semelhança com o comportamento do personagem Jack Torrance em O Iluminado.

Stranger Things é uma série que faz inúmeras referências e é construída de forma que todos esses elementos se encaixem perfeitamente no enredo. Com a estreia da segunda temporada, estamos ansiosos para ver quais outras referências a série irá abordar. Existe alguma outra referência de Stranger Things a um filme famoso que você percebeu? Deixe nos comentários!

botão de dar play no vídeo

Direção: 
Criação:
Roteirista 1
Roteirista 2
Roteirista 3
Diretor 1
Diretor 2
Diretor 3
Elenco Principal:
Ator 1
Ator 2
Ator 3
saiba mais sobre o filme
saiba mais sobre a série

Stranger Things está de volta, trazendo mais referências aos anos 80. Separamos algumas das principais inspirações que a série tira dessa década do cinema.

crítica por
Luis Henrique Franco
28/10/2017

Uma mãe solteira com dois filhos, um delegado com um triste passado, um triângulo amoroso adolescente, um grupo de crianças curiosas, uma menina com superpoderes e um mundo repleto de monstros assustadores. Isso tudo pode ser encontrado em Stranger Things, uma das séries de maior sucesso da Netflix, que retorna para sua segunda temporada no dia 27 de outubro.

Ambientada nos anos 80, a série faz inúmeras referências a filmes de sucesso dessa época, como Conta Comigo, E.T., Alien, Os Goonies, Carrie e muitos outros, focando sempre naqueles que se assemelham mais às suas próprias temáticas, entre as quais se destacam o suspense e o mistério, a ficção, o sobrenatural, com um pouco também de horror e de comédia. Mas muito além das referências diretas, a série é construída em moldes parecidos com os filmes da década de 80, e além de referências diretas a filmes famosos, ela também apresenta aspectos em sua própria construção que remetem ao que costumava ser exibido naquela época.

O GRUPO DAS CRIANÇAS

Um dos toques mais aparentes na série Stranger Things é a presença de um grupo de crianças ocupando o papel de protagonistas da história. Toda a ação, ou pelo menos boa parte dela, gira em torno da equipe formada por Mike, Lucas, Dustin, Will e Eleven, sendo muitas vezes ocasionadas pela curiosidade das crianças, seu espírito aventureiro e de descobrir coisas e o seus próprios laços de amizade. Amizade essa que, inclusive, é um dos grandes motores da série, visto que é por gostarem bastante de Will e serem seus amigos que os outros partem para tentar desvendar o mistério de seu desaparecimento e acabam encontrando e confiando na garota Eleven.

A ideia de um grupo de amigos, em especial crianças e dando ainda maior destaque por se tratar de um grupo de crianças que são taxadas na escola como “perdedores”, está presente em alguns dos maiores clássicos da década de 80. Entre eles, o mais famoso talvez seja o filme Conta Comigo, que aborda principalmente a questão da amizade e do amadurecimento de um grupo de amigos que partem juntos para localizar o corpo de um outro garoto que havia sido morto. A jornada acaba por estreitar os laços entre eles e é repleta de lições que eles carregarão pelo resto da vida. Da mesma forma é a jornada das crianças de Stranger Things, que partem em uma missão de encontrar seu amigo perdido e acabam, no caminho, aumentando ainda mais seus laços de confiança um no outro, para que juntos possam vencer a ameaça que os ronda.

Além de Conta Comigo, outro filme clássico ao qual a série faz referência é Os Goonies. A ideia principal de ambas as produções é apresentar um grupo de crianças que se metem em aventuras fantásticas e são capazes de resolver inúmeros problemas sem a ajuda de seus pais. Esses, porém, não estaõ omissos na vida das crianças na série, mas possuem um arco de ação diferente e que envolve outras questões.

OS PODERES MENTAIS

Outro fator que acaba puxando muito da década de 80 é a própria personagem Eleven, uma menina pequena com um incrível poder telepático, sendo capaz de mover coisas com a mente e controlar pessoas e coisas, podendo inclusive usar seus poderes para ferir ou matar. Por causa disso, a menina é submetida a uma série de experimentos científicos pelo seu "próprio pai" para desvendar aquilo que é chamado de Mundo Invertido (ou Upside Down).

Na década de 80, o sobrenatural era uma constante nos filmes, e muitos chegaram a explorar a ideia de poderes mentais. Embora 'Carrie, a Estranha', seja a principal referência à ideia de jovens com poderes psicológicos e as consequências do uso desses na sociedade. Nos anos 80, uma outra produção baseada nas obras de Stephen King tomou as telas: Chamas da Vingança, estrelando uma jovem Drew Barrymore como uma menina capaz de iniciar incêndios apenas com o poder de sua mente, poder que se assemelha muito à capacidade de Eleven de moldar e distorcer materiais usando telecinese. As duas também se assemelham por terem sido parte de experiências do governo e quererem escapar desse destino.

Outra possível relação é entre Eleven e o filme Scanners, de 1981. No longa, os Scanners são um grupo de humanos com poderes sobrenaturais, capazes de controlar mentes e causar uma grande quantidade de dor, podendo até mesmo levar à morte. O poder dos Scanners é semelhante ao demonstrado por Eleven na cena em que ela e seus amigos são cercados, e ela usa seus poderes para matar todos os inimigos que tentam pegá-la.

UM MONSTRO, INÚMERAS INSPIRAÇÕES

O grande vilão da primeira temporada de Stranger Things é o Demogorgon, uma criatura carnívora que habita o Mundo Invertido e que é trazido para a nossa dimensão através de passagens abertas pela organização que tentava estudá-lo. Com uma fome voraz, um instinto ativo e uma pele quase indestrutível para humanos normais, o Demogorgon junta inúmeras características dos monstros da ficção científica dos anos 80.

Entre os principais monstros que o inspiraram, podemos citar claramente o Xenomorfo da franquia Alien. Talvez não muito parecidos fisicamente, ambos os monstros se assemelham bastante em sua forma furtiva de caçar, aproximando-se de suas presas sem que elas os notem e atacando subitamente, levando consigo os corpos abatidos e as presas ainda vivas de volta aos seus covis. Da mesma forma é a sua maneira de procriar, pois ambos utilizam-se de hospedeiros para seus embriões, infectando humanos com parasitas para que eles se desenvolvam dentro do corpo humano. A diferença é que, no caso do Xenomorfo, o filhote explode o peito do hospedeiro para sair de dentro dele, causando sua morte. Em Stranger Things, o garoto Will, que fora infectado, apenas cuspiu o filhote em uma pia e não corre tanto risco (será?).

Em seu aspecto mais físico, o Demogorgon se assemelha bastante com a criatura de O Enigma de Outro Mundo em sua forma original. O corpo grande e magro, a presença de inúmeros dentes, o rosto estranho e um pouco alongado. A Coisa, como foi chamada no filme clássico de 1982, também era um monstro devorador com um apetite insaciável. Mas, diferentemente do Demogorgon, ela conseguia assumir o rosto e a voz de pessoas e animais, tornando-a ainda mais perigosa por poder se esconder a céu aberto.

E mesmo que não se pareça muito com ele, o Demogorgon nutre uma certa semelhança com Freddy Krueger. Embora não habite um mundo de sonhos, a criatura da série vive em um outro mundo, desconhecido para nós e onde ela é o caçador supremo, perseguindo presas ao seu bel prazer. E, muito embora Freddy persiga suas vítimas apenas enquanto elas dormem, o Demogorgon possui também o mesmo estilo paciente da emboscada, de caçar uma presa solitária e indefesa, fazendo com ela o que bem entender.

GOVERNO DO MAL

Assim como em muitos outros filmes, Stranger Things nos apresenta a uma organização governamental secreta, que está realizando experimentos misteriosos com o Mundo Invertido e usando Eleven como uma forma de coletar recursos e aprender mais sobre esse novo mundo. Ao tomar ciência disso, a garota escapa e começa a ser perseguida pelos agentes de seu pai, que esperam mantê-la em segredo do resto do mundo.

Essa ideia foi muito usada em filmes ao longo dos anos, mas a organização secreta que visa usar os poderes de um ser para seu benefício próprio é muito bem vista no clássico filme de Steven Spielberg, E.T. – O Extraterrestre. No filme, o alienígena vêm à Terra para coletar recursos para sua própria pesquisa, mas acaba sendo esquecido por seus parentes. Quando sua presença é descoberta, ele passa a ser perseguido por uma agência que deseja estudá-lo para tirar proveito de seu conhecimento e seus poderes. Da mesma forma que Eleven, o E.T. acaba fazendo amizade com um grupo de jovens que buscam ajudá-lo.

SINAIS SOBRENATURAIS

Como já dissemos, o sobrenatural é algo explorado tanto na série quando em boa parte dos filmes dos anos 80, podendo assumir tanto a forma de monstros terríveis quanto de fantasmas que não se revelam aos personagens.

Em Stranger Things, após ser aprisionado no Mundo Invertido, Will começa a perambular pela sua casa, tentando mandar sinais para sua mãe e irmão. Buscando uma forma de contatá-lo do outro lado, Joyce, sua mãe, começa a espalhar luzes de natal pela casa, pois essas podem ser acendidas de acordo com a presença do garoto ou não. Ela inclusive organiza um alfabeto na parede para que Will possa lhe enviar mensagens. Essas tentativas de comunicação remetem muito às tentativas feitas pela família do filme Poltergeist, que está desesperada para ter sua filha de volta, após ela ser aprisionada em um mundo de espíritos. Com a ajuda de especialistas no assunto, os pais da garota conseguem estabelecer contato com ela a partir da televisão.

As ações de Joyce de reunir objetos que possam possibilitar sua comunicação com o filho também se assemelham bastante a um outro clássico do período, dirigido por Steven Spielberg. Da mesma maneira que ela, o personagem principal de Contatos Imediatos de Terceiro Grau começa a colecionar objetos que possibilitem seu contato com os extraterrestres. Ambos os personagens são taxados como loucos por aqueles que não compreendem seus motivos, mas no final, ambos acabam tendo razão e conseguem estabelecer o contato desejado.

Outra questão ligada ao sobrenatural na série diz respeito ao estado que Joyce se encontra. Solitária em sua casa e desesperada para encontrar seu filho, ela começa a desenvolver um comportamento obsessivo e um pouco enlouquecido, que mesmo tendo a justificativa de uma mãe procurando seu filho perdido, não deixa de ter, pelo lado mais sobrenatural uma semelhança com o comportamento do personagem Jack Torrance em O Iluminado.

Stranger Things é uma série que faz inúmeras referências e é construída de forma que todos esses elementos se encaixem perfeitamente no enredo. Com a estreia da segunda temporada, estamos ansiosos para ver quais outras referências a série irá abordar. Existe alguma outra referência de Stranger Things a um filme famoso que você percebeu? Deixe nos comentários!

confira o trailer

Análise & Opinião

Stranger Things está de volta, trazendo mais referências aos anos 80. Separamos algumas das principais inspirações que a série tira dessa década do cinema.

escrito por
Luis Henrique Franco
28/10/2017
nascimento

Stranger Things está de volta, trazendo mais referências aos anos 80. Separamos algumas das principais inspirações que a série tira dessa década do cinema.

escrito por
Luis Henrique Franco
28/10/2017

Uma mãe solteira com dois filhos, um delegado com um triste passado, um triângulo amoroso adolescente, um grupo de crianças curiosas, uma menina com superpoderes e um mundo repleto de monstros assustadores. Isso tudo pode ser encontrado em Stranger Things, uma das séries de maior sucesso da Netflix, que retorna para sua segunda temporada no dia 27 de outubro.

Ambientada nos anos 80, a série faz inúmeras referências a filmes de sucesso dessa época, como Conta Comigo, E.T., Alien, Os Goonies, Carrie e muitos outros, focando sempre naqueles que se assemelham mais às suas próprias temáticas, entre as quais se destacam o suspense e o mistério, a ficção, o sobrenatural, com um pouco também de horror e de comédia. Mas muito além das referências diretas, a série é construída em moldes parecidos com os filmes da década de 80, e além de referências diretas a filmes famosos, ela também apresenta aspectos em sua própria construção que remetem ao que costumava ser exibido naquela época.

O GRUPO DAS CRIANÇAS

Um dos toques mais aparentes na série Stranger Things é a presença de um grupo de crianças ocupando o papel de protagonistas da história. Toda a ação, ou pelo menos boa parte dela, gira em torno da equipe formada por Mike, Lucas, Dustin, Will e Eleven, sendo muitas vezes ocasionadas pela curiosidade das crianças, seu espírito aventureiro e de descobrir coisas e o seus próprios laços de amizade. Amizade essa que, inclusive, é um dos grandes motores da série, visto que é por gostarem bastante de Will e serem seus amigos que os outros partem para tentar desvendar o mistério de seu desaparecimento e acabam encontrando e confiando na garota Eleven.

A ideia de um grupo de amigos, em especial crianças e dando ainda maior destaque por se tratar de um grupo de crianças que são taxadas na escola como “perdedores”, está presente em alguns dos maiores clássicos da década de 80. Entre eles, o mais famoso talvez seja o filme Conta Comigo, que aborda principalmente a questão da amizade e do amadurecimento de um grupo de amigos que partem juntos para localizar o corpo de um outro garoto que havia sido morto. A jornada acaba por estreitar os laços entre eles e é repleta de lições que eles carregarão pelo resto da vida. Da mesma forma é a jornada das crianças de Stranger Things, que partem em uma missão de encontrar seu amigo perdido e acabam, no caminho, aumentando ainda mais seus laços de confiança um no outro, para que juntos possam vencer a ameaça que os ronda.

Além de Conta Comigo, outro filme clássico ao qual a série faz referência é Os Goonies. A ideia principal de ambas as produções é apresentar um grupo de crianças que se metem em aventuras fantásticas e são capazes de resolver inúmeros problemas sem a ajuda de seus pais. Esses, porém, não estaõ omissos na vida das crianças na série, mas possuem um arco de ação diferente e que envolve outras questões.

OS PODERES MENTAIS

Outro fator que acaba puxando muito da década de 80 é a própria personagem Eleven, uma menina pequena com um incrível poder telepático, sendo capaz de mover coisas com a mente e controlar pessoas e coisas, podendo inclusive usar seus poderes para ferir ou matar. Por causa disso, a menina é submetida a uma série de experimentos científicos pelo seu "próprio pai" para desvendar aquilo que é chamado de Mundo Invertido (ou Upside Down).

Na década de 80, o sobrenatural era uma constante nos filmes, e muitos chegaram a explorar a ideia de poderes mentais. Embora 'Carrie, a Estranha', seja a principal referência à ideia de jovens com poderes psicológicos e as consequências do uso desses na sociedade. Nos anos 80, uma outra produção baseada nas obras de Stephen King tomou as telas: Chamas da Vingança, estrelando uma jovem Drew Barrymore como uma menina capaz de iniciar incêndios apenas com o poder de sua mente, poder que se assemelha muito à capacidade de Eleven de moldar e distorcer materiais usando telecinese. As duas também se assemelham por terem sido parte de experiências do governo e quererem escapar desse destino.

Outra possível relação é entre Eleven e o filme Scanners, de 1981. No longa, os Scanners são um grupo de humanos com poderes sobrenaturais, capazes de controlar mentes e causar uma grande quantidade de dor, podendo até mesmo levar à morte. O poder dos Scanners é semelhante ao demonstrado por Eleven na cena em que ela e seus amigos são cercados, e ela usa seus poderes para matar todos os inimigos que tentam pegá-la.

UM MONSTRO, INÚMERAS INSPIRAÇÕES

O grande vilão da primeira temporada de Stranger Things é o Demogorgon, uma criatura carnívora que habita o Mundo Invertido e que é trazido para a nossa dimensão através de passagens abertas pela organização que tentava estudá-lo. Com uma fome voraz, um instinto ativo e uma pele quase indestrutível para humanos normais, o Demogorgon junta inúmeras características dos monstros da ficção científica dos anos 80.

Entre os principais monstros que o inspiraram, podemos citar claramente o Xenomorfo da franquia Alien. Talvez não muito parecidos fisicamente, ambos os monstros se assemelham bastante em sua forma furtiva de caçar, aproximando-se de suas presas sem que elas os notem e atacando subitamente, levando consigo os corpos abatidos e as presas ainda vivas de volta aos seus covis. Da mesma forma é a sua maneira de procriar, pois ambos utilizam-se de hospedeiros para seus embriões, infectando humanos com parasitas para que eles se desenvolvam dentro do corpo humano. A diferença é que, no caso do Xenomorfo, o filhote explode o peito do hospedeiro para sair de dentro dele, causando sua morte. Em Stranger Things, o garoto Will, que fora infectado, apenas cuspiu o filhote em uma pia e não corre tanto risco (será?).

Em seu aspecto mais físico, o Demogorgon se assemelha bastante com a criatura de O Enigma de Outro Mundo em sua forma original. O corpo grande e magro, a presença de inúmeros dentes, o rosto estranho e um pouco alongado. A Coisa, como foi chamada no filme clássico de 1982, também era um monstro devorador com um apetite insaciável. Mas, diferentemente do Demogorgon, ela conseguia assumir o rosto e a voz de pessoas e animais, tornando-a ainda mais perigosa por poder se esconder a céu aberto.

E mesmo que não se pareça muito com ele, o Demogorgon nutre uma certa semelhança com Freddy Krueger. Embora não habite um mundo de sonhos, a criatura da série vive em um outro mundo, desconhecido para nós e onde ela é o caçador supremo, perseguindo presas ao seu bel prazer. E, muito embora Freddy persiga suas vítimas apenas enquanto elas dormem, o Demogorgon possui também o mesmo estilo paciente da emboscada, de caçar uma presa solitária e indefesa, fazendo com ela o que bem entender.

GOVERNO DO MAL

Assim como em muitos outros filmes, Stranger Things nos apresenta a uma organização governamental secreta, que está realizando experimentos misteriosos com o Mundo Invertido e usando Eleven como uma forma de coletar recursos e aprender mais sobre esse novo mundo. Ao tomar ciência disso, a garota escapa e começa a ser perseguida pelos agentes de seu pai, que esperam mantê-la em segredo do resto do mundo.

Essa ideia foi muito usada em filmes ao longo dos anos, mas a organização secreta que visa usar os poderes de um ser para seu benefício próprio é muito bem vista no clássico filme de Steven Spielberg, E.T. – O Extraterrestre. No filme, o alienígena vêm à Terra para coletar recursos para sua própria pesquisa, mas acaba sendo esquecido por seus parentes. Quando sua presença é descoberta, ele passa a ser perseguido por uma agência que deseja estudá-lo para tirar proveito de seu conhecimento e seus poderes. Da mesma forma que Eleven, o E.T. acaba fazendo amizade com um grupo de jovens que buscam ajudá-lo.

SINAIS SOBRENATURAIS

Como já dissemos, o sobrenatural é algo explorado tanto na série quando em boa parte dos filmes dos anos 80, podendo assumir tanto a forma de monstros terríveis quanto de fantasmas que não se revelam aos personagens.

Em Stranger Things, após ser aprisionado no Mundo Invertido, Will começa a perambular pela sua casa, tentando mandar sinais para sua mãe e irmão. Buscando uma forma de contatá-lo do outro lado, Joyce, sua mãe, começa a espalhar luzes de natal pela casa, pois essas podem ser acendidas de acordo com a presença do garoto ou não. Ela inclusive organiza um alfabeto na parede para que Will possa lhe enviar mensagens. Essas tentativas de comunicação remetem muito às tentativas feitas pela família do filme Poltergeist, que está desesperada para ter sua filha de volta, após ela ser aprisionada em um mundo de espíritos. Com a ajuda de especialistas no assunto, os pais da garota conseguem estabelecer contato com ela a partir da televisão.

As ações de Joyce de reunir objetos que possam possibilitar sua comunicação com o filho também se assemelham bastante a um outro clássico do período, dirigido por Steven Spielberg. Da mesma maneira que ela, o personagem principal de Contatos Imediatos de Terceiro Grau começa a colecionar objetos que possibilitem seu contato com os extraterrestres. Ambos os personagens são taxados como loucos por aqueles que não compreendem seus motivos, mas no final, ambos acabam tendo razão e conseguem estabelecer o contato desejado.

Outra questão ligada ao sobrenatural na série diz respeito ao estado que Joyce se encontra. Solitária em sua casa e desesperada para encontrar seu filho, ela começa a desenvolver um comportamento obsessivo e um pouco enlouquecido, que mesmo tendo a justificativa de uma mãe procurando seu filho perdido, não deixa de ter, pelo lado mais sobrenatural uma semelhança com o comportamento do personagem Jack Torrance em O Iluminado.

Stranger Things é uma série que faz inúmeras referências e é construída de forma que todos esses elementos se encaixem perfeitamente no enredo. Com a estreia da segunda temporada, estamos ansiosos para ver quais outras referências a série irá abordar. Existe alguma outra referência de Stranger Things a um filme famoso que você percebeu? Deixe nos comentários!

ARTIGOS relacionados

deixe seu comentário